Loki: Easter-eggs e referências no quarto episódio da série
Loki: Easter-eggs e referências no quarto episódio da série
A saga do Deus da Trapaça sofre uma guinada dramática!
Atenção: Alerta de Spoilers!
Recém-lançado nesta quarta-feira (30), o quarto episódio de Loki chegou com tudo, nos dando uma continuação para as aventuras do Deus da Trapaça e apresentando os novos elementos e conceitos que devem nos acompanhar até o fim da série. E uma coisa que já estamos ansiosos para ver é como o personagem vai lidar com as novas revelações.
Apesar de poucos, os easter-eggs e as referências do episódio também se destacaram, uma vez que temos uma participação mais que especial e a primeira cena pós-créditos da série. Então, sem mais delongas, vamos conferir um pouco do que foi apresentado nessas conexões com os quadrinhos e com o resto do Universo Cinematográfico da Marvel!
Asgard
Bem no começo do episódio, somos transportados a um local que ainda não tínhamos visto na série. O capítulo começa com a AVT chegando ao Reino Dourado - Asgard. A meta deles é capturar uma Variante que parece ter causado um Evento Nexus, ainda que isso não seja muito desenvolvido ao longo do episódio.
Nós podemos ver alguns cenários similares, como o grande castelo dourado onde vivem Odin e seus filhos e súditos. Ao fundo, também podemos ver a Bifrost se alongando. A sequência é bem breve e só serve para dar um contexto maior à história de outra personagem, mas não deixa de ser bacana ver o reino de novo, especialmente após sua destruição em Ragnarok.
Origens de Sylvie
A personagem em questão que mencionamos no item anterior é Sylvie, a versão feminina de Loki. Ao longo dos dois últimos episódios, ela está ganhando mais destaque, de modo que notamos as semelhanças e diferenças em relação ao Loki que já conhecemos. E nesse episódio, entendemos um pouco de sua origem como Variante.
Ela é a Variante que a Agência de Variação Temporal captura em Asgard. Ao ser submetida à prisão, ela consegue escapar e passa o resto de sua vida fugindo. Curiosamente, ela tem uma relação muito visceral com Ravonna, que foi a responsável por sua captura. Contudo, Sylvie nunca soube por qual motivo se tornou uma Variante.
O retorno de Sif
Ao ser capturado novamente pela Agência de Variação Temporal, o nosso Loki é mandado para uma "cela temporal", onde é forçado a viver em um loop infinito. É nessa cena que temos uma participação bem especial dentro da franquia do Thor: Jaimie Alexander retorna ao papel de Lady Sif, dessa vez para punir Loki por uma brincadeira do passado.
Essa é a primeira vez que vemos Jaimie de volta ao papel desde Thor: O Mundo Sombrio (isso se desconsiderarmos Agentes da S.H.I.E.L.D., que tecnicamente não faz parte da continuidade principal do MCU), e é válido ressaltar que ela também deve retornar em Thor: Amor e Trovão. Aqui, por mais que apareça pouco, ela nos diverte em sua repetição temporal.
Vampiros no MCU
"Nós prendemos Krees, Titãs, vampiros", diz Mobius M. Mobius em uma cena. E aqui temos duas referências bem importantes - os Kree, que são a raça de vários vilões como Ronan, o Acusador e Yon-Rogg e os Titãs, que supostamente são o povo de Titã, a lua natal de Thanos - porém, é na terceira espécie que devemos nos focar.
Com a fala de Mobius, é a primeira vez que temos a confirmação de que os vampiros existem no Universo Cinematográfico da Marvel. Isso é algo bem importante para o futuro, já que é um gancho para o já anunciado filme solo do Blade. Com sorte, veremos algumas dessas criaturas noturnas antes do longa do Caçador de Vampiros sair do papel.
Guardiões do Tempo desmascarados
Ao longo dos três últimos episódios, muito mistério foi construído a respeito dos Guardiões do Tempo. Esses seres magnânimos estão sempre em foco quando estamos na Agência de Variação Temporal, já que supostamente são os responsáveis pela criação da organização e pela unificação do Multiverso em uma única "Linha Temporal Sagrada".
Contudo, no quarto episódio, eles finalmente aparecem - mas não são nada do que esperávamos. Quando Loki e Sylvie finalmente os confrontam, descobrimos que são apenas androides sem consciência e que estão sendo manipulados por outra pessoa - contudo, ainda não sabemos quem é esse ser misterioso e qual é sua motivação. Poderia ser Kang?
Tropa Loki
Ao fim do episódio, nós temos a primeira cena pós-créditos da série (e é uma baita cena). No fim do episódio, Loki é "podado" por Ravonna com o seu bastão temporal. Contudo, em vez de morrer, ele parece ser transportado para outro lugar, onde vemos as ruínas de uma cidade que aparenta ser Nova York (um dos prédios se parece muito com a Torre dos Vingadores).
Nesse novo local, Loki encontra novas Variantes de si próprio. Temos o Kid Loki (interpretado por Jack Veal), o Loki Clássico (interpretado por Richard E. Grant), uma variante descrita como Loki Orgulhoso (vivido por Deobia Oparei) e até mesmo um Loki Crocodilo.
Ao menos o Kid Loki e o Loki Clássico são visualmente inspirados pelas suas versões dos quadrinhos, mas não sabemos ao certo o que originou esse Loki Orgulhoso (que empunha um martelo peculiar) e o Loki Crocodilo. Agora, nós provavelmente veremos Loki se unindo com um grande exército para deter as forças da AVT.