As 10 histórias dos quadrinhos que a Marvel Studios dificilmente vai adaptar
As 10 histórias dos quadrinhos que a Marvel Studios dificilmente vai adaptar
A Casa das Ideias tem sagas espetaculares… mas algumas jamais vão chegar aos cinemas!
Desde que o Universo Cinematográfico da Marvel consolidou seu grande império, os fãs das HQs da Marvel viram várias de suas histórias favoritas ganhando adaptações para os cinemas e para as séries de TV. Histórias como Guerra Infinita, Guerra Civil, a saga do Soldado Invernal e até mesmo Extremis já tiveram suas versões cinematográficas.
No entanto, há uma miríade de narrativas dos quadrinhos que, muito provavelmente, não serão adaptadas – pelo menos, não da forma como esperamos. Aqui na lista, reunimos 10 sagas e arcos da Marvel Comics que provavelmente nunca ganharão filmes e séries no MCU!
A Saga do Clone
O Homem-Aranha é, sem dúvidas, o maior herói da Marvel Comics, sem nenhuma competição. Ao longo dos anos, o Amigão da Vizinhança estrelou várias sagas e histórias, e com a franquia de Tom Holland renovada para mais uma trilogia, é bem provável que vários arcos clássicos acabem dando as caras no cinema daqui para frente. Mas uma história jamais será adaptada.
A Saga do Clone foi publicada entre 1994 e 1996, e trazia uma série de questionamentos a respeito da origem de Peter Parker, com a inserção de seu clone, Ben Reilly. No entanto, a trama ficou demasiadamente confusa, o que fez com que a Marvel tivesse de fazer diversos retcons e correções. É bem pouco provável que eles tentem repetir o "erro" nos cinemas...
Era do Apocalipse
Os mutantes estão em alta novamente, e nós temos uma ampla variedade de sagas dos X-Men que poderão ser utilizadas quando a equipe finalmente fizer sua estreia no MCU. A Era do Apocalipse, por outro lado, não é uma delas. A trama começou em 1995 e se estendeu por várias revistas, onde vimos um mundo alternativo dominado pelo terrível Apocalipse.
Histórias de realidades alternativas são muito complexas e confundem até os leitores mais fiéis, e A Era do Apocalipse foi um dos casos mais conturbados da editora nesse sentido. É pouco provável que as histórias dos X-Men sejam tão confusas quanto nas HQs, até para que a Marvel Studios se distancie da bagunça temporal criada pela Fox em suas adaptações da equipe mutante.
Dinastia M
Para muitos fãs, Dinastia M é a grande história da Feiticeira Escarlate nos quadrinhos. Aqui, vimos Wanda Maximoff completamente insana e descontrolada, sendo manipulada por sua família para criar uma realidade na qual os mutantes são amados. Além disso, é a saga que termina com a frase mais assombrosa de todas: "Chega de mutantes!"
Levando em conta que Wanda já passou por seu "arco de vilã" em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura de 2021, é bem pouco provável que ela tenha uma história similar no futuro - até porque alguns aspectos da saga já foram utilizados em WandaVision. Além disso, é bem difícil de acreditar que a Marvel trará os mutantes depois de tanto tempo para retirar seus poderes em seguida...
Terra das Sombras
O Demolidor finalmente foi incorporado no MCU há pouco tempo, com participações em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, Mulher-Hulk e Eco, além de ter sua própria série solo a caminho. Porém, como a saga da Marvel Studios não costuma se aventurar por rumos muito sombrios e cruéis, muitos têm medo de como o herói será adaptado daqui para frente.
Com isso em mente, uma história que provavelmente será cortada do MCU é Terra das Sombras, de 2010, onde o Demolidor se torna o receptáculo da Besta-Fera, a entidade demoníaca adorada pelo Tentáculo. Totalmente insano, ele se torna um grande vilão em Nova York e precisa ser impedido por seus colegas, como o Homem-Aranha, Jessica Jones e Luke Cage.
O Cerco
O Cerco é uma dos melhores mega-eventos da Marvel, muito graças à sua construção prévia, já que a saga é uma culminação de todos os eventos que surgiram com o Reinado Sombrio e com a formação dos Vingadores Sombrios. Na trama, os heróis precisam defender Asgard de um cerco bem violento proposto por Norman Osborn e seus aliados.
Há vários motivos pelos quais a trama jamais será adaptada no MCU. Talvez o mais forte deles seja o status da própria Asgard nos cinemas, agora que a cidade dourada dos deuses nórdicos é uma pequena comunidade na Terra - mas sem boa parte dos deuses de outrora. Além disso, é bem pouco provável que veremos toda a saga do Reinado Sombrio adaptada com fidelidade.
Vingadores vs. X-Men
Desde que foi anunciado que a Disney comprou a Fox, muitos já esperam ver os X-Men incorporados ao MCU e uma das maiores expectativas é uma adaptação de Vingadores vs. X-Men, saga de 2012 que trouxe os Heróis Mais Poderosos da Terra em um combate físico e ideológico com os Filhos do Átomo. Porém, é pouco provável que isso aconteça tão cedo...
Para que uma história como essa seja adaptada, precisamos passar por novas adaptações da Saga da Fênix Negra, uma história que já foi bem usada (e esculhambada) durante a era dos filmes da Fox. Mesmo que a Marvel Studios esteja disposta a bancar isso, só teremos um filme de Vingadores vs. X-Men em mais de uma década... ou então, seremos saudados com uma adaptação "livre", como foi com a Guerra Civil.
Inumanos vs. X-Men
Os X-Men mal chegaram ao MCU e os fãs já querem vê-los enfrentando todo tipo de equipe heroica. No entanto, uma saga que podemos riscar da nossa lista sem dúvida é Inumanos vs. X-Men, publicada em 2016. Na trama, os Inumanos começam a pôr em risco a vida do povo mutante, já que a Névoa Terrígena, que circula livremente pela Terra, é letal para os portadores do Gene X.
Verdade seja dita, Inumanos, série lançada em 2017, foi uma catástrofe total para a reputação desses personagens, e é pouco provável que a Marvel Studios esteja disposta a passar pela humilhação mais uma vez. Além disso, o propósito da saga nos quadrinhos foi justamente lucrar em cima da morte dos mutantes, num período em que a Marvel estava tentando "boicotar" os personagens por não possuir seus direitos de adaptação nos cinemas.
Rei das Trevas
Uma das sagas mais recentes da Casa das Ideias, Rei das Trevas foi uma grande trama envolvendo Knull, o Deus dos Simbiontes, e trouxe várias adições à mitologia dessa raça alienígena, com participações importantes do Venom e do Carnificina. E o motivo para não vermos essa história no cinema é bem óbvio... os direitos de adaptação.
Como já sabemos, a Sony detém os direitos do Homem-Aranha e dos seus coadjuvantes. Porém, se o estúdio conseguiu fazer uma parceria com a Marvel Studios para trazer o Amigão da Vizinhança para o MCU, é bem pouco provável que o mesmo será feito com vários personagens das histórias do Venom, a não ser que Eddie Brock e seu simbionte sejam transferidos de vez para a "terra principal" do MCU.
Aurora de X
Apesar de sempre interagirem com outros heróis e equipes, os X-Men das HQs sempre tiveram um núcleo próprio, mais "independente" dos eventos do Universo Marvel. Após anos de exclusão e intolerância, os Filhos do Átomo ergueram a nação mutante de Krakoa e deram início a uma revolução, na fase que ficou conhecida como Aurora de X.
Essa era foi muito bem recebida pelos fãs e teve um desenvolvimento ótimo, com direito a várias equipes e sagas próprias. Porém, a era está chegando ao fim neste ano, e há rumores de que o próprio Kevin Feige teria um dedo nessa decisão, para alinhar os quadrinhos com os planos futuros do cinema. Levando em conta que é uma saga que exige tempo e uma construção bem dedicada, é pouco provável que isso seja adaptado nos filmes.
DC vs Marvel: O Conflito do Século
Ao longo dos últimos anos, pudemos sonhar com a grandiosidade. Durante a Saga do Infinito, tivemos uma construção magnânima que culminou no maior crossover de super-heróis do cinema, Vingadores: Ultimato. No entanto, certos terrenos - por mais grandiosos que sejam - ainda se mantém inexplorados, e um crossover entre editoras é quase impossível.
Publicado na década de 90, DC vs. Marvel: O Conflito do Século trouxe um combate espetacular entre os heróis da Marvel e da DC Comics. Por mais que haja o interesse para trazer esse evento para os cinemas, inclusive por parte de diretores e atores, isso envolveria questões contratuais e direitos de propriedades intelectuais, e é pouco provável que a Warner e a Disney, dois estúdios que sempre foram rivais, topassem fazer algo do tipo.