Harry Potter: Todos os jogos da franquia lançados até 2023

Capa da Publicação

Harry Potter: Todos os jogos da franquia lançados até 2023

Por Equipe Legião dos Heróis

Harry Potter é uma franquia mundialmente famosa que encantou seus fãs nos livros e também no cinema, mostrando as aventuras nesse mundo mágico. Mas durante os anos, Harry e seus amigos também apareceram nos videogames, evoluindo a cada nova geração de consoles.

Nesta lista você confere todos os jogos de Harry Potter lançados até 2023!

Imagem de capa do item

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Harry Potter e a Pedra Filosofal foi o primeiro jogo da franquia e foi lançado em novembro de 2001 para PC e PlayStation 1. Ele adapta o primeiro livro, trazendo a possibilidade de explorar muitas partes de Hogwarts e participar de aulas, enquanto tenta resolver os mistérios do local e encontrar alguns coletáveis.

A versão de PC é a superior trazendo até mesmo um sistema de aprender magias onde o jogador precisa fazer o símbolo mostrado na tela com o mouse para ganhar a nova habilidade. A versão do console da Sony trazia gráficos piores e alguns outros problemas, que a torna bem inferior.

Imagem de capa do item

Harry Potter e a Câmara Secreta

Harry Potter e a Câmara Secreta foi lançado em novembro de 2002 para Gamecube, PlayStation 1 e 2, PC e Xbox. O jogo pega boa parte da base de Hogwarts de a Pedra Filosofal e amplia muitas áreas para que o jogador tenha ainda mais segredos para desvendar.

Apesar de não ser muito diferente do jogo anterior, ele traz alguns momentos muito bons como a batalha contra a Aragog. Por fim, para quem gosta de coletáveis é possível encontrar diversas Figurinhas de Bruxos Famosos, contando um pouco sobre seus feitos.

Imagem de capa do item

Harry Potter: Quidditch World Cup

Harry Potter: Quidditch World Cup foi lançado em outubro de 2003 e talvez seja o jogo mais diferente da franquia. Ele é somente sobre o esporte fictício do universo mágico, Quadribol, onde é possível jogar partidas com a Grifinória ou então com algum time mundial.

O jogo traz um modo história, mostrando o campeonato de Quadribol de Hogwarts e consegue entreter o jogador entre as partidas. Por fim, os controles eram bem responsivos para a época e até hoje é uma experiência bem divertida.

Imagem de capa do item

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban foi lançado em maio de 2004 para Gamecube, PlayStation 2, PC e Xbox e encerra a primeira trilogia de jogos da franquia. Assim como em Câmara Secreta, o jogo traz mais uma expansão a Hogwarts, tornando-se ainda mais divertido de se explorar.

O grande destaque do jogo é que dessa vez você não está no controle só de Harry, sendo possível alternar entre Rony e Hermione também. Cada um deles tem suas próprias magias e habilidade fazendo com que o jogador tenha que alternar entre eles para poder avançar.

Imagem de capa do item

Harry Potter e o Cálice de Fogo

Harry Potter e o Cálice de Fogo foi lançado em novembro de 2005 para Gamecube, PC, PlayStation 2 e Xbox. Ele trazia uma proposta bem diferente que os anteriores já que agora não era possível explorar Hogwarts, já que era um jogo baseado em fases.

Cada fase contava um momento do livro e seu grande destaque era o fato de que podia ser jogado junto de outra pessoa, similar aos jogos da mesma época de Senhor dos Anéis. Mas o fato de não ter a exploração do castelo acabou sendo um grande alvo de reclamação do público.

Imagem de capa do item

Harry Potter e a Ordem da Fênix

Como o Cálice de Fogo deixou uma parte dos fãs decepcionados, a adaptação do quinto livro que foi lançada em junho de 2007 para Wii, PC, PlayStation 2, Playstation 3, PSP e Xbox 360, trazia novamente Hogwarts explorável.

Entre as novidades que o castelo trazia, agora existiam algumas missões secundárias pelo cenário e alguns pontos de interesse que recompensam o jogador ao acessá-los. Junto disso, o novo jogo trazia um sistema de duelo bruxo que dava uma boa profundidade ao combate.

Imagem de capa do item

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Harry Potter e o Enigma do Príncipe é um dos jogos da franquia mais querido pelos fãs. Ele foi lançado em junho de 2009 para Wii, PC, PlayStation 2 e 3, PSP e Xbox 360. Ele amplia a exploração do castelo e mantém o mesmo sistema de duelo de A Ordem da Fênix.

Além da boa exploração, agora era possível utilizar magias pelo castelo, deixando tudo ainda mais divertido. Por fim, as missões da história foram muito bem construídas, trazendo batalhas eletrizantes.

Imagem de capa do item

Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 1

Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 1 foi lançado em novembro de 2010 para Wii, PC, PlayStation 3 e Xbox 360. Ele traz o começo do fim da jornada do herói e devido a sua história, não podemos explorar Hogwarts, fazendo com que o jogo tenha um estilo bem diferente do anterior.

Relíquias da Morte se assemelha muito a um jogo de tiro em terceira pessoa, onde o jogador avança pelos desafios derrotando seus inimigos com sua varinha. Ele ainda traz alguns momentos em primeira pessoa, mas que não se destacam muito.

Imagem de capa do item

Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 2

A saga de Harry Potter é encerrada na segunda parte de As Relíquias da Morte, lançado em junho de 2011 para PC, PlayStation 3, Wii e Xbox 360. Ele traz exatamente as mesmas ideias do jogo anterior, parecendo com um jogo de tiro em terceira pessoa, mas visual mais bonito que o anterior.

O primeiro Relíquias da Morte já não havia chamado muita atenção do público e o segundo que não trazia quase nenhuma inovação empolgou menos ainda. Com isso a franquia acaba não tendo um bom encerramento nos video games.

Imagem de capa do item

LEGO Harry Potter: The Collection

Lego Harry Potter: The Collection foi lançado em outubro de 2016 para PlayStation 4 e Xbox One e alguns meses depois para o Switch. Ele reúne os dois legos da franquia, o primeiro adapta os 4 primeiros livros, enquanto o outro finaliza a saga.

Assim como todo jogo de Lego, temos uma variedade gigantesca de personagens, cada um com suas particularidades e coletáveis diferentes para que o jogador tenha motivo para revisitar muitas das fases. Muitos defendem o jogo como o melhor já feito sobre Harry Potter.

Imagem de capa do item

Hogwarts Mystery

Harry Potter já teve alguns jogos para celulares, alguns sem muito sucesso como Wizard Unite, que foi descontinuado em 2022, mas outros se mantém funcionando mesmo anos depois. Hogwarts Mystery foi lançado em 2018 e mantém uma base de jogadores até hoje.

Nele o jogador deve criar um personagem para vivenciar a vida escolar em Hogwarts, conhecendo personagens icônicos, fazendo amizades e participando das aulas. O jogo continua recebendo atualizações e eventos, sempre trazendo alguma novidade.

Imagem de capa do item

Harry Potter: Magic Awakened

Harry Potter: Magic Awakened é um jogo para celulares que foi lançado na China e Taiwan alguns anos atrás e em 2023 foi disponibilizado no mundo todo. Ele se passa após os eventos dos livros onde o jogador está no papel de um novo estudante que acabou de chegar em Hogwarts.

O jogo é muito focado no multiplayer, seja junto de um amigo ou enfrentando outros jogadores em um combate baseado em cartas. Cada pessoa monta um baralho trazendo magias, personagens e momentos do mundo de Harry Potter. Assim como qualquer jogo mobile gratuito existem diversas formas de gastar dinheiro para acelerar seu processo, mas ainda é uma experiência divertida jogar sem o uso do dinheiro.

Imagem de capa do item

Hogwarts Legacy

Hogwarts Legacy é o jogo mais recente da franquia e foi lançado em fevereiro deste ano para PlayStation 4 e 5, Xbox One e Series S/X, PC e chegará ao Switch em novembro. O jogo traz uma história original que se passa muito antes dos eventos de Harry Potter e coloca o jogador no papel de um estudante de Hogwarts.

Mais uma vez é possível explorar o castelo mágico, dessa vez a maior versão dele e com muito mais aulas para participar. A história traz muito da magia da franquia, mesmo com novos personagens conseguiu agradar os fãs. Um dos detalhes que chamou a atenção do público é o fato de ser possível aprender as três Maldições Imperdoáveis, utilizada geralmente pelos vilões da franquia.