Liga da Justiça de Zack Snyder: Conheça os Lanternas Verdes que aparecem no filme
Liga da Justiça de Zack Snyder: Conheça os Lanternas Verdes que aparecem no filme
Tudo sobre Yalan Gur e Kilowog, os Lanternas Verdes da Liga da Justiça de Zack Snyder!
Liga da Justiça de Zack Snyder contou com a inclusão de alguns personagens bastante antecipados pelo público, que haviam sido cortados no filme que chegou aos cinemas. Desde a cena com Iris West até o próprio Caçador de Marte, Snyder buscou incluir todos estes personagens no novo lançamento, que conta até mesmo com a aparição de dois dos Lanternas Verdes — ainda que eles não sejam quem o público esperava.
Ao invés de Hal Jordan ou John Stewart, vimos personagens de fora da Terra, que têm um papel importante em estabelecer os Cavaleiros Esmeralda no universo idealizado por Snyder, tanto no passado, quanto no futuro. Aqui, você vai poder conhecer melhor Yalan Gur e Kilowog, os representantes da Tropa dos Lanternas Verdes presentes no filme!
As origens de Yalan Gur
Nos quadrinhos, Yalan Gur teve sua primeira aparição em 1991, em Lanterna Verde #19. Responsável pelo Setor 2814, onde a Terra se encontra, ele viveu num passado distante, onde era considerado o maior dos Lanternas Verdes.
Originalmente, Yalan Gur foi criado visando reconciliar a história de origem do Lanterna Verde da Era de Ouro, Alan Scott, com a introdução posterior da Tropa dos Lanternas Verdes.
A história de Yalan Gur
O maior Lanterna Verde de sua época, Yalan Gur quase foi morto em um confronto contra uma criatura amarela, graças à fraqueza do anel dos Lanternas, a chamada impureza amarela, que faz com que os poderes do artefato não afetem alvos que tenham essa cor.
Assim, com medo de perder seu maior guerreiro por conta dessa limitação, os Guardiões do Universo resolveram removê-la, acreditando ser desnecessário restringir alguém que eles acreditavam que permaneceria leal.
Yalan Gur, no entanto, sucumbiu diante do poder ilimitado que passou a possuir, sendo corrompido por ele. Acreditando ser invencível, o Lanterna decidiu moldar seu Setor de acordo seus próprios desejos, e se voltou contra a Terra quando os humanos passaram a dominar o planeta.
Temendo que a humanidade fosse um risco para o universo, Yalan Gur atacou o planeta, buscando manter o povo da Terra sob controle através do caos que estava criando. Enraivecido, ele enfrentou humanos diretamente, se divertindo ao ver que os seres que considerava primitivos esperavam conseguir pará-lo utilizando lanças de madeira, algo que Gur considerou patético.
Mas, embora ele não soubesse disso, os Guardiões do Universo ainda estavam o observando, e deram uma nova falha a seu anel: agora, sua fraqueza seria madeira. Dominado pela ira, ele se recusou a tentar usar os poderes do anel para se curar, e encontrou seu fim contra os adversários que havia considerado inferiores a si mesmo.
Como mencionado, a introdução de Yalan Gur visava conciliar o primeiro Lanterna Verde, Alan Scott (mostrado na imagem acima), com as modificações feitas no universo da DC para a inclusão da Tropa dos Lanternas Verdes. Assim, o anel que Alan encontra é o mesmo que pertenceu a Gur, motivo pelo qual sua fraqueza é a madeira.
Yalan Gur em Liga da Justiça
O personagem aparece tanto na versão de Zack Snyder quanto no filme de 2017 da Liga da Justiça, e tem um papel mais heróico que sua contraparte nos quadrinhos. Em ambos, Yalan Gur representa os Lanternas Verdes na cena da chamada "Lição de História", quando é mostrado ao público o que ocorreu durante a primeira tentativa de invasão da Terra feita pelas forças de Darkseid.
É como ele morre e quem o mata que muda de uma versão para a outra: enquanto no filme de 2017 o Lobo da Estepe o mata, na produção de Snyder é o próprio Darkseid que o faz, também cortando sua mão, algo que não é mostrado no filme que contou com direção de Whedon. Ambos falham em capturar seu anel, que retorna ao espaço em busca de um novo Lanterna.
A origem de Kilowog
Kilowog surgiu em 1986, sendo introduzido em Tropa dos Lanternas Verdes. Um personagem mais conhecido pelo público que Yalan Gur, Kilowog já apareceu em animações e filmes, sendo Liga da Justiça de Zack Snyder o mais recente destes.
O personagem se tornou um Lanterna Verde após a morte de Branwilla, o Lanterna anterior de Bolovax Vik, planeta de origem de Kilowog.
A história de Kilowog
Originalmente um cientista cujo foco era genética, Kilowog vivia em Bolovax Vik, um planeta com 16 milhões de habitantes, sendo um dos mais populosos do universo.
Recebendo seu anel após a morte de Branwilla, o personagem cumpriu com seus deveres de maneira responsável, considerando uma honra ser escolhido, embora isso significasse que ele tinha que deixar Bolovax e ir para o espaço, o que seu povo considerava passível de exílio.
Com o tempo, Kilowog se tornou um orgulhoso membro da Tropa, e um de seus melhores recrutadores e treinadores.
Em Crise nas Infinitas Terras, o planeta de Kilowog foi destruído. O herói quase conseguiu salvar a população, mas ainda que tenha sido bem sucedido em levá-los para outro planeta, este também foi destruído, graças às ações de Sinestro. O personagem acabou se tornando outro protetor da Terra, e chegou até mesmo a passar algum tempo na União Soviética.
Kilowog em Liga da Justiça
Diferente de Yalan Gur, Kilowog não aparece na versão de 2017 de Liga da Justiça, sendo uma adição feita por Snyder. Ainda assim, seu papel no filme em que aparece é breve, e só vemos o personagem quando ele já foi derrotado, no momento em que Ciborgue tem uma visão do terrível futuro onde Darkseid conquista a Terra.
Enquanto a cena com Yalan Gur mostra o papel que os Lanternas tiveram em batalhar contra Darkseid no passado, a participação de Kilowog sugere que eles se juntariam à batalha novamente no futuro, mas isso não seria o suficiente para deter o vilão, que ainda assim conseguiria tirar a vida de diversos heróis, incluindo o próprio Kilowog.
Yalan Gur e Kilowog fora dos quadrinhos
Liga da Justiça marcou não somente a primeira aparição de Yalan Gur em um live-action da DC, como a primeira adaptação do personagem para qualquer mídia além dos quadrinhos. Um Lanterna Verde que viveu muito antes de Hal Jordan, ele não é um personagem muito conhecido, embora tenha encaixado perfeitamente na cena da "Lição de História" justamente por existir em um passado tão distante dos Lanternas Verdes mais famosos.
Kilowog, por outro lado, é um personagem bastante familiar mesmo para aqueles que não conhecem os Lanternas à fundo. Presente em diversas HQs e animações, ele já havia participado de um filme live-action anteriormente, no terrível Lanterna Verde de 2011, estrelado por Ryan Reynolds. Na produção, quem deu voz ao personagem foi Michael Clarke Duncan. Uma vez que Kilowog só aparece após sua morte no Snyder Cut, ele não conta com um intérprete no filme.