Katara: Tudo sobre a dobradora de água de Avatar

Capa da Publicação

Katara: Tudo sobre a dobradora de água de Avatar

Por Melissa de Viveiros

Katara é uma das principais personagens de Avatar: A Lenda de Aang desde o princípio da série, tendo papel fundamental na jornada do protagonista. Apesar disso, sua história se desenvolve para além de Aang, e ao longo das temporadas e material extra sobre a série, fica claro que a dobradora de água cresce muito durante a história.

Poderosa, determinada e sempre dedicada a cuidar de todos ao seu redor, Katara é uma das personagens mais importantes da série, bem como uma das mais populares. Aqui, contamos tudo que você precisa saber sobre ela!

Imagem de capa do item

Antes da série

A história de Katara tem início na Tribo da Água do Sul, onde ela vivia com seus pais, Hakoda e Kya, e seu irmão mais velho, Sokka. Quando ela nasceu, sua tribo já sofria com ataques da Nação do Fogo há cerca de 50 anos, o que levou ao declínio da população de dobradores de água no local. Apesar disso, o isolamento causado pela localização da tribo permitiu que os primeiros anos dela fossem tranquilos, e a garota cresceu com uma família e comunidade unidos.

Isso durou apenas até Katara atingir cerca de 8 anos de idade. Nesse ponto, o Senhor do Fogo Azulon enviou seus soldados para a Tribo da Água, visando acabar de vez com os dobradores de água de lá. A garotinha era a última, mas sua mãe impediu os soldados de a levarem, mentindo e se entregando no lugar de sua filha.

O encontro resultou na morte de Kya, fazendo com que Katara e Sokka passassem a odiar a Nação do Fogo profundamente. A perda de sua mãe também afetou a garota de outras formas, fazendo com que ela assumisse um papel mais maternal. Com o tempo, isso se expandiu não só para a família da jovem, como para todos que restavam na Tribo da Água do Sul.

Imagem de capa do item

O menino no iceberg

Desde o início da animação, Katara tem um papel importante na história. É ela, ao lado de Sokka, que descobre o paradeiro do Avatar, depois dele ter passado os últimos 100 anos desaparecido. A garota se destaca ainda mais por acreditar em Aang desde o começo, e o apoiar em sua jornada como resultado disso.

Ao longo da série, Katara serve de apoio para o grupo, sendo a mais séria e correta entre eles. Mesmo que isso cause atrito entre ela e Toph, ou que faça com que os outros a considerem chata em certos momentos, a dobradora de água se mostra essencial para manter todos no caminho certo.

A própria Katara passa por grande desenvolvimento, se tornando mais poderosa e sábia no decorrer dos episódios. Ela também se torna mais madura emocionalmente, lidando com a perda de sua mãe, o desejo de vingança, e conseguindo até perdoar Zuko, apesar de ele ser o Príncipe da Nação do Fogo.

Imagem de capa do item

Nos quadrinhos

A história de Aang e companhia teve continuidade por meio dos quadrinhos, com Katara mantendo seu papel importante na trama. Em The Promise, primeira dessas HQs, ela é quem impede o protagonista de usar o Estado Avatar contra Zuko, além de ajudar os dois a encontrarem um meio termo para o problema apresentado pelas colônias no Reino da Terra. Assim, a personagem influencia Aang a ver as coisas de modo diferente, pensando no futuro deles próprios em um mundo onde as divisões entre as nações não fossem mais tão rígidas.

A dobradora de água também faz parte do grupo que ajuda Zuko na busca por sua mãe em The Search. Katara é uma das personagens mais resistentes à presença de Azula no grupo, mas termina a história acreditando que os eventos da HQ haviam iniciado uma mudança na antiga antagonista da história.

O maior destaque dela nos quadrinhos, até agora, ocorreu em North and South. Nessa história, ela e Sokka retornam à sua tribo pela primeira vez após os eventos de Avatar, encontrando o lugar muito mudado e bem mais urbanizado. As mudanças são parte de um projeto feito por integrantes da Tribo da Água do Norte, o que deixa a garota desconfiada. A situação piora ainda mais quando ela descobre que a líder desse projeto, Malina, está envolvida romanticamente com seu pai, Hakoda. Apesar disso, Katara não deixa de ajudar Malina quando necessário, eventualmente entendendo os pontos positivos da relação entre as duas tribos, ao mesmo tempo em que a soberania da Tribo do Sul é mantida.

Por fim, a HQ mais recente em que a dobradora de água aparece é Imbalance. Aqui, o foco é a cidade que se tornaria Cidade República no futuro. Além disso, o começo das desavenças entre dobradores e não-dobradores tem início nessa história, que é concluída com Toph, Aang e Katara estabelecendo uma conexão com o local e decidindo ficar lá.

Os quadrinhos continuam sendo lançados, então é possível que muito desenvolvimento ainda venha para Katara no futuro.

Imagem de capa do item

Katara and the Pirate's Silver

A única HQ completamente focada na dobradora de água é Katara and the Pirate's Silver, que se passa durante o período mostrado em A Lenda de Aang. Nessa história, ela cai de Appa quando o Time Avatar sobrevoa um bloqueio da Nação do Fogo. Ela consegue se salvar utilizando a água de um rio próximo, mas acaba separada dos outros personagens.

Para se reunir com seus amigos, a garota precisa se juntar a um grupo de piratas. A partir daí, ela age como navegadora dos piratas, além de protegê-los com suas habilidades. No fim da história, os foras-da-lei oferecem a ela um lugar permanente em seu bando, mas ela recusa, retomando seu lugar com o Time Avatar.

Imagem de capa do item

Antes de Korra

Apesar de um longo período da vida de Katara ainda não ter aparecido nas animações e quadrinhos, um pouco já foi revelado desse período. Assim, é contado que ela e Aang permaneceram juntos, eventualmente se casando e tendo três filhos: Bumi, Kya e Tenzin. Desses três, apenas Kya herdou as habilidades da mãe como dobradora de água. Tenzin nasceu um dobrador de ar, como seu pai, e Bumi passou muitos anos vivendo como um não-dobrador antes de descobrir seus talentos.

Com o passar dos anos, as habilidades de Katara se tornaram lendárias, e a garota se tornou uma das maiores dobradoras de água que existem. Ela passou a ser especialista em diversos estilos, habilidades e técnicas, ficando conhecida também como a melhor curandeira do mundo.

Além disso, as experiências dela na série original continuaram influenciando as decisões e atitudes dela ao longo de toda sua vida. Um exemplo disso é sua relação com a dobra de sangue, apresentada em A Lenda de Aang de modo que deixa a garota horrorizada. Em sua vida adulta, os esforços de Katara ao longo dos anos foram responsáveis pela proibição da dominação de sangue na República.

Imagem de capa do item

Em Avatar: A Lenda de Korra

Após a morte de Aang e a descoberta de que Korra era o novo Avatar, Katara se tornou a responsável por treinar o Avatar em dobra de água mais uma vez. Além de ensinar sobre o uso dessas habilidades em batalha, a dobradora de água mais velha ensinou a jovem a usar suas habilidades para cura.

Katara também teve um papel importante na formação de Korra para além de seus poderes, servindo como conselheira em diversos momentos. A reunião da jovem Avatar com sua guia animal, *Naga**, o cão-urso-polar que a acompanha na animação, também teve influência de Katara, já que foi graças a ela que os pais de Korra não a separaram do animal.

Ela também supervisionou a jovem durante seus testes como Avatar, afirmando que a garota estava pronta para treinar com Tenzin apesar da incerteza demonstrada pelos integrantes da Ordem da Lótus Branca. Quando esses planos não vão adiante, Katara é a única que entende que a jovem precisa encontrar seu próprio caminho, e dá a ela sua benção para isso.

Sua habilidade como curandeira continua sendo utilizada ao longo da série, embora nem sempre seja o suficiente para resolver as situações apresentadas. Ela também mantém seu papel como guia de Korra, sendo essencial para a recuperação e progresso da nova Avatar, principalmente após o embate dela com Zaheer.

Imagem de capa do item

Cabelo

Avatar conta com vários designs de personagens que, embora simples, são muito distintos e se tornaram icônicos. Katara não é exceção a isso, e seu cabelo em especial se tornou uma das marcas registradas da dobradora de água, fato reconhecido mesmo dentro da história.

O estilo é tradicional da Tribo da Água do Sul, assim como o cabelo de Sokka. Apesar da motivação dentro do universo, inicialmente essa foi uma decisão puramente voltada para o visual, algo explicado em um dos DVDs da série que apresenta os comentários dos criadores Bryan Konietzko e Michael DiMartino.

Eles explicam que, no começo, Katara teria fios de cabelo soltos ao lado de seu rosto. O diretor de animação Yoon Young Ki foi quem sugeriu a versão do cabelo da personagem que foi mantida, em parte porque dessa forma o trabalho da equipe de animação seria mais simples do que com parte do cabelo dela solto.

Imagem de capa do item

Nome

Assim como o cabelo, o nome de Katara era diferente no início da produção. A princípio ela se chamaria Kya, com o nome chegando a fazer parte de um episódio piloto que não foi ao ar, mas que foi disponibilizado como extra nos DVDs da série. É dito que o departamento legal da Nickelodeon vetou o nome, pois já havia uma personagem de video game nomeada assim.

Como resultado, a equipe do desenho teve que escolher outro nome. A primeira opção era Kanna, mas esse nome acabou sendo deixado de lado em favor de Katara.

Ambos os nomes iniciais pensados para ela acabaram chegando à série. Kya se tornou o nome da mãe da dobradora de água, e posteriormente de sua filha em A Lenda de Korra. Já Kanna acabou se tornando o nome da avó de Katara.

Imagem de capa do item

Sub-dobra

Embora só existam quatro dobras principais -- água, terra, fogo e ar -- o universo de Avatar apresenta várias derivações de cada uma dessas. É por meio de uma sub-dobra, por exemplo, que Toph pode dobrar metal, ou que Azula pode usar relâmpago. No caso da água, existem duas: a cura e a dobra de sangue.

Nem todas essas "sub-habilidades" se referem necessariamente a um tipo diferente de dobra, como a habilidade de cura demonstra. Outro exemplo disso é a projeção espiritual da qual alguns dobradores de ar são capazes, como Jinora demonstra em A Lenda de Korra.

Independente disso, Katara é notável quando o assunto são as habilidades derivadas. Isso porque, ao longo da série, ela é a única que utiliza ambas as habilidades derivadas de sua dobra principal, realizando tanto a dobra de sangue quanto utilizando habilidades curativas.