Homem-Aranha: Quais os vilões mais subestimados do herói da Marvel?

Capa da Publicação

Homem-Aranha: Quais os vilões mais subestimados do herói da Marvel?

Por Gus Fiaux

Conhecido por sua intensa popularidade na Marvel Comics, o Homem-Aranha possui uma das galerias de vilões mais interessantes dos quadrinhos, com inimigos frequentes e ameaças grandiosas. Em suas HQs, o herói está sempre compenetrado em sua missão de defender a cidade de Nova York de tudo quanto é tipo de criminoso, cientista louco e até mesmo mafiosos.

Porém, enquanto muito se fala sobre o Duende Verde e o Doutor Octopus, a verdade é que o Amigão da Vizinhança também possui outros inimigos que ainda não tiveram sua chance de brilhar fora dos quadrinhos, infelizmente. São vilões ridicularizados pelos fãs de quadrinhos, mas que merecem sua atenção. Por isso, listamos aqui os 8 vilões mais subestimados do Homem-Aranha na Marvel!

Imagem de capa do item

Chacal

Ah, o Chacal. Sem dúvidas um dos vilões mais infames da longa lista dos inimigos do Homem-Aranha - afinal de contas, ele próprio foi responsável por uma das histórias mais confusas do herói, a igualmente infame Saga do Clone. Inicialmente, ele era Miles Warren, professor da Universidade Empire State, que também era loucamente apaixonado por Gwen Stacy.

Quando a garota morreu, ele simplesmente enlouqueceu e culpou o Homem-Aranha pela perda, ao mesmo tempo em que desenvolveu projetos genéticos capazes de mudar sua própria aparência, tornando-o em uma criatura bizarra. Mas não parou por aí, já que seu principal plano era descobrir a identidade do herói e desmoralizá-lo para o mundo.

Assim, ele arquitetou uma grande cilada na vida de Peter Parker, criando seus clones, Ben Reilly e Kaine Parker, e fazendo Peter acreditar que sua vida era uma mentira. Ainda que a Saga do Clone seja vista com maus olhos por muitos fãs, não dá para dizer que ele é fraco, tendo em vista como virou a vida do herói de cabeça para baixo.

Imagem de capa do item

Esmaga-Aranha

A cidade de Nova York tem uma relação controversa com seu maior herói. Ao passo que uns consideram o Homem-Aranha uma das melhores coisas que já aconteceu com a cidade, outros o veem como uma ameaça que deve ser detida a qualquer custo. E isso acabou resultando na criação de um "vilão" muito perigoso, que sempre dá trabalho para o herói.

Originalmente, Esmaga-Aranha era o nome de um exército robótico que foi desenvolvido por Spencer Smythe, um inventor que odiava o Aranha e que, certo dia, procurou financiamento do próprio J. Jonah Jameson para criar armas de destruição poderosas, equipadas com apetrechos que serviam para burlar poderes e forças do herói aracnídeo.

Depois, o filho de Spencer, Alistair Smythe assumiu as rédeas do projeto e transformou o Esmaga-Aranha em um traje que poderia ser usado por seres humanos normais e os transformaria em supersoldados adaptados para lutar contra o Amigão da Vizinhança. Fortes e habilidosos, os Esmaga-Aranhas já quase cumpriram o propósito indicado por seus nomes...

Imagem de capa do item

Enxame

Criado originalmente em 1977, como um vilão dos Campeões, o vilão que ficou conhecido como Enxame já virou motivo de muitas piadas por parte dos fãs do Amigão da Vizinhança. Apesar disso, ele continua sendo um dos inimigos mais assustadores que o Homem-Aranha já enfrentou, tanto por conta de seus poderes quanto por sua personalidade.

Fritz Von Meyer era um cientista nazista que trabalhava para o próprio Adolf Hitler. Certa vez, ele descobriu uma colônia de abelhas geneticamente modificadas na África do Sul, e começou a conduzir experimentos para que pudesse controlar a Abelha-Rainha. A colméia o rejeitou e o devorou vivo, mas por conta de seus dons especiais, as abelhas se uniram à sua mente.

Com um corpo inteiramente composto de abelhas letais e muito violentas, Enxame é um inimigo que aparece de tempos em tempos e é zoado pelo próprio Escalador de Paredes. Mesmo assim, ele sempre chega causando um grande terror, além de ser quase imortal, já que as abelhas que surgem na colônia sempre carregam sua mentalidade assassina e insana.

Imagem de capa do item

Coelha Branca

Nem todo vilão precisa ser a epítome da maldade e do medo, e algumas das melhores histórias do Homem-Aranha mostram ele enfrentando inimigos que são... simplesmente ridículos e bregas. A Coelha Branca se encaixa bem nas duas categorias, sendo uma vilã nitidamente inspirada pela obra de Lewis Carroll, o clássico Alice no País das Maravilhas.

Lorina Dodson cresceu em um ambiente nobre e rico, sem ter sofrido um dia sequer de sua vida. Porém, completamente entediada, ela decidiu agir por conta própria para se divertir - cometendo crimes e fazendo arruaça nas ruas de Nova York, apenas pela adrenalina. E assim, ela assumiu o manto e usou várias criações para enfrentar o Herói Aracnídeo.

De coelhos robôs gigantes a um exército de lebres inteligentes, ela já atacou o herói de diversas formas, e suas histórias têm um quê de idiota que, óbvio, é proposital. Afinal de contas, se o Batman também pode ter vilões que se inspiram em Alice no País das Maravilhas, como o Chapeleiro Louco, por que o Aranha não pode?

Imagem de capa do item

Homem-Hídrico

Se você assistiu Homem-Aranha: Longe de Casa, deve se lembrar dos temíveis Elementais que o herói enfrenta ao longo do filme. Embora os seres sejam apenas criações digitais feitos com hologramas e ilusões, eles dão muito trabalho para o Amigão da Vizinhança - especialmente um ser feito de água. Essa é uma adaptação do Homem-Hídrico das HQs.

Morris Bench era um homem comum, tripulante de um navio. Certo dia, ao testemunhar uma batalha entre o Aranha e Namor, ele foi derrubado do barco e acabou caindo no oceano, onde um poderoso gerador radioativo agia, convertendo moléculas de água. Transformado, ele percebeu que seu corpo podia virar água - e que ele tinha controle absoluto sobre o líquido.

Apesar de sua baixa inteligência, ele é um personagem relativamente difícil de ser derrotado, uma vez que enquanto houver uma gota de água em seu corpo, nada pode feri-lo ou matá-lo. A única forma de detê-lo é evaporando a água por completo. Na clássica série animada dos anos 90, ele se torna ainda mais assustador por ser um ex-namorado stalker de Mary Jane.

Imagem de capa do item

Camaleão

Um espião profissional, o Camaleão talvez seja o vilão mais assustador do Homem-Aranha, se levamos suas "habilidades" ao pé da letra. Capaz de assumir o rosto de quem quiser, ele se torna uma ameaça muito grande ao se disfarçar dos principais amigos e aliados de Peter Parker. Certa vez, ele até assumiu o rosto de Tia May!

Claro que tudo isso já faz com que ele seja um perigo e se infiltre com certa facilidade na vida de seus adversários, mas não podemos nos esquecer de seu treinamento de combate e do uso especializado de armas letais. O vilão já até teve conexões com o passado do Homem-Aranha, especialmente a morte de seus pais, Richard e Mary Parker.

Se isso não for o suficiente para você, ele ainda tem um reforço peso pesado na família, uma vez que é irmão de Kraven, o Caçador. Os dois já atuaram juntos em diversas circunstâncias e estão sempre determinados a caçar - e até exterminar - o Aranha. Vale lembrar que o Camaleão estará inclusive no filme solo de Kraven, da Sony.

Imagem de capa do item

Abutre

Ainda que seja um dos únicos personagens da lista a ganhar uma versão nos cinemas, o Abutre sempre foi visto com maus olhos pelos fãs do Aranha. À primeira vista, ele é apenas um idoso trambiqueiro equipado com um traje de pássaro, que sobrevoa a cidade de Nova York enquanto rouba bancos e museus, apenas para aumentar suas riquezas.

E por mais que essa premissa seja bem idiota - convenhamos -, o antagonista já deu o nome diversas vezes, especialmente quando se junta ao Sexteto Sinistro para enfrentar o herói aracnídeo. E por mais que não tenha nenhum tipo de superpoder, ele é habilidoso o bastante para ganhar os ares e ainda usar armas - como suas penas disparáveis - para desestabilizar seu oponente.

Por outro lado, o traje clássico do personagem é um tanto questionável em termos estéticos, e é compreensível que os fãs o menosprezem. De muitas formas, temos que agradecer a Homem-Aranha: De Volta ao Lar por ter transformado o personagem em uma ameaça amedrontadora, enquanto tem uma história de origem muito dramática e motivações compreensíveis.

Imagem de capa do item

Duende Macabro

Porém, se formos parar para pensar bem, talvez o vilão mais subestimado da galeria de inimigos do Homem-Aranha seja o Duende Macabro - e ao contrário da maioria, nem é porque estrela poucas histórias marcantes, mas sim porque está sempre sendo colocado à sombra do outro Duende da Casa das Ideias.

Nos quadrinhos, há mais de uma versão do personagem - a primeira delas sendo Roderick Kingsley, um empresário muquirana que decidiu realizar melhorias na fórmula original do Duende Verde de Norman Osborn, ao mesmo tempo em que construía uma carreira para si como criminoso. Vilão de vários arcos de HQs do herói, ele se tornou uma figura bem complexa.

Além disso, durante um tempo, Ned Leeds também assumiu o manto do personagem - embora sua versão original dos quadrinhos seja bem diferente do menino alegre e gentil do Universo Cinematográfico da Marvel. Pouco tempo atrás, a Marvel fez um retcon nessa história, dizendo que Ned só achou que tivesse agido como Duende Macabro, depois de sofrer lavagem cerebral de Roderick, o Macabro original.