Os mangás mais vendidos de 2020
Os mangás mais vendidos de 2020
O seu favorito está na lista?
2020 foi um ano muito agitado para os fãs de anime e mangá, que puderam acompanhar o retorno de séries já queridas do público e também conferir novas adaptações de mangás de sucesso. Mas a palavra “sucesso” vale mais para uns do que para outros, já que, no final, o que conta para as editoras é o número de vendas.
Nessa lista, você descobrirá quais foram os 10 mangás mais vendidos do ano passado no Japão, segundo o ranking do Oricon. Prepare-se, alguns números são impressionantes!
Shingeki no Kyojin
Com a história já caminhando para seu final, o mangá de Shingeki no Kyojin (ou Attack on Titan, no ocidente) conseguiu figurar entre os dez mais vendidos no Japão em 2020.
Ao todo, a obra de Hajime Isayama vendeu 4,386,012 milhões de cópias, sendo o volume 30 o mais bem sucedido desta leva. São números impressionantes, ainda mais para um mangá cuja trama está com os dias contados.
Spy x Family
Misturando comédia, espionagem e um pouquinho assim de cinema de ação americano, Spy x Family conta a história do espião Twilight, que precisa formar uma família de mentira para completar uma missão. Isso não poderia ser mais difícil: a "filha" é uma garotinha paranormal capaz de ler mentes, enquanto a "esposa" é uma assassina super treinada.
O mangá de Tatsuya Endo se mostrou um grande sucesso, vendendo 4,541,589 milhões de cópias e deixando a editora Shueisha com um sorriso de orelha a orelha. Vocês já leram? Vale a pena!
My Hero Academia
Boku no Hero Academia (ou My Hero Academia, no resto do mundo) continua sua trajetória de sucesso, com o arco atual do mangá mostrando a luta devastadora entre os heróis da justiça e a Frente de Libertação Paranormal, liderada pelo vilão Shigaraki.
O volume 25 da obra de Kohei Horikoshi vendeu nada menos que 6,003,589 milhões de unidades, confirmando o sucesso meteórico deste battle shonen de qualidade.
Go-Tōbun no Hanayome
Agora é a vez de Go-Tōbun no Hanayome (ou The Quintessential Quintuplets, no ocidente), shōjo de Negi Haruba que conta a história de cinco irmãs gêmeas de personalidades opostas, que estudam sob a tutela de Futaro Uesugi, seu professor particular. Juntos, eles se esforçam para aumentarem suas notas e aprendem a lidar com os problemas da adolescência e as dores do amor.
Atualmente, o mangá é uma das joias da coroa da editora Kodansha, que vendeu 6,145,591 milhões de exemplares só do volume 13 apenas. Algumas coisas nunca saem de moda, e mangás shōjo de vida escolar são uma delas.
Yakusoku no Neverland
Sucesso também no ocidente, Yakusoku no Neverland (The Promised Neverland, fora do Japão) conta a história de um trio de órfãos que descobrem a verdade aterradora sobre seu orfanato e sua própria existência: foram criados apenas para servirem de comida a demônios. Com isso, eles traçam um plano para escaparem e levarem todas as outras crianças junto.
Atualmente em sua segunda temporada na TV, a obra de Kaiu Shirai e Posuka Demizu teve uma grande vendagem, somando 6,368,445 milhões de unidades vendidas na terra do sol nascente. Mais um sucesso da editora Shueisha.
Jujutsu Kaisen
Outro "shōnen de lutinha" que está fazendo muito barulho ao redor do mundo com sua adaptação animada é Jujutsu Kaisen, que mostra as batalhas de Yuji Itadori e seus amigos contra vilões amaldiçoados enquanto o garoto tenta reunir todos os dedos do demônio Ryomen Sukuna para enfim derrotá-lo.
No ano passado, Jujutsu Kaisen vendeu 6,702,736 milhões de unidades de mangá no Japão, confirmando que é um sucesso tanto nas páginas quanto nas telas. E ao que tudo indica, este é apenas o começo.
Haikyuu!!
Um dos grandes sucessos do gênero "esportes" da atualidade, Haikyu!! conta a história de Hinata Shouyo, um garoto apaixonado por vôlei, que tem o sonho de se tornar tão bom quanto seu ídolo do esporte. Baixinho para os padrões do esporte e sem nenhum companheiro, ele consegue, aos poucos, se tornar um grande jogador e fazer amizades duradouras, que só se fortalecem a cada jogo, independente do resultado.
O número de vendas de Haikyu!! em mangá impressiona: foram 7,212,099 milhões só no Japão. Ponto para o autor Haruichi Furudate, que sabe como trabalhar com o amadurecimento de cada personagem e suas interações uns com os outros.
One Piece
Sucesso no mundo inteiro há mais de 20 anos, One Piece dispensa qualquer tipo de apresentação e não é surpresa nenhuma vê-lo na lista dos mais vendidos do ano. Então, sem mais delongas, vamos aos números!
Em 2020, One Piece vendeu 7,709,667 milhões de unidades, mostrando que o público japonês aprovou com louvor o arco de Wano, no qual a história está neste momento. É até difícil imaginar um mundo sem as aventuras de Luffy e seus amigos...
Kingdom
Kingdom é uma adaptação fictícia do período das batalhas entre os vários reinos e dinastias da China antiga para unificar o país. O protagonista é o garoto Li Xin, que sob o comando do imperador Ying Zheng, vai para o campo de batalha para se tornar o maior general que o mundo já viu e para garantir que a China seja unificada, encerrando a guerra.
De autoria de Yasuhisa Hara, o mangá vendeu 8,251,058 milhões de unidades. No momento, está com 60 volumes encadernados, além de uma série animada de três temporadas.
Kimetsu no Yaiba
E finalmente chegamos ao grande campeão de vendas de 2020, superando todos os outros de forma mais que surpreendente. Trata-se de Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer, no ocidente), que vendeu, pasmem: 82,345,447 milhões de cópias. Eu repito por extenso: OITENTA E DOIS MILHÕES, TREZENTOS E QUARENTA E CINCO MIL, QUATROCENTOS E QUARENTA E SETE UNIDADES. É mole ou quer mais?
Pensa que acabou? Então segura essa: Kimetsu no Yaiba também apareceu entre os mangás mais vendidos por volumes individuais no Japão, ocupando nada menos que os 22 primeiros lugares da lista. A obra de Koyoharu Gotoge é uma verdadeira febre no país, e mesmo com o mangá tendo chegado ao fim, o anime ainda tem muito chão pela frente, garantindo aí mais alguns anos de sucesso.