Invasão Secreta: Tudo o que você precisa saber sobre a saga da Marvel
Invasão Secreta: Tudo o que você precisa saber sobre a saga da Marvel
A saga vai virar uma série do Disney+!
Entre todos os anúncios feitos pela Marvel Studios durante o Dia do Investidor da Disney, na semana passada, um que nos chamou bastante atenção foi justamente a série de Invasão Secreta, que será lançada exclusivamente na plataforma de streaming do estúdio e vai nos mostrar a grande infiltração dos Skrulls na Terra.
O evento dos quadrinhos é bem conhecido por mudar de modo significativo toda a estrutura e o futuro do Universo Marvel, lançando algumas consequências que são sentidas até hoje. Por isso, aqui reunimos tudo o que você precisa saber sobre a Invasão Secreta, desde o evento nas HQs até o que poderemos ver na adaptação do Disney+!
Invasão Secreta
Originalmente, a Invasão Secreta foi um megaevento da Marvel, publicado entre junho de 2008 a janeiro de 2009. A saga central teve seis edições e foi escrita por Brian Michael Bendis, com arte de Leinil Francis Yu. A história gira em torno de uma infiltração dos Skrulls na Terra.
Toda a trama foi construída cautelosamente ao longo do run de Brian Michael Bendis pelos Novos Vingadores. A saga então culmina, reunindo as pistas deixadas até então, com a grande revelação de que muitos heróis, vilões e pessoas bem influentes da Terra haviam sido substituídos pelos Skrulls.
Brigas internas entre os Skrulls
Para entender um pouco do contexto da Invasão Secreta, é necessário saber que os Skrulls, apesar de sempre retratados como vilões, possuem divergências políticas e ideológicas em sua própria sociedade. Uma peça crucial para compreender isso é a Rainha Veranke.
Originalmente uma princesa na linha de sucessão ao trono, ela é exilada pelo Imperador Dorrek por ser uma extremista religiosa, incitando um estado de histeria coletiva no povo Skrull. Ao ganhar força entre os membros de sua raça, ela se torna líder do Império e começa os planos de invasão na Terra.
Preparativos
Como dito anteriormente, Brian Michael Bendis preparou o terreno para a Invasão Secreta com anos de antecedência. Ele mandava os artistas inserirem Skrulls nos cantos das páginas, sobretudo em eventos como Vingadores: A Queda. Isso foi gerando um desconforto que, uma hora, chegou ao ápice.
Durante a revista dos Novos Vingadores, podemos ver um grande confronto entre Eco (na época, usando o manto de Ronin) e a Elektra, líder do Tentáculo. Eco mata Elektra e logo descobrimos que a ninja era uma Skrull disfarçada, dando o ponto de partida para a trama do evento.
Retornos assustadores
Durante a saga, os Vingadores descobrem o retorno de vários heróis que supostamente teriam "sumido", como é o caso da Harpia ou até mesmo o Capitão Marvel original, que morreu em uma batalha contra o câncer. Sem que soubessem, esses "heróis" eram Skrulls disfarçados, conduzindo a invasão.
O curioso disso é que alguns desses personagens passaram por lavagem cerebral, de forma que nem mesmo sabiam que eram Skrulls invadindo a Terra, acreditando firmemente na ideia de que eram super-heróis honrados. Tudo isso gera um apelo bem trágico a esses personagens e suas tramas.
A batalha épica
Como todo bom evento da Marvel, a Invasão Secreta acaba com uma batalha homérica entre os heróis e os vilões. Contudo, a batalha aqui é bem maior porque envolve inclusive vilões que se juntam aos Vingadores para impedir a ascensão dos Skrulls e seu domínio do planeta.
No fim da batalha, descobrimos que um Skrull (que se passava por Hank Pym) havia transformado a Vespa em uma bomba colossal que arrasaria o planeta. Thor impede que isso aconteça, "sacrificando" a Vingadora, enquanto a Rainha Veranke é morta por ninguém menos que Norman Osborn.
Consequências
Invasão Secreta acabou tendo grandes consequências para o Universo Marvel como um todo. A maior delas talvez seja a criação do Reinado Sombrio, uma fase editorial onde os vilões assumiram o posto de heróis e Norman Osborn virou o homem mais poderoso do mundo, como Patriota de Ferro.
Isso tudo porque, após a Invasão Secreta, a S.H.I.E.L.D. foi completamente desacreditada por não lidar com uma ameaça tão grande e tão interna. Norman então fundou o MARTELO, sua própria agência de inteligência, tornou-se o secretário de defesa dos EUA e ainda liderou os Vingadores Sombrios.
Recepções da crítica e dos fãs
Por mais que Invasão Secreta tenha sido uma das sagas mais memoráveis do começo dos anos 2000, em grande parte por conta de suas várias consequências e repercussões, sua recepção crítica não é muito boa, sobretudo pela imprensa especializada, que considerou o evento megalomaníaco demais.
Para muitos fãs, esse é um dos problemas do evento, junto com as resoluções simplórias e um foco majoritário nos Estados Unidos, que não mostra como essa invasão se estendeu pelo resto do mundo. Ainda assim, muitos elogiam as reviravoltas e a construção que levou ao evento em si.
Outras adaptações
Por ser um evento marcante, Invasão Secreta já ganhou suas próprias adaptações em outras mídias fora das HQs. No mundo dos games, o evento acabou sendo retratado no finado Marvel Heroes e em Marvel Avengers: Battle for the Earth, jogo que foi cancelado antes de ser lançado.
Por outro lado, o evento acabou sendo adaptado na segunda temporada da série animada Os Vingadores: Os Maiores Heróis da Terra, ainda que a história tenha passado por mudanças significativas para se adequar à trama da animação. Para muitos fãs, é uma adaptação primorosa do evento.
As sementes do Universo Cinematográfico da Marvel
No Universo Cinematográfico da Marvel, muitos fãs notaram algumas sementes plantadas que indicam a adaptação da saga. A começar por Capitã Marvel, filme que nos apresentou os Skrulls e que mostra a facilidade que eles têm em adentrar e infiltrar grandes organizações na Terra.
Além disso, na cena pós-créditos de Homem-Aranha: Longe de Casa, podemos ver dois Skrulls introduzidos em Capitã Marvel assumindo o lugar de Nick Fury e Maria Hill (ainda que isso seja feito com o consentimento dos espiões). O próprio Fury também está montando uma organização que espiona ameaças alienígenas.
Invasão Secreta no Disney+
Por isso, não é surpresa alguma que, durante o Disney Investor Day, Kevin Feige tenha anunciado uma série da Invasão Secreta que será exclusiva do Disney+. Ainda não sabemos muitos detalhes da série e nem sabemos se ela vai seguir à risca a escala e os eventos da saga das HQs.
Contudo, sabemos que Nick Fury e Talos - o Skrull que vimos em Capitã Marvel - serão os protagonistas e que a série pode ter ligações diretas com Capitã Marvel 2. É um modo bem curioso de apresentar essa história no MCU e que com certeza vai deixar margem para muitas teorias e especulações.