A história da Capitã Marvel com os X-Men nas HQs
A história da Capitã Marvel com os X-Men nas HQs
Afinal, o que Carol Danvers tem a ver com os Filhos do Átomo?
Nas últimas semanas, As Marvels esteve em cartaz nos cinemas. E apesar da bilheteria decepcionante, o filme ao menos abre algumas brechas para o futuro do MCU – e melhor ainda, já faz coneXão com uma certa franquia muito esperada pelos fãs. Para quem já lia os quadrinhos de Carol Danvers, isso não vem como grande surpresa, já que ela sempre teve uma forte ligação com a equipe mutante.
E embora a cena pós-créditos indique um outro caminho, é interessante analisarmos um pouco do passado da Capitã Marvel e como ela cruzou o caminho com os Sensacionais X-Men – mais de uma vez, inclusive. Por isso, aqui reunimos tudo que você tem que saber sobre a história de Carol Danvers com os X-Men!
Ms. Marvel e Vampira: Round 1
Antes mesmo de se tornar uma grande vilã dos X-Men, a Mística tinha uma rixa pessoal com Carol Danvers. Em uma das primeiras aparições de sua formação da Irmandade dos Mutantes, a metamorfa comandou uma missão onde sua filha adotiva, a Vampira, teve que bater de frente com a Ms. Marvel.
Nesse confronto, Vampira ainda não sabia dominar bem suas habilidades - e acabou passando muito tempo em contato com a pele de Carol Danvers. Foi assim que a mutante "absorveu" parte dos poderes e da personalidade de sua rival de uma maneira quase irreversível, sendo capaz de voar e ganhando um aumento considerável em sua força física.
Um passeio com os Piratas Siderais
Após quase morrer pelas mãos da Vampira, a Ms. Marvel foi salva e levada até a Mansão Xavier, onde ficou sob os cuidados do Professor X, que empregou seus poderes telepáticos para tentar ajudá-la com o trauma. Nesse período, Carol Danvers havia se desentendido com os Vingadores e logo viu nos X-Men uma nova família, chegando a participar de missões.
Foi assim que Carol Danvers desenvolveu uma forte amizade com uma figura inesperada, o Wolverine - e foi assim também que ela conheceu o grupo de bandidos cósmicos conhecidos como Piratas Siderais, aliados dos X-Men em histórias recorrentes. Em algumas HQs, Carol chegou a viajar com os Piratas e treinar suas habilidades com eles.
Binária e Warbird
Sendo uma grande aliada dos X-Men, Carol Danvers chegou a viajar com eles até o Império Shi'ar, onde foi atacada pela vilã Rapina e passou por experimentos com a raça alienígena Ninhada, que desejava estudar mais sobre sua fisiologia. Em um ímpeto de fúria, Carol passou por uma baita transformação, conquistando poderes ainda mais gloriosos.
Ao ser torturada pela Ninhada, ela entrou em sintonia com a energia pulsante do universo e acabou desbloqueando uma nova forma, a Binária. Com um novo propósito, Carol se recusou a se juntar aos X-Men quando ofereceram o posto, mas continuou ajudando a equipe aqui e acolá... até que Vampira se tornou uma aluna de Xavier e Carol decidiu deixá-los para trás.
Em um momento, ela chegou a passar um tempo com os Piratas Siderais, após se sentir magoada com a "traição" de Xavier e dos X-Men, sabendo de tudo que Vampira tinha feito com ela. Em uma guerra com os Shi'ar, ela acabou consumindo todo o seu poder de *Binária - que foi "separado" de sua mente pelos dons telepáticos de Jean Grey. Pouco tempo depois, ela assumiu um novo codinome: Warbird**.
Vingadores vs. X-Men
Os anos se passaram e Carol Danvers conseguiu ter uma relação cordial com os mutantes - nesse período, ela teve a chance de "se vingar" algumas vezes de Vampira, e as duas chegaram a uma espécie de trégua, embora ainda não se suportassem. Tudo mudou com a chegada da Fênix à Terra, o que movimentou o conflito Vingadores vs. X-Men.
Carol buscou ajuda da Vampira para alertar sobre os perigos da Fênix, e logo foi derrotada e presa por ela. Nas mãos de Magia - que estava possuída pelo poder incomensurável da Força Fênix -, Carol foi torturada no Limbo e quase morreu, e foi justamente quando Vampira viu seu estado que decidiu se voltar contra o Quinteto Fênix e abraçar o lado dos Vingadores.
Capitã Marvel e Vampira: Round 2
Como dito anteriormente, ao longo dos anos, Carol Danvers e Vampira tiveram a chance de marcar revanche mais de uma vez, o que sempre deu um gosto de rivalidade feminina para suas histórias. Depois que Carol virou a Capitã Marvel, as duas tiveram a chance de lavar a roupa suja de uma vez por todas.
Nessa batalha, a Vampira estava sendo controlada mentalmente e a Capitã a ajudou a se libertar, logo tornando-se sua aliada. As duas conversaram sobre seu passado e suas diferenças, e finalmente se reconciliaram - tanto que, um tempo depois, Carol apareceu para salvar a Vampira, que havia sido possuída pela Ninhada.
A Capitã Marvel e os X-Men atualmente
Atualmente, Carol Danvers voltou a ser uma aliada valorosa para os X-Men - especialmente após fazer as pazes com a Vampira. Nesse interim, ela desenvolveu uma nova versão da Binária (dessa vez, uma forma feita de energia completamente separada de seu corpo, com ações e pensamentos próprios). Infelizmente, esse "clone" foi destruído na luta com Ninhada.
Completamente arrasada por isso, Carol quase abriu um buraco negro com o seu poder - e isso só não aconteceu porque a Vampira interviu e, usando suas habilidades mutantes, conseguiu absorver os poderes da Capitã Marvel para, então, poder absorver toda a energia criada pela heroína. Atualmente, Carol vive aventuras no espaço, mas sempre que está na Terra, vemos ela ao lado de algum herói mutante aqui e acolá.