Homem-Aranha: 10 coisas que queremos ver na nova trilogia do herói

Capa da Publicação

Homem-Aranha: 10 coisas que queremos ver na nova trilogia do herói

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Sem Volta para Casa já está em cartaz nos cinemas, trazendo um fim para a primeira trilogia do Homem-Aranha no Universo Cinematográfico da Marvel. O filme funciona quase como uma história de origem, prometendo que a “verdadeira versão do herói” terá um futuro brilhante nessa franquia multibilionária – e os primeiros passos em direção a esse futuro já foram tomados.

Com uma nova trilogia a caminho, sedimentando a parceria entre a Marvel Studios e a Sony, o herói terá a chance de brilhar mais uma vez, com novas aventuras e um propósito maior, agora que ele realmente aprendeu que “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades“. Aqui, listamos tudo o que queremos ver na nova trilogia do Homem-Aranha nos cinemas!

Imagem de capa do item

Foca no Homem-Aranha, pô!

De todas as reclamações sobre a primeira trilogia do Aranha no MCU, sem dúvidas a maior era sobre como esses filmes nunca pareceram ser, de fato, sobre o Homem-Aranha. O primeiro lida com o herói sendo um aprendiz do Homem de Ferro, enquanto o segundo trata de todo o legado deixado por Tony Stark - ao mesmo tempo que traz Mystério e Nick Fury.

Foi só com Sem Volta para Casa que o herói teve a chance de brilhar, ainda que o filme conte com vários vilões e tenha o Doutor Estranho no papel do "novo mentor". Para a nova trilogia, chegou a hora de Peter Parker ser independente para lutar suas próprias batalhas. Por mais que gostemos das participações especiais, o herói precisa provar seu valor sozinho!

Imagem de capa do item

Esconde bem esse segredo, Peter!

Verdade seja dita, o Universo Cinematográfico da Marvel nunca deu muita bola para identidades secretas, mesmo isso sendo um dos pontos cruciais em quase todos os quadrinhos de super-heróis. Desde Homem de Ferro, os heróis não fazem questão de esconderem seus alter-egos e vivem felizes, sem sofrer (quase) com os ataques provocados por supervilões às suas vidas civis.

Com o Homem-Aranha, isso estava começando a incomodar os fãs. Ele é um dos personagens cujo "segredo" é mais importante nas HQs, e não fazia sentido vê-lo expondo sua identidade para todos que conhecia, ou as cenas de luta que fazia sem máscara. Em Sem Volta para Casa, o segredo foi escondido mais uma vez - e é melhor que ele não saia revelando para todo mundo de novo...

Imagem de capa do item

O segredo é ser mais contido

Esses dias, vi um meme no Twitter dizendo como as histórias mais "meh" do herói eram justamente as que ele precisava enfrentar grandes ameaças junto de outras equipes, enquanto as melhores e mais emocionantes eram as que o Homem-Aranha precisava ajudar uma velhinha a atravessar a rua. E não é mentira, o personagem sempre se beneficiou de histórias mais contidas.

Isso não quer dizer que não queremos vê-lo lutando novamente ao lado dos Vingadores, mas primeiro, Peter Parker precisa nos convencer pelo seu lado mais humano, por se importar com civis e com pessoas comuns, não só por lutar contra Thanos e outros vilões grandiosos. Deixe esses grandes eventos para os filmes de equipes e mantenha a trilogia do herói menor em escala e já estamos felizes!

Imagem de capa do item

Mais Peter, mais Parker

Uma coisa que as duas franquias anteriores do herói - tanto a trilogia original de Tobey Maguire quanto os dois filmes protagonizados por Andrew Garfield - acertaram em cheio é o foco na vida pessoal de Peter Parker e a dualidade estabelecida entre Homem-Aranha, o herói, e Peter, o garoto que só quer viver sua vida normal.

Agora, as mudanças indicam que Peter terá que começar do zero, com seus problemas financeiros, questões pessoais e uma nova identidade secreta para resguardar. E seria muito interessante ver essa dualidade do Homem-Aranha sendo trazida para as telas, enquanto ele precisa conciliar esses dois mundos particulares para continuar prosperando nas duas "vidas".

Imagem de capa do item

Não esqueçam dos elementos clássicos!

O Homem-Aranha sempre teve alguns elementos clássicos explorados em suas histórias - como o fato de que trabalha como fotógrafo para o Clarim Diário, as suas aventuras ao lado da Gata Negra, o eterno dilema que vem com o traje simbiótico do Venom e até mesmo a relação sombria que a Oscorp provoca em sua vida.

Agora que a verdadeira "origem" do herói começou, seria interessante ver a nova trilogia trabalhando com esses elementos - e alguns deles já estão até na mesa, como o simbionte no MCU e a presença de J. Jonah Jameson. Seria bem interessante ver como essas peças clássicas da mitologia do herói se transcrevem para os tempos contemporâneos!

Imagem de capa do item

Tá na hora de uma nova leva de vilões

Duende Verde, Lagarto, Doutor Octopus, Electro... foi muito bom ver esses vilões ao longo de Sem Volta para Casa, ainda mais nas versões antigas das franquias anteriores. Dito isso, está na hora de seguir em frente e a forma mais ousada de fazer isso é apresentando vilões e antagonistas que nunca sequer foram adaptados para os cinemas.

Com a nova trilogia, a Marvel Studios tem a chance de trazer rivais novos e intrigantes para o Homem-Aranha, como o Escorpião, o Camaleão e Kraven, o Caçador, ou até mesmo figuras mais peculiares e estranhas, como o Chacal e Morlun. Além disso, seria divertido ver personagens que caminham numa linha mais cinzenta, como a Gata Negra.

Imagem de capa do item

Alguns retornos seriam bem-vindos...

Ainda que os novos filmes componham uma nova trilogia, isso não significa que todos os que vieram antes serão esquecidos. Nesse sentido, seria muito bom ver alguns retornos de personagens que já foram apresentados aqui, tal qual o Abutre, que é um dos vilões mais fascinantes da Marvel Studios e que agora até poderia retornar como um aliado do Amigão da Vizinhança.

Além disso, outras figuras podem ficar "na geladeira" por algum tempo para que então retornem em grande estilo, como é o caso de MJ Watson e até Ned Leeds, que devem "se afastar" da franquia já que vão para Boston. O reencontro entre eles e Peter Parker seria emocionante, ainda mais se o herói estiver pronto para formar uma nova amizade com eles.

Imagem de capa do item

Mais Aranhas nesse Aranhaverso!

Foi um deleite ver o retorno de Tobey Maguire e Andrew Garfield em Sem Volta para Casa - e por mais que adorássemos a ideia de vê-los em outros filmes, também queremos que o "Aranhaverso" se expanda através da inclusão de outros herdeiros do manto do Homem-Aranha - e existem vários candidatos, com o principal sendo Miles Morales.

Mas além dele, seria interessante ver Gwen Stacy assumindo o título. E, se levarmos em conta que a personagem nunca foi apresentada nesse universo, ela já pode vir como Gwen-Aranha, e não surgir de um universo alternativo.

Até o Homem-Aranha 2099, em alguma história que envolva viagem no tempo e realidades alternativas. E se você gosta de uma boa polêmica, até seria interessante ver o surgimento dos clones, Ben Reilly e Kane Parker...

Imagem de capa do item

Queremos um arco de histórias mais coeso

Ainda que tenham bons momentos, os três filmes do Homem-Aranha até agora se contradizem em seu próprio arco narrativo. De Volta ao Lar brinca com a ideia de que Peter precisa aprender a ser um "Amigão da Vizinhança", enquanto Longe de Casa esquece isso e o faz ser um herói global, tudo isso enquanto precisa expor sua identidade secreta para aqueles que ama.

Em Sem Volta para Casa, ele não só é um herói a nível Multiversal, como as decisões de revelar sua identidade secreta saem pela culatra. Todos os filmes acabam se anulando em seus próprios discursos, e isso certamente precisa ser mais elaborado na próxima trilogia, para que o herói possa ter aventuras mais coesas e um arco de desenvolvimento crescente, que não mude a cada filme.

Imagem de capa do item

Trocar de diretor seria uma boa ideia...

Jon Watts conquistou sua tão desejada "redenção" aos olhos dos fãs com Sem Volta para Casa mas... verdade seja dita? O diretor continua sendo o autor que menos tem um estilo consolidado em todo o MCU. Por isso, os seus filmes são feios visualmente, trazem ação pouco empolgante e nunca "engrandecem" o herói como ele deveria.

Levando isso em conta (e tendo em mente que Watts deve migrar sua direção meia-boca para outra franquia da Marvel Studios, o Quarteto Fantástico), seria melhor se tivéssemos um novo diretor com um estilo mais único dando conta da nova trilogia do herói. Existem vários exemplos dentro do próprio estúdio, como Taika Waititi e Sam Raimi, mas conhecendo a Marvel, eles provavelmente escolherão um cineasta novo para cuidar do herói!