Loki: 7 perguntas que a série deixa para o futuro do Universo Cinematográfico Marvel
Loki: 7 perguntas que a série deixa para o futuro do Universo Cinematográfico Marvel
A série de Loki no Disney+ acabou, mas deixou perguntas para o futuro do Universo Cinematográfico Marvel
Atenção: Alerta de Spoilers!
A série solo do Loki finalmente chegou ao final no Disney+, mas esse não é o encerramento da trama do Deus da Trapaça. Durante os créditos, o estúdio confirmou que a produção terá uma segunda temporada, ainda sem previsão de estreia.
Com isso, ao invés de ter uma trama fechada, Loki deixou várias pontas soltas, que podem ser resolvidas tanto na segunda temporada, quanto em outras produções do MCU, como Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura. Na lista abaixo, falamos sobre as maiores perguntas que a série deixou para o futuro.
O que aconteceu com Ravonna Renslayer?
Ainda que a AVT tenha provado não ser o que se pensava, há uma pessoa que continua firme no pensamento de que nem tudo foi em vão: Ravonna Renslayer, personagem de Gugu Mbatha-Raw. No episódio final da primeira temporada, quando percebe o que está acontecendo, Ravonna arruma alguns arquivos físicos e digitais e, após uma discussão com Mobius (Owen Wilson), diz que vai fazer “o que precisa fazer”, “em “busca do livre-arbítrio”.
Embora o episódio não tenha deixado explícito, é muito provável que Ravonna esteja trabalhando com Aquele que Permanece/Kang, de quem falaremos mais abaixo. Quando a Senhora Minutos entrega os arquivos digitais para a personagem, e Ravonna reconhece que não pediu aquilo, Miss Minutes diz “ele acha que isso será mais útil”, provavelmente se referindo a Kang.
Porém, fica em aberto o que, de fato, a personagem foi fazer. Se unir a Kang? Ir para outra linha do tempo? Ir em algum lugar além do que foi mostrado até agora? Vale lembrar ainda que a identidade verdadeira da personagem - antes da AVT - também foi revelada e o estúdio pode explorar isso melhor no futuro.
O que é verdade sobre Aquele que Permanece?
OK, essa é uma pergunta mais complexa, que deve ser explorada nos filmes do MCU. Em “Por Todo Tempo. Sempre”, Loki e Sylvie encontram um personagem que se denomina como Aquele que Permanece, interpretado por Jonathan Majors. Em uma longa sequência, ele afirma que sabe tudo o que vai acontecer - depois diz que isso não é verdade. Ele pede por confiança, mas parece brincar com as crenças de Sylvie e Loki, como se provocasse os dois para o embate que aconteceu em seguida.
Anteriormente foi confirmado que Majors fará o papel de Kang, o Conquistador em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, que tem lançamento previsto para 2023. O questionamento que fica, realmente, é o quanto há de verdade no discurso do personagem em Loki, incluindo a parte em que ele afirma ser a última de suas variantes. Afinal, até mesmo em sua (suposta) morte, Aquele que Permanece diz “te vejo em breve” para Sylvie.
O que aconteceu com Sylvie?
Enquanto o Loki interpretado por Tom Hiddleston foi parar em alguma linha do tempo (vamos detalhar isso abaixo), Sylvie ficou no Fim dos Tempos, Além do Vazio, após matar Aquele Que Permanece.
A personagem parece sentir o peso de tirar uma vida e vê quando a Linha do Tempo Sagrada começa a ganhar diversas ramificações. A partir daí, o que acontece com Sylvie? Será que a personagem vai tentar reencontrar o Loki que conhecemos, irá atrás da vida que deveria ter vivido, ou simplesmente irá para outra linha do tempo? O jeito é esperar pela segunda temporada.
Onde o Loki que conhecemos foi parar?
Embora a série solo do personagem tenha confirmado sua 2ª temporada, é muito provável que essa pergunta seja respondida antes. Após a desilusão com Sylvie, Loki é enviado por ela para um local que parece ser a linha do tempo que conhecemos, com Mobius e a agente B-15 (Wunmi Mosaku) organizando tudo após os acontecimentos recentes.
No entanto, ao tentar falar com seu amigo, Loki percebe que Mobius não o reconhece e vê que há uma estátua d’Aquele que Permanece na AVT, ao invés das imagens dos Guardiões do Tempo (que já sabemos que são uma mentira). Resta a dúvida agora de onde Loki está e quais são as consequências do que aconteceu no Além do Vazio.
Com a possibilidade de Tom Hiddleston aparecer em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, é provável que essa pergunta seja respondida já em março de 2022, quando o filme será lançado.
Ainda não há previsão de lançamento para a 2ª temporada de Loki mas, a não ser que a Disney já tenha gravado todos os episódios, a série ainda precisa ser planejada, gravada e passar pela pós-produção - o que coloca o segundo longa do Doutor Estranho na frente.
O Vazio e as Variantes
Se há uma ausência muito sentida no episódio final da série é sobre o Vazio e as Variantes de Loki que estavam por lá. Com a chegada do Multiverso da Loucura (mais detalhes abaixo), resta saber se há algum impacto no Vazio, ou se esse local vai continuar intacto no tempo.
E, mesmo se este for o caso, os fãs com certeza gostariam de ver mais do Loki Clássico, Loki Jacaré, e por aí vai. Será que a Marvel dará essa oportunidade?
E a Senhora Minutos?
Embora seja muito fofinha, a Senhora Minutos (Miss Minutes) já provou há alguns episódios que não é exatamente a personagem amável que parece. No episódio final, em especial, fica muito claro que ela trabalha para Aquele que Permanece, e faz parte de toda essa conspiração ao redor do Tempo.
Porém, com a suposta morte de d’Aquele que Permanece, resta a dúvida se a Senhora Minutos vai servir à uma nova variante dele, vai continuar no mesmo lugar, ou até mesmo se ela existe de forma alheia ao tempo, transitando pelas linhas do tempo que quiser.
Multiverso da Loucura
A Marvel sabe muito bem como criar expectativa em seus fãs. Quando Doutor Estranho 2 foi anunciado com o subtítulo de No Multiverso da Loucura, os fãs acharam que seria o Mago Supremo o responsável por começar essa “doidera” toda. Mas tudo já começou aqui, no finale de Loki, quando a Linha do Tempo Sagrada cria mais ramificações do que é possível rastrear.
Além do plot de Doutor Estranho, resta a dúvida de como isso será utilizado no MCU, já que as possibilidades são tão infinitas quanto as linhas do tempo. Será que a animação What If…? será resultado disso? Os mutantes podem ser apresentados neste universo como uma ramificação?
Só temos a certeza, por enquanto, que a Marvel tem um terreno muito fértil para explorar a partir de agora.