Kraven, o Caçador: Tudo sobre o vilão do Homem-Aranha
Kraven, o Caçador: Tudo sobre o vilão do Homem-Aranha
Sony anunciou um filme solo para o vilão
Interpretado por Tom Holland, o Homem-Aranha se consagrou como parte integral do Universo Cinematográfico da Marvel. Aproveitando o sucesso, a Sony decidiu explorar os vilões mais complexos do teioso em sua própria leva de filmes solo. Além da sequência de Venom, que introduz o Carnificina, e de Morbius, foi anunciado que Kraven, o Caçador também protagonizará sua própria história.
Até o momento, sabemos apenas quem irá viver o grande vilão, mas se olharmos para os quadrinhos, descobriremos muito sobre sua trajetória. Separamos uma lista com tudo que você precisa saber sobre Kraven, o Caçador.
Primeira aparição e origem do Kraven, o Caçador
De origem russa, Kraven, o Caçador é um dos vilões mais icônicos do Homem-Aranha. Seu verdadeiro nome é Sergei Kavinoff, famoso por ser o maior caçador do mundo. Criado por Stan Lee e Steve Ditko, ele fez sua primeira aparição nos quadrinhos, na revista Amazing Spider-Man #15.
O vilão havia acabado de voltar a Nova York após uma missão na África e foi recebido com toda a pompa de uma celebridade. Para se provar como o maior caçador de todos os tempos, ele decidiu caçar a maior presa de todas: o Homem-Aranha. Sua origem foi recontada sob o seu ponto de vista em Sensational Spider-Man Annual #1996.
Poderes do Kraven, o Caçador
Além de todas suas habilidades naturais como um exímio caçador, Kraven bebeu uma poção mágica da Calypso que despertou uma série de poderes, tornando-o mais poderoso que o próprio Capitão América.
Além de seu olfato apurado que usa para encontrar suas presas, Kraven também tem acesso à super-força, velocidade, resistência, agilidade… O combo completo! E ainda vem com longevidade de brinde!
Vingadores de 1950
Ele se juntou a equipe dos Vingadores de 1950, a convite do próprio Nick Fury, para derrotar o Caveira Vermelha que tentava instaurar um Quarto Reinado Nazista. E o que é pior: eles também tentavam recriar a fórmula do Super Soldado, como a do Capitão América.
Em sua batalha contra os nazistas, ele chegou a enfrentar um impostor do Capitão América e atirar no Dentes de Sabre antes de sua namorada, Namora, conseguir capturar o Caveira Vermelha. A equipe ainda encarou poucas missões depois disso, mas não demorou até se separar definitivamente.
Sexteto Sinistro
Frustrado por perder para o Aranha, Sergei acabou se aliando a outro super-grupo, do lado dos vilões — o infame Sexteto Sinistro. Sob a liderança do Doutor Octopus, ele foi um dos membros fundadores da equipe, que também contava com: Mysterio, Sandaman, Abutre e Electro.
O objetivo da equipe é derrotar o Homem-Aranha, mas isso não dá muito certo, então Kraven tenta resolver do seu jeito. Ele decide descobrir a fraqueza do herói e para isso incita vilões menos inteligentes — como o Rhino, o Lagarto e Raniero Drago — a atacarem o teioso para que ele possa estudar seus movimentos.
A Última Caçada
Assim começa uma das histórias mais famosas do Aranha, protagonizada pelo Kraven, o Caçador: A Última Caçada. Enquanto o herói vivia, a reputação invicta que Kraven levou tanto tempo para construir estava ameaçada e isso ele não podia aceitar. Enfurecido, ele põe seu plano de humilhação em ação: que começa com Kraven atirando e enterrando o Homem-Aranha.
Para provar que ele era melhor que sua presa, ele veste o uniforme do teioso e faz seu trabalho de herói melhor do que Peter Parker, sem se preocupar com machucar ninguém. Acontece que o tiro que o Homem-Aranha levou era apenas um sedativo. Quando ele acorda e escapa da sua cova, Kraven esfrega sua superioridade em sua cara, derrotando mais uma vez o Aranha. Satisfeito, ele tira a própria vida.
Ressurreição Amaldiçoada
Inconformada com a morte de Kraven, sua família decidiu fazer de tudo para revivê-lo. Eles apostaram em um ritual antigo de sacrifício, mas, para isso, precisavam capturar o Homem-Aranha. Para enfraquecê-lo, eles ajudaram alguns de seus vilões a escapar da prisão e perseguiram seus principais aliados, como a Madame Teia.
Eles conseguiram capturar o teioso em uma armadilha em Nova York, mas não perceberam quando o herói trocou de lugar com um clone, Kaine Parker. Assim, quando o ritual de sacrifício foi concluído, Kraven retornou amaldiçoado e só poderia morrer pelas mãos do Homem-Aranha. Revoltado por retornar contra sua vontade após ter morrido com honra, morrer nas mãos do herói se tornou seu novo objetivo de vida.
Outros Alvos
Kraven passou a caçar diversos outros super poderosos que tivessem minimamente relacionados a animais ou ao próprio Homem-Aranha. Seu primeiro alvo foi o Agente Venom, que esperava surtir efeito parecido ao amigão da vizinhança por ser basicamente sua versão sombria, mas ele acabou não lhe matando.
Depois, foi barganhar com o Hulk, mas o gigante raivoso não aceitou convencer o Aranha a enfrentá-lo. Ele tentou morreu pelas mãos de Kaine, que renasceu junto a si e se tornou o Aranha Escarlate. O clone até chegou a parar seu coração e recomeçá-lo, para ver se isso dava um fim na maldição, mas não funcionou. Outro alvo de destaque foi a Garota Esquilo.
Amigo da Garota Esquilo
Por algum motivo, a Garota Esquilo estava convencida de que, bem lá no fundo, Kraven não era uma pessoa ruim. Assim, eles começaram uma improvável amizade, até mesmo com sua identidade civil, motivada pela tentativa da garota de mantê-lo longe de influências ruins. E por um tempo funcionou, ele de fato estava tentando ser alguém melhor.
Eles escaparam de uma série de desafios mortais na Floresta Amazônica, mas acabaram sendo pegos pela polícia. Só então, a Garota Esquilo descobre todos os podres de Kraven, mas acredita quando ele promete estar tentando mudar. Frustrado com a situação, ele foge e passa um tempo caçando criminosos como o vigilante Indomável Serguei.
O novo Kraven
Descobrir que Kaine era um clone levou Kraven a encomendar seu próprio esquadrão de réplicas. Enviados pelo mundo para serem forjados pela caça, apenas um retornou: um clone que matou seus irmãos para provar sua superioridade — o Último Filho de Kraven. Inspirado por sua prole, Serguei cercou o Central Park, liberou vilões animalescos e convidou um grupo de habilidosos caçadores para testá-los.
Claro que o Homem-Aranha acabou aparecendo para tentar pará-lo. Tudo era um plano para convencer o Aranha a lhe matar, pondo um fim na maldição, mas o herói lhe mostrou o ápice da compaixão. Kraven chegou a conclusão que a grande fera que ele sempre tentou caçar era ele mesmo e tentou fazer o que o Aranha faria: se sacrificar para parar aquela caçada. Então, ele se disfarçou de Homem-Aranha, desafiou o seu filho e morreu em suas mãos.
Naquele momento, ele estava sendo fiel ao espírito do Homem-Aranha e morreu por suas próprias ações. Assim, a sua maldição finalmente foi quebrada e ele pôde descansar em paz. Ao morrer, deixou seu nome para seu último filho, que se tornou o novo Kraven, O Caçador.
Filme da Sony
Recentemente, foi confirmado que um filme estrelando Kraven, o Caçador estava em produção e que seria estrelado por ninguém menos que Aaron Johnson-Taylor — o Mercúrio do MCU.
O vilão pode ser a primeira conexão oficial entre os universos da Sony e da Disney no cinema. Isto porque, na sinopse oficial do filme, há uma referência direta ao Pantera Negra. Será que veremos mais referências a Wakanda no filme do vilão, ou tudo não passa de easter-egg? Teremos que aguardar para descobrir.