Luke Skywalker: Tudo sobre o protagonista de Star Wars
Luke Skywalker: Tudo sobre o protagonista de Star Wars
Tudo que você precisa saber sobre um dos personagens mais importantes da cultura pop!
Poucos personagens da cultura pop são tão influentes quanto Luke Skywalker. Desde a estreia de Uma Nova Esperança, no final da década de 1970, o protagonista de Star Wars segue deixando sua marca na franquia, imortalizado no imaginário do público através da performance do ator Mark Hamill.
Por esses e outros motivos, é difícil encontrar alguém que acompanhe a indústria do entretenimento e não conheça Luke Skywalker. Mas será que você realmente sabe tudo sobre ele? Foi pensando nisso que preparamos um guia especial sobre o grande protagonista de Star Wars!
Quem é Luke Skywalker?
Luke Skywalker é um dos Jedi mais lendários do universo de Star Wars. Após passar por parte de seu treinamento com o Mestre Yoda em Dagobah, Luke aprendeu a dominar a Força e foi uma peça fundamental na luta da Aliança Rebelde contra o Império de Darth Sidious (ou Palpatine para os íntimos) e Darth Vader.
Ao lado de Leia Organa e Han Solo, Luke agiu para destruir a Estrela da Morte e participou de diversas investidas rebeldes para acabar com o governo totalitário que expandia suas garras pela galáxia.
As origens
Nascido em Tatooine, Luke foi criado pelos tios, Owen e Beru, em uma espécie de fazenda no planeta desértico. O garoto passou grande parte de sua infância e adolescência sem saber quem eram seus pais verdadeiros e sem ter contato com a Força, apenas sonhando em algum dia poder ter uma vida mais interessante do que a que levava ali.
Apesar das limitações de sua estadia em Tatooine, o jovem Skywalker sempre demonstrou, desde cedo, suas tendências aventurescas, algo que Owen tentava controlar por saber do histórico familiar do menino. Ainda assim, Luke desenvolveu uma forte ligação com naves espaciais, acreditando que seu pai tinha sido um piloto durante as Guerras Clônicas.
Eu sou o seu pai
“Eu sou o seu pai” é uma das frases mais icônicas da história de Star Wars e da cultura pop no geral. A reviravolta de que Darth Vader era, na verdade, o verdadeiro pai de Luke Skywalker chocou o mundo na época da estreia de O Império Contra-Ataca, e o impacto foi tanto que essas palavrinhas mágicas são lembradas até os dias de hoje.
Nascido pouco tempo depois do início do governo tirânico do Império, Luke foi enviado para Tatooine depois que Padmé Amidala deu luz a ele e Leia, morrendo logo em seguida. As crianças foram frutos do relacionamento de Padmé com Anakin Skywalker, o nome de batismo de Darth Vader antes dele se voltar para o Lado Sombrio da Força.
Enquanto Luke ficou sob responsabilidade de Obi-Wan Kenobi, Leia foi adotada pelo Senador Bail Organa. A separação só seria revertida anos depois, mesmo sem a dupla desconfiar, quando o Skywalker encontrou uma mensagem deixada pela Princesa com R2-D2, buscando a ajuda de Kenobi. O resto, como sempre, é história.
Obi-Wan Kenobi, uma figura (quase) paterna
Mesmo sem saber, Luke Skywalker passou sua infância e juventude sendo vigiado de longe por Obi-Wan Kenobi. O Jedi se encarregou de cuidar do garoto depois dos dramáticos acontecimentos de Mustafar, onde lutou contra seu aprendiz, Anakin Skywalker, que tinha sido ludibriado pelo Lado Sombrio da Força.
Assim, após a morte de Padmé, Leia e Luke foram separados para que Anakin, ou melhor, Darth Vader não os encontrassem. Kenobi, então, levou Luke para Tatooine, deixando-o sob cuidado dos tios. Mas isso não significou o fim de sua relação com o Skywalker, já que ele continuou protegendo o menino mesmo sem estar presente em sua vida, um conflito que aparece bastante na série Obi-Wan Kenobi.
A personalidade de Luke Skywalker
Curioso, impulsivo e impaciente são apenas algumas das características que marcaram a personalidade de Luke Skywalker durante sua juventude. Em busca de aventuras que o tirassem da mesmice de Tatooine, ele sempre sonhou em viajar pelo espaço e desbravar o desconhecido, sem se importar com o quão perigoso isso poderia ser.
Mas todo esse atrevimento de seus anos juvenis foram dando lugar para uma personalidade mais paciente à medida que Luke foi amadurecendo. Grande parte dessa evolução aconteceu justamente por causa de sua relação com a Força, que também foi se aperfeiçoando ao longo dos anos.
Assim, o Skywalker tornou-se mais sábio, sem deixar de lado seu espírito idealista e o forte senso de justiça. Acreditando sempre no melhor de cada um, Luke é aquela pessoa que está disposta a mover montanhas para proteger e ajudar amigos e entes queridos.
Quais são as habilidades de Luke Skywalker?
O caminho foi árduo, mas eventualmente Luke se tornou um dos Jedi mais poderosos da galáxia. O rebelde sempre teve facilidade em manusear seu sabre de luz, mesmo antes de começar seu treinamento Jedi. Além de conseguir redirecionar tiros de blasters com agilidade, Skywalker também aprendeu a arte do combate com sabres e sempre demonstrou uma incrível habilidade como piloto.
E é claro que não podemos esquecer da incrível habilidade que Luke possui com a Força. Seja por meio de Kenobi, Yoda ou seu próprio instinto, o Jedi desenvolveu um domínio extremamente poderoso da Força, e Darth Sidious até acreditava que ele poderia destruir os Sith por causa disso. Luke até conseguia usar técnicas de controle mental com a Força.
A morte de Luke Skywalker
Polêmica para uns, lendária para outros… O fato é que a morte de Luke Skywalker em Os Últimos Jedi causou uma grande comoção entre os fãs de Star Wars. O momento acontece depois que ele se projeta através da Força para confrontar Kylo Ren, o filho de Leia e seu antigo aprendiz, garantindo uma oportunidade para que a Resistência conseguisse escapar da Primeira Ordem.
Enquanto isso, o Luke em carne e osso aceitava pacificamente sua morte em Ahch-To, local de seu refúgio. Ali, ele partiu dessa para uma melhor, permanecendo como um Fantasma da Força e deixando para trás um grande legado.
Os intérpretes de Luke Skywalker no cinema e na TV
Mark Hamill foi o felizardo escolhido para dar vida a Luke Skywalker, estreando como o personagem no primeiro filme da franquia, lá em 1977. Desde então, seu rosto ficou imortalizado como o protagonista de Star Wars, sendo utilizado até os dias de hoje em produções como The Mandalorian, onde o vemos rejuvenescido com a ajuda da famosa computação gráfica.
Mas o personagem não está somente nas mãos de Hamill. Isso porque, com a estreia da minissérie Obi-Wan Kenobi, em 2022, um outro ator assumiu o papel: Grant Feely, que viveu o pequeno Skywalker na produção.