10 heróis da Marvel que se tornaram vilões!
10 heróis da Marvel que se tornaram vilões!
Nem todo herói consegue trilhar o caminho da luz para sempre. Muitas vezes, alguns mocinhos percebem que estar no lado errado da lei é o melhor para resolver certos problemas e questões pessoais, e isso tem se tornado comum na Marvel. Aqui, listamos dez personagens que se voltaram para as trevas, mesmo que tenha sido por pouco tempo.
Wolverine
James Logan nunca foi um mocinho, no sentido próprio da palavra. Afinal de contas, seu próprio slogan diz que ele é o melhor no que faz, mas o que faz não é nada agradável!
E mesmo tendo surgido como um oponente do Golias Esmeralda, o Carcaju encontrou seu espaço no lado do bem, entre os X-Men.
Apesar disso, o personagem já se voltou contra os próprios mutantes inúmeras vezes. Uma das primeiras foi como um dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse, quando Wolverine foi recrutado como Cavaleiro da Morte.
Mais tarde, ele também foi controlado pela Hidra e até mesmo pelo Tentáculo. Vale ressaltar que, no início de Velho Logan, o Carcaju assassina todos os X-Men como resultado de uma ilusão criada por Mystério.
Logicamente, em todas essas situações, Wolverine não estava agindo por conta própria, mas sendo influenciado por forças externas, mas isso não muda o fato de que ele acabou espalhando o caos entre os heróis.
Capitão América
Durante muitos anos, a integridade do Sentinela da Liberdade permaneceu intocável dentro da Marvel.
O sistema podia estar corrompido e prestes a ruir, mas o Capitão América continuava íntegro e dedicado aos mesmos ideais que sempre defendeu desde sua criação.
Tudo isso mudou após os eventos de Avengers Standoff, quando Steve Rogers recuperou seus poderes e revelou ser um agente infiltrado da Hidra.
Apesar do choque inicial, a Casa das Ideias tratou de esclarecer rapidamente que o personagem estava sob controle mental de Kobik, a mando do Caveira Vermelha, que havia implantado falsas memórias no Capitão América.
Mesmo assim, ver o símbolo máximo do heroísmo e patriotismo, dentro da Marvel, passar para o lado negro da força foi um golpe duro para os fãs.
Homem de Ferro
Apesar de ser um dos heróis favoritos do público no cinema, Tony Stark sempre foi um personagem controverso nas histórias em quadrinhos.
O Homem de Ferro nunca escondeu sua ganância e arrogância - e talvez seja isso que o torne tão humano e interessante.
Durante os Anos 90, Stark teve seu cérebro controlado por Immortus e tornou-se uma grande ameaça para os Vingadores. O grupo teve de recrutar o jovem Tony Stark de uma Terra alternativa para conseguir salvar o dia, mas tudo isso foi apagado da existência graças a Heroes Reborn - quem diria!
Recentemente, o personagem voltou a passar por uma fase controversa durante a saga AXIS. Tony viciou boa parte da população mundial no uso da tecnologia Extremis e passou a cobrar preços abusivos para que eles continuassem a ter acesso aos benefícios.
Mais uma vez, tudo não passava de um plano dos vilões, dessa vez encabeçado por Caveira Vermelha, Doutor Destino e ninguém menos que a Feiticeira Escarlate!
Feiticeira Escarlate
Ok. Wanda Maximoff nos foi apresentada como uma vilã, filha do Mestre do Magnetismo e membro da Irmandade dos Mutantes, mas isso não durou muito tempo.
A Feiticeira Escarlate tornou-se uma das mais poderosas aliadas dos Vingadores, mas sempre passou por episódios de instabilidade mental.
Ela foi a grande responsável pelos eventos de Dinastia M, que levou o universo Marvel a reformular-se depois que a maior parte dos mutantes perdeu seus poderes.
Além disso, ela "ajudou" o Caveira Vermelha a moldar o universo à sua vontade em AXIS.
Vale deixar claro que, dessa vez, Wanda estava sendo controlada pelo vilão, mas isso não muda o fato de que a personagem chegou a matar seu próprio irmão, Mercúrio, apenas para atingir Magneto.
Hulk
O Golias Esmeralda já teve diversas fases dentro da Marvel, mas, na maioria delas, ele é a fera entregue aos seus instintos animalescos, enquanto Bruce Banner é a razão que tenta controlar o monstro dentro de si.
A dinâmica já serviu como pano de fundo para diversas tramas dentro da Casa das Ideias e, sempre que Bruce Banner perde o controle e deixa Hulk assumir o comando, as coisas ficam feias para os outros heróis.
Podemos destacar duas grandes histórias. A primeira é a já citada Velho Logan, realidade na qual Hulk e sua prima, Jennifer Walters, tem vários filhos deformados e formam a Gangue Hulk, deixando um rastro de destruição por onde passam.
Outra grande trama é apresentada em Futuro Imperfeito. A história se passa 100 anos no futuro do universo atual da Marvel, em uma realidade onde a Guerra Nuclear levou à morte de diversos heróis, mas deixou o Incrível Hulk ainda mais forte e inteligente.
Ele passou a ser chamado de Maestro e comanda o futuro em uma ditadura violenta, eliminando os heróis que se opõe a ele e exibindo seus corpos em uma sala de troféus.
Alex Wilder
Fugitivos é um grupo formado por filhos de super-vilões de uma célula criminosa conhecida como Orgulho.
Eles decidem deixar o passado para trás e partir em busca de um futuro melhor, rompendo seus laços com o mal e transformando-se em heróis.
Acontece que temos uma das maiores reviravoltas dos quadrinhos, quando descobrimos que Alex Wilder, o líder da equipe, era um infiltrado da Orgulho.
Ele manipula a equipe para que suas ações sempre levem a um resultado inesperado e, eventualmente, acaba se revelando como o grande vilão que é.
Seu grande sonho é construir um reinado maligno para os vilões e controlar o mundo ao lado de Nico Minoru.
Anjo
Warren Worthington III foi um dos fundadores dos X-Men e um grande membro da equipe durante muitos anos.
No entanto, durante a saga Massacre dos Mutantes, ele acabou gravemente ferido depois de uma luta contra Arrasa-Quarteirão e Arpão.
Anjo foi salvo por Thor, mas acabou perdendo suas asas em decorrência dos ferimentos. O personagem passou por uma fase depressiva até ser encontrado e modificado geneticamente pelo Apocalipse.
Agora, com o nome de Arcanjo, Warren ajudava o vilão a espalhar o caos pela Terra com suas asas metálicas e sua pele azul.
Mesmo depois de recuperar sua consciência, Arcanjo passou a ter alguns episódios de vilania.
Bucky Barnes
Bucky Barnes foi declarado morto após uma explosão em um avião, o mesmo acidente que levou Steve Rogers a ser congelado no oceano.
No entanto, o corpo de Bucky foi resgatado pelos soviéticos, que realizaram lavagem cerebral no garoto e o transformaram em uma máquina de matar.
Com o nome de Soldado Invernal, Bucky passou a realizar uma série de tenebrosas missões, até reencontrar o Capitão América e, aos poucos, recuperar sua memória.
Jean Grey
É claro que não podíamos deixar a ruiva de fora!
Depois de sacrificar-se para salvar os X-Men, Jean Grey emerge do fundo do oceano e passa a ser chamada de Fênix.
Seus poderes haviam aumentado incrivelmente e ela tornou-se a mutante mais poderosa da equipe. No entanto, o Clube do Inferno conseguiu entrar na mente da telepata, levando-a para o lado negro da força.
Finalmente, a entidade cósmica que habitava o corpo da personagem emergiu demonstrando sua verdadeira natureza de dominação e poder.
A Fênix Negra viajou pelo universo devorando estrelas, aniquilando a vida nos mais distantes sistemas solares e espalhando o caos no universo Marvel. Até ser derrotada para retornar mais uma vez.
Vale lembrar que Jean não foi a única hospedeira da Força Fênix, mas, certamente, é a mais reconhecida.
Reed Richards
Senhor Fantástico é um dos maiores heróis do Universo-616. Apesar de não ser o marido exemplar, Reed Richards sempre foi um herói digno e honrado.
No entanto, sua versão Ultimate é um vilão psicótico e genial.
O Quarteto Fantástico era um dos grupos menos interessantes do Ultiverso, até que Sue abandonou Reed e ele pôde, finalmente, demonstrar sua verdadeira natureza perversa e megalomaníaca.