Homem-Aranha – A Série Animada: 10 melhores episódios para conferir no Disney+
Homem-Aranha – A Série Animada: 10 melhores episódios para conferir no Disney+
A clássica série animada do Teioso chegou no Disney+! Relembre os melhores episódios
Atenção: Alerta de Spoilers!
A história do Homem-Aranha nas animações é bastante longa. A primeira série animada do herói estreou em 1967, com muitas outras sendo lançadas nos anos seguintes. Entre elas, Homem-Aranha: A Série Animada, do fim da década de 1990, se tornou uma das mais queridas e populares. Sucesso em vendas, aclamada pela crítica e adorada pelo público, a animação se manteve fiel ao material original, trazendo muitos personagens e arcos da Marvel para as telinhas.
Para muitos, a animação é considerada a melhor adaptação do Homem-Aranha até hoje. Agora, a produção retornou ao Disney+, com suas cinco temporadas completas. Para quem quer relembrar alguns dos excelentes episódios ou conferir a produção pela primeira vez, preparamos esta lista com os 10 melhores episódios da série!
Enganado/O Homem Sem Medo
Ao longo de toda a série, muitos outros heróis e vilões dos quadrinhos fazem participações especiais. Um deles é o Demolidor, cuja relação com o Homem-Aranha nas HQs é antiga e muito querida pelo público. Na animação, Matt Murdock atua como advogado de Peter Parker quando ele é falsamente acusado de vender segredos do governo.
A dupla batalha nas cortes pela liberdade do Teioso, enfrentando a ameaça de Wilson Fisk. Enquanto isso, o Demolidor e o Aranha lutam lado a lado nas ruas, batalhando contra os lacaios do Rei do Crime.
Eles conseguem limpar o nome de Peter, mas o vilão acaba escapando. Além de contar com muita ação, o episódio lida com temas como ganância, corrupção, vingança e justiça. A trama também mostra o quão perigoso o Rei do Crime realmente é, já que ele utiliza sua presença pública a seu favor tanto quanto seu alter ego.
Número e temporada dos episódios: 33 e 34 da temporada 3.
O Retorno do Homem-Hídrico - Partes 1 e 2
Na animação, o Homem-Hídrico é caracterizado como alguém terrível mesmo sem seus poderes. Obcecado por *Mary Jane, ele não a deixa em paz mesmo depois de ela o derrotar. O retorno do vilão não poderia deixar de ser relacionado a ela, resultando em um dos momentos mais emocionantes da série.
Isso porque a história se passa após a morte da personagem. Inicialmente, parece que este seria seu milagroso retorno, mas não é assim que as coisas acontecem. No fim, é revelado que a personagem vista no episódio não passava de um clone criado pelos poderes do Homem-Hídrico. Ao longo de toda a série, poucos episódios conseguem ser tão trágicos quanto esse.
Número e temporada dos episódios: 7 e 8 da temporada 5.
Agenda Mutante - Partes 1-2
Durante a segunda temporada, um tema recorrente é a luta do Homem-Aranha contra os efeitos da picada de aranha que deu a ele seus poderes. Isso porque, mesmo depois de tanto tempo, é revelado que o corpo do herói ainda estava passando por mutações, o que eventualmente o levaria a se tornar um monstro.
Com medo do que poderia acontecer, o protagonista parte em busca de ajuda. É isso que o leva a mais um crossover notável, em que ele procura o Professor Xavier em busca de respostas. Infelizmente, o personagem não encontra o que procura, já que Xavier não tinha as informações de que ele precisava, uma vez que a mutação pela qual Peter estava passando era muito diferente daquela dos mutantes.
Apesar disso, os dois episódios que contam essa história acabam levando o Aranha a se envolver nos problemas dos mutantes. Seu caminho cruza o de Herbert Landon, que tenta erradicá-los. Diante disso, o herói deixa sua busca pessoal de lado temporariamente, dedicando seus esforços a ajudar os X-Men.
Número e temporada dos episódios: 17 e 18 da temporada 2.
Os Seis Traiçoeiros - Partes 1-2
Mais uma história contada em dois episódios, Os Seis Traiçoeiros dá início à segunta temporada da série. Como o nome indica, aqui é a vez do herói enfrentar o Sexteto Sinistro, que se une contra ele em um momento crítico, quando os poderes de Peter parecem estar falhando.
O que é considerado o ponto alto do mini-arco é o fato de que a estrela aqui não é o Homem-Aranha, e sim Peter Parker. Sem controle sobre seus poderes, o protagonistsa é colocado em uma posição vulnerável e difícil, mas mostra que não são suas habilidades especiais que o tornam extraordinário.
Número e temporada dos episódios: 1 e 2 da temporada 2.
O Retorno de Kraven
Outro grande adversário que o protagonista precisou enfrentar foi Kraven. Este não é o primeiro episódio em que o personagem aparece, mas é considerado pelos fãs como o melhor. Anteriormente, a dupla havia se enfrentado quando o antagonista perdeu o controle devido a seu soro. Assim, apenas seu amor por Mariah havia sido o suficiente para pará-lo.
Quando retorna à cidade de Nova York, Kraven vai atrás de mais de seu soro, invadindo a fundação Hardy para adquiri-lo. Por causa disso, o Aranha acredita que o personagem voltou a ser um caçador, o que o leva a ir atrás de seu antigo inimigo.
O episódio conta com participação da Gata Negra, que se torna uma espécie de parceira do protagonista em sua luta contra o crime após a perda de Mary Jane. As mudanças sofridas por Peter devido a esse acontecimento também são vistas claramente na trama, que lida com a grande responsabilidade de ser um herói. Além disso, Kraven também recebe um pouco mais de desenvolvimento, já que a série mostra que ele é mais que apenas um caçador.
Número e temporada do episódio: 4 da temporada 4.
Ponto de Retorno
A trama de Ponto de Retorno é muito familiar a qualquer fã do Teioso. Isso porque a história adota seus pontos mais importantes de A Noite em que Gwen Stacy Morreu, arco muito conhecido do herói. A principal diferença é que, como Gwen nunca fez parte da animação, é Mary Jane quem assume seu lugar.
Após descobrir a identidade secreta do protagonista, o Duende Verde sequestra Mary Jane. Conforme herói e vilão se enfrentam no alto da ponte George Washington, a moça sofre uma queda terrível.
A série sofre uma mudança a partir de então, tanto pela ausência de Mary Jane, quanto pelo impacto que o evento tem em Peter. No próprio episódio, fica claro que a situação muda o protagonista, que precisa lidar com seu impulso de vingança e seus valores como herói quando enfrenta o homem responsável pela morte de sua amada.
Número e temporada do episódio: 14 da temporada 3.
O Retorno do Duende Verde
Considerado um dos episódios mais sombrios da série, O Retorno do Duende Verde traz Harry assumindo o manto de seu pai. O feito, no entanto, não parte de nenhum tipo de instinto de vingança ou vontade de dar sequência a seu legado. Na realidade, o jovem está sendo afetado por seu pai, que vem se comunicando com ele do Limbo, além de ter problemas mentais após a revelação de que Norman Osborn era o vilão.
Assim, ele enfrenta o Homem-Aranha e o Justiceiro até eventualmente ser derrotado. Ao invés puni-lo, o protagonista decide buscar ajuda, prometendo encontrar um meio de apoiá-lo. Cumprindo sua palavra, ao fim do episódio, vemos Peter levar Harry em busca de apoio profissional.
Número e temporada do episódio: 8 da temporada 4.
Guerras Secretas - Partes 1-3
Em um arco de três episódios, a série animada apresenta uma adaptação do evento de mesmo nome das HQs. Aqui, o Aranha é levado pelo Beyonder para um planeta paradisíaco. Ele, porém, não é o único, com outros heróis e vilões sendo levados da Terra para o mesmo local.
O objetivo disso era descobrir quem era mais forte: o bem ou o mal. Assim, o Beyonder, uma entidade cósmica de grande poder, pretende fazer com que heróis e vilões se enfrentem até que um lado prevaleça. Do lado dos antagonistas, alguns dos mais notáveis são o Doutor Octopus, Doutor Destino, Alistair Smythe, o Lagarto e o Caveira Vermelha. Já entre os heróis, temos o Capitão América, o Quarteto Fantástico, a Tempestade e a Gata Negra, entre outros.
O protagonista acaba sendo o responsável por unir os heróis, que não conseguem trabalhar bem como equipe à princípio. Tantos personagens icônicos reunidos em uma versão animada de um dos primeiros grandes eventos dos quadrinhos é algo memorável, e este é um arco que vale muito a pena revisitar.
Número e temporada do episódio: 9, 10 e 11 da temporada 5.
A Roupa Alienígena - Partes 1-3
Outro episódio com três partes, este mini-arco se tornou o favorito de muitos. Foi aqui que o Venom foi introduzido na série, apresentando o resultado de uma construção que vinha desde o princípio da série animada.
Anteriormente, Eddie Brock já havia sido apresentado, sofrendo uma humilhação e perdendo seu emprego, eventos pelos quais culpa o Homem-Aranha. Assim, seu rancor pelo protagonista foi estabelecido mesmo antes da chegada do simbionte. Seu ódio é compartilhado por este último, eventualmente levando os dois a se encontrarem e introduzindo Venom como uma das maiores ameaças que o personagem principal precisou enfrentar até então.
A história dedica tempo não somente a apresentar o simbionte, como também à construção de Eddie como personagem. Além disso, os episódios mostram a influência que Venom tem sobre Peter, o tornando sedento por poder e tirando sua compaixão. Por causa de tudo isso, o pequeno arco é considerado por muitos um dos melhores de toda a série.
Número e temporada do episódio: 8, 9 e 10 da temporada 1.
A Guerra dos Aranhas - Partes 1-2
Em A Guerra dos Aranhas, o protagonista da série se encontra mais uma vez em outra dimensão. Nessa versão da realidade, Nova York se tornou uma cidade distópica, ameaçada pelo "Carnificina-Aranha". Essa versão de Peter se uniu ao Carnificina após ser levado à insanidade pela existência de seu clone, Ben Reilly.
Os dois episódios são os últimos de toda a série. Além de contarem com muita ação e uma participação especial de Stan Lee, eles apresentam um pouco do conceito do aranhaverso. Para derrotar a grande ameaça desta dimensão, Peter lidera uma equipe formada por Aranhas de múltiplas realidades, que perseguem o vilão até uma outra realidade onde uma versão do protagonista vive a vida perfeita.
Além de mostrar como o herói cresceu ao longo da série, o final presta homenagem ao criador do personagem e à história, permitindo que Peter encontre um final feliz depois de tudo que passou.
Número e temporada do episódio: 12 e 13 da temporada 5.