Lobisomem na Noite: 10 filmes de terror para quem gostou do especial de Halloween da Marvel
Lobisomem na Noite: 10 filmes de terror para quem gostou do especial de Halloween da Marvel
Ouviu isso? Foi o som do lobo uivando!
Como uma bela surpresa de Halloween, Lobisomem na Noite foi o presente da Marvel e Disney+ que ninguém sabia que queria. Resgatando uma estética do cinema dos anos 30, a produção dirigida por Michael Giacchino é uma homenagem a esta icônica criatura da noite.
Para você, que ficou com vontade de mergulhar em produções parecidas com o especial, separamos dez filmes de terror do gênero. Prepare a bala de prata e confira a lista abaixo!
Um Lobo Entre Nós (2021)
Moradores locais presos em uma pousada local no meio de uma nevasca, o que pode dar errado? Baseado no jogo de mesmo título, Um Lobo Entre Nós segue a fórmula “Quem é o culpado?”, mas com uma pitada de humor ácido.
Nele, uma pacata comunidade tem sido aterrorizada por uma criatura sobrenatural. Após a chegada do novo guarda-florestal, Finn, e uma situação complicada envolvendo uma pousada e uma tempestade de neve, esse grupo improvável vai precisar descobrir quem, ou o que, é responsável pelas mortes da cidade.
Amaldiçoados (2005)
Amaldiçoados pode ser “um dos filmes já feitos” para alguns, mas o mesmo possui um charme que começa pelo seu elenco. A produção conta com Christina Ricci, Jesse Eisenberg, Milo Ventimiglia, Judy Greer e muito mais.
Seguindo uma fórmula simples de história de lobisomem, Amaldiçoados é perfeito para quem se divertiu com o especial da Marvel e quer ter uma experiência parecida. Dirigido por Wes Craven, o filme segue dois irmãos caçando um lobisomem em busca de impedir que sejam infectados pelo vírus da licantropia.
A Mosca (1986)
Transformações monstruosas e ataques sanguinários? A Mosca, de David Cronenberg, consegue juntar o cinema estranho do diretor e uma história bizarra publicada em 1957.
Aqui, assim como Lobisomem na Noite, temos uma relação romântica e desbalanceada entre dois personagens opostos. Jeff Goldblum e Geena Davis são o cientista Seth Brundle e a jornalista Ronnie Quaife que, após um experimento fracassado com teleporte, entram em uma história carregada de horror corporal, criaturas sinistras e cenas de revirar o estômago.
Frankenstein (1931)
O horror no rosto de Elsa Bloodstone ao ver Jack Russel se transformando em lobisomem não é tão diferente quanto o medo alimentado pela vila contra o monstro de Frankenstein.
Sendo um clássico da literatura e da Universal Studios, Frankenstein é mais do que necessário para qualquer amante de horror ou filmes antigos. Baseado no livro de Mary Shelley, seguimos o Dr. Henry Frankenstein e sua obsessão em criar vida.
Grito de Horror (1981)
Lobisomem na Noite está longe de estar interessado em esconder a identidade de seu monstro. Mas, um dos destaques para Grito de Horror é dar ao espectador a oportunidade de descobrir por si só quem é o responsável pela matança da cidade.
Baseado no romance de Gary Brandner, o filme segue uma repórter de TV que, após uma traumática experiência com um assassino em série, viaja para o interior com o marido. O que seria uma viagem tranquila se torna uma caçada a lobisomens.
Desafio do Além (1963)
Desconhecidos em uma casa tentando resolver um problema sobrenatural? Temos! Desafio do Além é baseado no romance de Shirley Jackson de 1959, A Assombração na Casa da Colina. Este sendo o mesmo livro que Mark Flanagan usou como base para A Maldição da Residência Hill.
Diferente dos demais filmes da lista, não estamos lidando com uma figura maligna escancarada. A trama segue um grupo de paranormais que buscam provar a existência de fantasmas passando uma noite na Residência Hill, mansão com 90 anos que guarda histórias de loucura, violência e morte.
O longa possui um tom enigmático, colocando o espectador para duvidar de tudo e de todos, similar a atmosfera criada em Lobisomem na Noite.
Possuída (2000)
Se você quer uma produção que explora o terror que é se tornar um lobisomem, Possuída é o filme certo. Misturando a figura folclórica com o amadurecimento feminino, vemos duas irmãs precisando lidar com o vírus da licantropia.
Com Emily Perkins e Katharine Isabelle como as irmãs Ginger e Brigitte, Possuída é um “E se Garota Infernal fosse com lobisomens?”. O longa exala a estética do início dos anos 2000, mas de um jeito bom, se tornando uma obra atemporal para qualquer um que ame um terror adolescente.
O Enigma de Outro Mundo (1982)
Consagrando-se como um dos poucos remakes de qualidade do cinema, O Enigma de Outro Mundo é estranho, divertido e assustador. Com Kurt Russel no papel principal, temos o retorno ao conceito de Desafio ao Além, isto é “estranhos tentando compreender o que ‘diabos’ está acontecendo”.
Nesse filme, um grupo de cientistas americanos é perturbado em sua base na Antártida quando um helicóptero surge atirando em um cão. O animal é socorrido, mas junto, surge uma criatura alienígena que promete colocar esses homens uns contra os outros.
Um Lobisomem Americano em Londres
Poucos filmes de terror são capazes de inserir aspectos novos a um gênero enquanto faz “mais do mesmo”. E esse é o caso de Um Lobisomem Americano em Londres. Marcando a história do cinema com sua maquiagem inquietante, o longa consegue modernizar o folclore europeu com um tom divertido.
Diferente de Lobisomem na Noite, a produção de John Landis dá as costas para o visual datado do lobisomem e se diverte às custas do bizarro. Nele, dois amigos americanos decidem “mochilar” pela Europa. O que não esperavam era encontrar uma criatura que causaria a morte de um e mudaria a vida do outro.
O Lobisomem (1941)
O Lobisomem é a principal referência do especial de Halloween da Marvel. Desde o visual curioso do animal até diversas escolhas criativas da direção. Por isso, é impossível fazer uma lista de filmes sobre o gênero e não mencionar este clássico.
Compondo o hall da fama de monstros da Universal Studios, seguimos Larry Talbot, um homem que, após retornar à sua cidade natal, é atacado por um lobo ao tentar salvar uma moça. Apesar do estúdio ter feito um filme com a mesma criatura seis anos antes, a versão de 1941 foi a que ganhou destaque pelo público.