Jogos Mortais: As 10 armadilhas mais brutais da franquia
Jogos Mortais: As 10 armadilhas mais brutais da franquia
A tortura é infinita!
Criada por James Wan, a franquia Jogos Mortais fez um grande sucesso em Hollywood, trazendo o torture porn de vez para os cinemas. Ao longo da saga, acompanhamos o degenerado Jigsaw e seus aprendizes, que sempre fazem armadilhas grotescas e infernais para suas vítimas.
A franquia sempre nos surpreendeu com mortes inventivas e muito absurdas, e aqui resolvemos dar um olhado na história da saga para listas as 10 mais brutais e icônicas armadilhas de Jogos Mortais, desde o primeiro filme até o capítulo mais recente lançado nos cinemas.
Créditos: Lionsgate
A armadilha de urso reversa (Jogos Mortais)
Para começar essa lista, certamente podemos falar da armadilha mais icônica e reconhecida mesmo por quem não é fã da saga. A armadilha de urso reversa, como é chamada, é bem simples e apareceu pela primeira vez no primeiro longa da franquia.
Quando a vemos aqui, Amanda Young, uma viciada em drogas, é presa a um dispositivo que precisa ser desativado em alguns segundos, ou então será ativado, desfigurando completamente a vítima. Felizmente (ou não), Amanda consegue escapar viva.
Carrossel das espingardas (Jogos Mortais 6)
No sexto capítulo da franquia, as coisas tomam uma virada sombria, conforme um executivo precisa decidir quais empregados de sua empresa devem continuar vivos para que ele próprio possa sobreviver. E é aí que entra o carrossel das espingardas.
A armadilha é projetada para ferrar o físico e o psicológico de William Easton, que precisa escolher quatro de seus funcionários para sofrerem uma morte brutal. Para piorar, ele tem suas mãos esmagadas enquanto toma suas decisões.
O tanque de água (Jogos Mortais 5)
Por mais que seja considerado um ponto baixo da franquia, Jogos Mortais 5 continuou trazendo armadilhas bem originais, e talvez a melhor do filme seja apresentada logo no começo, quando vemos o agente Peter Strahm lutando por sua vida.
Afogamento é um medo para muitos, e essa armadilha é bem efetiva por ser simples e muito angustiante: a cabeça da vítima fica contida em uma caixa de vidro que se enche de água. Porém, mais engenhosa ainda é a forma como Strahm consegue se salvar...
O poço de agulhas (Jogos Mortais 2)
A vítima da armadilha de urso reversa, Amanda Young acaba se tornando uma pupila de Jigsaw, e em Jogos Mortais 2, ela se torna uma peça curinga na grande armadilha feita pelo vilão. No entanto, ela se torna uma vítima em um momento visceral.
Quando os prisioneiros da casa dos horrores precisam entrar numa "piscina" cheia de agulhas, Young é escolhida por Xavier Chavez e atirada para conseguir recuperar uma chave. A cena é ainda mais sufocante por vermos Amanda lutando para sobreviver por um bom tempo.
Carro assassino (Jogos Mortais: O Final)
Lançado em 2010, Jogos Mortais: O Final foi planejado como o encerramento da saga, e traz algumas mortes cruéis e criativas. Um bom exemplo disso é o teste feito com quatro pessoas racistas - incluindo Evan, vivido por Chester Bennington.
Evan precisa se desgrudar do assento de um carro e puxar uma alavanca em menos de trinta segundos, ou então o carro cairá de uma plataforma, provocando a morte dele e de seus amigos. Não é necessário explicar a fundo, mas eles não sobrevivem...
A armadilha de anjo (Jogos Mortais 3)
Vista como uma das mortes mais brutais de toda a franquia, o assassinato da detetive Allison Kerry se dá no terceiro capítulo da saga, conforme ela é presa na infame armadilha de anjo - e o nome é uma referência à posição em que ela fica presa.
Pendurada por um aparato metálico, ela precisa colocar sua mão em um recipiente cheio de ácido para pegar uma chave que pode libertá-la. Porém, o dispositivo é alterado por Amanda Young, de forma que, mesmo conseguindo a chave, Kerry é mutilada.
A armadilha de urso reversa - segunda edição (Jogos Mortais 6)
A famosa armadilha de urso retornou no sexto capítulo da franquia, de uma forma ainda mais eficaz e sufocante. Esse item é usado por Jill Tuck, a ex-esposa de Jigsaw, para aprisionar o degenerado Mark Hoffman, que toma o lugar do assassino.
Dessa vez, não há escapatória e nem solução para o enigma da armadilha - e ainda assim, Mark consegue fugir da morte certa ao prender a armadilha em uma janela. Apesar disso, ele não escapa ileso, e seu rosto é completamente mutilado no processo...
Lasers mortais (Jogos Mortais: Jigsaw)
Jogos Mortais: Jigsaw veio para trazer várias reviravoltas e surpresas para a franquia - e honestamente, é difícil explicá-las, já que o filme é tanto um prequel da saga quanto uma continuação. No entanto, vale citar a armadura do colar de lasers.
Essa armadilha é apresentada ao fim do filme e é um artifício bem bizarro, tanto pela tecnologia - que não tem nada a ver com as armadilhas rudimentares dos outros filmes - quanto por seu uso, já que ela fatia a cabeça de suas vítimas de uma maneira grotesca.
A caixa de lâminas (Jogos Mortais 2)
O segundo filme da saga pega elementos do primeiro e os expande de uma maneira bem grandiosa, já que Jigsaw cria uma literal casa dos horrores, com várias armadilhas espalhadas em cada canto - o que inclui a terrível armadilha da caixa de lâminas.
Nela, Addison Corday enfia suas mãos em uma caixa de vidro, esperando encontrar um antídoto para o veneno que vai matá-la em breve. Mas a caixa possui lâminas muito afiadas, e conforme ela tenta tirar suas mãos, elas são totalmente decepadas.
O banheiro (Jogos Mortais)
Porém, nenhuma armadilha em toda a franquia consegue ser tão genial e impactante quanto a do banheiro, que guia toda a trama do primeiro filme da saga. Tudo começa quando Laurence Gordon e Adam Stanheight acordam em um local bizarro.
Todo o banheiro é construído como uma grande armadilha, por mais que a solução já seja apresentada na primeira cena do filme. Conforme os dois estranhos caem no jogo de Jigsaw, as coisas ficam cada vez mais tensas, sangrentas e sombrias...