Joaquin Phoenix: 12 curiosidades sobre o astro de Coringa
Joaquin Phoenix: 12 curiosidades sobre o astro de Coringa
Joaquin Phoenix possui uma vida bastante curiosa.
Joaquin Phoenix é um dos melhores atores da atualidade, sendo agraciado por um Oscar pelo papel de Coringa, consagrando-se como um ícone. Porém, o ator não leva vida fácil. Ele passou por diversas dificuldades ao longo dos anos e até hoje é uma figura um tanto fora da curva em relação a Hollywood.
Em diversos relatos e entrevistas, Joaquin Phoenix acaba se abrindo um pouco e podemos ter conhecimento de algumas informações sobre ele, então conheça algumas delas na lista Joaquin Phoenix: 10 curiosidades sobre o astro de Coringa.
Onde nasceu Joaquin Phoenix?
Joaquin Rafael Phoenix nasceu em 28 de outubro de 1974 em Rio Piedras, chamado então Joaquin Rafael Bottom, em San Juan, Porto-Rico.
Acontece que a infância do garoto foi um tanto turbulenta, dado o contexto da família de River Phoenix: seus pais faziam parte de uma duvidosa seita, mais sobre ela no item seguinte!
Seus pais foram missionários de uma seita
Nos anos 70 os pais de Joaquin Phoenix eram hippies e se converteram a uma seita chamada Children of God (Crianças de Deus, em tradução livre). Joaquin e seus irmãos River, Rain, Liberty e Summer, passaram anos viajando com seus pais pelo América Central e por aqui, na América do Sul, por conta das Crianças de Deus.
A seita era bastante controversa e incitava a prostituição e o abuso infantil entre os membros. River, inclusive, revelou em entrevista que aos 4 anos de idade foi abusado.
A cicatriz no seu lábio
Muita gente pensa que sua marcante cicatriz no lábio foi causa de uma cirurgia ou acidente. Acontece que ela é uma marca de nascença do ator.
Inclusive quando rolava um rumor sobre o ator interpretar o Batman muitas brincadeiras eram feitas sobre como a identidade do herói seria facilmente reconhecida por conta da cicatriz.
Aposentadoria em 2008
Depois do filme Amantes e duas indicações ao Oscar, o ator anunciou sua aposentadoria para começar uma carreira no hip-hop. Isso levou a todos os taxarem de maluco, diversas piadas sobre ele ficaram em alta em Hollywood na época.
Acabou que tudo não se tratou de uma performance com o fim de criticar Hollywood. Isso foi divulgado com o filme Eu Ainda Estou Aqui, que mostra a jornada do ator com diversas cenas polêmicas de sexo e uso de drogas.
O filme foi dirigido por Casey Affleck, com quem Phoenix mantinha uma amizade de muitos anos e que foi rompida com a revelação de assédio sexual cometido por Casey.
A risada do Coringa
O ator precisou de 4 meses de pesquisa e treinamento para desenvolver a risada do personagem para o longa. O personagem tem essa condição devido a epilepsia e Phoenix, então, passou todos esses meses estudando a condição e aprendendo como fazer de forma correta.
Veganismo
Como Joaquin Phoenix foi criado por pais hippies, ele teve desde pequeno uma influência a não comer carne. Um dos motivos que o fez realmente querer seguir o veganismo desde os 3 anos de idade foi ter visto um pescador matar brutalmente um peixe.
Desde então o ator nunca mais comeu carne ou usou roupas feitas de animais (a não ser para alguns papéis) e trabalha com organizações de proteção aos animais.
Joaquin que ligou para a emergência quando seu irmão teve uma overdose
O irmão de Joaquin Phoenix já era um astro de Hollywood antes do ator ficar ficar famoso nas telas.
Com apenas 23 anos, River Phoenix era visto como um jovem exemplar por conta de seu ativismo político a favor do meio ambiente e um grande talento para a indústria.
Sendo assim, sua morte por overdose foi absolutamente chocante para todos, mas principalmente para seu irmão, de apenas 19 anos, que estava na mesma boate e foi o responsável por ligar para a emergência.
Perda de grandes amigos
Além do seu irmão, grandes amigos do ator se foram por conta dos remédios e as drogas.
Philip Seymour-Hoffman, que atuou ao seu lado em O Mestre (2012), faleceu em 2014. Além dele Heath Ledger, o querido Coringa de Batman: O Cavaleiro das Trevas, veio a falecer em 2008 e era outro grande amigo do ator.
Aos 6 anos de idade ele mudou seu nome
Todos seus irmãos têm nomes ligados a natureza, River (Rio), Liberty (Liberdade, que pode ser considerado algo da natureza, vai), Rain (Chuva), e Summer (Verão).
Além disso, o jovem Joaquin ficava muito irritado pelas pessoas nos EUA não conseguirem pronunciar seu nome corretamente. Então o ator decidiu por mudar seu nome para Leaf (Folha), o que durou até seus 16 anos de idade.
Fotos com os fãs
Joaquin Phoenix não gosta de tirar foto com fãs. O que não torna ele uma pessoa chata, por mais que digam que ele é no set.
Acontece que o ator prefere interagir de verdade com os fãs, invés de só tirar uma foto. Além, é claro, de não gostar desse tipo de conglomeração em cima dele ou a ideia de que ele é uma estrela e está em outro nível em relação aos seus fãs.
Nervosismo para atuar
Mesmo sendo considerado um dos melhores atores da atualidade, Phoenix sente muito nervosismo ainda para atuar. Ele é uma pessoa reservada e um tanto tímida.
Mesmo assim, em entrevistas, o ator diz que adora a sensação de nervosismo ao entrar em um papel e soar por semanas de tão ansioso ele está para fazer tudo certo.
Porque Joaquin Phoenix foi preso?
Joaquin Phoenix foi preso durante um protesto organizado pela atriz-ativista Jane Fonda dia 10 de janeiro de 2020.
Jane Fonda já havia sido presa três vezes por proteste frente ao Capitólio. Durante a manifestação, Phoenix protestou contra a indústria de carne e laticínios antes de ser detido pelas autoridades.