Lobo da Estepe: Tudo que você precisa saber sobre o vilão
Lobo da Estepe: Tudo que você precisa saber sobre o vilão
O Lobo da Estepe ficou muito melhor no Snyder Cut! Saiba tudo sobre o vilão cósmico da DC nos quadrinhos e adaptações.
Ainda que não seja o mais popular dos vilões da DC Comics, o Lobo da Estepe ganhou um grande reconhecimento nos últimos anos por ter sido escolhido o principal inimigo do primeiro filme da Liga da Justiça. Aquela versão de 2017 foi alvo de críticas por parte dos fãs, mas agora o personagem está retornando em sua glória completa em Liga da Justiça de Zack Snyder, conforme foi originalmente planejado pelo diretor.
Além de ganhar um novo visual, o personagem tem mais desenvolvimento nessa nova versão estendida. Porém, você conhece o vilão além de suas aparições no cinema? Sabe quem ele é nos quadrinhos e quais são os seus poderes? Não se preocupe, aqui listamos tudo o que você precisa saber sobre o Lobo da Estepe!
Primeira aparição e criador
O Lobo da Estepe apareceu pela primeira vez nos quadrinhos da DC Comics em fevereiro de 1972, nas páginas de New Gods #7. Em sua primeira aparição, ele tinha um visual bem diferente. Além de parecer ser mais "humano" que sua versão cinematográfica, ele usava uma roupa verde com um capacete, ostentando um único chifre na cabeça.
O personagem foi criado por Jack Kirby como parte de seu Quarto Mundo. Em suas primeiras aparições, ele só era mostrado em flashbacks, sempre como um dos braços direitos de Darkseid, fazendo tudo em prol do líder de Apokolips - que também compartilha com ele de uma complicada relação familiar.
Ligação familiar com Darkseid
A relação entre o Lobo do Estepe e o Darkseid é bem interessante nos quadrinhos dos Novos Deuses. O Lobo é irmão mais novo de Heggra, a mãe do tirano de Apokolips, o que o torna tio de Darkseid. Apesar disso, os dois quase nunca interagem como se fizessem parte da mesma família, mas sim como aliados em um exército.
Na verdade, Lobo é visto mais como um lacaio, sempre atuando para auxiliar Darkseid em suas conquistas pelo universo. Por isso, ele faz parte do Esquadrão de Elite do tirano, sempre sendo visto como um emissário que "prepara o terreno" para a chegada de seu sobrinho. Isso pôde ser visto em Liga da Justiça, onde ele funciona como um emissário de Apokolips.
Sobrevivente do Apocalypse
Curiosamente, o Lobo da Estepe foi um dos primeiros sobreviventes de um ataque de Apocalypse, a besta que já matou o Superman nos quadrinhos. Tudo aconteceu quando ele e Darkseid foram ao planeta Bylan 5. Ao chegarem lá, eles se deparam com a fera terrível, destruindo tudo que via em seu caminho.
Apocalypse mata um dos servos mais fiéis de Darkseid, o que faz com que Lobo da Estepe planeje uma forma de fugir. De início, Darkseid se recusa e tenta enfrentar a besta, mas Lobo da Estepe teleporta a si mesmo e o sobrinho a tempo. Os dois então concordaram em nunca mais mencionar o evento novamente.
Novos 52
O personagem também foi introduzido nos Novos 52 da DC Comics como um dos principais generais de Apokolips, que originalmente tenta invadir a Terra a mando de Darkseid. Após ser repelido pelos heróis do planeta, como os integrantes da Liga da Justiça ele acaba indo parar na Terra-2.
Nessa realidade alternativa, ele têm mais desenvolvimento e mais história, mas acaba enfrentando as versões da Liga da Justiça desse universo, o que resulta na morte do Batman, do Superman e da Mulher-Maravilha dessa realidade. Mas isso não é tudo, já que ele desenvolve uma relação amorosa nada convencional...
Filha amazona
Antes de matar a Mulher-Maravilha da Terra-2, o Lobo da Estepe acaba tendo uma filha com ela, que se chama Donna e acaba recebendo o alter ego de Fúria. Por ser filha de uma Amazona e um Novo Deus, ela é extremamente poderosa e se torna uma grande guerreira a serviço de seu pai.
Originalmente apresentada como uma vilã, Donna é treinada pela Grande Barda e acaba se transformando em uma heroína com a ajuda do Senhor Milagre, renegando as origens de seu pai. A personagem é conhecida por um traje vermelho que lembra o de Órion, além de ser a mais poderosa das Fúrias de Apokolips.
Morte devastadora
Ainda nos Novos 52, o personagem acabou encontrando um fim brutal. Após a invasão da Terra-2, ele fica escondido enquanto uma recompensa de $300 milhões é colocada em sua cabeça. A partir daí, ele é perseguido e caçado por vários mercenários, ele acaba sendo derrotado por um inimigo peculiar.
Lobo da Estepe morre nas mãos de Brutaal (também conhecido como o "Bizarro da Terra-2"), que usa seus raios solares para dizimar o Novo Deus. Curiosamente, Brutaal já havia sido contratado como soldado pelo próprio Lobo da Estepe, que havia o feito lutar em prol de Darkseid e de Apokolips enquanto ele ainda conduzia sua invasão.
Poderes e habilidades
Assim como outros Novos Deuses de Apokolips e Nova Gênese, o Lobo da Estepe possui uma fisiologia bem diferenciada, tendo uma força sobre-humana avançada, que o permite levantar toneladas sem esforço, além de reflexos aguçados e outros atributos físicos bem poderosos, como resistência a ataques e regeneração mais rápida.
No que tange às suas habilidades, ele é um grande general de guerra, com vastos conhecimentos sobre como liderar exércitos e preparar táticas de invasão em vários planetas, algo que sempre usou a serviço de Darkseid. Por fim, ele também tem um grande arsenal de armas, dentre as quais o mais conhecido é seu electro-axe, um machado elétrico.
Adaptações animadas e jogos
Antes de aparecer em toda sua glória no Universo Estendido da DC Comics, o Lobo da Estepe já havia sido introduzido anteriormente em outras adaptações - sobretudo nas animações. Ele já apareceu na série animada do Superman de 1996, além da série da Liga da Justiça, em uma breve participação especial.
Lobo da Estepe também já apareceu em desenhos com Batman: Os Bravos e Destemidos e em Justice League Action, em participações bem menores. No mundo dos games, ele só foi visto como personagem jogável em um jogo, o divertido e despretensioso LEGO DC Super-Villains.
Liga da Justiça (2017)
Em 2016, o Lobo da Estepe "apareceu" pela primeira vez no Universo Estendido da DC Comics. Na realidade, ele estava em uma cena deletada de Batman vs Superman: A Origem da Justiça, que posteriormente acabou sendo incorporada na versão estendida do filme. Na cena, vemos Lex Luthor "conversando" com um holograma do Lobo da Estepe.
Em 2017, ele retornou como o antagonista central de Liga da Justiça, onde foi interpretado por Ciarán Hinds. No filme, ele é comandante do exército de Darkseid e lidera um exército de Parademônios na Terra, em busca das Caixas Maternas. Nessa versão, o personagem sofreu várias mudanças visuais com a direção de Joss Whedon.
Liga da Justiça de Zack Snyder (2021)
O personagem também está de volta em Liga da Justiça de Zack Snyder, a versão restaurada do filme com mais de 2 horas de cenas alternativas e adicionais, totalizando quatro horas de duração. Nessa nova versão, o Lobo da Estepe está com um visual mais próximo ao que tínhamos visto na cena deletada de Batman vs. Superman: A Origem da Justiça.
A história do vilão também é mais encorpada, e temos um senso maior de urgência e perigo toda vez que ele aparece em tela, mesmo que sua voz ainda seja feita por Ciarán Hinds. O personagem é mais imponente, mas acaba encontrando um fim bem mais brutal pelas mãos dos integrantes da Liga da Justiça, sobretudo Aquaman, Superman e Mulher-Maravilha.