As 10 maiores esnobadas do Oscar 2024

Capa da Publicação

As 10 maiores esnobadas do Oscar 2024

Por Jaqueline Sousa

Os indicados ao Oscar 2024 finalmente foram divulgados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta terça-feira (22), e isso significa que, além de dar um ponto de partida para a nossa maratona de filmes até a premiação, diversas discussões sobre o evento acontecerão até o dia 10 de março, data em que conheceremos os vencedores.

Entre esquecimentos polêmicos e surpresas, a lista de indicados à 96ª edição do prêmio mais cobiçado do cinema mal saiu e já está provocando debates acalorados por aí, principalmente em relação às produções que foram ignoradas pela Academia neste ano. Assim, reunimos nesta lista as 10 maiores esnobadas do Oscar 2024!

Imagem de capa do item

Segredos de um Escândalo

Com direção de Todd Haynes, o filme Segredos de um Escândalo é facilmente uma das ausências mais sentidas pelos cinéfilos no Oscar 2024. Apesar do filme não ter sido esquecido completamente pela Academia – afinal, o longa pelo menos recebeu uma indicação à categoria de Melhor Roteiro Original – o “descaso” com as brilhantes performances do elenco não passaram batidas.

Começando pelas as atrizes Julianne Moore e Natalie Portman, ambas já vencedoras de estatuetas do Oscar, que fazem um trabalho impecável no longa. Enquanto Moore foi ignorada pela Academia na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, Portman também não foi lembrada como Melhor Atriz.

Outra ausência sentida foi a de Charles Melton como Melhor Ator Coadjuvante por sua surpreendente performance no filme. O ator chegou a vencer um Gotham Award por seu trabalho, o que aumentou a expectativa para um possível reconhecimento nas grandes premiações dessa temporada.

Porém, Melton, assim como Moore e Portman, também não deu as caras na lista de indicados, mesmo que Segredos de um Escândalo tenha aparecido constantemente em outras premiações, como o Globo de Ouro e o Critics’ Choice.

Imagem de capa do item

Ferrari

Ferrari, o novo filme do diretor Michael Mann, foi outra surpreendente esnobada do Oscar 2024. O longa fez sua estreia no Brasil durante o encerramento da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2023 e tem estreia nos cinemas do país marcada para o final de fevereiro, mas nem ao menos foi lembrado pela Academia na edição deste ano.

As ausências mais sentidas do filme na premiação ficam para a categoria de Melhor Som (o longa até chegou a entrar na lista de pré-indicados, mas foi “superado” por filmes como Oppenheimer e Maestro, por exemplo) e Melhor Atriz Coadjuvante para Penélope Cruz. A atriz vinha recebendo um forte apoio dos críticos por sua performance em Ferrari, mas ficou de fora da disputa.

Imagem de capa do item

Asteroid City

Outro filme que foi completamente esquecido pela Academia foi Asteroid City, o mais recente longa-metragem de Wes Anderson. Embora o diretor tenha sido reconhecido na categoria de Melhor Curta-Metragem em Live-Action por A Incrível História de Henry Sugar, o filme de 2023 passou longe da premiação.

Mesmo com o prestígio de Anderson, Asteroid City não foi um nome de peso nessa temporada de premiações, o que só se comprovou com seu esquecimento pelo Oscar. Porém, categorias como Melhor Design de Produção, Melhor Fotografia e Melhor Figurino poderiam ter consagrado o longa na edição de 2024.

Imagem de capa do item

Priscilla

Apesar de ter ganhado certo reconhecimento em sua estreia no Festival de Veneza de 2023, Priscilla, novo filme de Sofia Coppola, também foi completamente esnobado pelo Oscar em 2024. A atriz Cailee Spaeny até chegou a vencer o prêmio de Melhor Atriz no festival, mas passou despercebida pela temporada de premiações deste ano.

Embora não tenha entrado na lista de pré-indicados para Melhor Maquiagem (o que significa que o filme realmente não tinha chances de ser nomeado na categoria), Priscilla poderia ter sido lembrado nesse quesito, assim como em Melhor Figurino. Sofia Coppola, por sua vez, infelizmente nem sequer entrou nos debates para Melhor Direção.

Imagem de capa do item

A Cor Púrpura

O musical A Cor Púrpura também está entre os ausentes do Oscar 2024. Apesar de ter sido lembrado com uma indicação para Danielle Brooks em Melhor Atriz Coadjuvante, o filme de Blitz the Ambassador foi uma ausência bastante sentida em categorias como Melhor Figurino e Melhor Maquiagem, embora não tenha entrado na lista de pré-indicados desta última.

Outro esquecimento envolvendo A Cor Púrpura está na esnobada de Fantasia Barrino, que também passou despercebida pela temporada de premiações. O trabalho da atriz no filme arrancou elogios da crítica, mas não foi o suficiente para que a Academia a reconhecesse.

Imagem de capa do item

Folhas de Outono

Falando agora da categoria de Melhor Filme Internacional, uma ausência notável foi a do filme Folhas de Outono, do diretor Aki Kaurismäki. O longa chegou a entrar na lista de pré-indicados da premiação de 2024, mas ficou de fora da disputa mesmo aparecendo no Globo de Ouro deste ano, por exemplo.

Imagem de capa do item

Barbie

Apesar de ser no mínimo equivocado dizer que um filme que recebeu oito indicações ao Oscar 2024 tenha sido esnobado pela Academia, ainda assim Barbie deixou de aparecer em duas categorias que foram bastante sentidas pelo público: Melhor Direção e Melhor Atriz.

O longa concorre aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante para Ryan Gosling, Melhor Atriz Coadjuvante para America Ferrera, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Canção Original (I’m Just Ken e What Was I Made For?), Melhor Figurino e Melhor Design de Produção, mas a ausência de Greta Gerwig na categoria de direção foi uma das mais frustrantes deste ano. Por outro lado, a diretora recebeu reconhecimento por seu trabalho como roteirista ao lado de Noah Baumbach.

Já uma esnobada polêmica para muitos foi a ausência de Margot Robbie como Melhor Atriz. A artista marcou presença em algumas premiações da temporada, como o Globo de Ouro e o Critics Choice, mas não foi consagrada com uma indicação ao Oscar de 2024.

Imagem de capa do item

Vidas Passadas

Vidas Passadas é mais um filme que, apesar de ter recebido indicações, não ganhou exatamente um bom reconhecimento no Oscar 2024. O filme concorre a dois prêmios na edição deste ano: Melhor Filme e Melhor Roteiro Original, mesmo tendo ganhado um maior destaque em outras premiações dessa temporada.

Entre as categorias em que Vidas Passadas não recebeu indicações, a de Melhor Atriz para Greta Lee e a de Melhor Direção para Celine Song foram as ausências mais notáveis. O filme também entrou na lista de pré-indicados para Melhor Canção Original com a música Quiet Eyes, mas a composição não entrou na disputa.

Imagem de capa do item

As Tartarugas Ninja: Caos Mutante

Uma esnobada da Academia que entristeceu quem curte animações foi a de As Tartarugas Ninja: Caos Mutante. Com concorrentes como O Menino e a Garça, novo filme de Hayao Miyazaki, e Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, que realmente entraram na disputa, o filme animado das Tartarugas Ninja foi completamente esquecido pela premiação e não apareceu na categoria de Melhor Animação deste ano.

Imagem de capa do item

Beau Tem Medo

Beau Tem Medo dividiu opiniões quando chegou aos cinemas em 2023. Com direção do polêmico Ari Aster, o filme estrelado por Joaquin Phoenix, que, como sempre, entrega uma performance excelente no longa, acabou se tornando um fracasso de bilheteria, mas sua ausência em categorias técnicas do Oscar também falhou em reconhecer os méritos do filme.

Quem acompanha a temporada de premiações de Hollywood sabe que a história da Academia com o terror não é uma das melhores. Pouquíssimos filmes do gênero conseguiram superar esse descaso, mas ainda é muito difícil que produções como Beau Tem Medo ganhem certo destaque no evento. Ainda assim, o longa de Ari Aster conseguiu entrar na lista de pré-indicados para Melhor Maquiagem, que realmente valeria o reconhecimento, mas acabou ficando de fora totalmente.