Jonathan Bailey: Tudo sobre o ator protagonista da nova temporada de Bridgerton
Jonathan Bailey: Tudo sobre o ator protagonista da nova temporada de Bridgerton
Fatos e curiosidades sobre o astro da temporada 2 de Bridgerton!
Bridgerton voltou com uma nova temporada e uma nova história, seguindo o romance de Daphne (Phoebe Dynevor) e Simon (Regé-Jean Page) com a trama de Kate (Simone Ashley) e Anthony (Jonathan Bailey). E, tal como as estrelas da primeira temporada chamaram a atenção, a dupla de protagonistas dos novos episódios vem conquistando fãs conforme a popularidade da série continua a crescer.
Mas o quanto você sabe sobre o galã da vez? Sabia que ele já trabalhou com jogos, teatro e já considerou até ser professor? Nesta lista, contamos alguns fatos sobre a vida e a carreira de Jonathan Bailey, o Anthony de Bridgerton!
As origens de Jonathan Bailey
Jonathan Stuart Bailey nasceu em 25 de abril de 1988, e é um ator britânico que iniciou sua carreira ainda na infância. Um sucesso tanto nas telas quanto nos palcos, ele conta com créditos em atuação em diversas mídias.
Nascido em Benson, uma vila de Oxfordshire, ele tem três irmãs mais velhas, sendo o filho mais novo de sua família. Sua mãe era uma audiologista, enquanto seu pai era diretor-geral da empresa Rowse Honey.
Ele queria ser ator desde criança
Em uma entrevista site de teatro WhatsOnStage, Bailey comentou sobre seu interesse pela atuação, indicando que ele esteve presente desde a infância. Ao falar sobre performances marcantes, o ator britânico disse que tinha apenas cinco anos quando ficou maravilhado pelo teatro pela primeira vez:
“Eu tinha cerca de cinco anos e fui ver Oliver!. Eu lembro de anunciar para minha família algo bem clichê do tipo ‘Um dia eu quero estar lá no palco’.”
O ator também comentou que, quando criança, tinha uma resposta alternativa para o que gostaria de ser se não fosse atuar:
“Eu costumava dizer que eu queria ser um piloto. Era a resposta para limpar a minha barra sempre que meus pais ou professores perguntavam, ainda que com medo nos olhos deles, se eu considerava atuar seriamente. Talvez eu tivesse me envolvido mais com música e explorado essa rota… [se não fosse ator].”
Jonathan Bailey já tinha uma grande carreira como ator de teatro
Como o interesse de Bailey pela atuação indica, ele tinha um gosto por teatro desde a infância. Inclusive, ainda quando criança, ele conseguiu um feito de destaque ao conquistar um papel na peça A Christmas Carol feita pela Royal Shakespeare Company quando tinha apenas 7 anos.
Desde então, ele atuou em inúmeras produções teatrais, contracenando com grandes atores no processo. Bailey participou do musical American Psycho em 2013, junto com Matt Smith, além de atuar em King Lear junto com Ian McKellen em 2017. Em 2018, ele esteve em um revival da obra Company, pela qual concorreu ao prêmio Laurence Olivier, reconhecido internacionalmente como o maior prêmio do teatro britânico.
Este ano, ele atuou na peça Cock, protagonizando a trama ao lado de Taron Egerton.
Ele também é dublador em video games
Não é só nos palcos e na frente das câmeras que Bailey atua. O ator também empresta sua voz a alguns personagens no mundo dos joguinhos, tendo créditos em Forza Horizon 2, Anthem e Everybody's Gone to the Rapture.
O grande destaque em sua carreira como dublador de video games, porém, é Final Fantasy XIV. Ele se tornou a voz de G’raha Tia em Shadowbringers, e permanece interpretando a versão em inglês do personagem desde então. Em Endwalker, ele chegou até a dublar Growingway, um dos loporrits, a raça de coelhos fofinhos introduzida na expansão mais recente.
Os principais trabalhos nas séries e cinema
O primeiro papel de Bailey na TV veio em 1997, com uma participação na série de drama Bramwell. Desde então, ele contou com créditos em várias obras bem conhecidas, ainda que nem sempre com papéis de grande destaque.
Nos cinemas, ele participou de Elizabeth: A Era de Ouro, O Jovem Messias e Somente o Mar Sabe, seu papel mais recente nas telonas. Já nas séries, além de Bridgerton, o ator esteve em Crashing, Leonardo, Broadchurch e contou com participações em Chewing Gum e Doctor Who.
Ele e Simone Ashley atuaram juntos antes de Bridgerton
Na segunda temporada de Bridgerton, Bailey estrelou o romance entre Anthony Bridgerton e Kate Sharma ao lado da atriz Simone Ashley. A dupla, porém, já havia contracenado na mesma produção antes da série da Netflix.
Isso porque, na já citada Broadchurch, Bailey tinha um papel recorrente. Por sua vez, Ashley participou da série de drama investigativo por dois episódios.
Ele se sentiu pressionado a esconder sua sexualidade
Muita gente pode não saber, considerando o papel dele como um grande mulherengo em Bridgerton, mas na vida real, Bailey é abertamente homossexual. Por anos, o ator sentiu a necessidade de esconder isso por medo de como sua carreira seria afetada por sua sexualidade. Em entrevista à revista GQ ele chegou até a relembrar um “conselho” insensível que recebeu no início de sua carreira:
“Na época me disseram, ‘Tem duas coisas que não queremos saber: se você é alcoólatra ou se você é gay.” Ele disse. “Tudo que é preciso é que uma dessas pessoas em posição de poder diga isso, e isso reverbera,” Continuando, ele falou sobre ter chegado a pensar que teria que esconder sua sexualidade para ser feliz. “Então, é, claro que pensei isso. Claro que pensei que pensei que para ser feliz eu precisava ser hétero.”
Felizmente, Bailey eventualmente superou essa noção, optando por colocar sua própria felicidade primeiro. “Eu cheguei em um ponto em que pensei, foda-se isso, eu prefiro andar de mãos dadas com meu namorado em público ou ser capaz de colocar uma foto do meu próprio rosto no Tinder e não ter que me preocupar com isso do que conseguir um papel.”
Jonathan Bailey estará de volta na terceira temporada de Bridgerton
Para os fãs de Bridgerton preocupados que o ator seguisse os passos de Regé-Jean Page e saísse da produção após a segunda temporada, podem ficar tranquilos: Bailey já deixou claro que retornará na próxima temporada. Ele inclusive já comentou sobre suas expectativas para Kate e Anthony, dizendo ao The Hollywood Reporter:
“Mas vão ter complicações,” Ele disse, sobre a relação de Anthony e Kate no futuro. “Eles não são pessoas simples. Sei que vão funcionar como uma unidade, e sei que ele será completamente dedicado a ela, então estou empolgado para ver isso e explorar isso. Nos livros e material base, tem tanto sobre o passado dela e o dele, então talvez ver conversas onde isso seja mais reconhecido, e eles têm uma conexão rica, só explorar isso mais a fundo já será ótimo. Acho que a recompensa do desenvolvimento lento continuará a vir pelos próximos anos.”