10 jogos de luta alternativos que você precisa conhecer

Capa da Publicação

10 jogos de luta alternativos que você precisa conhecer

Por Matheus Takahashi

O gênero de jogos de luta é bastante diverso quando a quantidade de jogos. Clássicos como Mortal Kombat e Street Fighter sempre são lembrados e requisitados pelos jogadores, mas muitos outros jogos sempre são deixados de lado, desde jogos mais antigos “esquecidos” até jogos mais novos e de menor investimento. Confira aqui 10 jogos de luta alternativos para você conferir em seu tempo livre.

Imagem de capa do item

Virtua Fighter

Este é um clássico pouco lembrado pelo grande público, mas que ainda tem seu público-alvo específico. Virtua Fighter é um jogo em estilo arena 3D, onde os jogadores atuavam em arenas retangulares - se isso lembrar Tekken, é porque um precede o outro. O jogo é desenvolvido pela Sega, e seu último lançamento, Virtua Fighter 5: Final Showdown, estreou em 2012 para PS3 e Xbox 360. Quem sabe o jogo retorna na próxima geração…

Imagem de capa do item

Guilty Gear

Outro jogo feito para seu público específico é Guilty Gear, desenvolvido pela ArcSystems. O jogo é estilizado com desenhos em anime, mas os jogos recentes contam com uma tecnologia que consegue misturar elementos de desenho com 3D - reutilizado em Dragon Ball Fighterz. O jogo é um dos melhores desenvolvidos em quesitos de design e gameplay, e tem figurado nos principais torneios e eventos de videogames. Sua próxima sequência, Guilty Gear - Strive, será lançada ainda este ano.

Imagem de capa do item

Killer Instinct

Surgido nos anos 90, Killer Instinct é um dos jogos que foram revistados na década passada, sendo distribuído pela Microsoft em 2013, com uma versão totalmente repaginada e moderna do jogo. O gameplay do jogo é bastante refinado, e proporciona muita diversão pra quem gosta de fazer muitos combos. A trilha sonora do game, composta por Mick Gordon, também é um dos grandes destaques.

Imagem de capa do item

Grandblue Fantasy Versus

Um dos lançamentos deste ano da ArcSystems, Grandblue Fantasy Versus é um jogo inspirado num jogo de RPG de mesmo nome, e, antes mesmo de ser lançado, foi selecionado para fazer parte da EVO, um dos principais eventos de comunidade de jogos de luta. As mecânicas e o design lembram bastante Guilty Gear, mas os personagens fazem todo o diferencial do jogo, que está disponível para PC e PS4.

Imagem de capa do item

Fighting EX Layer

Disponível para PS4 e também na Steam, Fighting EX Layer é a versão mais moderna de Fighting Layer, da produtora japonesa Arika, e foi lançado em 2018. O jogo conta como personagem convidado o famoso Terry Bogard, de King of Fighters e Fatal Fury. A série ficou mais famosa depois dos crossovers com Street Fighter, na série Street Fighter EX. Portanto, é bem capaz que o jogador mais antigo reconheça personagens como Skullomania ou Doctrine Dark, por exemplo.

Imagem de capa do item

Rival Schools

Os jogadores dos tempos de PS1 vão lembrar bastante deste jogo. Rival Schools é um jogo desenvolvido pela Capcom, com a temática de alunos de escolas diferentes se enfrentarem entre si, em combates de equipes. As mecânicas são levemente similares à Street Fighter, mas os gráficos em 3D fazem o diferencial. O jogo teve uma sequência, denominada Project Justice, mas a franquia não tem nenhuma novidade desde então. Quem quiser jogar, só com o PlayStation original ou em emuladores.

Imagem de capa do item

Cyberbots: Fullmetal Madness

Você já jogou Marvel vs Capcom? Lembra de um tal Jin Saotome? Sabe de onde ele veio? Bem, se você já não sabia, ele é o protagonista de Cyberbots: Fullmetal Madness, um jogo da Capcom, lançado apenas para o Japão e os EUA nos anos 90. O jogo tem a temática de luta entre robôs gigantes. O jogador escolhe um piloto e, depois, qual robô ele quer controlar, e ele passa a encarar os demais em cenários como cidades e estações espaciais. O jogo pode estar disponível para emuladores de PS1 e Arcade.

Imagem de capa do item

Skullgirls

Pegue Darkstalkers, adicione desenhos com traços dos anos 20, e um elenco totalmente feminino, et voi là: temos Skullgirls, desenvolvido pela Lab Zero Games, e que chamou totalmente a atenção por seu design e autenticidade. As personagens são inspiradas em personagens de terror - por isso a comparação com Darkstalkers -, e, para os curiosos, o jogo está disponível para PS4, Xbox One e PC.

Imagem de capa do item

Fight of Gods

Desenvolvido pela Digital Crafter, uma produtora indie taiwanesa, Fight of Gods apresenta um jogo onde o jogador pode encarnar como várias divindades de diferentes culturas e religiões, como Odin, Amaterasu, Zeus e até mesmo Jesus Cristo - o que trouxe uma certa polêmica ao jogo. Apesar de ser um jogo indie, Fight of Gods chama a atenção pela sua mecânica e boas conexões online (melhores que a de muitos jogos de grande financiamento). Um ótimo entretenimento para quem quer algo realmente diferente - e pra quem tenha um PC e um Nintendo Switch.

Fight Crab

Pra fechar com chave de ouro, apresentamos Fight Crab, desenvolvido pela Nussoft, e disponível para PlayStation 4, PC e Nintendo Switch. O jogo é tão inusitado quanto parece. O jogador joga como um caranguejo - entre outros artrópodes do mar -, e precisa derrotar seus rivais com a ajuda de diferentes armas, desde facas à até mesmo uma pistola! O trailer de anúncio do jogo para o Switch pode ser conferido no vídeo.