Homem-Aranha: Sem Volta para Casa – 4 teorias que se confirmaram e 7 teorias que se provaram falsas

Capa da Publicação

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa – 4 teorias que se confirmaram e 7 teorias que se provaram falsas

Por Arthur Eloi

Atenção: Alerta de Spoilers!

A estrada até Homem-Aranha: Sem Volta para Casa não foi nada fácil. Pode não parecer agora que o filme já está nos cinemas, quebrando recordes de bilheteria, mas o seu desenvolvimento foi marcado por várias intrigas, atrasos e, claro, um mar diário de especulações, teorias e vazamentos.

Agora que a poeira dos spoilers já está baixando, e para entrar em um novo ano da forma correta, é hora de fazer uma pequeno retrospectiva dos últimos três anos para olhar para os vários rumores de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa e definir o que se provou verdade, e o que ficou apenas na imaginação dos fãs.

Imagem de capa do item

Verdadeiro: Tobey Maguire e Andrew Garfield estão no filme

A grande surpresa do filme é também a ideia mais discutida ao longo de toda a jornada de Sem Volta para Casa. Quem lançou essa teoria foi o próprio Tom Holland que, durante uma entrevista em 2019, afirmou que adoraria contracenar com Tobey Maguire e Andrew Garfield em uma versão live-action de Homem-Aranha no Aranhaverso.

De lá para cá, tivemos uma porrada de declarações, confirmações e até mesmo especulações ao redor da presença dos dois atores. Uma notícia (de procedência duvidosa) afirmava que Tobey Maguire deu cansaço na Marvel ao pedir um salário gigantesco para voltar ao traje do Teioso. Já uma brincadeira do diretor Scott Derrickson (Doutor Estranho) sobre todos os filmes do Homem-Aranha serem cânone no Universo Cinematográfico da Marvel foi entendida como verdade. De 2019 para cá, os fãs ficaram com os ânimos esquentados por essa possibilidade que agora se provou verdadeira.

Isso, claro, sem nem citar os inúmeros vazamentos que a Marvel até tentou fingir que eram falsos, como as fotos - e até vídeos! - de Andrew Garfield e Tobey Maguire no set, ou então o teaser em que os dois heróis foram porcamente apagados no computador, que resultou no Lagarto sendo socado de forma cômica por uma figura invisível. Se você acompanhou qualquer coisa da jornada de Sem Volta para Casa, você já sabia que os dois estariam no filme.

Imagem de capa do item

Falso: Tobey Maguire e Andrew Garfield não estão no filme

Pelo primeiro item, isso pode parecer meio óbvio, mas merece um espaço na lista justamente pelo nível de esforço da Marvel Studios e todos os envolvidos em fingir que todas as pistas e vazamentos eram falsos. Faça um exercício: abra o Google e procure “Tom Holland nega participação de Tobey Maguire e Andrew Garfield em Homem-Aranha 3” e veja quantas vezes o coitado tentou emplacar a sua mentira.

Tobey Maguire, por sua vez, se beneficiou muito de estar fora dos holofotes há alguns anos, e não precisou nem falar nada. Já Andrew Garfield, cujo nome é sondado para a temporada de premiações por Tick, Tick… Boom! e Os Olhos de Tammy Faye, precisou se defender incontáveis vezes, adotando um tom de esperançoso para retornar ao papel um dia, mas que essa oportunidade não seria em Sem Volta para Casa. E não é que acabou sendo?

Digna de menção honrosa é a vez em que um vídeo em alta resolução de Andrew Garfield com Tobey Maguire no set vazou, e o ator de O Espetacular Homem-Aranha tentou passar o conto do vigário durante um talk show de que se tratava de um deep fake. Bons tempos!

Imagem de capa do item

Verdadeiro: O Demolidor da Netflix retorna

Em 2020, o diretor e apresentador nerd Kevin Smith afirmou em seu programa com todas as letras que Homem-Aranha: Sem Volta para Casa contaria com a participação do Demolidor. Não fosse o bastante, seria ainda a versão de Charlie Cox, que estrelou a prestigiada série da Netflix.

A mesma novela de todo outro vazamento se seguiu: Kevin Smith voltou atrás e disse que nada era garantido, o ator negou, uma foto do set vazou e todo mundo da produção pulou em cima dizendo que era só photoshop. E assim como todo outro vazamento, no fim das contas acabou se provando verdade.

Nos rumores também havia menção da volta do Rei do Crime de Vincent D’Onofrio, mas isso não aconteceu no filme mas sim em um episódio de Gavião Arqueiro que, curiosamente, foi ao ar na mesma semana em que Sem Volta para Casa chegava aos cinemas. A mente de Kevin Feige enxerga tudo com anos de antecedência.

Imagem de capa do item

Falso: Sem Volta para Casa era o último filme de Tom Holland

O grande surto de 2019 foi quando, em plena divulgação de Homem-Aranha: Longe de Casa, a Marvel e a Sony Pictures passaram por um verdadeiro divórcio em público, e as duas empresas passaram a brigar pela guarda do menino Tom Holland. Foi uma briga dramática, com declarações afiadas de ambos os lados. Assim como quem não quer nada, as duas corporações casualmente jogaram no ar que o herói só ganharia um terceiro filme caso o segundo atingisse US$1 bilhão na bilheteria mundial.

Tudo isso criou uma sensação de perigo na mente dos fãs, de que essa versão do Teioso podia muito bem estar de saída, e que Sem Volta para Casa foi uma enorme conquista do público que apareceu nos cinemas, com carteiras em mãos. Várias declarações de Tom Holland e dos executivos reforçaram essa ideia de despedida.

No fim das contas, não poderia ser mais diferente: o terceiro filme funciona como uma história de origem para o Homem-Aranha do MCU, e Tom Holland já tem toda uma nova trilogia garantida pela frente.

Imagem de capa do item

Falso: Foi o Mystério e mais ninguém

WandaVision alugou um triplex na cabeça de quem curte discutir teorias da Marvel na internet. A série da Feiticeira Escarlate foi marcada pela constante ideia entre o fandom de que o Mephisto - o cramunhão, sete-peles, mochila-de-criança das HQs - era o grande responsável pela realidade forjada da heroína. No fim das contas, havia um pingo de verdade ali quando se revelou que tudo foi fruto da bruxa Agatha Harkness (Kathryn Hahn) e mais ninguém.

Desde então, é comum que teorias de fãs sigam os moldes de um impostor escondido bem na nossa cara. E convenhamos que o primeiro trailer de Sem Volta para Casa não ajudou ao mostrar o Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) agindo da forma mais suspeita o possível. Como é que o Mago Supremo ferra com o Multiverso todo por bobeira, e tudo para ajudar um adolescente?

Só podia ser fruto de um agente infiltrado: Mystério (Jake Gyllenhaal). Depois das impressionantes e tecnológicas ilusões do vilão em Longe de Casa, a teoria apontava que sua morte era apenas parte de um grande plano de mentiras para enganar Peter Parker. Nada disso aconteceu. Mystério continua morto, e a burrada que rompeu todo o Multiverso foi culpa do Doutor Estranho mesmo.

Imagem de capa do item

Verdadeiro: Tia May morre no filme

Há anos Tom Holland vinha falando como Homem-Aranha: Sem Volta para Casa seria sombrio e intenso, o que só podia significar que alguém iria morrer. A teoria mais popular nesse caso era de que a vítima seria Ned (Jacob Batalon), o melhor amigo de Peter Parker. Essa versão era até sustentada por um suposto roteiro vazado, divulgado no 4Chan em junho de 2021 (que, por sinal, acabou sendo uns 95% preciso).

Já outra versão da teoria apontava que a Tia May (Marisa Tomei) seria a vítima de Sem Volta para Casa, algo que ficou ainda mais gritante quando o primeiro trailer do longa saiu. Quem apostou nessa saiu como vencedor, já que a morte da personagem é todo o ponto de virada para o Homem-Aranha do MCU.

Imagem de capa do item

Falso: Venom é o grande vilão de Sem Volta para Casa

Ninguém - nem mesmo a Sony Pictures - esperava que Venom (2018) fosse dar tão certo quanto deu. O filme de Tom Hardy apanhou bastante na crítica, mas ainda assim embolsou impressionantes US$856 milhões na bilheteria mundial. Inclusive, esse sucesso todo foi o pivô do quase-divórcio entre as empresas, já que deixou claro que a Sony consegue lucrar bastante sem precisar repartir os espólios com a Marvel.

Quando o relacionamento das duas empresas foi retomado, Venom se tornou o terceiro parceiro desse casamento. Por anos foi discutida a ideia de que o simbionte deveria bater de frente com o herói de Tom Holland, com declarações que saíram da boca do próprio ator, de Tom Holland, de Kevin Feige e de Amy Pascal, a presidente da Sony Pictures. Tudo se alinhou ainda mais quando a cena pós-créditos de Venom 2: Tempo de Carnificina mostrou o vilão transportado ao Universo Cinematográfico da Marvel, afirmando que deveria ir para Nova York se encontrar com o Homem-Aranha.

Esse encontro nunca aconteceu. Na verdade, toda a presença do Venom em Sem Volta para Casa se resume em uma piadinha na cena pós-créditos, e a noção de que uma outra versão do vilão pode acontecer no MCU.

Imagem de capa do item

Falso: Mary Jane e Gwen Stacy dariam as caras no filme

Muito se falou sobre a volta de Tobey Maguire e Andrew Garfield, mas a reta final para Sem Volta para Casa foi marcada por rumores de que todas as pessoas envolvidas nos respectivos filmes também retornariam. Das ausências mais questionáveis estão a de Mary Jane Watson, interpretada por Kirsten Dunst na trilogia de Sam Raimi, e da Gwen Stacy de Emma Stone, mostrada em O Espetacular Homem-Aranha.

As atrizes comentaram bastante sobre a possibilidade de voltar aos papéis, com Dunst particularmente animada para viver uma Mary Jane mais velha, casada com Peter Parker e mãe dos filhos do herói vivido por Tobey Maguire. A atriz, inclusive, foi vista em Los Angeles, supostamente perto do set de Sem Volta para Casa, o que só aumentou as expectativas dos fãs.

Já na versão final do filme, as duas só recebem casuais menções por seus respectivos amados. Esse retorno ficou só na imaginação do público mesmo, com os roteiristas justificando a decisão ao dizer que colocar muita gente no longa poderia desviar o foco da jornada de amadurecimento do personagem de Tom Holland.

Imagem de capa do item

Verdade: Doutor Octopus ajuda o Homem-Aranha

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa pode pegar os personagens clássicos, mas eles vêm ao MCU com a bagagem de tudo que passaram em seus filmes. Quando Alfred Molina casualmente revelou que retornaria ao papel do Doutor Octopus, os fãs se questionaram se faria algum sentido ele retornar como vilão.

Nos momentos finais de Homem-Aranha 2 (2004), Octopus tem uma verdadeira redenção ao ganhar o controle de seus braços mecânicos, e se sacrificar para salvar Peter Parker. Sem Volta para Casa se mantém fiel à isso, e por mais que o vilão bata cabeças com o herói de Tom Holland nos momentos iniciais, ele eventualmente se mostra tão racional e prestativo quanto era em seu universo original, ajudando os Homens-Aranha até nos momentos mais sensíveis.

Imagem de capa do item

Falso: Sem Volta para Casa é o início do Sexteto Sinistro

Duende Verde, Electro, Doutor Octopus, Homem-Areia e Lagarto. Ver tantos vilões reunidos assim deixou os fãs das HQs ouriçados, especialmente pela existência do Mystério e do Abutre no MCU. A única explicação lógica para essa confraternização do mal só poderia ser uma: estávamos prestes a testemunhar o surgimento do temido Sexteto Sinistro.

Por mais que os vilões tenham uma boa dinâmica entre si, e até se juntem para combater os Homens-Aranha, a única forma de entender que ali nasceu o Sexteto Sinistro é se contarmos a árvore que Peter transporta por acidente como o último integrante da equipe.

Imagem de capa do item

Falso: Tobey Maguire seria o Tio Ben do MCU

Às vezes o fã está muito louco de teorias online. Na tentativa de racionalizar um retorno que fizesse sentido narrativo no MCU, surge uma teoria que aponta que Tobey Maguire - através de flashbacks, memórias perdidas ou apenas boa vontade do espectador - seria revelado como o Tio Ben do Universo Cinematográfico da Marvel.

Pra quê? Simplesmente para dar um peso a mais quando o herói da trilogia de Sam Raimi dá as caras no filme, com um momento de confusão para o Peter de Tom Holland ao ver seu tio como um Homem-Aranha de outra realidade. Ou seja, é uma teoria com camadas, feita para justificar outra teoria. Por sorte, apenas uma delas se provou real no fim das contas!