10 fatos e curiosidades sobre Jim Carrey

Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre Jim Carrey

Por Matheus Takahashi

Jim Carrey é, indubitavelmente, um dos maiores ícones do cinema mundial. Seja atuando em filmes de comédia, drama ou suspense, o ator sempre se destaca pela sua personalidade e pela sua entrega aos seus papéis. Confira 10 fatos e curiosidades sobre o homem deu vida a Ace Ventura, Truman, Lóide e tantos outros personagens em sua carreira!

Imagem de capa do item

Origem

James Eugene Carrey nasceu em Newmarket, em Ontário, Canadá, em 1962. Jim, como é mundialmente conhecido, é ator, comediante, produtor e roteirista desde 1980, obtendo cidadania americana em 2004. Jim tem uma filha, Jane, que tem 32 anos de idade. O ator já teve dois casamentos e vários relacionamentos conturbados ao longo de sua vida.

Imagem de capa do item

Personalidade

Jim tem um senso de humor bastante sarcástico e afiado, que já o colocou em várias situações polêmicas. Suas opiniões políticas também são bastante ácidas, como ele sempre demonstra em suas redes sociais. Apesar disso, o ator consegue ser uma pessoa bastante engraçada, mesmo fora das câmeras. A sua habilidade para fazer caretas e imitações, além de usar seus jargões, fazem com que ele demonstre ter um bom coração, apesar de tudo.

Imagem de capa do item

Depressão

Jim Carrey sofre de depressão, uma doença que afeta pelo menos 200 milhões de pessoas ao redor do mundo. Isso fez com que o ator tivesse que, por um tempo, utilizar remédios que pudessem suprir os sintomas. Felizmente, o ator já está a mais de uma década sem tomar estimulantes ou medicamentos, o que demonstra uma melhora considerável em seu quadro.

Imagem de capa do item

Polêmicas

Assim como muitas celebridades de Hollywood, Jim tem algumas polêmicas em seu passado. Desde uso de drogas, comentários polêmicos sobre vacinas e política, e, no caso mais grave, a acusação de ter influenciado a morte de uma de suas ex-namoradas - da qual foi inocentado.

Imagem de capa do item

Um grande comediante

Jim Carrey tem uma vasta lista de filmes na qual o ator se destaca em papéis de comédia. Ace Ventura, Eu, Eu Mesmo e Irene, As Loucuras de Dick e Jane, Sim, Senhor!, O Grinch... Só para citar alguns. Em vários desses papéis o ator chamou a atenção pela sua atuação, além de criar jargões que marcaram cada personagem de uma maneira diferente - mas sempre com a marca de Jim Carrey.

Imagem de capa do item

Um ator de excelência

Uma das grandes marcas de Jim é a sua versatilidade, que se demonstra, dentre tantas formas, em seus papéis fora das comédias. Filmes como Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, O Show de Truman e O Número 23 são uns dos que mais se destacam. O ator, inclusive, já venceu o Globo de Ouro por sua atuação como Truman.

Imagem de capa do item

Adaptações de Quadrinhos

Dentre seus papéis, três deles são em filmes inspirados em HQs: o primeiro foi O Máskara, inspirado no personagem da Dark Horse; depois ele atual como o Charada em Batman Eternamente, ao lado de Tommy Lee Jones, e, por último, em Kick-Ass 2, dando vida ao Coronel Stars and Stripes.

Imagem de capa do item

Sem Repetir

Uma das características que marcou a carreira do ator foi o fato dele não repetir papéis em filmes. Para ele, não repetir um personagem faz com que cada novo papel fosse encarado como um novo desafio. Assim, alguns filmes que estrelaram Jim Carrey tiveram que mudar de protagonista por conta disso, como Todo Poderoso, estrelado pelo canadense no primeiro filme, mas que teve que trocar por Steve Carrell para sua sequência.

Imagem de capa do item

Exceções

Mas, como toda regra, Jim teve suas exceções. Até o momento, apenas dois papéis foram repetidos pelo ator: o de Ace Ventura, em dois filmes nos anos 90, e em Débi e Lóide - neste último, o ator levou 20 anos para decidir fazer um novo filme ao lado de seu amigo Jeff Daniels. O ator também tem demonstrado, em entrevistas mais recentes, que estaria mais aberto, hoje em dia, para voltar a fazer papéis antigos, como o Charada, por exemplo.

Imagem de capa do item

Diretoria Jim Carrey

Pra finalizar, uma das demonstrações mais inusitadas sobre como a sua carreira na comédia é algo marcante para a cultura pop - e, neste caso, para o futebol. Em 2016, torcedores do Corinthians, revoltados com a diretoria (pra variar), protestaram em frente ao Centro de Treinamento do clube. Em um dos cartazes, estava a frase "Diretoria Jim Carrey, para referir que os dirigentes eram piadistas. Não é preciso dizer que isso se tornou um meme instantâneo, né?