Julia Carpenter: Tudo sobre a personagem de Sydney Sweeney em Madame Teia
Julia Carpenter: Tudo sobre a personagem de Sydney Sweeney em Madame Teia
Você sabe tudo sobre a segunda Mulher-Aranha dos quadrinhos?
Na semana passada, testemunhamos em primeira mão o trailer oficial de Madame Teia – um dos próximos filmes do Universo Sony do Homem-Aranha. Na trama, conhecemos Cassie Webb, uma socorrista que se vê em perigo ao conquistar o dom da precognição e da clarividência. Isso acaba a colocando no caminho de três jovens mulheres chamadas Julia Carpenter, Anya Corazón e Mattie Franklin.
Julia é uma das figuras mais interessantes dos quadrinhos, por ter sido a segunda a tomar para si o manto de Mulher-Aranha. No filme, ela será vivida por Sydney Sweeney (Euphoria) e, caso você não conheça muito sobre a personagem, não tema! Aqui está tudo que você precisa saber sobre Julia Carpenter, uma das principais heroínas de Madame Teia!
Primeira aparição e criadores de Julia Carpenter
Julia Carpenter foi criada por Jim Shooter e Mike Zeck. A heroína fez sua primeira aparição nas páginas de Marvel Super Heroes Secret Wars #6, de 1984, em uma breve participação especial. Na edição seguinte, que chegou às bancas no mês de novembro daquele ano, Julia ganhou um novo destaque e foi revelada como a nova Mulher-Aranha da Marvel Comics.
Conhecida como a "segunda" pelos fãs, Julia foi a segunda Mulher-Aranha (sucedendo Jessica Drew), a segunda Aracne (sucedendo a própria Jessica, que adotou esse codinome por um curto período de tempo) e a segunda Madame Teia (sucedendo Cassandra Webb, que havia acabado de morrer nos quadrinhos da Marvel).
Quem é Julia Carpenter, a Mulher-Aranha?
Nascida e criada em Los Angeles, Julia Carpenter teve uma vida simples. Quando saiu da faculdade, ela se casou com Larry Carpenter, com quem teve uma filha chamada Rachel. No entanto, anos depois, Julia descobriu que Larry a traía, e isso acabou resultando no divórcio do casal. A partir daí, Julia passou a criar sua filha sozinha, até que recebeu um chamado inesperado.
Contatada por uma amiga de infância chamada Val Cooper, Julia acabou sendo convidada a participar de "testes atléticos" do governo americano, sem saber que os cientistas estavam fazendo experimentos nela com venenos de aranhas e extratos de plantas exóticas. Após ganhar poderes similares aos do Homem-Aranha, ela ganhou o manto de Mulher-Aranha e logo se viu presa nas Guerras Secretas originais.
A nova Madame Teia
Julia foi uma peça bem importante na Última Caçada, a derradeira luta final entre Kraven, o Caçador e o Homem-Aranha. Nesse processo, a heroína auxiliou vários heróis e teve que impedir Peter Parker de matar seu oponente, já que isso traria um potencial destrutivo para o Aranhaverso. Na saga, testemunhamos também a morte de Cassandra Webb.
Com a Madame Teia original morta, Julia acabou perdendo sua visão e assumiu o manto de Cassandra, tornando-se a nova Madame Teia. Com um papel importantíssimo no Multiverso, ela passou a auxiliar vários Aracnídeos com suas previsões. Curiosamente, no filme da Madame Teia, Cassie Webb usa um traje bem parecido com o que Julia usou nas HQs.
Equipes de Julia Carpenter
Ainda que não seja tão conhecida quanto Jessica Drew - que, por sua vez, já fez várias aparições em diferentes equipes - Julia Carpenter já brincou ao lado de peixes grandes no Universo Marvel. Logo após seu surgimento nas Guerras Secretas, ela se tornou uma figura constante nos Vingadores da Costa Oeste, auxiliando-os em várias missões.
Depois disso, ela esteve na Força Tarefa criada pelo Homem de Ferro, se filiou ao Lado Pró-Registro durante a Guerra Civil e integrou algumas equipes de peso, como a Tropa Ômega e os Defensores Secretos. Nos últimos anos, ela esteve mais ligada às aventuras do Aranhaverso, tornando-se uma parte essencial do Exército-Aranha.
Poderes de Julia Carpenter
Ao longo de sua carreira, Julia Carpenter desbloqueou vários poderes - e a maior parte deles se mantém até hoje. Como Mulher-Aranha, ela teve a sorte de adquirir poderes similares aos de Peter Parker, como força sobre-humana; regeneração, resistência e agilidade acima da média, além de ter seu próprio "Sentido-Aranha.
Outros poderes da heroína têm um cunho mais "sobrenatural" - como a sua habilidade de escalar paredes e suas próprias teias, que são feitas de energia psiônica. Após se transformar em Madame Teia, ela também obteve vários dos poderes de Cassandra Webb, como precognição, clarividência e o dom de observar toda a "teia" que compõe o Aranhaverso.
Julia Carpenter em outras mídias
Ainda que tenha tido muito destaque como a Mulher-Aranha das HQs, Julia Carpenter nunca foi tão conhecida quanto Jessica Drew. Em grande parte, a "culpa" disso reside nas adaptações, que sempre usaram Jessica e deram pouco destaque a Julia - ainda que ela apareça brevemente na série animada do Homem de Ferro e em Homem-Aranha: Através do Aranhaverso.
Ainda falando nas animações, Julia aparece como Madame Teia na série animada Ultimate Spider-Man, e também tem um papel legal nos jogos da Marvel, seja como uma skin da Mulher-Aranha (Jessica), como é o caso de Marvel Ultimate Alliance, ou como uma personagem individual, tipo em Spider-Man Unlimited.
Julia Carpenter em Madame Teia
Como todos nós sabemos, Julia Carpenter será uma personagem muito importante para Madame Teia, o novo filme da Marvel/Sony. Ainda que os detalhes da trama sejam escassos, o primeiro trailer do filme nos mostra Cassie Webb (vivida por Dakota Johnson) resgatando três jovens mulheres e tentando salvá-las das garras de Ezekiel Sims.
No filme, Julia será interpretada por Sydney Sweeney (de Euphoria), e esse é o primeiro papel da atriz em um filme de super-heróis. Ao longo do trailer, podemos vê-la trajando seu traje clássico dos quadrinhos, com as teias brancas sobre o tecido preto. Além dela, o filme ainda deve trazer mais duas Mulheres-Aranha das HQs, Anya Corazón e Mattie Franklin.