Jujutsu Kaisen: 10 coisas que você precisa saber sobre o anime
Jujutsu Kaisen: 10 coisas que você precisa saber sobre o anime
Momento certo para caçar maldições!
A leva de outono/primavera de animes de 2020 trouxe um título imperdível para qualquer fã de shonen e de aventuras místicas no geral. Jujutsu Kaisen está nos episódio iniciais do seu primeiro ano e muita gente já está chamando a produção de “anime da temporada” – e com bons argumentos para sustentar a afirmação.
Nessa lista, separei tudo o que você precisa saber para entender Jujutsu Kaisen e embarcar na jornada do Yuji e dos Feiticeiros. Controle suas emoções, confira se não tem um espírito amaldiçoado por perto e vem comigo!
O que é Jujutsu Kaisen?
Jujutsu Kaisen é a adaptação para anime do estrondoso mangá de mesmo nome, uma criação de Gege Akutami. A publicação começou em Março de 2018, pela Weekly Shonen Jump, enquanto o anime estreou em 19 de Setembro desse ano.
Acompanhando a jornada de Yuji Itadori em um mundo assombrado por maldições e feitiçaria, Jujutsu Kaisen é um dos títulos mais populares dos últimos anos, contando com mais de 120 capítulos publicados e 13 volumes compilados. A animação, produzida pelo estúdio MAPPA, terá 24 episódios e está sendo exibida no Brasil pela Crunchyroll.
O que significa Jujutsu Kaisen?
O título de Jujutsu Kaisen possui uma ligação direta com a história. Ele pode ser traduzido como “Batalha de Feiticeiros”, quando “Jujutsu” significa “feitiçaria”, o grande motor da história.
Aqui, “Jujutsu” é um termo que se refere à habilidade de manipular energia amaldiçoada. Essa energia é algo natural no mundo de Jujutsu Kaisen, vinda da dispersão de sentimentos negativos humanos - ou seja, quase todo mundo possui energia amaldiçoada fluindo de alguma forma.
Um mundo assombrado por maldições
A grande ameaça do mundo de Jujutsu Kaisen são as os espíritos amaldiçoados, personificações nascidas dos sentimentos negativos humanos. Lugares como escolas, hospitais e cemitérios produzem um alto nível de energia amaldiçoada que pode acabar se agrupando e formando uma maldição.
Espíritos amaldiçoados são considerados corruptos, possuem habilidades distintas e insanamente poderosas e existem para caçar seus criadores - a própria humanidade.
Os tipos de maldição
Existe uma classificação de maldições na história, criada pelos Feiticeiros Jujutsu, que elenca esses seres dos mais fracos aos impossíveis de serem derrotados.
Do “Tipo 4” ao “Tipo 1” estão as maldições mais controláveis, que até mesmo estudantes calouros de Jujutsu conseguem lidar. Seguindo, existem as maldições de “nível especial”, aquelas que apenas Feiticeiros poderosos conseguem conter e que possuem peculiaridades demais para serem classificadas.
Mais adiante na história, outros três tipos de maldição ainda mais poderosas devem aparecer para antagonizar os Feiticeiros, mas é melhor vocês conhecerem essas sozinhos lendo ou assistindo.
O protagonista: Yuji Itadori
E quem é o protagonista dessa aventura amaldiçoada? Como todo bom shonen, Yuji Itadori é um estudante do Ensino Médio bem peculiar. Parte do clube de ocultismo da escola por puro acaso, Yuji faz integra o grupo dos heróis desligados, bobões e super-poderosos de nascença.
Antes mesmo de descobrir as maldições e o Jujutsu, Yuji possui força e resistência física sobrehumanas. Um dia, ele descobre um objeto amaldiçoado na escola e, depois de alguns eventos, o selo é quebrado e os amigos do rapaz são atacados por um espírito amaldiçoado.
Como apenas energia amaldiçoada derrota energia amaldiçoada, em um momento crítico o rapaz engole o objeto amaldiçoado esperando obter alguma força para escapar da situação. Assim, ele consegue ainda mais poder, mas por um preço.
O rei das maldições: Ryomen Sukuna
O objeto amaldiçoado que Yuji come é um dos dedos de Ryomen Sukuna, um Feiticeiro antigo conhecido como “Rei das Maldições”. Yuji recebe uma força absurda do objeto, mas também se torna hospedeiro de Sukuna e passa a dividir seu corpo com o vilão.
Um dos principais objetivos dos Feiticeiros é encontrar e destruir todos os dedos de Sukuna, para eliminar seu espírito amaldiçoado de uma vez por todas.
Mas, além de serem quase indestrutíveis e só poderem ser exterminados depois que alguém se torna hospedeiro daquele poder, são 20 dedos de Sukuna espalhados pelo Japão já que, obviamente, ele tinha quatro braços.
Colégio Técnico de Feitiçaria de Tóquio
Carregando o poder de Sukuna, Yuji é levado para o Colégio Técnico de Feitiçaria de Tóquio para controlar essa energia, ser vigiado, servir de hospedeiro para os outros dedos do vilão e ser sacrificado no final.
Quem o leva pra lá é o Megumi, que estava na missão de encontrar o objeto amaldiçoado que o Yuji engoliu, e o Satoru, seu professor. Satoru decide manter o protagonista vivo para tentar eliminar o espírito de Sukuna no futuro, mas seus superiores não são muito fãs da ideia e descobrimos que existe uma tensão estranha nesse mundo de Feiticeiros.
O Colégio Técnico de Feitiçaria de Tóquio é uma das bases de treinamento para Feiticeiros, dedicados a proteger o mundo dos espíritos amaldiçoados, aprendendo a controlar e usar sua própria energia amaldiçoada.
Os calouros: Megumi Fushiguro
O primeiro Feiticeiro que conhecemos nessa aventura é o Megumi, que havia sido incumbido de investigar a energia amaldiçoada emanando da escola do Yuji - onde acontecem os eventos com o dedo do Sukuna e tudo mais.
Megumi, porém, é apenas um Feiticeiro calouro e está na mesma “classe” do Yuji. Mais sério e responsável que o colega, Fushiguro entrou no colégio de feitiçaria já como um Feiticeiro de Nível 2, demonstrando grande potencial.
Ele usa uma técnica especial de sua família, as “Dez Sombras”, onde usa sombras para invocar seres de energia amaldiçoada que obedecem seu comando.
Os calouros: Nobara Kugisaki
Além do Yuji e do Megumi, a terceira caloura dessa história é a Nobara. Vinda do interior do Japão, tudo que a moça queria era viver na cidade grande - e se tornar uma Feiticeira foi o caminho que ela escolheu para isso.
Nobara é energética, desbocada e muito poderosa. Ela já atuava como caçadora de maldições na sua cidade natal, com um martelo e pregos que canalizam energia amaldiçoada, além de um boneco de palha que funciona meio que como um boneco voodoo. Ela é a última caloura a se juntar ao grupo, seguindo o Yuji.
O professor: Satoru Gojo
Por fim, todo bom shonen possui uma figura imponente de professor, certo? Bom, o Satoru é um pouquinho peculiar, se formos comparar com senseis de outros animes. Ele mesmo diz que sabe que não serve muito para o cargo.
Extremamente poderoso, Satoru Gojo é o sensei vendado de Megumi, Yuji e Nobara. Em sua primeira aparição, ele encara o Yuji possuído pelo espírito do Sukuna de frente e diz sem nem pestanejar que o derrotaria. E talvez isso seja sério.
Divertido, misterioso e usando uma venda no melhor estilo Kenpachi de Bleach, ele é uma peça chave na história e a grande arma dos Feiticeiros contra os maiores espíritos amaldiçoados.
Mas para saber mais, só conferindo essa história. Jujutsu Kaisen está sendo exibido no Brasil pela Crunchyroll, todas as sextas, às 14h45.
Me conta nos comentários o que vocês estão achando da jornada do Yuji e se querem ver mais Jujutsu por aqui!