Junji Ito: Os 8 melhores personagens criados pelo gênio do horror

Capa da Publicação

Junji Ito: Os 8 melhores personagens criados pelo gênio do horror

Por Equipe Legião dos Heróis

Um dos autores mais importantes no campo dos mangás de horror, Junji Ito está cada vez mais popular. Nos últimos dois anos, o autor teve uma ressurgência no Brasil, já que diversas editoras passaram a publicar seus trabalhos por aqui em formato de luxo – e além disso, ele acaba de receber um anime na NetflixJunji Ito: Histórias Macabras do Japãoque adapta vários de seus contos.

Conhecido por mesclar horror cósmico, uma boa dose de humor ácido e situações muito macabras, o autor também já criou diversos personagens, entre protagonistas humanos e inocentes a seres sobrenaturais e cruéis. Por isso, aqui reunimos os 8 melhores personagens criados por Junji Ito!

Lista feita por Flávia Pedro e Gustavo Fiaux.

Imagem de capa do item

Tomie

Tomie é uma das personagens femininas mais populares de Junji Ito, conhecida por ser uma jovem muito bonita e atraente, com a capacidade de gerar clones de si mesma e manipular homens à sua vontade. Na verdade, Tomie é o nome que essas criaturas e clones assumem.

Ela era uma jovem admirada por seus colegas de turma e odiada pelas meninas, e possuía uma relação íntima com seu professor antes de morrer. Após sua ressurreição, ela começou a ver os homens simplesmente como ferramentas para concluir seus objetivos, seja conseguir bens materiais ou matar outras pessoas.

Com o passar do tempo ela ficou tão obcecada por sua beleza que passou a ver outras mulheres como inferiores a ela, até mesmo seus clones eram considerados inferiores e iniciou um atrito entre eles, usando homens para matar os demais clones que encontrasse.

A realidade é que Tomie é um exemplo de vaidade, narcisismo e psicopatia, fazendo com que a piada sobre "homens terem medo de mulheres bonitas" seja bem válida nesse caso.

Imagem de capa do item

Souichi

Apesar de sombrio, Souichi é uma criança de 11 anos com costumes e manias bastante bizarras, como frequentemente mastigar pregos de ferro. Ele é conhecedor de magia sombria e adora importunar pessoas com isso, causando estragos a elas, mas não deixa de ser infantil em diversas de suas ações (como soletrar palavras errado ou pronunciar de forma incorreta algumas vezes).

Com a ajuda de magia negra, ele usa bonecas Katashiro e pode machucar outras pessoas martelando pregos nas bonecas, afogando-as ou enterrando-as. Ele também é capaz de lançar maldições e elas não parecem ter limites, já que ultrapassam as fronteiras de sua cidade.

Souichi vai além de uma criança travessa: ele também é um personagem maligno e que não liga para causar mal aos outros.

Imagem de capa do item

Fuchi (Modelo Fotográfica)

Fuchi é uma mulher com uma aparência muito medonha, mas que trabalha como modelo fotográfica e tem um renome dentro do meio. Sua história não gira em torno de sua aparência bizarra, mas sim da reação das pessoas ao verem e lidarem com ela. Verbalizar que ela é feia, estranha, esquisita ou zombar dela pelas costa é assinar seu atestado de óbito, pois seus dentes afiados se tornam armas mortais contra aqueles que criticam sua estética.

Ito revelou que a ideia para a para a personagem surgiu após ele mesmo folhear uma revista de moda e encontrar uma modelo bonita, mas com traços diferentes e uma "aura de outro mundo" (segundo sua visão). Uma das frases que imaginou para a personagem e que está em seu rascunho diz muito sobre o atual padrão de beleza: "Vocês têm visão. Enxergam as tendências... Ainda chegará o dia em que mulheres como eu serão consideradas padrão de beleza. Dentro de mim, eu já sou".

Imagem de capa do item

Irmãos Azawa

Protagonistas de A Sala de Aula que Derreteu, os irmãos Yuma Azawa e Chizumi Azawa são personagens sinistros criados por Junji Ito, sendo a representação do mal e do horror demoníaco. A história que ronda os dois é uma vertente que Ito, até então, não tinha explorado: o pacto demoníaco e o sobrenatural a partir da visão ocidental dos demônios.

O casal de irmãos vive sozinho, onde o mais velho vive se desculpando por absolutamente tudo, mesmo quando não há motivos para tal. Enquanto isso, a irmã mais nova tem uma aparência sinistra e um comportamento doentio, perseguindo pessoas, matando animais, bebendo restos mortais... Futuramente descobrimos o motivo por trás de tantos pedidos de desculpas de Yuma, mas não é algo nobre...

Na verdade, quanto mais ele se desculpa, mais a pessoa pra quem ele está pedindo se aproximam de derreter. Isso graças a um pacto que o jovem fez e que levou pessoas a derreterem por todo o Japão.

Imagem de capa do item

Remina

Remina é a protagonista de Hellstar Remina, uma das histórias mais malucas e bizarras do mangaká. Ela é a filha de um cientista que descobre a existência de um planeta distante - ele inclusive o batiza de Remina, em homenagem à sua filha - mas as coisas logo viram de cabeça para baixo e sua vida é colocada em perigo.

De início, Remina é adorada por conta do sucesso de seu pai. Mas quando se descobre que o planeta é um organismo vivo e está em rota de colisão com a Terra, ela passa a ser odiada, é crucificada e vê seu pai sendo assassinado por uma multidão furiosa.

A personagem carrega consigo vários dos traços que tornam as protagonistas de Junji Ito tão interessantes. Ela é corajosa, destemida e está envolvida bem no meio de toda a catástrofe, mas procura uma forma de escapar e sobreviver ao maior perigo de todos: a humanidade!

Imagem de capa do item

Shuichi Sato e Kirie Goshima

Muitas histórias do autor são protagonizadas por pessoas "normais" que se veem em meio a situações terríveis e sobrenaturais. Um belo exemplo disso é Uzumaki, talvez uma das obras mais conhecidas de Junji Ito, que é centrada na história de uma pequena cidade assombrada pela aparição de estranhas espirais, que levam a população local à loucura.

No centro de todas as histórias de Uzumaki, temos Shuichi Sato - um rapaz tímido, calado e introvertido - e Kirie Goshima - uma menina bem inocente que aos poucos vai percebendo todos os perigos que encontrará ao entrar em contato com as espirais.

Os dois são os melhores "protagonistas normais" de Ito, já que ambos são bem inteligentes e tentam, a todo custo, descobrir a origem da maldição das espirais. Eles são figuras bem interessantes dentro do contexto da história, e ainda vivenciam momentos de puro pavor.

Imagem de capa do item

Monstro de Frankenstein

Em 1999, Junji Ito fez sua própria adaptação de uma de suas histórias favoritas: o Frankenstein de Mary Shelley. Aqui, seguimos toda a jornada de Victor Frankenstein e a criação de seu monstro, feito a partir de pedaços de cadáveres costurados e reanimados em um único ser terrível.

O Monstro de Frankenstein de Ito é diferente de todas as adaptações que você já viu desse personagem. Ele é grotesco, sádico e muito cruel, e parte em busca de vingança contra aquele que o criou e o abandonou. Sua vida é cheia de momentos trágicos, mas ele nunca perde um sorriso maldoso no rosto.

Se você sempre quis desbravar novas adaptações dessa história clássica, esse mangá é perfeito para isso. Contudo, já esteja preparado para reconhecer a criatura como algo verdadeiramente monstruoso, não apenas por suas ações, como também por sua aparência descomunal e tirana.

Imagem de capa do item

Yon e Mu

Embora seja bem mais conhecido pelo horror, Junji Ito já se aventurou por outros gêneros, como quando lançou a série cômica Diário dos Gatos: Yon & Mu. Aqui, somos apresentados a dois gatinhos bem especiais: Yon, um assombroso gato que possui uma mancha em formato de caveira nas costas; e Mu, um adorável gatinho peludo que adora morder seus donos.

As histórias de Diário dos Gatos são baseadas em eventos que Junji viveu com seus próprios gatos, que são a principal fonte de inspiração para Yon & Mu (inclusive, os próprios nomes deles são os nomes dos gatos de Junji Ito). São histórias leves e divertidas, que abordam as maravilhas e horrores de quem é tutor de felinos.