Kang, o Conquistador: 10 fatos sobre o vilão da Marvel
Kang, o Conquistador: 10 fatos sobre o vilão da Marvel
O grande Mestre do Tempo da Marvel!
Rama-Tut, Rapaz de Ferro, Immortus… há muitos nomes pelos quais Kang, o Conquistador é conhecido. Viajante temporal e regente de vários impérios e dinastias pelo espaço-tempo, o vilão é uma figura importantíssima que logo deve ser introduzido no Universo Cinematográfico da Marvel.
Com uma história fascinante e poderes espetaculares, o poderoso Kang é uma ameaça tremenda para os Vingadores e para diversas outras equipes de heróis da Marvel. E aqui, você vai descobrir 10 coisas que você precisa saber sobre Kang, o Conquistador!
Créditos: Divulgação
Quem é Kang, o Conquistador?
Kang, o Conquistador é uma das criações de Stan Lee e Jack Kirby, a dupla que definiu o Universo Marvel como conhecemos hoje em dia. O personagem foi apresentado pela primeira vez em Avengers #8, de setembro de 1964, como um vilão dos Vingadores.
No entanto, é importante explicar que o personagem já havia sido apresentado um pouco antes, em Fantastic Four #19, de outubro de 1963. Contudo, nessa revista, ele foi introduzido como Faraó Rama-Tut, uma de suas várias alcunhas e alter-egos ao longo do tempo.
Rapaz de Ferro: a origem de Kang
A história de Kang, o Conquistador é um completo paradoxo. Nascido no trigésimo século da Terra-6311, Nathaniel Richards era um jovem inteligente e muito dedicado que sofria bullying. Certo dia, ele quase teve sua garganta cortada por um valentão do colégio.
Nesse dia, ele foi salvo por Kang, que apareceu e mostrou a ele todo o seu futuro, e como ele estava destinado a se tornar um grande regente temporal. Kang mostrou ao seu "eu do passado" vários registros de como ele ainda se tornaria um grande inimigo para os Vingadores.
Temeroso pelos atos de seu "eu do futuro", Nathaniel se rebelou, fugindo com uma armadura que também era uma máquina do tempo. No passado, ele assumiu a alcunha de Rapaz de Ferro e se juntou aos Jovens Vingadores, lutando contra Kang, o Conquistador.
Infelizmente, seu período ao lado da equipe foi o que concretizou sua jornada para se transformar em Kang...
O tirânico Rama-Tut
Aos 25 anos, Nathaniel Richards voltou à sua linha temporal, onde ficou completamente entediado com a vida "perfeita" que levava. Ele então criou uma máquina do tempo especial na forma de uma esfinge, disposto a montar sua própria dinastia.
Chegando ao Antigo Egito em 2960 a.C., Richards se tornou um grande tirano. Nessa época, ele tomou o alter-ego de Rama-Tut, virando um faraó mítico na Terra-616. Nesse período, ele também se tornou um grande inimigo de En Sabah-Nur, o mutante Apocalipse.
Rama-Tut então governou durante dez anos, construindo um grande império. Ele foi expulso graças às ações do Quarteto Fantástico, que estavam à deriva no tempo. Decidido a voltar à sua linha temporal, ele acabou preso em uma tempestade cósmica causada por Immortus.
Kang e sua dinastia
Devido a essa "parada forçada", Nathaniel Richards foi "dividido" em duas contrapartes temporais diferentes. A primeira delas foi parar em uma realidade alternativa, no Século XX. Lá, ele se transformou no heroico Centurião Escarlate.
A outra contraparte acabou sendo atirado no Século XL, encontrando um planeta Terra devastado pela guerra. Ele então usou seus conhecimentos e construiu um arsenal ilimitado, transformando-se de vez em Kang. Foi essa versão justamente que formou a Dinastia Kang.
Armado da melhor tecnologia do Século XL, ele voltava frequentemente ao passado, enfrentando os Vingadores e outros heróis poderosos. Foi nesse período que ele salvou o jovem Nathaniel Richards, colocando-o no caminho para se tornar o Rapaz de Ferro.
Immortus: Regente do Futuro
Após passar anos fazendo gloriosas conquistas como Kang, Nathaniel percebeu que estava mais uma vez entediado com sua vida perfeita. Ele então partiu em uma grande jornada, retomando seu domínio como Rama-Tut no Antigo Egito.
Foi nesse período que ele decidiu mudar de identidade mais uma vez, tornando-se Immortus. Obcecado com a ideia de imortalidade e de poder absoluto, ele manipulou vários aspectos de seu passado, inclusive suas próprias contrapartes temporais.
Como Immortus, ele foi responsável inclusive pelos eventos da saga Vingadores: Eternamente. Para combater sua versão futurista, Kang teve que reunir vários Vingadores de diferentes linhas temporais e montar seu próprio exército de heróis.
Ligações familiares de Kang
Mesmo vindo da Terra-6311, uma realidade paralela que não teve que passar pela Idade das Trevas, Nathaniel Richards compartilha laços sanguíneos com personagens importantes da Terra-616, a cronologia "principal" da Marvel Comics.
Como o próprio nome já entrega, é sabido que Nathaniel é um descendente distante de Reed Richards, o Senhor Fantástico. Essa conexão explica um pouco da genialidade de Kang e também o motivo pelo qual os dois vivem se encontrando intencionalmente ou não.
Há também uma grande teoria que ainda não foi comprovada de que o personagem pode também ser um descendente direto de Victor Von Doom, o Doutor Destino. Ou seja, ele pode ser um descendente do líder do Quarteto Fantástico e do maior inimigo da equipe!
Sala de troféus
Se você acha que o Colecionador possui uma vasta coleção de itens no Universo Marvel, espere até conhecer Kang, o Conquistador. O vilão possui uma "sala de troféus" no limite do espaço-tempo, onde guarda prêmios de suas conquistas ao longo do tempo.
Esse "museu" é composto por peças que vão desde as armaduras antigas do Homem de Ferro até a cabeça do Nick Fury de uma realidade alternativa. Ele também guarda itens "peculiares", como o esqueleto do Wolverine e a bermuda rasgada do Hulk.
Universo Ultimate
No Universo Ultimate, Kang é uma personagem feminina que afirma ter um plano para evitar a destruição da Terra. Mercúrio, Hulk e Reed Richards são recrutados por ela como parte de seu plano para roubar a Manopla do Infinito.
Para a surpresa de todos, nesse universo, a identidade de Kang era ninguém menos que Susan Storm, a Mulher Invisível do Quarteto Fantástico. Ela usava uma armadura especial para viajar no tempo, criada pelo seu marido Reed.
Quais são os poderes e as habilidades de Kang?
Kang, o Conquistador possui diversos dons especiais. Ele envelhece mais lentamente e é um especialista em manipulação do espaço-tempo. Ele também domina tecnologias avançadas e tem uma inteligência genial, sendo um estrategista nato.
Ele veste uma armadura que aumenta sua força, fazendo com que seja capaz de levantar cerca de cinco toneladas. A armadura pode projetar um campo de força em torno de seu usuário. O campo de força é resistente o suficiente para proteger seu utilizador de ataques nucleares.
Além disso, a armadura é equipada com várias armas, incluindo projetores anti-grávitons em suas luvas, blasters. O traje tem uma conexão com sua máquina do tempo, permitindo que ele seja "sugado" automaticamente assim que deseja, já que o traje responde aos seus comandos mentais.
No Universo Cinematográfico da Marvel...
Conforme revelado na última segunda-feira (14), o ator Jonathan Majors (Destacamento Blood e Lovecraft Country) teria sido contratado para viver o vilão no terceiro filme do Homem-Formiga, podendo aparecer em outros filmes da Marvel.
É importante ressaltar que há rumores de que Kang, o Conquistador estará na série do Loki, que também deve lidar com viagem temporal. Dessa maneira, faz sentido que a Marvel Studios já tenha revelado a escalação de Majors oficialmente, para evitar vazamentos.