10 jogos mais memoráveis do Playstation 3

Capa da Publicação

10 jogos mais memoráveis do Playstation 3

Por Ygor de Oliveira Ferreira

O PlayStation 3 foi o console de mesa da Sony que menos vendeu devido a diversos fatores, como ter sido lançado por um preço caro e chegar um ano depois do lançamento de seu rival, o Xbox 360. Além disso, em seu primeiro ano, a maior parte dos jogos eram lançados com diversos problemas técnicos, devido à dificuldade de se criar um jogo para a plataforma. Mas apesar disso, o PlayStation conseguiu dar a volta por cima e entregar grandes jogos da metade até o fim da geração.

Pensando nesses sucessos, nesta lista apresentamos os 10 jogos mais memoráveis do PlayStation 3!

Imagem de capa do item

Tokyo Jungle

Tokyo Jungle não é necessariamente um bom jogo, mas com certeza é uma das experiências mais únicas do PS3. Lançado em 2012, ele se passa num mundo onde os humanos desapareceram e os animais tomaram conta de Tokyo. O jogador então escolhe um animal e precisa sobreviver, atacando outras criaturas para se tornar mais forte, além de aumentar sua linhagem.

Um grande ponto do jogo é seu humor na sua história completamente maluca sobre vários Beagles tentando criar um grupo de rebeldes para tomar a região de um Tosa, ou controlar uma Leoa em sua batalha contra um Canguru lutador de boxe e seus assistentes coelhos. Além disso há também o modo sobrevivência, onde o jogador pode estar controlando uma galinha e ser capaz de assassinar um elefante sem nenhuma dificuldade.

Imagem de capa do item

Infamous

Infamous foi lançado em 2009, e coloca o jogador na pele de Cole, uma pessoa normal que ganha poderes elétricos numa explosão de energia que devasta a cidade de Empire City. Agora a cidade é tomada por três facções criminosas e resta ao seu protagonista ajudar os cidadãos que estão sofrendo, ou piorar sua vida.

A grande coisa que chamou a atenção no seu lançamento de Infamous era o sistema de moral, onde o jogador estava a todo momento fazendo escolhas, boas ou ruins, fazendo com que uma pequena barra de moral subisse ou abaixasse. Com ela, Cole apresentava mudanças visuais em seus poderes, com o tom azul caso fosse uma boa pessoa e vermelho sendo ruim. O sistema não é muito complexo comparado a alguns RPGs como Fallout: New Vegas, mas é uma adição divertida para um jogo de mundo aberto.

Imagem de capa do item

Portal 2

Portal 2 é o único jogo dessa lista que não foi um exclusivo de PS3 em seu lançamento. Lançado em 2011 o jogo refina a ideia original dos quebra cabeças do primeiro jogo e adiciona novas mecânicas aumentando sua complexidade. Além disso, seus personagens, principalmente GLaDOS, roubam a cena quando aparecem.

Mas o principal motivo de Portal 2 chamar a atenção para o PS3 tem a ver com Gabe Newell, fundador da Valve, empresa que desenvolveu o jogo. O presidente da empresa havia criticado o console por anos devido seu lançamento desastroso e problemas de performance. Alguns anos depois, em 2010, Newell surge de surpresa na conferência da E3 da Sony para anunciar que Portal 2 seria lançado também para o PS3, soltando diversos elogios para o console.

Imagem de capa do item

Journey

Journey foi lançado em 2012 e é um jogo bem simples onde o jogador só precisa seguir em frente e resolver alguns quebra cabeças de tempos em tempos. Num primeiro momento o que chama a atenção é sua arte, que até hoje segue sendo uma das mais bonitas nos jogos.

Sua história é contada pelocenário e depende que o jogador interprete os acontecimentos, mas o que define ele como uma experiência única é, ao rolar dos créditos, o jogador perceber quem eram as outras criaturas que te acompanharam durante toda a jornada.

Imagem de capa do item

Little Big Planet 2

Little Big Planet 2 foi lançado em 2011, e traz de volta o carismático Sackboy, dessa vez explorando períodos de tempo diferentes, seja o passado ou o futuro. A aventura de plataforma conta com 50 fases diferentes, e uma enorme customização do seu personagem principal.

Mas o grande destaque é sua ferramenta de criação de fases que foi extremamente ampliada. Além de criar fases, o jogador agora poderia unir diferentes criações, transformando em pequenas jornadas e modificar todo o áudio, dando uma liberdade ainda maior para a imaginação do jogador. Durante o tempo de suporte do jogo, muitos níveis únicos que mudavam completamente as regras estabelecidas na campanha de Little Big Planet foram criados.

Imagem de capa do item

Uncharted 2: Among Thieves

Lançado em 2009, Uncharted 2: Among Thieves era considerado o melhor jogo da franquia até a chegada do quarto em 2016, e até hoje apresenta uma das melhores introduções, com Nathan Drake acordando em um vagão de trem destruído prestes a cair de um precipício.

No jogo, Nathan se alia a Chloe Frazer em uma busca do tesouro de Marco Polo, que acaba levando o protagonista à cidade perdida de Shambhala. Além de ter um início marcante, o jogo refina alguns problemas de seu antecessor, como sua jogabilidade, tornando os tiroteios muito fluidos e recompensantes.

Imagem de capa do item

God of War 3

God of War 3 era inicialmente o grande fim da jornada de Kratos e prometia ser a experiência mais grandiosa do PlayStation. Lançado em 2010, ele retoma logo após os momentos finais do segundo jogo, com o Deus da Guerra junto dos Titãs avançando em direção ao Olimpo.

O jogo aprimora todos os aspectos dos anteriores, como jogabilidade, com novas armas e uma fluidez melhor de combos e visual, mostrando pela primeira vez Kratos no PS3. Mas o que mais marcou o jogo foi sua violência. As finalizações do Deus da Guerra, principalmente de chefes, eram um derramamento de sangue muito maior do que seus antecessores, e algumas delas, como a morte de Hélios, são relembradas até hoje como alguns dos momentos mais violentos dos jogos.

Imagem de capa do item

Demon's Souls

Demon’s Souls foi lançado em 2009, e na época não era muito querido pelo público. Ele foi o primeiro do gênero que mais tarde ficou conhecido como Soulslike, e muito das reclamações dos jogadores viraram marca registrada da desenvolvedora, From Software, como seu combate lento e metódico, a dificuldade alta e a história contada por meio de descrição de itens e armas.

Em Deamon's Souls o jogador cria seu personagem para adentrar o mundo de Boletaria e precisa derrotar os demônios que dominam cada região desse lugar. Assim como os jogos que vieram depois, a experiência pode ser extremamente frustrante para quem não tem paciência para entender como os inimigos agem para criar uma estratégia, mas para os que gostam do tipo de estrutura, Demon’s Souls tem alguns desafios memoráveis, como a luta contra a Maiden Astraea e Old King Allant.

Imagem de capa do item

Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriot

Metal Gear Solid 4: Guns of The Patriot foi lançado em 2008 e traz o desfecho da história de Solid Snake. O jogo é sem dúvida um dos melhores do PS3, e infelizmente até hoje não ganhou uma remasterização ou port para outras plataformas. Na época, o título chamou a atenção pelos seus gráficos, tentando usar ao máximo o poder da plataforma, e também suas longas cutscenes que podiam durar mais de 1 hora, mas que foram muito bem dirigidas por Hideo Kojima.

O jogo se passa 5 anos depois dos eventos de Metal Gear Solid 2, onde as guerras deixaram de ser sobre poder e se tornaram uma maneira de lucrar. Snake então busca acabar com as principais milícias que se beneficiam com os conflitos. Além das críticas armamentistas, Metal Gear 4 apresenta o momento mais icônico da franquia com a batalha final entre Snake e Ocelot, e durante o embate as principais trilhas dos jogos anteriores surgem, junto das HUDs antigas, mostrando os encontros dos dois durante os anos.

Imagem de capa do item

The Last of Us

The Last of Us é o jogo mais icônico do console, e talvez o maior sucesso da empresa. Lançado em 2013, ele se passa em um mundo dominado por criaturas chamadas de Estaladores. Joel, que perdeu toda a fé na humanidade após a morte de sua filha, precisa levar Ellie ao outro lado do país, já que ela pode ser a cura para a humanidade.

O jogo tem uma das histórias mais tocantes dos videogames, com um trabalho de atuação excelente de Troy Baker como Joel e Ashley Johnson como Ellie. Para a época, o jogo era maravilhoso e usava o PS3 ao máximo, além de ter suas mecânicas de furtividade muito elogiadas, tornando os embates contra os Estaladores e outros inimigos tensos, mas recompensantes.