Loki: 5 perguntas que a 2ª temporada deixa para o futuro
Loki: 5 perguntas que a 2ª temporada deixa para o futuro
O que a série do Deus da Trapaça nos deixa de pistas para a Saga do Multiverso?
Na última quinta-feira (09), Loki chegou ao final de sua segunda temporada, dando aos fãs um desfecho bem curioso para a trama introduzida em 2021, quando o primeiro ano do projeto foi ao ar no Disney+. Dessa vez, vemos o ex-vilão correndo contra o tempo em uma tentativa desesperada de salvar o Multiverso, enquanto a realidade colapsa diante de seus olhos.
Com uma trama amadurecida e uma nítida evolução em seus personagens, o segundo ano da série ofereceu vários momentos emocionantes e uma conclusão bem curiosa para essa história – mas afinal, quais perguntas a série deixa para o futuro do Universo Cinematográfico da Marvel?
Qual será o papel de Loki no futuro?
O final da segunda temporada de Loki mostra o Deus da Trapaça sendo transformado em uma espécie de entidade cósmica. Após deter Aquele Que Permanece e impedir suas constantes reincarnações, Loki acaba usando os seus poderes para salvar e dar vida às diferentes realidades do Multiverso, tornando-se uma espécie de "demiurgo cósmico".
Essa é uma mudança de ares muito bem-vinda para o personagem, que teve um desenvolvimento no MCU ofuscado pelo seu meio-irmão asgardiano, o Thor. Porém, resta saber se esse novo "cargo" dará a Loki um futuro rico na franquia, especialmente com as Guerras Secretas a caminho. Aliás, com isso, será que o Deus da Trapaça vai reencontrar o Deus do Trovão?
... e da AVT?
Outra figura que é bem desenvolvida ao longo do segundo ano da série é a Agência de Variação Temporal, a organização fundada por uma das várias versões de Kang, o Conquistador, e responsável por manter a estabilidade da Linha Temporal Sagrada - mesmo que, para isso, tivesse que destruir e "podar" outras realidades paralelas.
Agora, com o final da segunda temporada, nos perguntamos qual é o papel atual da AVT dentro do Universo Cinematográfico da Marvel. Segundo vários rumores, a agência terá uma participação fundamental em filmes como Deadpool 3, por isso estamos curiosos para saber qual será a utilidade da organização e o futuro de figuras como Mobius e a Juíza Renslayer.
Onde está Sylvie?
Conforme a segunda temporada se encerra, temos uma noção clara de como os personagens vão lidar com suas vidas daqui para frente. Uma das muitas incógnitas, no entanto, é a própria Sylvie, que após ver Loki dando o seu máximo para salvar o Multiverso, decide seguir por conta própria e dá adeus aos seus conhecidos da AVT.
Até o momento, o destino de Sylvie é incerto. Mobius pergunta a ela para onde ela pretende ir, mas não obtém nenhuma resposta - e nem o público. É possível que Sophie DiMartino volte a interpretar essa versão do Deus da Trapaça em algum projeto futuro do MCU, mas não fazemos ideia de onde ela está - e nem mesmo em qual realidade do Multiverso ela foi morar.
A origem de Kang foi cancelada?
A série acabou apresentando uma das várias versões de Kang, na forma do curioso Victor Timely. Um homem de ideias geniais, mas preso pela falta de tecnologia em sua época, ele acabou entrando no caminho para se tornar um déspota temporal depois que recebeu um manual da AVT em sua casa, quando era criança - a mando de sua própria versão futura.
No último episódio da série, revisitamos o momento em que ele recebe esse manual graças a Ravonna Renslayer, mas dessa vez, ele não recebe o livro - o que pode ser uma grande mudança no espaço-tempo contínuo e até um "cancelamento" da origem de Kang. Resta saber se o Conquistador já está com alguma artimanha preparada para burlar essa falha em suas raízes.
Afinal, Kang será o vilão da Saga do Multiverso?
Desde a metade da segunda temporada, temos ouvido grandes rumores de que a Marvel Studios pode estar interessada em substituir Kang como o grande vilão da Saga do Multiverso, até para se distanciar da imagem de Jonathan Majors - ator que interpretou o vilão e que, recentemente, se envolveu em polêmicas ao ser acusado de agressão doméstica.
A segunda temporada de Loki fornece um espaço para uma correção de curso caso esse seja realmente o plano de Kevin Feige e dos engravatados da Marvel Studios. No entanto, ainda teremos que esperar um pouco para saber se Kang realmente será "cancelado", especialmente porque o vilão não foi confirmado em nenhum dos próximos projetos do MCU.
Teremos uma terceira temporada de Loki?
Quando analisamos friamente, Loki é uma história em dois atos, com o começo, o meio e o fim bem diagramados. A segunda temporada vem não só para fornecer novas aventuras, mas também para fechar todas as pontas que foram deixadas soltas pelo primeiro ano da série - e por isso, a season finale tem um gostinho especial de series finale.
Junte isso à ausência de um teaser para uma nova temporada (como rolou com a primeira, por exemplo) e não sabemos ao certo se a série do Deus da Trapaça terá alguma continuação. Kevin Wright, co-produtor executivo do projeto, já deu a letra e disse: "Vemos as duas temporadas de Loki como os dois capítulos de um livro. Queremos fechar esse livro. Mas ainda há vários livros na estante".