Homem-Aranha: Sem Volta para Casa – Todos os easter-eggs e referências do filme

Capa da Publicação

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa – Todos os easter-eggs e referências do filme

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Após anos de espera, finalmente Homem-Aranha: Sem Volta para Casa está entre nós, trazendo tudo aquilo que os fãs esperavam – e muito mais. O longa tem a proeza de ser não só um ótimo encerramento para a trilogia do herói no Universo Cinematográfico da Marvel, como também uma homenagem marcante para a história de Peter Parker nos cinemas.

E se você já viu o filme e quer relembrar todos os segredos e detalhes escondidos ao longo dessa jornada sensacional, não se preocupe: separamos aqui todos os easter-eggs e as referências de Sem Volta para Casa, para você mergulhar de cabeça no mundo do Amigão da Vizinhança e ficar mais atento nas surpresas do filme quando for revê-lo!

Imagem de capa do item

Rogers: O Musical

O filme começa em Nova York logo depois dos eventos de Longe de Casa - quando a vida de Peter Parker é virada de ponta-cabeça com a revelação de sua identidade secreta para o mundo. E já no começo, temos um easter-egg quando ele e MJ estão fugindo da multidão na Times Square.

Aqui, podemos ver um grande outdoor com um anúncio de Rogers: The Musical - a peça da Broadway que conta um pouco da vida do Capitão América e sua relação com os Vingadores. Recentemente, os fãs viram um pouco do musical no primeiro episódio de Gavião Arqueiro.

Imagem de capa do item

Controle de Danos

Quando a identidade de Peter é exposta, ele logo começa a ser caçado e as consequências disso levam à chegada do Departamento de Controle de Danos, um órgão governamental que começa a investigar e interrogar não apenas Peter, mas também seus amigos e sua Tia May.

Para quem não se lembra, o Controle de Danos é uma peça fundamental na franquia do Homem-Aranha no MCU, já que eles apareceram desde o primeiro filme da saga, De Volta ao Lar, para limpar os estragos feitos pelos Vingadores durante a Batalha de Nova York.

Imagem de capa do item

Nick Fury no espaço

Quando o Departamento de Controle de Danos começa a investigar Peter Parker sobre as acusações de assassinato do Mystério, o herói diz que esteve com Nick Fury e que o agente sabe de tudo o que aconteceu, mas os agentes logo dizem que Fury está no espaço há mais de um ano.

Isso bate com a segunda cena pós-créditos de Longe de Casa, onde nós vemos que o "Fury" do filme era, na verdade, o Skrull Talos disfarçado - e sabemos que Fury está comandando uma base espacial que deve ser melhor mostrada em Invasão Secreta, série original do Disney+.

Imagem de capa do item

O nome completo de MJ

Logo no começo do filme, também descobrimos um novo segredo sobre a MJ, a personagem vivida por Zendaya na franquia. Em uma cena, nós descobrimos que ela se chama Michelle Jones-Watson, mas ela logo diz que não usa o "Watson" e atende apenas por "MJ".

Seguindo as iniciais, muitos acreditavam que ela poderia ser uma "versão" da Mary Jane dos quadrinhos, mas isso nunca havia se firmado... até agora, já que seu sobrenome é o mesmo da personagem clássica. Em outro momento, um certo personagem inclusive acha que o nome de MJ é Mary Jane.

Imagem de capa do item

E.D.I.T.H.

Conforme o Controle de Danos começa a vasculhar de cima a baixo toda a casa de Peter Parker e sua tia, podemos ver vários itens fotografados pelos agentes - incluindo o óculos E.D.I.T.H., o último presente deixado por Tony Stark para Peter.

O óculos é um elemento muito importante de Longe de Casa - tanto é que o Mystério quer pegá-lo a todo custo, já que ele possui acesso a armas e outras informações ultrassecretas. Peter não chega a usar E.D.I.T.H. no terceiro filme, para a alegria de muitos que queriam vê-lo fora da asa de Tony Stark.

Imagem de capa do item

"Tigrão"

Um dos bordões mais clássicos envolvendo o Homem-Aranha foi criado por Mary Jane Watson nas HQs, que sempre o chamou de "Tigrão". Em sua primeira aparição, ela diz: "Veja só, Tigrão. Parece que você acertou o pote de ouro." Depois, ela passou a usar o clássico: "Vá pegá-los, Tigrão".

Em dado momento do filme, podemos ouvir uma personagem usando essa segunda frase para se referir ao Homem-Aranha. Só que não se trata de MJ, e sim de Betty Brant, uma das colegas de escola de Peter Parker e ex-namorada de Ned Leeds.

Imagem de capa do item

Howard Stark

No primeiro filme dessa nova trilogia, De Volta ao Lar, já tínhamos visto como várias figuras essenciais do Universo Cinematográfico da Marvel eram honradas no colégio onde Peter Parker e seus amigos estudavam - como, por exemplo, Bruce Banner.

Nesse terceiro, podemos ver brevemente, ao fundo, um quadro de Howard Stark, o pai de Tony Stark que já apareceu em alguns filmes da saga, que nem Capitão América: O Primeiro Vingador, Homem-Formiga e Homem de Ferro 2.

Imagem de capa do item

Grafites e mais grafites

Ao longo do filme, os fãs vão notar alguns grafites e pichações espalhados na cidade de Nova York, inclusive no colégio de Peter Parker, e a maior parte dessas pichações traz alguns pequenos easter-eggs - como, por exemplo, a que lemos "Ditko", honrando Steve Ditko, um dos criadores do herói.

Além disso, outro grafite traz o nome "GKANE", o que nitidamente é uma referência a Gil Kane, outro ilustrador muito importante nas HQs do herói, que inclusive foi responsável pela trágica história "A Noite em que Gwen Stacy Morreu".

Imagem de capa do item

Um Homem Sem Medo

Como muitos já especulavam há meses, o filme também marca o retorno (ou a "estreia") do Demolidor de Charlie Cox no Universo Cinematográfico da Marvel, após o cancelamento da série solo do personagem pela Netflix - e que até hoje não se sabe se faz parte do MCU ou não.

Aqui, o personagem aparece brevemente, em menos de cinco minutos, como o advogado de defesa de Peter Parker e de seus aliados. Ele está o tempo todo como Matt Murdock, mas em um determinado momento mostra os seus reflexos aguçados, deixando suas habilidades como uma pista pros fãs.

Imagem de capa do item

J. Jonah Jameson

Outro personagem que "volta" é J. Jonah Jameson, que já havia surgido em Longe de Casa como o jornalista que expõe a identidade secreta do Homem-Aranha e o acusa de assassinato. E mais uma vez, ele é vivido por J.K. Simmons, que o havia interpretado na trilogia de Sam Raimi.

Contudo, essa versão do personagem parece ser "nativa" do MCU, tanto que ele não faz menção aos outros Homens-Aranhas - e até mesmo a sua versão do Clarim Diário é diferente da que é mostrada na saga de Raimi - é um tabloide questionável e limitado, e não o maior jornal de Nova York.

Imagem de capa do item

F.E.S.T.A.

Essa aqui os fãs do jogo Marvel's Spider-Man vão reconhecer! No filme, vemos que May Parker trabalha em um projeto chamado de F.E.S.T.A., que é uma cozinha solidária que oferece comida e outros tratamentos básicos para a população em situação de extrema pobreza.

Nos quadrinhos, May também chega a trabalhar para o F.E.S.T.A. como uma voluntária (assim como no jogo). Contudo, o lugar serve como fachada para as ações sinistras de Martin Li, o Senhor Negativo - um vilão mafioso com poderes de "curar" pessoas com seu toque.

Imagem de capa do item

A mercearia do Delmar

Em dado momento do filme, também é mencionado um local importante da franquia: a Mercearia do Delmar, que aparece pela primeira vez em De Volta ao Lar, e é onde Peter Parker faz as compras de sua casa. Aqui, ele sai com MJ de um bueiro na frente da Mercearia.

Caso você não se lembre, a mercearia é destruída após um confronto de Peter com vários criminosos que usavam armas com tecnologia Chitauri. Mas, levando em conta que mais de cinco anos se passaram entre De Volta ao Lar e Sem Volta para Casa, a mercearia já está reconstruída e operante.

Imagem de capa do item

O novo Mago Supremo

Após ter sua vida arruinada pela revelação de sua identidade secreta, Peter Parker recorre ao Doutor Estranho para criar um feitiço e apagar essa revelação da mente de todos no universo - em clara referência aos eventos de Um Dia a Mais e Um Momento no Tempo, arcos das HQs.

Contudo, ele descobre que o posto de Mago Supremo passou para outro personagem - Wong. Aqui, o Doutor Estranho explica que seu colega de trabalho ganhou o posto por uma questão técnica, já que ele mesmo passou cinco anos "morto" devido ao estalar de dedos de Thanos.

Imagem de capa do item

Preste atenção nas placas!

As placas de carros também oferecem várias pistas do que está acontecendo no filme.

Em um momento, temos a placa 63ASM-3, que parece ser uma referência à revista The Amazing Spider-Man #3, de 1963 - a HQ de estreia do Dr. Octopus, que aparece pouco antes de Octopus aparecer no filme.

Há outra placa com o número ASM-8183, que pode ser uma referência a The Amazing Spider-Man #246, publicada em 1º de agosto de 1983, onde temos uma participação de Uatu falando sobre realidades alternativas.

Por fim, há um táxi com o número 1228, que é a data do aniversário de Stan Lee - 28 de dezembro -, uma bela referência ao lendário co-criador do herói.

Imagem de capa do item

Vilões!

Quando o feitiço do Doutor Estranho dá errado, ele não só não apaga as lembranças sobre a identidade secreta do Homem-Aranha, como também traz outras pessoas de outros universos que sabem que Peter Parker é o herói. E entre os vilões, temos:

Doutor Octopus vivido por Alfred Molina, o vilão de Homem-Aranha 2, de 2002.

Duende Verde vivido por Willem Dafoe, o vilão de Homem-Aranha, de 2000.

Homem-Areia vivido por Thomas Haden Church, o vilão de Homem-Aranha 3, de 2007.

O Lagarto vivido por Rhys Ifans, o vilão de O Espetacular Homem-Aranha, de 2012.

E o Electro vivido por Jamie Foxx, o vilão de O Espetacular Homem-Aranha 2, de 2014.

Então não temos um Sexteto Sinistro, como muitos acreditavam, já que o filme só apresenta cinco vilões.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha com o Manto da Levitação?!

Quando Peter Parker descobre que terá que retornar os vilões a cada uma de suas realidades originais - o que significa que a maior parte deles terá que morrer - ele se volta contra o Doutor Estranho e decide encontrar um jeito de salvá-los, nem que precise curá-los de seus poderes malignos.

Isso leva a uma grande perseguição na qual Stephen Strange tenta a todo momento capturá-lo. Uma cena bem divertida se dá quando Strange joga seu Manto da Levitação, que se gruda em Peter. Embora não seja intencional, parece uma bela referência ao episódio dos zumbis de What If...?.

Imagem de capa do item

DUM-E

Quando as coisas se tornam insustentáveis na casa de Peter Parker, por conta da perseguição dos paparazzi e do público, ele acaba se mudando para um apartamento de Happy Hogan, junto de May. O local é mais seguro e equipado com várias coisas criadas por Tony Stark.

Entre essas coisas, temos o retorno de DUM-E, o "robô burro" que Tony criou em seus filmes e que o auxiliava a construir alguns protótipos de armas e armaduras. Ele aparece bem pouco e está ali mais como um easter-egg para os fãs do Homem de Ferro.

Imagem de capa do item

"Com grandes poderes devem vir grandes responsabilidades"

O momento mais dramático e emocional do filme acontece quando May Parker morre devido à explosão de uma bomba do Duende Verde. Só que antes de falecer, ela diz a icônica frase: "Com grandes poderes, devem vir grandes responsabilidades".

Essa frase é muito mais fiel ao discurso original de Tio Ben na HQ de Lee e Ditko ("With great power there must also come great responsibility"), além de sedimentar de vez May como o "Tio Ben" dessa franquia, dando o mote para uma verdadeira origem desse Peter Parker.

Imagem de capa do item

O Espetacular

Enquanto MJ e Ned Leeds procuram pelo Homem-Aranha, os dois acabam se deparando com uma versão bem diferente do herói. Como todos já esperavam, se trata do Peter Parker vivido por Andrew Garfield, que protagonizou a franquia O Espetacular Homem-Aranha.

Aqui, Peter/Andrew chega a contar um pouco de como foi sua vida após a morte de Gwen Stacy, e como ele se tornou mais violento e vingativo, o que acaba tendo uma redenção bem bonita mais para o final - mas isso é um assunto para outro item...

Imagem de capa do item

O Original

E depois de trazerem de volta Peter/Andrew, MJ e Ned Leeds também se deparam com outra versão do Aranha - dessa vez, o Peter Parker vivido por Tobey Maguire, que conhecemos da trilogia original de filmes de Sam Raimi.

O Peter/Tobey já está bem mais velho e mais experiente e, de acordo com o que diz, ele e Mary Jane Watson conseguiram "fazer funcionar" todo o seu relacionamento, mesmo com todas as atribulações apresentadas nos filmes originais. Infelizmente, Mary Jane não aparece no filme...

Imagem de capa do item

A perda marca os Aranhas

Quando Peter/Tobey e Peter/Andrew conhecem o Peter/Tom, os três têm uma conversa genuinamente emocionante, onde falam sobre todas as mortes que já marcaram suas vidas. Tobey relembra do Tio Ben, que morreu por sua causa e transformou sua vida para sempre, fazendo dele um herói.

Já Andrew relembra de Gwen Stacy - e é aí que ele diz sobre como ele se tornou mais violento após a morte da namorada, que aconteceu no final de O Espetacular Homem-Aranha 2. Isso faz com que Tom aprenda um pouco com os heróis e decida salvar os vilões e curá-los na batalha final.

Imagem de capa do item

Os vilões estranhos

Depois disso, os três ainda passam um bom tempo conversando e trocando suas experiências. Em dado momento, um deles questiona "qual foi o vilão mais estranho que eles já enfrentaram", e as respostas são bem curiosas. O Peter/Andrew fala de um homem com roupa de rinoceronte - o Rino.

Peter/Tobey fala sobre um alienígena gosmento que veio do espaço, o que definitivamente se trata de Venom, enquanto Peter/Tom aproveita para contar sua própria experiência com um alienígena roxo que ele enfrentou na Terra e no espaço, Thanos.

Imagem de capa do item

O melhor amigo do Aranha

Ainda nesse momento, Ned Leeds pergunta aos outros Aranhas se eles já tiveram um melhor amigo, e Peter/Tobey conta sobre Harry Osborn, o amigo que ele teve e que morreu pouco tempo depois de tentar matá-lo. Isso traumatiza Ned e depois ele tem uma crise com o "seu" Peter Parker.

Curiosamente, essa é uma referência interessante aos quadrinhos porque faz conexão com o Duende Macabro das HQs, cuja identidade é... Ned Leeds. Claro, essa versão dos quadrinhos é bem diferente da que conhecemos no MCU e é pouco provável que Ned se torne o Duende em um filme futuro.

Imagem de capa do item

Aquele meme...

Por outro lado, a dinâmica dos três Homens-Aranha é bem divertida e até rende momentos espetaculares. Um deles acontece quando Ned Leeds chama "Peter Parker" e os três respondem sem saber de qual se trata, ainda que o menino faça o melhor para se explicar.

Nessa cena, alguns fãs vão perceber que há momentos em que os Aranhas se olham e apontam um para o outro. Seja isso intencional ou não, parece muito com o clássico meme que já circula na internet há anos do desenho clássico do Homem-Aranha, que mostra dois Amigões da Vizinhança se encarando.

Imagem de capa do item

Mudanças na Estátua da Liberdade

Ao longo do filme, ouvimos falar sobre algumas mudanças feitas na Estátua da Liberdade, o maior cartão-postal da cidade de Nova York. E na batalha final, temos a revelação: um gigantesco escudo do Capitão América será colocado nas mãos do monumento.

Essa claramente é uma homenagem a Steve Rogers, que desapareceu - ao menos para os habitantes do MCU - após Vingadores: Ultimato. E essa mudança na estátua também foi citada no capítulo mais recente de Gavião Arqueiro, quando Yelena Belova fala sobre os pontos turísticos de NY.

Imagem de capa do item

"Minhas costas..."

Há um momento divertido de interação entre duas versões do Aranha (a de Tobey Maguire e a de Andrew Garfield). Aqui, Peter/Tobey diz que sua coluna está doendo e Peter/Andrew o ajuda a estalá-la, o que rende algumas gargalhadas.

Contudo, isso pode ser uma referência ao fato de que Tobey Maguire por pouco não perdeu o papel do herói em Homem-Aranha 2, por ter ferido gravemente as costas antes das filmagens. A Sony quase o substituiu por Jake Gyllenhaal (que viveu Mystério em Longe de Casa).

Imagem de capa do item

Visuais vilanescos

O filme acaba trazendo alguns novos visuais para vilões clássicos. O exemplo perfeito disso é o Electro, que consegue "controlar" melhor sua energia e acaba voltando à forma humana, ainda que bem diferente do que lembramos - e em dado momento, alguns raios formam seu traje clássico das HQs.

Outro que também passa por uma mudança de visual é o Duende Verde, que abandona a armadura de Homem-Aranha e passa a usar um visual mais "civil". Porém, esse visual tem tons de verde e de roxo, em referência às cores do traje clássico do vilão nos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Vingadores

Por ser um filme ambientado no Universo Cinematográfico da Marvel, as citações e easter-eggs aos Vingadores não podiam faltar. Em uma cena, Peter/Tom conta para Andrew e Tobey que ele já fez parte dos Vingadores - o problema é que nenhum deles sabe o que isso significa.

Tom tenta se explicar dizendo que eles são os "Heróis Mais Poderosos...", mas não consegue completar a frase. Provavelmente ele queria dizer "Os Heróis Mais Poderosos da Terra", o nome que sempre é usado nas HQs e animações para se referir à equipe.

Imagem de capa do item

Uma nova chance

Outra teoria que já estava começando a ganhar força desde que o segundo trailer foi lançado é que Peter/Andrew salvaria MJ da queda que é provocada por um colapso na estrutura da Estátua da Liberdade. E é exatamente isso o que acontece.

A cena serve quase como uma redenção psicológica para o Peter/Andrew, por conta da morte de Gwen Stacy. Tanto que, quando eles pousam, MJ percebe que Peter/Andrew está quase chorando, tendo flashbacks da morte de sua namorada.

Imagem de capa do item

O Homem-Aranha negro!

Quando Electro é curado, ele acaba se deparando com o Peter/Andrew e o vê sem máscara. Ele diz que sempre achou que o Homem-Aranha fosse negro por ajudar gente pobre e por ser do Queens - e finaliza dizendo que deve haver algum Aranha negro em algum universo.

Ele não está errado, já que essa é uma referência bem emocionante a Miles Morales, o herói criado no Universo Ultimate e que hoje é tão conhecido e amado quanto Peter Parker. Miles inclusive estrela sua própria franquia animada que retornará no ano que vem com Homem-Aranha Através do Aranhaverso - Parte Um.

Imagem de capa do item

Palpatine de LEGO

Ao fim, quando o Doutor Estranho finalmente realiza seu feitiço, todos no universo se esquecem de que Peter Parker é o Homem-Aranha e os vilões e os outros Aranhas retornam para seus universos. Porém, Peter toma uma decisão difícil e decide não contar a verdade para Ned e MJ.

Contudo, ele não esquece de seus amigos e, quando se muda para um novo apartamento, um dos itens que leva é um Palpatine feito de LEGO. Para quem não se lembra, em De Volta ao Lar, Ned constrói uma Estrela da Morte de LEGO e há um Palpatine no topo do brinquedo.

Imagem de capa do item

Um novo visual

O fim do filme também traz uma nova mudança de ares para o Amigão da Vizinhança. Pela primeira vez em anos, ele recomeça sua carreira e não terá mais um traje tecnológico criado por Tony Stark para auxiliá-lo. Por isso, podemos ver que ele mesmo cria um novo uniforme.

O traje é visto bem brevemente no take final do filme e parece bem fiel à sua versão clássica dos quadrinhos. Contudo, existem alguns detalhes mais "brilhantes", como as partes azuis - e isso até lembra um pouco o traje que ele criou na época que estava à frente de sua própria empresa, nas HQs.

Imagem de capa do item

Eddie Brock no MCU... por pouco tempo

A primeira cena pós-créditos é divertida e mostra que o Venom dos filmes solo da Sony foi sugado para o Universo Cinematográfico da Marvel. Mas, quando a magia lançada pelo Doutor Estranho transporta todo mundo de volta às suas realidades, Eddie Brock volta para seu universo novamente.

Só que ele deixa para trás um pedaço do simbionte do Venom, e isso nos leva a crer que um dos próximos filmes do Aranha vai mostrar o icônico traje preto do herói. Quanto a como ele foi parar nesse universo, há teorias de que ele sabia da identidade de Peter Parker pela "memória compartilhada" dos simbiontes pelo Multiverso.

Imagem de capa do item

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

A última cena pós-créditos é, na verdade, um trailer completo de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, o próximo filme do MCU que tem a estreia prevista para maio do ano que vem. Aqui, vemos as realidades sendo obliteradas por conta de um feitiço lançado por Stephen Strange.

Se você quer saber mais do que é mostrado aqui - como a participação da Feiticeira Escarlate, o retorno de um antigo aliado e o surgimento de um novo vilão - leia a lista que fizemos contando todos os segredos do teaser, que já foi publicada aqui no site.