Homem-Formiga e a Vespa Quantumania – Todas as referências e easter-eggs que você não notou no filme da Marvel
Homem-Formiga e a Vespa Quantumania – Todas as referências e easter-eggs que você não notou no filme da Marvel
Alguns easter-eggs e referências para você não deixar passar.
Na última semana, o Universo Cinematográfico da Marvel deu o pontapé inicial para a Fase 5. Em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, vemos os primeiros passos do novo grande vilão do estúdio, Kang, o Conquistador, que reina soberano no tão citado Reino Quântico.
Entre participações especiais e pistas gritantes sobre o futuro da franquia, o longa traz também diversas referências e surpresas para os fãs. Assim, decidimos listar aqui os easter-eggs e referências de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania.
Escritor renomado
O filme já começa com uma simpática montagem mostrando como tudo mudou na vida de Scott Lang desde Vingadores: Ultimato. Depois de salvar o mundo, ele se tornou uma subcelebridade. E como todas acabam fazendo em algum momento da carreira, Scott lançou seu próprio podcast, como mencionado em Ms. Marvel, e agora também o seu próprio livro contando sua história de forma bastante duvidosa — Look Out For The Little Guy. E esse livro existe de verdade e pode ser comprado nas principais livrarias.
Aranha, Formiga, tudo igual
Agora uma impossível de perder. Quem nunca confundiu Homem-Formiga com Homem-Aranha? O nome parecido dos super insetos foi sempre um motivo para confusão entre quem não é muito ligado em quadrinhos, especialmente antes da chegada do MCU. Então é bem divertido ver o dono de uma cafeteria confundir Scott com seu amigo teioso. É uma pena que, quando ele finalmente percebe se erro, o Homem-Formiga pare de ganhar café de graça. Parece que alguém não é famoso o suficiente.
Tal pai, tal filha
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania está cheio de referências ao primeiro filme do herói, como na introdução da própria Estatura. No clássico de 2015, a primeira aparição de Scott Lang acontece ainda na cadeia, prestes a ser liberado por seus crimes. E o mesmo acontece com sua filha anos depois. Cassie Lang surge nesse filme presa, após cometer um crime similar ao seu pai.
Os Apátridas vivem!
Em Homem-Formiga (2015), Scott Lang acabou preso por ter redirecionado fundos que seu antigo empregador havia roubado sorrateiramente de seus clientes. E parece que enfrentar injustiças está no sangue dessa família. Assim como seu pai lutou contra uma empresa abusiva, Cassie acabou na prisão por protestar pelo direito a moradia daqueles que desapareceram no Blip. O assunto já havia sido abordado em uma série da Marvel, Falcão e o Soldado Invernal, em que um grupo de vigilantes lutavam pelo direito a moradia em escala global. Parece que a Estatura se daria muito bem nessa equipe controversa.
O velho amigo Jimmy Woo
Jimmy Woo fez um grande sucesso em Wandavision, como o companheiro de investigação de Darcy. Mas a primeira aparição do personagem foi em Homem-Formiga e a Vespa. E para não fazer desfeita, o personagem tem uma breve presença em Quantumania, colocando as fofocas em dia em um almoço com Scott Lang.
Baskin-Robbins sempre descobre
A rede de fast food Baskin-Robbins do primeiro filme também retorna em Quantumania. Mesmo depois de ter despedido Scott Lang por seu passado criminoso, a loja tem a ousadia de usar seu a imagem célebre de seu ex-funcionário para divulgar seu negócio.
Outra curiosidade com a Baskin-Robbins é que há um número 31 escondido no logo da empresa. Este detalhe é mais perceptível no boné dos funcionários e, coincidentemente, Quantumania é o 31º filme do Marvel Studios. A ligação foi apontada por Kevin Feige em uma entrevista, como não poderia deixar de ser. Afinal, o homem entende bastante de bonés.
Os velhos tempos
Alguns filmes e momentos icônicos do MCU são mencionados ao longo do filme, para acalentar o coração dos mais nostálgicos. Sobre Vingadores: Ultimato, por exemplo, Scott menciona a rápida cena em que Hulk o transforma em um bebê, além de seu encontro com Rocket Racoon. Sobre Capitão América: Guerra Civil, Cassie fala da batalha de seu pai contra o Capitão América, o que não aconteceu exatamente desse jeito. Scott logo reforça que ele esteve ao lado de Steve Rogers. Até porque quem seria o maluco de ir contra o Capitão América?
Kurt sem buracos
Dentro do Reino Quântico os easter eggs não pararam de aparecer. E um só quem tem um ouvido muito bom deve ter percebido. Mesmo que o hilário Luis não esteja presente nesta sequência, outro membro do bando de ladrões de Scott Lang do primeiro longa acabou retornando de forma inusitada. Estou falando de Kurt, o hacker europeu. O personagem foi interpretado por David Dastmalchian, que também deu a vida ao Bolinhas em O Esquadrão Suicida. O ator retorna neste filme como o alienígena gelatinoso obcecado por buracos Veb.
Krylar
Enquanto a grande maioria dos habitantes do Reino Quântico são completamente originais, criados especialmente para os filmes, o personagem de Bill Muray foi adaptado direto dos quadrinhos. O conhecido de Janet se identifica como Lord Krylar, que é o nome de um habitante do Microverso que encontra Hulk em suas histórias. Nas HQs, ele também tem a pele verde, mas isso acabou ficando de fora no filme. Pelo menos por enquanto.
Sub-Atomica
Quando a equipe precisa decolar, Janet sugere um caminho por Sub-Atomica, que é um lugar tirado diretamente dos quadrinhos. Novamente, tem relação com o Microverso.
Sub-Atomica é um sistema solar do Microverso que o Quarteto Fantástico encontra em suas aventuras. A família explora seus cinco planetas em suas histórias nos anos 1960 enquanto procuram o paradeiro do Doutor Destino.
O retorno do Jaqueta Amarela
Uma das maiores polêmicas do longa é sua interpretação de M.O.D.O.K. O peculiar vilão dos quadrinhos aqui é resultado da corrupção do Jaqueta Amarela, vilão do primeiro filme do Homem-Formiga. A estreia do herói é referenciada no início do longa, quando Cassie lembra que quase foi morta por um homem abelha ainda criança. Mas só depois é revelado que, ao ser encolhido por Scott, Darren veio parar aqui.
A máscara original do vilão já havia aparecido toda destruída em uma cena de Loki no Vazio, um lugar que é como um lixão da linha do tempo que abriga variantes perdidas. Acontece que ele sobreviveu ao seu destino, mas acabou sendo corrompido na máquina de destruição preferida de Kang, que é o M.O.D.O.K. E mesmo depois de todo esse tempo, ele continua sendo um otário.
O erro de Sylvie
No final de Loki, descobrimos que Aquele que Permanece estava destruindo linhas temporais para manter a estabilidade da linha do tempo sagrada como uma forma de impedir que novas variantes de si mesmo surgissem, ameaçando a paz do universo. Bem, Sylvie não engole a desculpinha da entidade cósmica e o assassina a sangue frio.
E assim, ela libera as mais perigosas versões de Kang no fluxo do multiverso, o que não só dá origem aos eventos de Quantumania como também reflete na primeira cena pós-créditos, que traz o Conselho dos Kangs. Para piorar, o Homem-Formiga pode ter repetido o erro dessa querida — ao derrotar O Conquistador, o herói pode ter eliminado a primeira linha de defesa contra versões ainda mais ardilosas do vilão.
O Carniceiro dos Deuses
Gorr pode ser chamado de Carniceiro dos Deuses em Thor: Amor e Trovão, mas o vilão não faz muito para viver a altura de sua alcunha no MCU. Kang, por outro lado, revela que já matou diversos Vingadores, incluindo o Deus do Trovão. Quem é o Carniceiro dos Deuses agora, não é mesmo?
O perigo das incursões
Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura trouxe um vislumbre do que pode acabar sendo a ameaça final da Saga do Multiverso: as incursões. E Quantumania reforça o perigo desse evento desastroso quando Kang revela que suas variantes podem causar o choque entre multiversos.
Uma Dinastia de Kangs
Você não acha engraçado quando algum personagem fala o nome do próprio filme? Bem, em Quantumania, citaram o nome de um filme futuro — Vingadores: Dinastia Kang. A fala surge no meio do discurso do vilão sobre como acabou sendo banido por um motim de suas demais variantes e o perigo de não impedi-las.
Código secreto
Quaz, o telepata vivido por William Jackson Harper de The Good Place, descobre mentalmente o código secreto para liberar um acesso restrito — 18147. Como de costume, este é um easter egg deixado pela equipe de produção. Avengers #181 é a primeira aparição de Scott Lang, antes de ser um herói. E em Marvel Premiere #47 ele assume pela primeira vez o manto de Homem-Formiga.
Uma Mulher Gigante
No climax das batalhas, Cassie Lang consegue se transformar em uma mulher gigante. E a cena acontece de forma bastante similar ao momento em que Scott desbloqueia este poder em Capitão América 3: Guerra Civil. Enquanto corre em direção ao perigo, misturando Partículas Pym, Cassie murmura "Por favor, funcione" como seu pai. E quando tudo acaba, ela fica doida por algo cítrico, também como Scott.
Kang vai retornar!
Depois que todas as cenas pós-créditos passam, a clássica frase anunciando o retorno dos personagens aparece na tela. Mas pela segunda vez na história da Marvel, não são os heróis que retornarão e sim o vilão: Kang retornará. A única outra vez que algo do tipo aconteceu foi em Vingadores: Guerra Infinita em que o retorno de Thanos foi anunciado.