As 8 maiores reviravoltas de filmes de ficção científica

Capa da Publicação

As 8 maiores reviravoltas de filmes de ficção científica

Por Jaqueline Sousa

Atenção: Alerta de Spoilers!

Nada como uma reviravolta inesperada para fazer você repensar toda a sua vida em uma questão de segundos. Os famosos plot twists, aqueles acontecimentos surpreendentes que mudam os rumos de uma narrativa, estão presentes em diversos formatos no audiovisual, como no gênero da ficção científica. É nele que os acontecimentos mais mirabolantes e grandiosos sempre acabam gerando discussões intensas entre o público.

Pensando nisso, selecionamos 8 reviravoltas de filmes de ficção científica que marcaram a história do cinema. Muitas provavelmente deixaram sua cabeça fervendo por dias, então não deixe de comentar qual plot twist mais te impressionou!

Imagem de capa do item

A Chegada (2016)

Inspirado no conto História da Sua Vida, do escritor Ted Chiang, o filme A Chegada segue rendendo diversos debates entre o público, mesmo quase dez anos após seu lançamento. O longa de ficção científica faz parte da filmografia do diretor Denis Villeneuve (Duna) e é estrelado por Amy Adams (Encantada) e Jeremy Renner (Gavião Arqueiro).

Na trama, acompanhamos a jornada de uma linguista e um militar que são chamados para decifrar as peculiares mensagens de visitantes alienígenas, que pousaram suas naves nas principais cidades do mundo.

Ao longo da trama, vamos acompanhando esse processo de investigação, enquanto flashbacks da vida de Louise, a linguista interpretada por Amy Adams, vão se intercalando. O que surpreende no final é que, na verdade, não eram imagens do passado da linguista e, sim, visões de seu futuro, algo que ela consegue ter acesso depois de decifrar a linguagem dos alienígenas. É assim que ela descobre que terá que lidar com a morte da filha que nem havia nascido ainda.

Imagem de capa do item

Star Wars - Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)

Por mais que, hoje em dia, seja muito difícil encontrar alguém engajado com o universo da cultura pop que não saiba da maior reviravolta de Star Wars - Episódio V: O Império Contra-Ataca, isso não quer dizer que ela não continue sendo um dos melhores plot twists da história do cinema.

O filme que deu continuidade ao sucesso que Uma Nova Esperança fez no final dos anos 70 conseguiu elevar ainda mais o prestígio da saga galáctica criada por George Lucas na indústria cinematográfica, surpreendendo o público com a revelação de que o vilão Darth Vader era o verdadeiro pai de Luke Skywalker. Imagine o impacto de sentar em uma sala de cinema e descobrir isso sem ter a mínima ideia do que viria pela frente. Não é à toa que Star Wars conseguiu se tornar uma das franquias mais bem-sucedidas de Hollywood, não é?

Imagem de capa do item

O Planeta dos Macacos (1968)

Outro filme de ficção científica que explodiu cabeças quando chegou aos cinemas foi o O Planeta dos Macacos de 1968. Com direção de Franklin J. Schaffner (Papillon), o longa foi inspirado no romance de Pierre Boulle, sendo o ponto de partida para uma das franquias cinematográficas mais populares de Hollywood.

Na trama, um astronauta acidentalmente acaba parando em um planeta habitado por macacos, que dominam o local escravizando seres humanos. A reviravolta em questão é que, na verdade, aquele não era um planeta completamente diferente e, sim, a própria Terra, uma revelação impressionante quando a Estátua da Liberdade aparece coberta de areia no final do filme.

Imagem de capa do item

Lunar (2009)

Estrelado por Sam Rockwell (Três Anúncios Para um Crime), o filme Lunar é quase uma pérola escondida do gênero da ficção científica, o que torna sua reviravolta ainda mais interessante. O longa do diretor Duncan Jones (Contra o Tempo) acompanha a história de um astronauta que, após viver por três anos em uma mina lunar, está se preparando para reencontrar a família na Terra. Mas, quando ele passa a ter alucinações e sofre um acidente quase fatal, o sonho de voltar para casa é interrompido.

O plot twist de Lunar consiste no fato de que o personagem de Rockwell não estava alucinando quando se deparou com uma versão mais jovem de si mesmo após sofrer o acidente: na verdade, aquele era apenas um de seus vários clones usados para manter a estação lunar funcionando, sendo que a versão “original” do astronauta já estava morta há muito tempo.

Imagem de capa do item

Os Doze Macacos (1995)

Um grande representante da ficção científica no cinema é o filme Os Doze Macacos, e ele também conta com uma reviravolta no meio do caminho. Dirigido por Terry Gilliam (Brazil: O Filme), o longa é inspirado em um curta-metragem francês de Chris Marker (Sem Sol) e conta com Bruce Willis (Duro de Matar) e Brad Pitt (Era uma Vez em... Hollywood) no elenco.

Já a trama se passa no ano de 2035, quando um homem condenado é enviado de volta no tempo para descobrir a causa de um vírus que vai dizimar quase toda a população do planeta no futuro.

Ao longo da trama, o prisioneiro, que é interpretado por Willis, tem uma série de pesadelos com um assassinato que ele testemunhou quando era criança. A grande revelação, nesse caso, acontece quando descobrimos que a vítima era o seu eu do futuro, que é assassinado na frente do seu eu criança. Tudo parece muito caótico, mas essa é a graça de histórias sobre viagens temporais.

Imagem de capa do item

No Mundo de 2020 (1973)

Mais um filme de ficção científica que tirou o sono do público com seu plot twist foi No Mundo de 2020. Com direção de Richard Fleischer (Conan: O Destruidor), o longa se passa durante o ano de 2022 e acompanha a jornada de um homem que investiga o assassinato de um executivo cuja companhia produz uma comida sintética nutritiva. Mas, à medida que vai se aprofundando nas buscas, ele faz uma descoberta chocante sobre os ingredientes do produto.

A grande reviravolta de No Mundo de 2020 é exatamente o tal ingrediente misterioso da comida sintética: ao invés de itens alimentícios comuns, o produto era feito à base de restos humano extraídos de um centro de eutanásia. A descoberta do detetive é bastante impactante no cenário pós-apocalíptico do longa, onde a sociedade enfrenta uma escassez de alimentos.

Imagem de capa do item

Interestelar (2014)

Ame ou odeie, o filme Interestelar é uma das produções mais populares da filmografia de Christopher Nolan (A Origem). A ficção científica estrelada por Matthew McConaughey (True Detective) acompanha uma jornada espacial de astronautas que buscam um novo planeta para chamar de lar, enquanto a Terra enfrenta uma crise em suas reservas naturais.

No centro dessa viagem está Cooper, o personagem de McConaughey, um fazendeiro que deixa os filhos para trás em uma tentativa de salvar a humanidade. Após enfrentar a relatividade do tempo e buracos negros, Cooper acaba descobrindo que o “fantasma” que sua filha Murphy (Mackenzie Foy/Jessica Chastain) via na estante de seu quarto era, na verdade, ele mesmo tentando enviar uma mensagem para ela do “futuro”.

Imagem de capa do item

Donnie Darko (2001)

Considerado por muitos como um clássico cult, o filme Donnie Darko brincou com temáticas paradoxais para contar a história de Donnie (Jake Gyllenhaal), um jovem excêntrico que despreza todo mundo ao seu redor. Até que ele começa a ter visões com Frank, um coelho gigante que o incentiva a fazer coisas absurdas, além de dizer para o adolescente que o mundo vai acabar dali a um mês.

Se você já assistiu ao filme provavelmente deve ter saído dessa experiência com diversas dúvidas, mas a questão envolvendo a turbina de avião que cai em cima da casa de Donnie é aquela que impulsiona o desfecho surpreendente. Isso porque é a partir disso que ele descobre que precisa voltar no tempo para impedir o fim do mundo, fechando o Universo Tangente, uma realidade alternativa instável que pode se transformar em um buraco negro, e restaurando a ordem no Universo Primário, aquele que de fato prevalece.