10 ídolos da adolescência que hoje tem carreiras respeitadas na TV ou cinema
10 ídolos da adolescência que hoje tem carreiras respeitadas na TV ou cinema
Grandes ícones da adolescência que construíram carreiras consagradas na indústria!
Entre capas de revistas e gritos alucinados dos fãs, diversos artistas na indústria do entretenimento conheceram o sucesso quando eram apenas crianças ou adolescentes. Muitos conquistaram tanta fama que até se transformaram em ídolos de suas respectivas épocas, enquanto outros desapareceram do centro dos holofotes.
Mas aqueles que foram “sortudos” o bastante para superar a maldição dos astros mirins conseguiram construir carreiras aclamadas na TV e no cinema, ganhando o respeito do público e da crítica especializada ao longo dos anos. Sendo assim, nesta lista você vai lembrar de 10 ídolos da adolescência que, hoje em dia, possuem trajetórias consagradas em Hollywood!
Leonardo DiCaprio
É muito provável que, durante a década de 1990, todas as capas de revistas adolescentes estampassem uma imagem de Leonardo DiCaprio. O ator foi um verdadeiro fenômeno durante a adolescência, encantando o público com seu carisma em filmes como Despertar de um Homem (1993), Diário de um Adolescente (1995) e Romeu + Julieta (1996), produções que levaram seu nome para o centro dos holofotes. Apenas imagine, então, o alvoroço que sua participação em Titanic (1997) não causou na época.
Todo mundo queria ser DiCaprio, e não é difícil ver pessoas tentando encontrar um “sucessor” para ele nos dias atuais. Mas, ao longo dos anos, o astro conseguiu provar que não era apenas um rostinho bonito: Leonardo superou a imagem de ídolo adolescente para se tornar um dos artistas mais respeitados do cinema.
Em seu currículo, as parcerias com cineastas como Martin Scorsese e Quentin Tarantino são apenas alguns dos grandes destaques, além do papel que lhe consagrou com uma estatueta do Oscar, O Regresso (2015), de Alejandro González Iñárritu.
Kirsten Dunst
Popularmente conhecida por suas parcerias com a diretora Sofia Coppola e o rosto por trás da icônica Mary Jane da trilogia do Homem-Aranha de Sam Raimi, a atriz Kirsten Dunst também foi um ícone da adolescência que, hoje em dia, carrega consigo uma carreira extremamente consagrada. Dunst começou a atuar ainda na infância, e seu primeiro papel de grande destaque foi em Entrevista com o Vampiro (1994), ao lado dos astros Tom Cruise e Brad Pitt.
Mas o sucesso absoluto só viria no fim dos anos 90, quando ela apareceu em As Virgens Suicidas como Lux Lisbon. Considerado por muitos como a obra-prima de Sofia Coppola, o longa alavancou de vez a carreira de Kirsten, e ela logo se transformou em um ícone adolescente que não saia das capas de revistas.
Desde então, Dunst vem construindo uma carreira sólida em Hollywood. Alguns dos principais destaques são os filmes Melancolia (2011) e Ataque dos Cães (2021), sendo que este último foi responsável por sua primeira indicação ao Oscar. Ela também foi muito aclamada pela crítica quando participou da série Fargo.
Michelle Williams
Outra atriz que também começou a carreira ainda na infância foi Michelle Williams. Sua primeira aparição cinematográfica aconteceu no começo da década de 1990, no filme Lassie (1994), mas foi a série adolescente Dawson’s Creek (1998-2003) que colocou seu nome no centro dos holofotes, transformando-a em um grande fenômeno da época.
Mas isso não significa que Michelle tenha parado por aí. Após o sucesso de Dawson’s Creek, a atriz passou a investir em papéis mais dramáticos, como nos filmes O Segredo de Brokeback Mountain (2005) e Namorados Para Sempre (2010) até estrelar produções como Sete Dias Com Marilyn (2011) e Manchester à Beira-mar (2016).
Atualmente, Michelle Williams é uma das atrizes mais versáteis de sua geração e já conquistou diversas indicações ao Oscar por seu excelente trabalho. Ao que tudo indica, é apenas uma questão de tempo até ela ver seu nome gravado em uma estatueta dourada, especialmente com ótimos trabalhos no currículo.
Zendaya
Zendaya pode até ser um ícone adolescente recente, mas sua trajetória de sucesso em Hollywood é de provocar inveja em qualquer um. A atriz começou sua jornada na profissão no início da juventude, ganhando destaque por sua performance na série No Ritmo (2010-2013), do Disney Channel, e por sua carreira musical, assumindo para si o status de estrela da Disney.
Mas esse foi apenas o início de tudo para Zendaya. Atualmente, a atriz é uma das mais requisitadas de sua geração, conquistando uma forte aclamação do público e da crítica especializada por seu trabalho na série Euphoria (2019), que a consagrou com duas estatuetas do Emmy. Além disso, ela também é conhecida por ter vivido a MJ na trilogia do Homem-Aranha de Tom Holland, no MCU, e é uma das estrelas de Duna (2021), do diretor Denis Villeneuve.
Ethan Hawke
Você até pode conhecer Ethan Hawke por seus trabalhos conceituados em produções independentes, mas ele também já foi um ídolo adolescente antes de conquistar um status de prestígio em Hollywood. O primeiro grande destaque de sua carreira aconteceu no final dos anos 80, quando ele protagonizou o clássico Sociedade dos Poetas Mortos (1989) ao lado de Robin Williams, um trabalho que o transformou em um jovem astro da noite para o dia.
A partir disso, Hawke conquistou ainda mais o coração do público participando de filmes como Caninos Brancos (1991) e Caindo na Real (1994). Foi nessa época também que o ator iniciou sua prolífica parceria com o diretor Richard Linklater, estrelando a trilogia do Antes com a atriz Julie Delpy e consolidando de uma vez por todas sua carreira como ator.
Desde então, Ethan Hawke segue se dedicando a papéis no cinema independente, embora também não abra mão de produções mais populares, como a série Cavaleiro da Lua (2022), do MCU.
Will Smith
O ator Will Smith também deixou o título de ídolo adolescente no passado para se tornar um dos nomes mais reconhecidos do mundo todo. Vencedor de um Oscar, Smith começou sua trajetória artística no mundo da música quando ainda estava na fase da adolescência, mas foi só quando ele protagonizou a série de comédia Um Maluco no Pedaço (1990-1996) que as coisas de fato começaram a mudar.
Apesar de ainda ser lembrado pelo papel na sitcom, Will Smith provou que não era um homem de um sucesso só: ainda nos anos 90, o astro começou a fazer sua transição para o cinema participando de filmes como Independence Day (1996) e MIB: Homens de Preto (1997), além de ter ganhado ainda mais fama com suas performances em Eu Sou a Lenda (2007) e À Procura de Felicidade (2006). O resto, como sempre, é história.
Jason Bateman
Conhecido por seus trabalhos no gênero da comédia, o ator Jason Bateman teve que batalhar para conseguir superar o status de ídolo adolescente que conquistou nos anos 80. Iniciando sua carreira como ator ainda no começo da juventude, Bateman fez bastante sucesso na mídia quando participou das sitcoms Silver Spoon (1982-1986) e A Família Hogan (1986-1991), estampando diversas capas de revistas e chamando atenção do público por seu carisma.
Embora tenha enfrentado certa dificuldade para encontrar seu lugar em Hollywood nos anos 90, Jason conseguiu dar a volta por cima quando apareceu na série Arrested Development (2003-2019). O seriado, que é um dos mais conhecidos da carreira do ator, levou-o a participar de outros projetos de sucesso, como os filmes Com a Bola Toda (2004) e Juno (2007).
Mas a comédia não é a única especialidade de Bateman, pois ele ganhou uma forte aclamação da crítica por causa da série Ozark (2017-2022), que o consagrou com um Emmy de Melhor Direção em 2019. Ele também esteve em The Outsider, série baseada na obra homônima de Stephen King, e no filme Air: A História Por Trás do Logo (2023).
Jennifer Connelly
Quando Jennifer Connelly começou sua carreira, no início dos anos 80, ela era apenas uma menina. Na época, a atriz trabalhava como modelo e, embora aparecesse mais em comerciais de TV e campanhas publicitárias, seu rosto estava frequentemente nas principais revistas adolescentes dos EUA.
No entanto, a fama só veio mesmo quando Connelly deu o ponto de partida em sua trajetória como atriz, no filme Era Uma Vez na América (1984), de Sergio Leone. Assim, não demorou muito para que Jennifer se transformasse em uma grande influência no universo adolescente, principalmente após suas performances em Labirinto, a Magia do Tempo (1986) e Construindo Uma Carreira (1991).
Vencedora de um Oscar por seu trabalho no filme Uma Mente Brilhante (2001), Jennifer Connelly conseguiu superar o título de ídolo teen participando de projetos como Réquiem Para um Sonho (2000), construindo uma carreira respeitada e elogiada pela crítica ao longo dos anos.
Neil Patrick Harris
Muito antes de ganhar o coração do público ao interpretar Barney Stinson na sitcom How I Met Your Mother (2005-2014), o ator Neil Patrick Harris já era um nome bastante popular na indústria do entretenimento. Ícone adolescente, Harris fazia sucesso nas décadas de 1980 e 1990 por sua atuação na série Tal Pai, Tal Filho (1989-1993), um papel que colocou seu nome nos principais veículos de notícia e nas capas de revistas da época.
Após aproveitar o sucesso da adolescência, Neil chegou a participar de algumas produções hollywoodianas, mas seu “renascimento” só veio mesmo com How I Met Your Mother. Desde então, o ator vem construindo uma carreira bastante versátil em Hollywood, transitando entre diferentes gêneros: ele já esteve em filmes como Garota Exemplar (2014) e Matrix Resurrections (2021), e também encantou o público na adaptação seriada da Netflix de Desventuras em Série (2017-2019), onde interpretou o icônico vilão Conde Olaf.
Jared Leto
Conhecido por suas polêmicas e controvérsias em set de filmagens, o ator e cantor Jared Leto tem uma consagrada carreira, tanto no cinema quanto na música. Mas, até isso acontecer, o astro que deu vida a uma das versões mais peculiares do Coringa precisou deixar seu status como título de ídolo adolescente para trás.
Leto começou sua trajetória na atuação durante a década de 1990, e foi na série teen Minha Vida de Cão (1994-1995) que ele começou a conquistar o público com suas habilidades artísticas. Foi por volta dessa época também que ele fundou, juntamente com seu irmão, Shannon Leto, a banda Thirty Seconds to Mars, algo que ajudou a impulsionar ainda mais seu nome na indústria.
A partir disso, Jared participou de diversos projetos consagrados hoje em dia, como Clube da Luta (1999), Garota, Interrompida (1999), Psicopata Americano (2000) e Réquiem Para Um Sonho (2000). Leto também venceu um Oscar por sua performance no filme Clube de Compra Dallas (2013), e recentemente foi o rosto por trás de Morbius, o fenômeno (não tão fenômeno assim) da Sony.