Jogos Vorazes: 10 curiosidades sobre a franquia que você não sabia

Capa da Publicação

Jogos Vorazes: 10 curiosidades sobre a franquia que você não sabia

Por Gus Fiaux

Uma das franquias mais populares da década passada, Jogos Vorazes está de volta com força total, graças ao novo prequelA Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, que já está em cartaz nos cinemas. O longa volta no tempo para nos contar a história da décima edição dos jogos, com um jovem Coriolanus Snow sendo enviado para preparar a mais nova tributo do Distrito 12, Lucy Gray Baird.

Com isso, é uma ótima hora de redescobrir a saga infanto-juvenil de Suzanne Collins, que ensinou a muitos jovens sobre política, distopia e a luta incessante contra o fascismo. Aqui, reunimos 10 detalhes curiosos que você pode não saber sobre a franquia Jogos Vorazes!

Imagem de capa do item

A inspiração de Suzanne Collins

Antes mesmo de ter se tornado uma saga muito bem sucedida no cinema, a franquia Jogos Vorazes surgiu na literatura em 2008, quando Suzanne Collins publicou o primeiro volume homônimo. Ao dar uma entrevista para o School Library Journal, ela contou que sua inspiração para a história veio de um local bem banal: ela estava apenas mudando os canais de sua TV.

De acordo com a autora: "Eu estava alternando entre programas de reality TV e coberturas de guerra. Em um canal, havia um grupo de jovens pessoas competindo por sei lá o que, e em outro, havia um grupo de jovens pessoas lutando em uma literal guerra. Eu estava realmente cansada e as linhas entre essas histórias começaram a se borrar de um jeito bizarro".

Imagem de capa do item

Francis Lawrence quase dirigiu a franquia completa

Atualmente, Francis Lawrence já comandou quatro filmes da saga - além dos três últimos da saga principal, ele também foi chamado para dirigir A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes. O único longa que não pertence à sua filmografia é justamente o primeiro, que foi dirigido por Gary Ross, de Oito Mulheres e um Segredo.

No entanto, assim que a Lionsgate adquiriu os direitos de adaptação para a franquia, Lawrence foi um dos primeiros nomes considerados para comandar o filme de estreia. Outros nomes que entraram na disputa foram Andrew Adamson (de Shrek), David Slade (de 30 Dias de Noite), Rupert Sanders (de Branca de Neve e o Caçador) e Sam Mendes (de Beleza Americana).

Imagem de capa do item

Jennifer Lawrence enfrentou nomes famosos para interpretar Katniss

Na época em que o primeiro filme foi lançado, Jennifer Lawrence ainda era uma estrela em ascensão, sem metade do reconhecimento que tem hoje. Claro, ela já tinha disputado um Oscar de Melhor Atriz pelo trabalho em Inverno da Alma, mas sua carreira realmente iria decolar por fazer parte de um fenômeno tão grande quanto Jogos Vorazes.

E para conquistar o papel de Katniss Everdeen, a atriz precisou competir com outros nomes de peso. Entre as atrizes que entraram na disputa, temos Abigail Breslin (de Pequena Miss Sunshine), Shailene Woodley (da saga Divergente), Saoirse Ronan (de Lady Bird) e Hailee Steinfeld (de Gavião Arqueiro). No entanto, Lawrence encantou todos de primeira.

Imagem de capa do item

Nomes de plantas

Vários personagens do universo de Jogos Vorazes possuem nomes de plantas. De acordo com Suzanne Collins, a autora dos livros, isso se deve ao fato de que plantas são misteriosas, e enquanto algumas são comestíveis, outras podem ser fatais. Isso acaba servindo como um indicativo curioso para as narrativas de cada personagem.

Katniss Everdeen, por exemplo, tem seu primeiro nome inspirado por uma planta chamada de espadana ou sagitária, cujas folhas possuem o formato de flechas voltadas para cima. Primrose é o nome em inglês das prímulas, e Rue é uma palavra dedicada à planta de arruda.

Imagem de capa do item

Haja tinta de cabelo!

Para se adequar ao visual de seus personagens, todos os três astros principais da franquia tiveram que pintar seus cabelos. Jennifer Lawrence e Liam Hemsworth tinham cabelos loiros e tiveram que deixá-los escuros, e Josh Hutcherson, que é naturalmente moreno, teve que pintar seus cabelos de loiro claro.

Isso acabou trazendo alguns problemas para o cabelo de Lawrence, como ela mesma contou em uma entrevista dada ao Yahoo! em 2013. Na conversa, a atriz conta que teve que cortar seu cabelo bem curtinho por conta da tintura usada para fazer os cabelos pretos de Katniss Everdeen. Por isso, ao filmar A Esperança, terceira parte da trilogia, ela optou por usar uma peruca.

Imagem de capa do item

Katniss, uma inspiração

Katniss Everdeen é, de longe, uma das heroínas mais inspiradoras criadas na cultura pop ao longo dos últimos anos. Seu impacto cultural foi grande, e continua sendo sentido até hoje. No entanto, o resultado imediato de seu sucesso entre o público mais jovem foi um aumento considerável na procura por aulas de arco-e-flecha.

Quem reconheceu isso foi a USA Archery, um órgão governamental criado para sediar eventos de arquearia. Em uma carta dedicada à autora dos livros, Suzanne Collins, a organização disse: "Você tornou a arquearia atraente. Talvez pela primeira vez na história". Esse fato foi corroborado pelo NPR em um levantamento feito em 2013.

Imagem de capa do item

Os Massacres Quaternários

Katniss Everdeen e Peeta Mellark participam tanto da septuagésima quarta quanto da septuagésima quinta edição dos Jogos Vorazes. E nessa segunda vez, eles encontram um desafio ainda maior, por estarem dentro do Massacre Quaternário - uma edição "especial" dos jogos que acontece a cada vinte e cinco anos, para celebrar o domínio da Capital sobre os Distritos.

Cada uma dessas edições "muda" suas regras básicas - e forçam as pessoas de fora da Capital a fazerem escolhas ainda piores. No 25º aniversário dos Jogos, todos os Tributos foram escolhidos pelo povo de seus distritos, e não sorteados. O 50º aniversário - a edição que Haymitch venceu - teve 48 competidores em vez de 24. E a 75º foi feita apenas com vencedores de edições anteriores, como uma forma da Capital "punir" Peeta e Katniss.

Imagem de capa do item

Woody Harrelson zoava Jennifer Lawrence e seu Oscar

A amizade no set de Jogos Vorazes era muito forte entre os atores - ao ponto de que alguns deles se sentiam confortáveis para fazer piadas uns com os outros. Esse parece ter sido o caso de Woody Harrelson, que deu vida a Haymitch Abernathy na saga, que não parava de zoar Jennifer Lawrence e o Oscar recebido pela atuação em O Lado Bom da Vida.

Quem contou isso foi Josh Hutcherson, em entrevista concedida ao The Guardian. De acordo com o ator, toda vez que Lawrence se atrapalhava ou errava alguma fala, Harrelson saía de onde estivesse e dizia: "ah, acho que é melhor devolver esse Oscar...". Claro que tudo não passava de brincadeira entre os atores.

Imagem de capa do item

Quentin Tarantino é um grande hater da saga

Desde seu lançamento, Jogos Vorazes se tornou um fenômeno imediato que conquistou multidões de fãs, autoproclamados "Tributos". No entanto, nem todo mundo teve tanta boa vontade com a franquia, e uma pessoa bem famosa que já falou mal da história saga por Suzanne Collins foi ninguém menos que Quentin Tarantino.

Em uma entrevista no Jimmy Kimmel Live, Tarantino comentou: "Eu sou um grande fã do filme japonês 'Battle Royale', que foi o que inspirou Jogos Vorazes. Bem, Jogos Vorazes na verdade plagiou [Battle Royale*]*". Essa comparação já tinha sido feita antes, mas Suzanne Collins afirma que não conhecia a história de Battle Royale** - nem o filme nem o livro original - antes de escrever seus Jogos Vorazes*.

Imagem de capa do item

Lucy Gray Baird e The Hanging Tree

Agora, chega aos cinemas Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, prequel ambientada durante a décima edição dos Jogos Vorazes. A trama acompanha um jovem Coriolanus Snow antes de se tornar presidente de Panem, quando é designado para preparar uma garota do Distrito 12 chamada Lucy Gray Baird.

Lucy, no entanto, tem uma conexão bem curiosa com a saga original. Tanto no livro quanto no filme que acaba de estrear, ela é a compositora da canção - mais um motivo pelo qual Snow fica tão obcecado com Katniss na saga original. Baird teria composto a música depois que ela e Snow testemunham um rebelde chamado Arlo Chance sendo executado em uma árvore.