10 jogos simples que foram um grande sucesso
10 jogos simples que foram um grande sucesso
Jogos que conquistaram o público com pouco!
Os maiores sucessos no mundo dos games geralmente são feitos por grandes empresas como Ubisoft, Square Enix, entre outras. Produções grandiosas, com gráficos impecáveis e milhares de horas e detalhes para o jogador experienciar. Apesar disso, principalmente no cenário independente de jogos, algumas produções super simples acabam chamando tanta atenção como os projetos gigantescos, mostrando até mesmo ideias únicas.
Nesta lista você confere 10 jogos simples que fizeram muito sucesso!
Flappy Bird
Flappy Bird é um jogo lançado para plataformas mobile em 2013 que era super simples. O jogador precisava apertar a tela para fazer com que o passarinho desse pequenas subidas para que ele passasse por entre os canos do cenário. A dificuldade do jogo era gigantesca, já que era preciso toques precisos para manter o passarinho voando por muito tempo, sem colidir com nada.
O jogo rapidamente virou uma febre e qualquer pessoa que tinha um celular estava jogando. Como na época as produções para os celulares não eram tão complexas como os dias de hoje, Flappy Bird foi um sucesso estrondoso e gerou diversos clones.
A Short Hike
A Short HIke é um jogo lançado em 2019 onde o jogador controla um pequeno passarinho explorando o Hawk Peak Provincial Pike com o objetivo de chegar até o cume para obter sinal para seu celular. O jogo traz uma arte em 3D que simula jogos de PlayStation 1, que apesar de afastar alguns, traz uma beleza incomparável.
Durante sua jornada você irá interagir com o cenário e com as pessoas, conhecendo um pouco mais sobre a vida naquela região. Sendo bem curto e simples, A Short Hike chamou a atenção pela sua leveza, deixando uma sensação boa no jogador.
Unpacking
Unpacking é um jogo lançado em 2021 e está disponível para Consoles, PC e em breve para celulares. Como o nome do jogo já diz você precisa tirar seus pertences das caixas e organizar sua mudança. Não existe uma ordem certa ou errada, o único objetivo é conseguir organizar tudo na nova casa.
Além da experiência relaxante de organizar objetos, o jogador consegue aos poucos entender a vida da personagem nos detalhes. Acontecimentos marcantes, com quem ela vive e outras coisas acabam construindo uma narrativa, mesmo sem nenhum diálogo na produção.
Tetris
Tetris é um dos jogos mais importantes da história e com certeza o mais simples desta lista. Nele, o jogador só precisa posicionar as peças diferentes pelo tabuleiro fazendo com que eles formem uma linha horizontal completa, rendendo pontos para o jogador.
A primeira versão de Tetris foi criada por Alexey Pajitnov, um engenheiro de informática no Centro de Computadores da Academia Russa das Ciências. Atualmente, é possível encontrar o jogo em qualquer lugar e também inúmeras versões, com pequenas ou grandes alterações.
Five Nights at Freddy’s
Five Nights at Freddy’s é um jogo desenvolvido por Scott Cawthon e lançado em 2014. O jogador controla um segurança noturno no Freddy Fazbear’s Pizza, um local conhecido pelos seus animais animatrônicos. O objetivo do jogo é bem simples, sobreviver as suas noites.
Para isso, será preciso observar as diversas câmeras do local para saber se os animatrônicos estão no devido lugar e gerenciar o uso da energia, já que cada noite existe uma quantidade restrita para ser gasta nas câmeras e nas portas de segurança. A premissa simples e assustadora fez de Five Nights at Freddy’s uma franquia de sucesso.
Papers, Please
Papers, Please é um jogo lançado em 2013 desenvolvido inteiramente por Lucas Pope. Ele é um jogo extremamente simples onde o jogador controla um inspetor de imigração e precisa decidir quem entra no país de Arstotzka. Para isso é preciso simplesmente olhar seus documentos e ter certeza que está tudo conforme o que deve.
Aos poucos o jogador vai entendendo os problemas do país e sua relação com o vizinho Kolechia em temas sérios que fazem paralelos com nossa realidade, tudo isso somente interagindo com documentos e decidindo o fluxo da cidade.
Gone Home
Gone Home foi lançado em 2013 para PC e pegou muitos de surpresa. O jogo consistia em caminhar sobre a casa e encontrar alguns objetos, algo que no primeiro momento pode parecer uma produção de terror, com o cenário escuro e sons que podem ser ouvidos.
Mas seu grande destaque era sua história, uma vez que ao coletar as cartas que estão espalhadas pela casa, o jogador vai construindo o que aconteceu naquele local e com sua personagem. Gone Home foi um dos principais jogos que popularizaram o gênero Walking Simulator (Simulador de caminhada em tradução livre), produções que consistem na maior parte do tempo em andar pelo cenário e experienciar a história e acontecimentos à sua volta.
Vampire Survivors
Vampire Survivors é um jogo que surgiu na Steam no final de 2021 pelo preço de 3 reais. Ele usava alguns personagens muito similares com os de Castlevania e trazia uma mecânica bem simples. Seu personagem ataca automaticamente e precisa se mover pelo cenário matando as criaturas e coletando itens para ganhar nível.
A única ação do jogador é se mover, já que os ataques acontecem automaticamente no ritmo de cada uma das armas disponíveis no jogo. Com seus gráficos simples e uma jogabilidade mais simples ainda ninguém imaginaria que alguns meses depois a internet seria dominada pelo jogo.
Luca Galante, desenvolvedor do jogo, começou então a lançar mais atualizações para Vampire Survivors, trazendo novas armas, cenários e personagens além de atualizações visuais. Por fim, o jogo serviu de inspiração para vários outros que trazem essa ideia de combate automático.
Among Us
Among Us foi a grande febre durante a pandemia, mesmo tendo sido lançado em 2018. O jogo coloca de 4 a 15 jogadores em um local onde existe um ou mais impostores. O objetivo é simples, o impostor precisa matar os outros jogadores sem ser descoberto, enquanto os outros precisam descobrir quem é o assassino ou então conseguir escapar do local.
No jogo, os jogadores conseguem se mover e interagir com alguns objetos para realizar atividades pequenas e o impostor tem um botão para matar os outros jogadores. O destaque de Among Us é a interação com os amigos para tentar descobrir qual deles está mentindo.
Undertale
Undertale foi lançado em 2015 e desenvolvido inteiramente por Toby Fox. O jogo é uma homenagem à Earthbound, um RPG antigo da Nintendo e mostra uma criança que cai em uma caverna e vai parar em um mundo mágico e perigoso. O grande destaque do jogo é que ele pode ser encerrado sem matar nenhum de seus inimigos.
Cada confronto existe uma escolha para lidar com ele de forma pacífica, seja conversando com seu adversário ou então só fazendo carinho nele. Esses momentos acontecem em um sistema por turno, similar a JRPG como Final Fantasy e traz também um gráfico feito em pixel art que pode afastar alguns jogadores. Mas apesar disso, Undertale traz uma experiência divertida e tocante.