Homem-Aranha: Todos os jogos do herói ranqueados do melhor para o pior

Capa da Publicação

Homem-Aranha: Todos os jogos do herói ranqueados do melhor para o pior

Por Ygor de Oliveira Ferreira

O Homem-Aranha é um dos heróis mais populares e, além dos vários quadrinhos e histórias, o personagem já protagonizou inúmeros desenhos, filmes e jogos. Mesmo que muitos estejam deslumbrados com o jogo mais recente, Marvel’s Spider-Man 2, que traz o herói da vizinhança em uma de suas aventuras mais impressionantes, sua jornada pelos videogames é gigantesca, com algumas produções divertidas e outras terríveis.

Nesta lista, você confere todos os jogos do Homem-Aranha do pior ao melhor!

Imagem de capa do item

Spider-Man: The Sinister Six

Spider-Man: The Sinister Six é um jogo lançado para PC em 1996 e traz uma das experiências mais únicas do personagem e também a pior. Ele é um point n’ click que coloca o jogador para resolver alguns quebra cabeças e enfrentar os conhecidos vilões do herói.

Apesar dos point n’ click estarem em alta na época, não existe nada que chame a atenção para Spider-Man: The Sinister Six. Seus quebra cabeça são péssimos, o combate é terrível e a dublagem do jogo chega até a ser cômica em alguns momentos pela sua qualidade questionável.

Imagem de capa do item

Spider-Man: Return of the Sinister Six

Spider-Man: Return of the Sinister Six é um jogo lançado para o NES e Master System em 1992 que se inspira no arco dos quadrinhos do mesmo nome. O jogo acompanha o Homem-Aranha por 6 fases, cada uma enfrentando um membro do grupo de vilões - Electro, Homem de Areia, Mysterio, Abutre, Duende Verde e Doutor Octopus.

Assim como alguns outros jogos do personagem que foram lançados nos anos seguintes, ele mistura alguns elementos de plataforma com ação, tentando trazer alguma verticalidade. Por ter sido lançado no NES, a simplicidade visual e mecânica, com controles nem um pouco responsivos, não traz nada que valha a pena conferir.

Imagem de capa do item

Venom/Spider-Man: Separation Anxiety

Venom/Spider-Man: Separation Anxiety, foi lançado em 1995 para Super Nintendo e Mega Driver, e trazia um beat n’ up simples, onde os jogadores avançavam e enfrentam inimigos até o fim da fase. Ele adapta a saga dos quadrinhos de mesmo nome, e seu principal destaque era o fato de ser possível controlar Venom.

A dupla de heróis precisava lidar com Carnage e alguns outros simbiontes e trazia algumas participações especiais como o Motoqueiro Fantasma. O grande problema do jogo era o fato de ser muito repetitivo e pela falta de originalidade.

Imagem de capa do item

Spider-Man/Venom: Maximum Carnage

Spider-Man/Venom: Maximum Carnage foi lançado para o Super Nintendo e para o Sega Genesis em 1994. Ele antecede o Separation Anxiety e coloca Venom e Homem-Aranha para enfrentar Carnage e outros vilões comandados por ele.

O jogo que também é um beat n’ up chamou mais a atenção que sua sequência já que a ação e os cenários eram mais originais e foi o primeiro a ter sua história baseada em um quadrinho, não somente utilizando seus personagens. Ele trazia até mesmo algumas cutscenes para dar um pouco mais de contexto dos eventos.

Imagem de capa do item

The Amazing Spider-Man vs. The Kingpin

The Amazing Spider-Man vs. The Kingpin é um jogo lançado em 1993 para o Sega CD que coloca o Homem-Aranha correndo contra o tempo para enfrentar diversos vilões para impedir a explosão de uma bomba nuclear. Além disso, o herói precisa ainda resgatar Mary Jane que foi sequestrada por Venom.

As fases misturam um pouco de ação com momentos de plataforma, onde era possível até mesmo escalar a parede e para a época funciona bem para o console onde foi lançado. O fato dele ter uma história original, mesmo que seja mais uma premissa, também chamou a atenção em seu lançamento.

Imagem de capa do item

Spider-Man: Mysterio’s Menace

Spider-Man: Mysterio’s Menace foi lançado para o Game Boy Advance em 2001 e serve como sequência para Spider-Man 2: Enter Electro, do PlayStation 1. A produção coloca Homem-Aranha enfrentando uma galeria de vilões para que consiga chegar até Mysterio, o mestre das ilusões.

Como é um jogo de Game Boy Advanced, muitas das funcionalidades do jogo de PlayStation 1 não estavam disponíveis. Mas apesar disso, o sistema de combate divertido que misturava socos e chutes com golpes de teia é divertido e ainda apresenta algumas melhorias que podem ser encontradas durante as fases do jogo.

Imagem de capa do item

The Amazing Spider-Man: Web of Fire

The Amazing Spider-Man: Web of Fire foi lançado para o Sega 32x em 1996 e assim como vários outras produções do Homem-Aranha envolvia avançar pelo cenário e enfrentar os inimigos. Dessa vez o herói da vizinhança precisava enfrentar a Hydra que estava mantendo a população de Nova York como refém.

Uma das coisas divertidas do jogo era o fato de que era possível ser ajudado pelo Demolidor, caso o jogador o resgate na primeira fase. The Amazing Spider-Man: Web of Fire, foi o último jogo oficialmente lançado para o 32x na América do Norte, sendo descontinuado logo depois.

Imagem de capa do item

Spider-Man: Friend or Foe

Spider-Man: Friend or Foe foi lançado para PlayStation 2, Nintendo DS, Wii, Xbox 360 e PC em 2007. Ele se inspira visualmente nos visuais dos filmes de Sam Raimi, mas trazendo uma história única, mostrando um grupo de seres chamados de P.H.A.N.T.O.Ms ameaçando o mundo buscando partes de meteoros similares ao que trouxe Venom para a terra.

O jogo é um beat n’ up em 3D que tem como grande destaque os aliados que acompanha o Homem-Aranha em suas missões, que pode ser utilizado por um segundo jogador. Entre os personagens que aparecem durante a campanha estão Prowler, Gata Negra, Blade e até mesmo o Lagarto. Apesar disso, seu combate se torna rapidamente repetitivo, fazendo com que ele não tenha muito o que mostrar.

Imagem de capa do item

The Amazing Spider-Man: Lethal Foes

The Amazing Spider-Man: Lethal Foes foi lançado para o Super Nintendo somente no Japão em 1995 e coloca mais uma vez o Homem-Aranha enfrentando uma legião de vilões, seja os mais populares como Octopus, ou alguns mais esquecidos como o Besouro. Tirando a variedade de inimigos não tem muita coisa que o difere de outros jogos da época com o personagem.

Um ponto positivo é que alguns heróis da Marvel aparecem durante algumas cenas como o Tocha Humana, Punho de Ferro, entre outros. Apesar de ter sido lançado somente no Japão, The Amazing Spider-Man: Lethal Foes acaba se destacando por ser um pouco mais variado em suas fases.

Imagem de capa do item

Spider-Man: Unlimited

Spider-Man: Unlimited é um jogo mobile lançado em 2014 que trazia a mesma jogabilidade de jogos como Subway Surfer, mas com o Homem-Aranha. Ele trazia um pouco mais de complexidade já que era possível acertar seus inimigos com alguns golpes.

Mas o grande destaque do jogo era a variedade de trajes alternativos que podiam ser desbloqueados. Desde outros aranhas populares como o Miles Morales, até personagens mais desconhecidos, como o Porco-Aranha 2099. Infelizmente o jogo foi descontinuado em 2018 e não pode mais ser jogado.

Imagem de capa do item

Spider-Man (1995)

Spider-Man foi lançado em 1995 para Sega Genesis e Super Nintendo e adapta o desenho animado do Homem-Aranha que foi lançado em 1994. Sua história começa com Octopus e o Duende Verde se unindo contra o herói e formando uma equipe de vilões para conseguir sua vingança.

Apesar das duas versões do jogo terem a mesma história, cada uma delas tem suas particularidades. A versão lançada no Super Nintendo tinha 6 fases, enquanto a de Genesis apresentava somente 5. Junto da mudança no número de fases, cada um apresentava inimigos e alguns detalhes únicos de jogabilidade.

Imagem de capa do item

Spider-Man: The Video Game

Spider-Man: The Video Game foi lançado em 1991 somente para Arcade e coloca o herói junto de alguns aliados para recuperar artefatos mágicos do Rei do Crime e do Doutor Destino. Como esperado para um jogo de Arcade ele podia ser jogado com até 3 outros jogadores e tinha uma estrutura de beat n’ up bem difícil para tentar comer as moedas dos jogadores.

Ao iniciar o jogo era possível escolher o Homem-Aranha e outros três personagens. A Gata Negra, o Gavião Arqueiro e o Sub-Mariner, que é visualmente idêntico ao Namor. Cada um deles tem suas próprias habilidades especiais que dá alguma variedade e um pouco mais de diversão.

Imagem de capa do item

Spider-Man: Edge of Time

Spider-Man: Edge of Time foi lançado em 2011 para PlayStation 3, Xbox 360, Wii e Nintendo 3DS. Ele é a sequência de Shattered Dimensions e traz Peter Parker e Miguel O'hara na luta para salvar suas respectivas linhas do tempo e impedir a morte do Homem-Aranha original.

O jogo tem a história escrita por Peter Davis, responsável por alguns quadrinhos do Homem-Aranha e foi até elogiada em seu lançamento. Mas em termos de jogabilidade, ele acabou se saindo pior que seu antecessor, por ter cenários bem mais repetitivos e menos variedade no combate.

Imagem de capa do item

The Amazing Spider-Man 2

The Amazing Spider-Man 2 foi lançado para PlayStation 3 e 4, Xbox 360 e One, PC e Wii U. Ele se passa antes dos eventos do filme e mostra o herói na caçada por Carnage enquanto inicialmente é treinado por Kraven que depois se revela ter sido contratado pelo Rei do Crime para derrotá-lo.

O jogo trazia exatamente as mesmas ideias do antecessor e no geral não foi muito bem visto. Entre as criativas estavam os diversos bugs, a história desinteressante e os gráficos que não faziam jus à nova geração de consoles.

Imagem de capa do item

The Amazing Spider-Man

The Amazing Spider-Man foi lançado em 2011 para Nintendo 3DS, PlayStation 3, Xbox 360 e Wii e serve como tie-in para o filme de mesmo ano do herói. Ele trazia um combate similar aos jogos do Batman e um mundo aberto que era possível explorar com suas teias, e mesmo que não seja tão incrível como nos jogos da Insomniac, na época agradou muitos fãs do personagem.

A história do jogo se passa alguns meses após o fim do filme e começa com Peter e Gwen investigando rumores de que a pesquisa de Connors estava sendo continuada. Os rumores se provam verdade e vários cientistas acabam sendo infectados. Agora o herói precisa conseguir consertar o problema enquanto enfrenta vários vilões.

Imagem de capa do item

Spider-Man 3

Spider-Man 3 foi lançado para PlayStation 3 e 2, Xbox 360, Wii e PC em 2007 adaptando a última parte da trilogia de filmes do Sam Raimi que chegou aos cinemas em 2004. O jogo tem basicamente a mesma história do longa e traz grande parte do elenco dublando seus respectivos personagens, incluindo James Franco, que não havia participado dos jogos anteriores.

O jogo segue a mesma estrutura das outras adaptações dos filmes do Homem-Aranha com um pequeno mundo aberto e fases bem lineares focadas no combate. A versão do PlayStation 3 e Xbox 360 era um pouco melhor do que as outras por apresentar gráficos levemente melhores e mais fluidez no combate.

Imagem de capa do item

Spider-Man (2000)

Spider-Man foi lançado em 2000 para o PlayStation, Nintendo 64, Dreamcast e PC. Ele mostra Homem-Aranha tentando limpar o seu nome depois de um clone se tornar um criminoso procurado, e também parar a invasão dos simbiontes orquestradas por Carnage e Octopus.

O jogo trazia um foco em combate e mesmo sem um mundo aberto trazia uma boa exploração, já que o personagem era capaz de se balançar nas teias e andar pelas paredes. Além da variedade de vilões presentes no jogo, ele traz um personagem criado somente para a produção e narração de Stan Lee.

Imagem de capa do item

Spider-Man 2: Enter Electro

Spider-Man 2: Enter Electro foi lançado em 2001 para o PlayStation 1. Ele é uma sequência direta do jogo de 2000 e mostra o Homem-Aranha tentando capturar Electro que está cometendo diversos crimes pela cidade e é auxiliado por outros vilões.

O jogo traz cenários bem mais amplos em relação ao seu antecessor o que tornava ele até um pouco impressionante para a época e o console que foi lançado. Uma curiosidade sobre Spider-Man 2: Enter Electro é que ele precisou ser adiado alguns meses para alterar a fase final que trazia o World Trade Center.

Imagem de capa do item

Spider-Man The Movie

Spider-Man: The Movie foi lançado em 2002 para PlayStation 2, Xbox, Gamecube e PC adaptando o primeiro filme do herói dirigido por Sam Raimi. Ele traz exatamente a mesma história do longa, com uma pequena diferença na versão de Xbox que traz um confronto com Kraven.

Ele se inspira nos jogos do PlayStation 1 do Homem-Aranha trazendo um jogo de ação com algumas fases um pouco mais amplas e outras bem fechadas. Na época o jogo foi muito popular, sendo considerado naquele momento a experiência definitiva do personagem.

Imagem de capa do item

Spider-Man: Shattered Dimensions

Spider-Man: Shattered Dimensions foi lançado em 2010 para PlayStation 3, Wii, Xbox 360 e PC e é um dos jogos mais queridos do personagem. Ele mostra o Espetacular Homem-Aranha enfrentando Mysterio e acaba causando problemas em várias realidades por quebrar a Table of Order and Chaos.

Com as realidades em perigo Madame Teia recruta o Espetacular Homem-Aranha, o Noir, 2099 e Ultimate para recuperar as partes do artefato e salvar as dimensões. O jogo é dividido em fases e cada uma delas o jogador controla uma versão do herói, com algumas habilidades diferentes. O Noir apresenta um foco na furtividade, enquanto o Ultimate traz batalhas gigantescas.

Imagem de capa do item

Spider-Man: Web of Shadows

Spider-Man: Web of Shadows foi lançado em 2008 para o Xbox 360, PlayStation 3, Wii e o PC. Ele traz as mesmas mecânicas da adaptação do terceiro filme de Sam Raimi, com o combate similar e um mundo aberto com alguns eventos opcionais que oferecem um pouco mais de recompensa.

O grande destaque do jogo é que existem escolhas e um sistema de moralidade. A mecânica define quem serão os personagens que vão auxiliar o Homem-Aranha, se estiver positiva Luke Cage, Cavaleiro da Lua e Wolverine e quando está negativa a Gata Negra, Abutre, Rhino e Electro. Web of Shadows ainda teve uma versão para o PlayStation 2 e PSP que trazia um combate em 2D que não foi muito bem avaliado em seu lançamento.

Imagem de capa do item

Ultimate Spider-Man

Ultimate Spider-Man foi lançado em 2005 para PlayStation 2, Xbox, Gamecube e PC. Ele se inspira nos quadrinhos de mesmo nome do personagem e se passa alguns meses depois de Ultimate Venom. Durante a história é possível controlar o Homem-Aranha e também Venom e cada um deles navega pela cidade de forma um pouco diferente.

Cada um dos personagens jogáveis tem sua própria história que acabam se encontrando em determinado momento. Em seu lançamento o jogo foi bem elogiado pelo seu combate divertido e pela possibilidade de se jogar com Venom.

Imagem de capa do item

Spider-Man 2 (2004)

Spider-Man 2 foi lançado em 2004 para PlayStation 2, Gamecube, Xbox e PC e adapta o segundo filme do herói dirigido por Sam Raimi. Assim como nos cinemas, o segundo jogo é considerado o melhor da trilogia e adapta os eventos do longa, colocando o Homem-Aranha contra Octopus.

Um dos principais elogios do jogo na época era o fato de trazer uma Manhattan realista e também o fato de trazer algumas missões secundárias pela cidade durante cada capítulo. Por fim, ao encerrar a história principal, novas missões são desbloqueadas envolvendo a vilã Calypso.

Imagem de capa do item

Marvel’s Spider-Man

Marvel’s Spider-Man foi lançado em 2018 para o PlayStation 4, sendo o primeiro exclusivo da Sony sobre o personagem. Ele traz uma história original mostrando Peter tentando enfrentar o Senhor Negativo e outros vilões enquanto tenta lidar com seus problemas pessoais.

O jogo foi extremamente elogiado pela sua travessia de mundo espetacular, utilizando as teias e algumas outras funcionalidades e também pela sua história original e bem interessante. Entre algumas reclamações estavam os conteúdos secundários que não eram muito interessantes e pela quantidade se tornava enjoativo rapidamente.

Imagem de capa do item

Marvel’s Spider-Man: Miles Morales

Marvel’s Spider-Man: Miles Morales foi lançado em 2020 para PlayStation 4 e 5 e é um derivado de Marvel’s Spider-Man. Ele mostra o começo da jornada de Miles como um herói, tentando balancear sua vida normal enquanto salva a cidade. O jogo traz o mesmo mapa do primeiro jogo do personagem desenvolvido pela Insomniac e boa parte da mesma jogabilidade.

Um dos diferenciais é que Miles tem algumas habilidades de eletricidade e também pode ficar invisível, dando ainda mais ferramentas no combate e nos momentos de furtividade. Um dos grandes elogios do jogo foi o fato de ser menor em relação ao anterior, trazendo uma experiência mais concisa.

Imagem de capa do item

Marvel’s Spider-Man 2

Marvel’s Spider-Man 2 foi lançado em 2023 e traz uma nova história, dessa vez protagonizada por Peter e Miles. O jogo tem como principal antagonista, Kraven que decidiu ir para Nova York caçar os vilões do local e também a dupla de Homem-Aranha.

Além do grande vilão, Peter precisa lidar com o retorno de seu amigo, Harry Osborn enquanto Miles enfrenta a vontade de vingança contra o Senhor Negativo. Spider-Man 2 amplia tudo o que foi elogiado nos jogos anteriores, a cidade é ainda maior e o jogador tem mais funcionalidades para viajar por ela, como a Asa de Teia que fez com que o herói plane.

Miles e Peter têm animações diferentes no combate e também habilidades próprias, dando mais personalidade para cada um deles em ação. Além disso, a história tem algumas reviravoltas que podem deixar até mesmo os fãs dos quadrinhos surpresos.