Naruto: As melhores frases do sensei Kakashi Hatake
Naruto: As melhores frases do sensei Kakashi Hatake
As maiores pérolas de Kakashi, um dos melhores personagens de Naruto!
Desde o princípio de Naruto, Kakashi é um personagem que se destaca, tanto por sua fama e poder quanto por sua personalidade e relação com o Time 7. Além de ser um personagem bastante querido, sua posição como mentor de Naruto, Sasuke e Sakura também faz com que ele tenha algumas falas bastante marcantes, principalmente por seus significados, dentro e fora da obra.
Aqui, vamos listar as melhores frases do sensei Kakashi Hatake!
"A próxima geração vai sempre superar a anterior. É um dos ciclos sem fim na vida."
Esta é uma frase que Kakashi diz para Kakuzu, quando ele finalmente é derrotado, graças ao Rasenshuriken recém criado de Naruto.
A princípio, a frase pode não chamar tanto a atenção quanto outras, mais conhecidas, que o personagem diz. Ainda assim, a frase não deixa de ser uma das melhores do sensei, que reconhece o ciclo natural de uma geração aprender e melhorar com a anterior, eventualmente a ultrapassando.
Além de reafirmar isso, a frase mostra que ser superado por seu aluno não é um problema para Kakashi, que se orgulha de ver quão longe Naruto chegou.
"Desculpem o atraso, receio que me perdi no caminho da vida."
Uma das primeiras frases marcantes de Kakashi, esta é uma das muitas desculpas que ele dá para o Time 7, justificando seus atrasos sem apresentar motivos reais.
Mais tarde, fica claro que o que causa os atrasos de Kakashi é o fato de que ele sempre visita o monumento que homenageia os amigos que perdeu antes de prosseguir com suas atividades diárias.
Mas, mesmo sem esse motivo bastante justo, a frase é interessante por si só, não apenas por estar longe de ser uma justificativa válida, mas pelo teor filosófico que estar perdido nos caminhos da vida sugere.
"Mesmo eu não tendo certeza de nada… Eu dei o meu melhor para ver o mundo com este olho."
Por si só, esta é uma frase bastante significativa, que fala sobre sempre fazer o possível e agir da melhor maneira, ainda que você não tenha certeza de que está fazendo tudo certo, pois não há como saber.
Mas dentro do contexto de Naruto, o fato de que isso é dito para Obito, e que Kakashi continua, dizendo "Eu senti que, enquanto eu tivesse seu Sharingan e suas palavras… Eu conseguiria te ver.", diz muito sobre o relacionamento dos dois, e reflete o quanto a suposta morte de Obito marcou o Ninja Copiador.
Além de falar sobre sempre dar o seu melhor, esta também é uma frase que expressa os sentimentos de Kakashi sobre luto e manter viva a memória de alguém importante.
"Não importa o resultado, eu sei que você fez o melhor que podia. Sinto que posso entender agora... Como você quebrou as regras para o bem dos outros..."
Esta é uma frase dita por Kakashi em uma conversa com seu pai, Sakumo, quando eles se encontram em uma espécie de pós-vida no arco em que Pain ataca a Vila da Folha.
Os dois finalmente tem a oportunidade de deixarem seus sentimentos claros, e embora Kakashi quando jovem tenha guardado ressentimento em relação às atitudes do pai, ele demonstra ter entendido a decisão do pai, lição que aprendeu ao perder Obito.
Esta também é outra frase que fala sobre dar o seu melhor, mesmo que o resultado não seja o desejado. Mas, principalmente, esta é uma frase que afirma que embora regras tenham sua importância, o mais importante é o bem-estar das pessoas, mesmo que para defendê-las seja necessário quebrar as regras.
"Saber o que é certo e escolher ignorá-lo é um ato de covardia."
Em mais uma frase cheia de sabedoria, Kakashi demonstra suas convicções em relação àqueles que ignoram o que é certo sabendo o que estão fazendo.
De acordo com ele, este seria um ato de covardia - e a fala com certeza tem alguma razão, uma vez que a maior motivação que as pessoas têm para ignorar algo mesmo sabendo que é o certo é medo. Além disso, esta também pode ser uma forma de prejudicar a outras, algo que também poderia ser considerado um ato de covardia.
No fim, a lição é que não importa quão difícil ou arriscado, devemos fazer o que é certo sempre.
"Não vou deixar que meus companheiros morram."
A afirmação, curta e direto ao ponto, mostra claramente a disposição de Kakashi de enfrentar qualquer coisa para proteger seus companheiros. Apesar disso, esta é uma frase que se torna muito mais significativa quando o sensei fala sobre este ensinamento com Naruto, durante a Quarta Guerra Ninja, após a morte de Neji.
"Eu fui aquele que disse essas palavras para você... "Não vou deixar que meus companheiros morram". Aquela frase... Também foi uma espécie de aviso para mim mesmo... Já que teve vários companheiros... que eu falhei em proteger. É por isso que sempre juro que irei protegê-los... Mas mesmo assim, eu ainda tenho que encarar a realidade quando não consigo fazer isso. Dizer essas palavras significa carregar esse fardo pelo resto da vida..."
Neste diálogo, Kakashi lida com o fato de que esta é uma promessa séria, mas mesmo assim nem sempre pode ser cumprida, e quando isso ocorre, isto é algo que você tem que carregar consigo para sempre.
Como fica claro na cena, o ponto é que, embora seja um fardo pesado e doloroso, o luto tem seu lugar, e guardar em nossos corações aqueles que perdemos, e mesmo aqueles que falhamos em proteger, é sempre mais valioso do que tentar esquecer para evitar a dor.
"Um vazio no coração pode ser preenchido por outras pessoas."
Mais uma frase dita dentro de um contexto maior, esta é mais uma fala de Kakashi direcionada a Obito, bem como outra frase relacionada a lidar com perdas e seguir em frente.
Neste diálogo, o que o sensei quer dizer é que o vazio deixado por perdas sofridas pode ser preenchido, mas para isto é preciso que você se disponha a amar outras pessoas. De acordo com isso, se fechar para o mundo por causa de seu sofrimento, ou tentar ignorar sua dor ao invés de seguir em frente, não seriam o caminho, e não ajudariam ninguém a preencher o vazio em seus corações.
Assim, a sabedoria desta frase é que para receber ajuda, você precisa se abrir e deixar que as pessoas se aproximem, para que elas possam ajudar, para que novos vínculos possam ser criados, e para que você possa seguir em frente - e não tenha que fazê-lo sozinho.
"Desde que você não desista, vai sempre existir salvação."
Outra fala dita a Obito, esta é, na verdade, a parte final do diálogo no qual Kakashi fala sobre preencher um vazio no coração. Dentro deste contexto, o que o personagem diz é que nunca é tarde para se salvar, e que desde que você persista, outras pessoas te auxiliarão.
No entanto, esta é uma frase carregada de significado quando se olha para ela de modo isolado. A afirmação, aqui, indica que basta você não desistir, e assim encontrará salvação ou ajuda.
Inicialmente, isso pode parecer um tanto errôneo, já que esforço nem sempre é a resposta. Ainda assim, é possível olhar para o ensinamento de outro ângulo, considerando-se que embora não desistir não vá garantir seu sucesso, caminhando adiante sempre haverá uma luz no fim do túnel.
"Aqueles que seguem o caminho da vingança, nunca acabam bem. Você só se destrói e, ainda que tenha sucesso, você se vinga e o que sobrará com isso? Nada. Um vazio."
Em um momento que certamente é um dos melhores de Kakashi, ele tem uma importante conversa com Sasuke depois que ele e Naruto se enfrentam no hospital. Ao invés de tentar repreendê-lo ou falar de modo agressivo, o sensei mantém a calma, ainda que suas palavras para o garoto sejam bastante diretas.
Sasuke pode não ter aceitado a lição, mas isso não tira a sabedoria das palavras de Kakashi. A fala deixa claro que a vingança nunca leva a nada bom, e mesmo se obtida deixaria o garoto apenas vazio depois de tanto se obcecar por conseguir realizá-la.
Embora Sasuke não tenha tempo de se sentir assim, uma vez que descobre a verdade sobre o massacre de seu clã logo após a morte de Itachi, a jornada do personagem ainda assim demonstra parte da sabedoria de Kakashi. No fim, Sasuke ainda encontra salvação, mas seguir o ensinamento do sensei teria poupado anos de sofrimento, além de evitar diversas decisões das quais o garoto se arrependeu mais tarde - tal qual ele foi prevenido de que aconteceria.
"No mundo ninja, aqueles que quebram as regras são lixo, é verdade, mas aqueles que abandonam seus companheiros são piores do que lixo."
Um dos ensinamentos do sensei que permeiam toda a série, esta é uma das primeiras lições que Kakashi ensina a seus alunos, logo após eles passarem em seu teste dos guizos - não por conseguirem pegá-los, e sim por ficarem ao lado de Naruto mesmo após ele falhar no teste.
Embora Kakashi ensine isso a seus alunos, o sentido dessa frase foi algo que ele aprendeu com Obito, uma vez que, quando jovem, ele não se importava tanto com seus companheiros, acreditando que seguir as regras era muito mais importante.
Esta fala de Kakashi se tornou uma das mais icônicas, e não à toa: ela deixa claro que as regras têm importância e segui-las corretamente importa, mas pessoas são muito mais importantes que qualquer regra, principalmente quando se trata daqueles próximos à você.
A ideia é semelhante ao expressado por Kakashi quando ele conversa com seu pai, anos depois. Embora quando falada para o Time 7 a frase não tenha a conotação de perdão e orgulho do diálogo com Sakumo, este é um momento que define valores e ideais que a Equipe Kakashi manteria depois, e que definem muito de suas vidas adultas.