Junji Ito: Todas as histórias do anime da Netflix, ranqueadas

Capa da Publicação

Junji Ito: Todas as histórias do anime da Netflix, ranqueadas

Por Junno Sena

Junji Ito é um dos mangakás mais proeminentes no Japão. Com suas obras invadindo o Brasil por todos os lados, sejam com novas publicações ou adaptações da Netflix, o rosto, nome e estilo do autor estão cada vez mais comuns entre otakus e os fãs do horror. 

Em Junji Ito: Histórias Macabras do Japão, 20 histórias do autor japonês foram adaptadas para o mundo dos animes. Deixando de lado se são boas adaptações ou não, ranqueamos todas elas para você ficar a par do que vale a pena conferir na produção. Não esqueça de responder nos comentários: Qual foi seu episódio favorito?

Imagem de capa do item

Os estranhos irmãos Hikizuri

Qual episódio? Episódio 1

Abraçando o macabro e cômico e deixando o horror de lado, Os estranhos irmãos Hikizuri é como uma Família Addams, mas sem o carisma dos Addams. O episódio é o mais fraco e perde por não conseguir transmitir que o universo de Ito pode ser sombrio, engraçado e, até mesmo, divertido.

Imagem de capa do item

Quatro x quatro paredes

Qual episódio? Episódio 4, primeira história

Seguindo outro segmento de horror e comédia, aqui temos a apresentação de Souichi, um dos personagens mais famosos e curiosos de Junji Ito. Infelizmente, a história do quarto de estudos minúsculo não se sustenta sozinho. Assim como outras histórias do autor, para compreender o quão estranho e divertido é Quatro x quatro paredes, é necessário mais contexto em relação às aventuras de Souichi. Por isso, recomendamos a leitura de As Egocêntricas Maldições de Souichi, publicado pela Pipoca & Nanquim.

Imagem de capa do item

O que o mar trouxe

Qual episódio? Episódio 8, segunda história

O que o mar trouxe conta uma daquelas histórias de Ito em que o mundo é muito mais misterioso do que parece. Assim como em O Enigma de Amigara Fault, várias pessoas são atraídas para uma praia após um peixe de origem desconhecida ficar encalhado. O que não esperavam era que, dentro dele, estivesse uma espécie humana desconhecida.

Imagem de capa do item

O Implicante

Qual episódio? Episódio 10, segunda história

Uma constante em Histórias Macabras do Japão é a quantidade de problemas familiares. Em O Implicante, conhecemos um casal de crianças solitárias. A situação começa a complicar quando a garota passa a praticar bullying com o garoto. Em um súbito salto temporal, descobrimos que o que era “implicância” se tornou um romance. Ou será que há algo mais escondido aí?

Imagem de capa do item

Visão na biblioteca

Qual episódio? Episódio 6, segunda história

Visão na biblioteca é um surto a la Edgar Allan Poe e seu poema O Corvo. Aqui, conhecemos um homem que é obcecado por sua biblioteca, tanto que, após perder alguns dos exemplares favoritos de sua mãe e de seu pai, acredita que está sendo perseguido pelos protagonistas dos livros.

Imagem de capa do item

O caminhão de sorvete

Qual episódio? Episódio 2, segunda história

A verdade é que Junji Ito gosta de brincar com o horror corporal que surge do cotidiano. Uma simples espinha se torna uma situação de calamidade pública e o caminhão de sorvete se transforma em um experimento bizarro com canibalismo. Mesmo com alguns pontos negativos, esse segmento consegue construir a tensão de se deparar com algo bizarro e não ter ideia do que fazer ao encontrá-lo.

Imagem de capa do item

Labirinto Insuportável

Qual episódio? Episódio 10, primeira história

Brincando com medos “inusitados”, Labirinto Insuportável trata de uma jovem com antropofobia, medo da sociedade ou das relações sociais, se envolvendo em um culto pseudo budista. O que poderia ser a salvação para seus problemas sociais a coloca em um confuso e assustador labirinto.

Imagem de capa do item

Estátua Sem Cabeça

Qual episódio? Episódio 11, segunda história

Mesmo com uma produção questionável, Estátua Sem Cabeça se destaca por brincar com as cores para criar uma ambientação sombria. Trazendo muito vermelho e sangue, a história traz um artista e sua nova instalação artística com estátuas sem cabeça. Mas, sem motivo aparente, o homem responsável por ela desaparece sem deixar vestígios além de suas esculturas.

Imagem de capa do item

Bichinho de estimação

Qual episódio? Episódio 12, segunda história

Souichi retorna para mais uma de suas histórias, dessa vez contando da maldição que colocou em um gato. A história está longe de ser das melhores, mas consegue ser bizarra e engraçada. O ponto mais curioso de Bichinho de estimação é lembrar que Junji Ito não é um fã de gatos, o que torna a experiência do conto ainda mais engraçada. Para saber mais sobre isso, recomendamos Diário dos Gatos Yon & Mu, publicado pela JBC.

Imagem de capa do item

Esconderijo

Qual episódio? Episódio 4, segunda história

Não é apenas Neil Gaiman que brinca com o mundo dos sonhos. Em Esconderijo, Junji Ito explora, mais uma vez, o quão assustador o “Sonhar” pode ser. Nele, um homem revela para sua namorada que seu “duplo” está tentando tomar seu lugar no mundo real. Mesmo não apresentando a melhor das animações, Esconderijo ainda consegue deixar aquele frio na espinha.

Imagem de capa do item

Cabelo longo no sótão

Qual episódio? Episódio 5, segunda história

O Grito, O Chamado. O Japão já se mostrou capaz de criar histórias assustadoras apenas com o uso de um cabelo comprido e escuro. Nessa, esse aspecto é extrapolado após uma garota ser dispensada pelo namorado. O que começa como a dor de um término termina com uma verdadeira revolução capilar.

Imagem de capa do item

A história do túnel misterioso

Qual episódio? Episódio 2, primeira história

Mesmo mergulhado no misticismo, o autor sempre está em busca de adicionar uma pitada de ficção científica. Aqui, um túnel misterioso assombra uma família após a matriarca ter desaparecido sem deixar vestígios. O que era uma história que ficou no passado é revivida após todos da família serem atraídos, sem motivo aparente, para o local.

Imagem de capa do item

Beco

Qual episódio? Episódio 11, primeira história

Um tabu que Junji Ito não se cansa de quebrar em suas histórias é matar crianças. Em Beco, conhecemos um homem que acabou de alugar um quarto. O mesmo fica ao lado de um beco cercado que, toda a noite, é palco para os fantasmas de crianças que faleceram no local.

Imagem de capa do item

Intruso

Qual episódio? Episódio 5, primeira história

À primeira vista, Intruso parece apenas um surto coletivo, mas a verdade é que a história de Oshikiri e sua mansão com uma entrada para outra realidade é apenas um capítulo de uma série de contos de Ito. Aqui, a adaptação falha em mostrar o quão bizarro é encontrar a si mesmo de outra realidade, mas deixa aquele gostinho para os espectadores irem atrás dos contos. Os mesmos podem ser encontrados em Frankenstein, antologia publicada pela Pipoca & Nanquim.

Imagem de capa do item

A mulher que sussurra

Qual episódio? Episódio 12, primeira história

A mulher que sussurra é uma das histórias favoritas dos fãs de Ito. Aqui, uma garota não consegue tomar suas próprias decisões, para auxiliá-la no dia a dia, uma mulher é contratada para sussurrar ordens em seu ouvido. O início da história já é bizarro, mas como todo bom conto de Junji Ito, ela apenas promete escalonar. Essa e outras histórias igualmente bizarras estão presentes em Fragmentos do Horror, publicado pela Darkside Books.

Imagem de capa do item

Cidade de túmulos

Qual episódio? Episódio 7

Junji Ito também é conhecido por brincar com aspectos sombrios da humanidade. Como jovens íntegros podem se tornar assassinos em questão de segundos. E esse é o caso de Cidade de túmulos, história que segue dois irmãos que se deparam com uma cidade onde seus habitantes se transformam em túmulos quando morrem. Isso caso seus corpos não sejam movidos após a morte.

Imagem de capa do item

Balões no ar

Qual episódio? Episódio 3

“Originalmente, este foi um sonho que tive na infância”, explica Junji Ito em Calafrios, antologia publicada pela Pipoca & Nanquim. Neste episódio, o autor mostra que nada é impossível e que em suas histórias podem existir, até mesmo, balões assassinos com fisionomias sinistras.

Imagem de capa do item

Foto de Tomie

Qual episódio? Episódio 9

Assim como outras histórias presente neste anime, Foto de Tomie perde o impacto por ser consumida junto de outras histórias e não como um capítulo dentro da vida completa de Tomie. Para entender melhor o apelo da personagem, recomendamos Tomie Vo. 1, onde esta história está presente. Mesmo assim, a adaptação do anime é um bom lugar para se fazer a grande pergunta por trás dela: O que é Tomie?

Imagem de capa do item

O Mofo

Qual episódio? Episódio 6, primeira história

O Mofo, assim como Foto de Tomie e O Implicante, toma algumas decisões criativas que chamam a atenção. Esse episódio é todo feito em preto e branco, dando maior ênfase ao estrago feito pelo mofo. Aqui, um homem retorna para casa após tê-la alugado para uma família por alguns meses. O que ele encontra na casa com esse retorno é assustador.

Imagem de capa do item

Camadas de Terror

Qual episódio? Episódio 8, primeira história

Um dos pontos fortes do trabalho de Ito é mostrar o “horror cósmico", como tudo é insignificante quando olhamos por outra perspectiva. E Camadas de Terror é exatamente sobre isso, como problemas familiares se tornam algo pequeno quando comparados a uma maldição ancestral. Aqui, após um acidente de carro, uma jovem descobre que seu corpo é composto por “camadas”, como um doce Mil-folhas.