Hellraiser: Como assistir a franquia em ordem cronológica
Hellraiser: Como assistir a franquia em ordem cronológica
Um novo filme está chegando, e contamos qual é a melhor ordem para assistir a saga!
Entre altos e baixos, Hellraiser sempre teve uma das mitologias mais interessantes das franquias de terror – embora boa parte dos filmes não consiga fazer jus a isso. Criada por Clive Barker em seu livro The Hellbound Heart, a história nos apresenta os terríveis seres conhecidos como Cenobitas – anjos para alguns, demônios para outros -, que são trazidos à Terra quando uma pessoa abre a Configuração do Lamento.
Neste ano, teremos o lançamento de um novo capítulo da saga, lançado exclusivamente no streaming. No entanto, se você tiver coragem de encarar todos os longas da franquia, aqui explicamos onde você pode encontrá-los e qual é a melhor ordem para assisti-los!
Hellraiser: Renascido do Inferno (1987)
Onde assistir: Prime Video
Hellraiser: Renascido do Inferno, de 1987, foi onde tudo começou. O longa foi dirigido pelo próprio Clive Barker, usando como base seu livro original, The Hellbound Heart, que apresenta o mundo dos Cenobitas e a Configuração do Lamento.
Na trama, Julia Cotton é uma mulher infiel que descobre o zumbi de seu cunhado e falecido amante, Frank Cotton. Ela precisa ajudá-lo a reviver e fugir das forças demoníacas que o perseguem, lideradas por Pinhead. Mais thriller erótico que horror gore, é o melhor da franquia disparado.
Hellraiser II: Renascido das Trevas (1988)
Onde assistir: Prime Video
Pouco tempo depois do primeiro longa, uma continuação chegava ao cinema, intitulada Hellraiser II: Renascido das Trevas. Aqui, Clive Barker deixa o posto de diretor e passa a cuidar da história, enquanto Tony Randel comanda a direção.
Na história, seguimos uma personagem bem importante do primeiro filme, Kirsty Cotton - a enteada de Julia e sobrinha de Frank. Após a morte de sua família, Kirsty é internada em uma instituição onde o diretor obcecado pelo oculto ressuscita Julia e liberta os Cenobitas novamente.
Hellraiser III: Inferno na Terra (1992)
Onde assistir: Looke
Do terceiro filme em diante, a franquia caiu nas mãos da Dimension Films, a infame produtora de longas independentes pertencente a Bob e Harvey Weinstein - sim, aqueles Weinstein dos escândalos sexuais de Hollywood. Sem um rumo certo, o filme tenta surfar na onda de slashers como A Hora do Pesadelo.
Na história, uma jornalista investigativa precisa descobrir o que está acontecendo em uma famosa boate local, enquanto revela uma conspiração envolvendo os Cenobitas - e precisa mandá-los de volta ao inferno. O filme é tido pelos fãs como um dos mais subestimados da saga.
Hellraiser IV: Herança Maldita (1996)
Onde assistir: Não está disponível em nenhum streaming
O filme mais ambicioso da saga, Hellraiser IV: Herança Maldita foi um dos primeiros longas de terror a mandar seu vilão para o espaço, bem antes do Jason. No entanto, aqui há um sentido, já que a história explora o passado, o presente e o futuro desse universo, com uma sequência inteira em uma estação espacial.
A sinopse do longa diz o seguinte: "No Século XXII, um cientista tenta corrigir o grande erro de seu antepassado, que criou a caixa responsável por abrir os portões para o inferno, libertando Pinhead e suas legiões de Cenobitas". O filme inclusive traz um "final" definitivo para a saga.
Hellraiser: Inferno (2000)
Onde assistir: Disponível para alugar na Microsoft Store e na Claro Vídeo
Quando chegou aos cinemas, Herança Maldita foi um fracasso de bilheteria, o que fez com que a Dimension Films optasse por seguir com a franquia no reino tenebroso dos lançamentos direto para DVD. E o primeiro desses foi Hellraiser: Inferno, de 2000, dirigido por Scott Derrickson.
O filme segue um policial que precisa investigar as atividades de um serial killer conhecido como Engenheiro. No processo, ele acaba confrontando verdades sombrias sobre seu passado e recebe uma visita do Sacerdote do Inferno. O roteiro original não tinha nada a ver com Hellraiser, mas alguns elementos foram inseridos para que fizesse parte da franquia.
Hellraiser: Caçador do Inferno (2002)
Onde assistir: Disponível para alugar na Microsoft Store, no AppleTV+ e na Claro Vídeo
Assim como seu antecessor, Hellraiser: Caçador do Inferno foi lançado direto para DVD e foi criado com base em um roteiro que, originalmente, não tinha nenhuma conexão com a franquia. Este é o longa que marca o início da "fase Bota", já que Rick Bota dirigiu o sexto, o sétimo e o oitavo capítulos da saga.
Na trama, um empresário corrupto tenta entender o que aconteceu durante um acidente de carro que matou sua esposa, o deixou amnésico e em posse de uma caixa de música sinistra que é capaz de conjurar os Cenobitas. O filme marca o retorno de Kirsty Cotton para uma última participação na saga.
Hellraiser: O Retorno dos Mortos (2005)
Onde assistir: Disponível para alugar na Claro Vídeo
Também feito com um roteiro reaproveitado pela Dimension Films, o sétimo capítulo da saga traz uma abordagem bem interessante para a mitologia de Hellraiser, ainda que esteja bem longe de ser uma obra boa. Ele foi gravado simultaneamente com o oitavo capítulo, mas os dois não possuem ligação.
Aqui, seguimos uma jornalista que investiga uma seita oculta que pode trazer os mortos de volta à vida. Lentamente, ela começa a entrar de cabeça nessa conspiração, e acaba se deparando com Pinhead e seus novos Cenobitas - e precisa fugir a tempo para salvar seu próprio pescoço.
Hellraiser: O Mundo do Inferno (2005)
Onde assistir: Disponível para alugar no AppleTV+ e na Claro Vídeo
Provavelmente o filme mais insano de toda a saga, Hellraiser: O Mundo do Inferno surgiu na era em que os slashers tomavam conta dos anos 2000. É o último filme dirigido por Rick Bota na saga e foi aos poucos sendo redescoberto como um longa tão ruim que dá a volta.
"Gamers fã de um MMORPG baseado nos filmes de Hellraiser colocam suas vidas em risco após serem convidados para uma festa - cujo anfitrião parece disposto a revelar a verdade sobre o mito dos Cenobitas e de Pinhead". O filme ainda trás em seu elenco nomes como Henry Cavill, Lance Henriksen e Katheryn Winnick.
Hellraiser: Revelações (2011)
Onde assistir: Prime Video e Paramount+
Produzido às pressas, já que a Dimension Films estava prestes a perder os direitos de adaptação da saga, Hellraiser: Revelações é, de longe, o pior da franquia - tanto que Doug Bradley, que deu vida a Pinhead nos oito filmes anteriores, decidiu não retornar para o papel.
A trama segue dois amigos de faculdade que acabam libertando Pinhead e outros demônios. Dirigido por Víctor Garcia, esse foi o primeiro filme da saga desde Herança Maldita cujo roteiro já foi pensado como parte da saga - é uma pena que a história não seja boa e todo o resto seja ainda pior...
Hellraiser: O Julgamento (2018)
Onde assistir: Não está disponível em nenhum streaming
Lançado em 2018, Hellraiser: O Julgamento também foi feito às pressas para que a Dimension Films pudesse manter os direitos da saga. Felizmente, é um longa um pouco menos pior que seu predecessor - mas por outro lado, também não conta com a participação de Doug Bradley.
O filme segue uma estrutura de thriller policial e acompanha os detetives Sean e David Carter, que estão em busca de um sanguinário serial killer que tem aterrorizado sua cidade. Eles então acabam entrando em um labirinto de horror onde confrontam forças de outro mundo.
Hellraiser (2022)
Onde assistir: O filme será lançado no dia 7 de outubro na Hulu, nos Estados Unidos. Embora ainda não haja confirmação de lançamento no Brasil, é provável que seja lançado pelo Star+
Após anos nas mãos da Dimension Films, a franquia finalmente retornou ao seu criador em 2021. Clive Barker agora é o detentor dos direitos da saga e está produzindo alguns projetos nesse universo, incluindo um novo longa, intitulado apenas como Hellraiser. A direção fica por conta de David Bruckner, responsável por filmes como O Ritual e A Casa Sombria.
A trama segue uma jovem chamada Riley (vivida por Odessa A'Zion), que tem lutado contra seu vício em drogas. Ela acaba entrando em contato com a Configuração do Lamento, sem saber que o propósito da caixa é convocar os Cenobitas.
O filme contará com Jamie Clayton (Sense8) no papel de Pinhead, o que aproxima um pouco mais da história original de Clive Barker, já que o livro dá descrições um pouco mais femininas para o Sacerdote do Inferno. Além disso, teremos Cenobitas originais e uma nova versão da Caixa de LeMarchand.
Qual é a melhor ordem para assistir aos filmes?
A resposta certa é: depende.
A maioria dos fãs considera apenas os 4 primeiros filmes como parte da saga, deixando de lado todos os que vieram após Herança Maldita - e isso se deve à qualidade altamente questionável dos filmes seguintes. Porém, se você quer realmente passar pela tortura de assistir a saga completa, a melhor ordem é:
- Hellraiser: Renascido do Inferno
- Hellraiser II: Renascido das Trevas
- Hellraiser III: Inferno na Terra
- Hellraiser: Caçador do Inferno
- Hellraiser: Inferno
- Hellraiser: O Retorno dos Mortos
- Hellraiser: O Mundo do Inferno
- Hellraiser: Revelações
- Hellraiser: O Julgamento
- Hellraiser IV: Herança Maldita
Isso se dá porque, como dissemos, Herança Maldita serve como o início e o final da franquia ao mesmo tempo. Caçador do Inferno, por sua vez, traz Kirsty Cotton de volta, o que justifica sua presença antes do quinto longa, Inferno, fazendo um pequeno arco de quatro filmes com essa personagem.
Sobre o novo filme, que ainda não estreou, é difícil dizer onde ele se encaixa na saga, já que teremos uma nova versão de Pinhead e a história parece ser totalmente isolada dos filmes anteriores. Por isso, muitos acreditam que o novo longa será um reboot e, portanto, não exige conhecimento do público sobre os filmes anteriores.