Harry Potter: O que queremos ver em uma série da franquia
Harry Potter: O que queremos ver em uma série da franquia
O que a franquia Harry Potter poderia explorar em uma nova série?
Uma das sagas mais reconhecidas do cinema, o Mundo Bruxo poderia ganhar uma nova abordagem em uma nova série, e rumores apontavam que a Warner estava desenvolvendo o projeto. Com isso, os fãs estão especulando como uma nova história poderia se ligar ao mundo já estabelecido nas aventuras de Harry Potter.
Com a possibilidade de expandir ainda mais do universo mágico e ainda corrigir problemas da franquia Animais Fantásticos, a nova iniciativa poderia representar um resgate aos ideais e à magia original da franquia. Por isso, aqui listamos 10 coisas que queremos ver na série de Harry Potter!
Pouco envolvimento de J.K. Rowling
Desde 1997, Harry Potter se tornou a criação máxima de J.K. Rowling, tornando-se a obra infanto-juvenil mais popular da história e criando um fenômeno cultural. Porém, nos últimos anos, a autora parece estar entrando em várias polêmicas e controvérsias, desde questões de transfobia até algumas decisões criativas questionáveis com a franquia.
E embora o primeiro tópico tenha um grande peso, é no segundo que queremos nos focar (até porque, mesmo que seja afastada, J.K. Rowling não deixará de ganhar pela nova série). Nos últimos anos, a autora esteve envolvida em produtos bem controversos, como Harry Potter e a Criança Amaldiçoada e até mesmo Animais Fantásticos.
Levando em conta que ambas as obras contam com o selo de aprovação e o envolvimento direto de Rowling, a melhor ideia seria deixar a autora de molho (até porque, apesar de ser uma ótima escritora, ela se provou uma roteirista não tão eficaz) e dar a série na mão de outra equipe criativa, para que possam explorar territórios inexplorados do Mundo Bruxo.
Sem adições bizarras à franquia
Falando em decisões criativas questionáveis, basta olhar para inúmeras polêmicas criadas nos últimos anos nos spin-offs e derivados da saga. A Criança Amaldiçoada tirou do nada uma filha secreta de Voldemort e Bellatrix Lestrange, enquanto Animais Fantásticos trouxe a "versão humana" de Nagini e o irmão perdido de Alvo Dumbledore.
Esperamos, do fundo do coração, que uma série da franquia não tente introduzir conceitos absurdos e reviravoltas ridículas ao cânone, para que essas ideias não se repitam. Mesmo que a série aborde um período conhecido na história do Mundo Bruxo, queremos que se atenha à construção de uma história boa, sem momentos de choque baratos.
Expansão do Mundo Bruxo
E mesmo com todos os seus defeitos e problemas, Animais Fantásticos ao menos está acertando em cheio em um ponto: explorar as diferentes culturas e países ligados ao Mundo Bruxo, fugindo um pouco do eixo da Inglaterra, que havia sido o palco principal da história de Harry Potter e de outras publicações da saga.
Uma série pode continuar a realizar essa expansão, trazendo outros países e outras temporalidades no Mundo Bruxo, sem ser aquelas com as quais já estamos acostumados. Queremos muito ver mais do domínio da MACUSA nos Estados Unidos, ou até mesmo das salas de aula de Castelobruxo no Brasil.
Uma história diferente do que estamos acostumados
Desde que Harry Potter acabou, os fãs esperam ver novas ideias e abordagens para a franquia, mas muitos ainda querem que toda a saga esteja ligada às salas de aula de Hogwarts. E por mais que a Escola de Magia e Bruxaria seja um ambiente mágico e acalentador, preferimos ver uma história completamente original, que explore novas ideias.
Até mesmo Animais Fantásticos não consegue deixar de lado a ideia de Hogwarts, sempre fazendo referências e até mesmo voltando ao castelo em momentos desnecessários. Seria muito mais interessante ver a jornada de funcionários do Ministério da Magia, jogadores de Quadribol ou até mesmo aventureiros que viajam pelo mundo.
Temporalidade diferente
Muito do que foi feito com Harry Potter após o final da série principal envolve direta ou indiretamente os eventos da franquia. A Criança Amaldiçoada se propõe a ser uma continuação direta, enquanto Animais Fantásticos tenta responder alguns questionamentos deixados pela franquia. E isso acaba trazendo um desgaste do Mundo Bruxo.
Parece que tudo gira em torno de Harry Potter, Voldemort e Alvo Dumbledore. Por isso, gostaríamos até de ver uma história que se passasse muitos anos antes ou muito tempo depois dos eventos de Harry Potter, de modo que a trama do Menino Que Sobreviveu tenha pouco ou nenhum impacto na nova história contada.
Contos mágicos
Já que a franquia mostrou como pode se expandir através de Animais Fantásticos, uma outra possibilidade bem legal seria ver vários contos e histórias clássicas do Mundo Bruxo, muitas delas apresentadas em Os Contos de Beedle, o Bardo, um livro que se torna bem importante em Harry Potter e as Relíquias da Morte.
O livro apresenta várias fábulas contadas para crianças no Mundo Bruxo, desde a história de Babbitty, a coelha, e o Toco Gargalhante até o assombroso Conto dos Três Irmãos, que nos oferece uma perspectiva sobre a origem das lendárias Relíquias da Morte e seu papel consolidado nas ascensões de Gerardo Grindelwald e Voldemort.
A história da Fundação
Voltando a um dos pontos de partida desse universo, uma história que muitos gostariam de ver sendo passada às telas é justamente toda a trama da fundação da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, bem como a história de seus quatro criadores, Godric Gryffindor, Rowena Ravenclaw, Helga Hufflepuff e Salazar Slytherin.
Seria bem interessante ver a perspectiva desse universo de bruxos tão sábios e centenas de anos antes da história de Harry, Rony e Hermione contra Você-Sabe-Quem. Por essas e outras, seria a maneira perfeita de explorar até alguns mitos e lendas da franquia, como toda a história da criação da Câmara Secreta.
Os Marotos de Hogwarts
Um pedido que boa parte dos fãs fazem desde as adaptações da franquia original é um spin-off voltado exclusivamente para Aluado, Rabicho, Almofadinhas e Pontas - os quatro alunos de Hogwarts que ficaram mais conhecidos pelo codinome de Marotos. São eles Remo Lupin, Pedro Pettigrew, Sirius Black e Tiago Potter.
Ao longo dos livros de Harry Potter, descobrimos como eles eram pregadores de peças e arruaceiros em Hogwarts, mas sua história foi bem mais complexa, uma vez que eles tomaram diversas decisões erradas - como quase matar Severo Snape em uma brincadeira. Seria uma ótima forma de explorar um pouco mais desses personagens tão queridos.
A ascensão de Voldemort
Lord Voldemort é um vilão extremamente complexo nos livros, com uma história de origem densa e cheia de detalhes que é melhor explorada em Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Infelizmente, a adaptação cinematográfica não fez jus à obra, deixando de lado esses detalhes sobre a origem de Tom Riddle para focar mais no romance escolar.
Ainda assim, temos a chance perfeita de descobrirmos um pouco mais sobre os primórdios do bruxo em uma série, que poderia abranger desde a história de sua mãe, Mérope Gaunt, até a criação de suas primeiras Horcruxes, quando finalmente começou a mostrar sua predisposição a lidar com as artes das trevas.
A Primeira Guerra Bruxa
Ainda seguindo essa pegada do item anterior, temos outra possibilidade bem rica a ser explorada que é uma série mais adulta, focada na Primeira Guerra Bruxa. O grande evento aconteceu entre a década de 70 e 1981, e marca a ascensão de Voldemort como um grande bruxo das trevas, ao passo em que surge a primeira formação da Ordem da Fênix.
A ideia seria explorar justamente os momentos mais terríveis e assustadores desse conflito, enquanto Voldemort e os seus Comensais da Morte mostram sua força sombria ao mundo, impactando a vida de muitos bruxos e bruxas, além das consequências desses eventos no mundo dos Trouxas - e tudo culminando na morte de Lílian e Tiago Potter.