Jogos Vorazes: As principais diferenças entre filme e livro
Jogos Vorazes: As principais diferenças entre filme e livro
Apesar de ser uma das melhores adaptações literárias, muita coisa ficou diferente nos filmes!
A franquia Jogos Vorazes fez um sucesso colossal, tanto como livro, quanto como filmes. Elogiada pelos críticos e pelos fãs, a história escrita por Suzanne Collins reacendeu a febre de distopias adolescentes, inspirando a luta contra o sistema e fazendo críticas severas contra a maneira que tragédias são glamourizadas e televisionadas.
Entretanto, mesmo com os filmes sendo elogiados como uma das melhores adaptações literária de todos os tempos, algumas coisas dos livros foram modificadas. Confira agora as principais diferenças entre as duas mídias.
O Distrito 12
Ainda que seja essencial para contextualizar quem é Katniss Everdeen, o Distrito 12 é pouco explorado nos filmes. Nos livros descobrimos que por mais que exista muita miséria e condições precárias no distrito da mineração, seu povo tenta ter uma vida normal e algumas pessoas vivem um pouco melhor.
Há escolas, um distrito comercial -- onde fica a padaria da família do Peeta, por exemplo -- e casas em melhores condições que os casebres dos mineradores.
Ainda que, no fim do dia, todos sejam explorados pela Capital e tenham uma vida difícil, a desigualdade social faz com que as pessoas do 12 se frustrem e fiquem umas contra as outras, deixando Snow e os verdadeiros culpados pela miséria impunes.
O Tordo
A relação de Katniss com as outras pessoas do distrito também é mais aprofundada nos livros. Ela possui vários clientes, incluindo alguns Pacificadores, que apreciam os animais que ela caça e, por isso, fazem vista grossa para a clara violação da regra sobre estar na floresta.
Contudo, a principal relação apagada do filme é entre Katniss e Madge, a filha do prefeito. A garota, por mais diferente de Katniss, a considerava uma amiga e foi a responsável por presentear a heroína com seu broche do tordo, uma joia que simboliza o pássaro, criado como arma pela Capital, mas que acabou sendo essencial na rebelião dos distritos.
Sem qualquer contexto, ou a implicação de que as pessoas do 12 realmente estão torcendo por Katniss, nos filmes o broche é encontrado pela protagonista no Mercado de Pulgas em que ela vende os animais que caça.
A Família de Peeta
Ainda que o infame flashback do pão já sirva para contextualizar um pouco da relação conturbada entre Peeta e sua família, os livros exploram isso de uma forma mais aprofundada e deixam claro que o garoto não era valorizado por seus entes queridos.
O livro mostra que a mãe de Peeta acreditava que a Katniss tinha potencial de vencer os jogos, mas que o garoto não tinha a menor chance. Além disso, quando está de partida para a Capital, Katniss recebe biscoitinhos do pai de Peeta, que reforça que nunca desgostou dela.
Os Avox
Os Avox, os serviçais da Capital que tiveram a língua cortada como punição por sua rebeldia contra o Estado, estão presentes em Jogos Vorazes desde o primeiro livro. Mesmo aparecendo no primeiro filme, eles só ganham destaque em A Esperança.
No primeiro livro, algum tempo antes de se voluntariar para os Jogos, Katniss estava com Gale na floresta do Distrito 12 quando viu a garota ruiva e um rapaz -- que é descrito como irmão ou namorado dela -- tentando fugir. Os dois tinham características da Capital e, depois, é possível teorizar que eles estavam tentando chegar no Distrito 13. Contudo, antes que eles pudessem ir longe, uma nave da Capital chega e atira uma lança contra o rapaz, capturando a moça em uma rede.
Enquanto é levada para longe, a ruiva encara Katniss, que não faz nada para ajudá-la. Isso assombra Katniss que, ao reconhecer a garota, tenta se desculpar quando as duas estão sozinha. A moça gesticula, já que não consegue falar, que não havia nada que Katniss pudesse ter feito.
No livro, isso serve para reforçar que o instinto de sobrevivência da Katniss é muito maior do que qualquer tentativa de heroísmo, ainda que ela seja assombrada por suas ações. Também destaca como a Capital é cruel e pune qualquer sinal de rebeldia que possa encontrar.
Ponto de Vista
Os filmes conseguiram aprofundar muito bem o que acontece no universo de Jogos Vorazes, especialmente ao mostrar momentos do Presidente Snow exercendo sua tirania sobre os distritos ao tentar evitar uma nova rebelião, quanto Haymitch luta para conquistar patrocinadores para Katniss, ou como os organizadores dos jogos trabalham.
Nos livros, porém, não fazemos ideia de nada disso. Toda a história acompanha o ponto de vista da protagonista, que normalmente está focada demais em sobreviver para especular sobre as questões políticas ou a vida pessoal de Snow. Ainda que os livros funcionem ao nos colocar na pele da Katniss, os filmes conseguem expandir esse universo e mostrar que os jogos vão muito além da arena.
Patrocinadores
Os Jogos Vorazes também foram modificados. Pra começo de conversa, Katniss é uma garota desnutrida, séria, rígida e sem qualquer carisma para a Capital. Isso faz com que ela não seja tão interessante para receber presentes dos patrocinadores, algo que pode (e muitas vezes é) a diferença entre a vida e a morte nos jogos. Ainda assim, a jornada da protagonista faz com que ela comece a conquistar o público e não demora para que ela recebe alguns mimos enviados por Haymitch.
Entretanto, enquanto que nos filmes cada paraquedas chegava com um bilhete, nos livros ela precisa adivinhar o que é cada objeto ou o que está sendo dito através dele. Por exemplo, ela sabe que quando implora por água e não recebe nada, isso deve ser um sinal de que ela está perto de água na arena, ou o quanto a Capital ama quando ela fala sobre sua vida e interage com Peeta, visto que é quando ela mais recebe presentes.
Katniss e Peeta
É por causa dos patrocinadores que, no primeiro livro, o romance de Katniss e Peeta não passa de um fingimento por parte da protagonista.
Ainda que ela não o queira morto (apesar de estar sempre pronta para matá-lo quando acha que ele vai tentar o mesmo), ela não nutre uma grande afeição por ele.
Os beijos, o cuidado e o romance que se desenvolve na frente das câmeras são apenas uma tentativa desesperada de Katniss para continuar viva, preservando o único aliado que lhe restava na Arena.
No livro, a farsa é descoberta por Peeta no final do jogo, deixando o garoto de coração partido por se dar conta de que seu amor não é correspondido pela arqueira. Nos filmes, porém, ele parece totalmente alheio ao fato de que a heroína estava fingindo para que os dois permanecessem vivos.
Rue e o Distrito 11
Ainda que a relação entre Katniss e Rue não sofra grandes mudanças entre o livro e o filme, o que acontece depois da morte da garota é bem diferente entre as duas mídias.
No filme, Rue arranca a lança que a matou, enquanto Katniss tenta confortá-la de que tudo ficará bem. Em um momento de fúria e tristeza, Katniss arremessa a lança para longe. No livro, porém, Katniss não tenta mentir para Rue, confortando ela em seus momentos finais com sua canção que é repetida pelos Tordos. A lança permanece no peito da garota, já que Katniss decide impedir que alguém utilize a arma posteriormente, uma vez que ela seria removida da arena junto do corpo de Rue.
No filme, o ato de respeito e carinho de Katniss para com Rue gera uma revolta no Distrito 11, o lar da garotinha, algo que só acontece no segundo livro, Em Chamas. No primeiro livro, a maneira que o Distrito 11 responde ao que Katniss fez é enviando um pão típico da região para a protagonista, algo que provavelmente geraria uma punição por parte da Capital, visto que a interação entre os distritos era incomum e desaconselhada.
Os cães mutantes
Por fim, ainda falando dos Jogos Vorazes, um dos momentos mais icônicos do primeiro livro foi modificado nas telas: os cães mutantes tinham um rosto parecido com o dos tributos mortos. Perto da conclusão da história, a Capital solta bestas assassinas na arena, cães gigantescos e furiosos que abalam o psicológico dos jogadores por serem muito parecidos com aqueles que morreram nos Jogos.
Além de serem um risco à integridade física dos sobreviventes, eles fazem uma tortura psicológica que desestabiliza todo mundo, especialmente Katniss, quando ela encara um mutante com o rosto de Rue. Os cães ainda estão no filme, mas essa característica bizarra deles, que mostra como a Capital é cruel e desumana, foi excluída.
Consequências
Os Jogos Vorazes são ainda mais brutais nos livros, afinal, para manter a classificação indicativa do filme, que era PG-13, muita coisa precisou ser suavizada. Com isso, vimos muito pouco das consequências de sobreviver aos horrores da arena.
Um exemplo disso é a surdez de Katniss. Depois de explodir os mantimentos que os carreiristas tomaram da Cornucópia, a arqueira acabou surda de um ouvido. A garota, que dependia dos seus sentidos para ser uma boa caçadora, acaba ficando um tanto perdida e tem suas habilidades afetadas por isso. Após sua vitória, porém, a Capital consegue restaurar sua audição.
Peeta, por sua vez, passa boa parte do filme -- e do livro -- sofrendo por conta de uma grave feria em sua perna. Por mais que Katniss consiga ajudá-lo com o remédio que é enviado pelos patrocinadores, o machucado é bastante grave e o livro conta que ele precisou ter a perna amputada depois dos Jogos, utilizando uma prótese depois disso.