Harry Potter: Todos os personagens que morreram ao longo dos livros
Harry Potter: Todos os personagens que morreram ao longo dos livros
Os personagens que não sobreviveram à guerra travada entre Lord Voldemort e Harry Potter
A história de Harry Potter é repleta de aventura e magia, tanto nos filmes quanto nos livros, mas também é uma história trágica, que mostra a união de personagens para vencer uma grande ameaça ao mundo dos bruxos e trouxas.
Ao longo de sete livros (oito, se considerarmos A Criança Amaldiçoada), a trama teve diversas mortes, especialmente de personagens que foram assassinados ou se sacrificaram nas Guerras Bruxas. Para os fãs dos filmes, algumas mortes foram especialmente dolorosas, principalmente em Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2. Na lista abaixo, reunimos os nomes que morreram ao longo das publicações.
Fundadores de Hogwarts
Vamos começar por algumas mortes que aconteceram antes dos livros, mas ainda assim foram citadas por sua importância. Os quatro fundadores de Hogwarts, Godric Gryffindor, Salazar Slytherin, Helga Hufflepuff e Rowena Ravenclaw, morreram de causas naturais. Vale citar ainda Helena Ravenclaw, filha de Rowena, que foi morta pelo Barão Sangrento e voltou ao castelo de Hogwarts como a fantasma conhecida como Dama Cinzenta.
Irmãos Peverell
A história dos irmãos Peverell é contada em Harry Potter e as Relíquias da Morte, como parte importante da história destes artefatos. Cadmus se enforcou após perceber que não teria a mulher que ama de volta, mesmo com a Pedra da Ressurreição. Antioch teve a garganta cortada por um bruxo que queria a Varinha das Varinhas e Ignotus morreu de causas naturais, após enganar a morte com sua Capa de Invisibilidade e passar o objeto adiante para seu filho.
Percival, Kendra e Ariana Dumbledore
A família Dumbledore tem uma das histórias mais trágicas de todo o mundo bruxo. Percival, o pai, morreu em Azkaban, após ser preso por atacar 3 garotos trouxas que atacaram sua filha, Ariana, quando esta estava fazendo magia.
Kendra, a mãe, foi morta acidentalmente por Ariana, que passou a não ter controle sobre seus poderes após o ataque que sofreu. E a própria Ariana foi morta em uma disputa de feitiços entre Alvo, Aberforth e Grindelwald. Até hoje não se sabe qual dos três acertou o feitiço na jovem, mas Alvo sempre se sentiu responsável pela morte da irmã.
Os Gaunt-Riddle
A família de Tom Riddle foi praticamente toda morta por ele, quando o jovem bruxo das trevas descobriu que era metade trouxa. Thomas Riddle (avô), Tom Riddle Sr. (pai) e Mary Riddle (avó) foram mortos pelo jovem com a maldição Avada Kedavra. Sua mãe, Merope Gaunt-Riddle, morreu em seu nascimento.
Já Morfino Gaunt era tio de Tom Riddle e um bruxo puro sangue, descendente de Salazar Slytherin. Morfino foi preso em Azkaban por três anos, e depois voltou ao local quando Tom alterou sua memória e o fez acreditar que era responsável pelo assassinato dos Riddle.
Hepzibah Smith
Outra morte na conta de Tom Riddle: quando estava em busca de objetos para transformar em suas Horcruxes, o futuro bruxo das trevas conheceu Hepzibah, que colecionava antiguidades mágicas e tinha a taça de Lufa-Lufa e o Medalhão de Sonserina. Riddle a envenenou e a culpa terminou nas costas do elfo doméstico Pokey, acusado de confundir veneno com açúcar ao fazer a bebida de Hepzibah.
Régulo Black
Antes um Comensal da Morte, Régulo Black era irmão mais novo de Sirius e morreu afogado pelos Inferi, quando foi até a caverna e tentou destruir a Horcrux colocada no Medalhão de Sonserina.
James e Lily Potter
Essas duas mortes são mostradas em um flashback e podem ser consideradas o ponto inicial da história: ao saber da profecia de um garoto capaz de derrotá-lo, Lord Voldemort encontra a casa dos Potter e mata James (ou Tiago) e Lily, os pais de Harry, antes de tentar tirar a vida do garoto.
A morte dos dois ecoa durante toda a história e a vida do garoto, que sempre carregou uma tristeza profunda pela vida feliz que lhe foi tirada naquele dia.
Pandora Lovegood
Pandora Lovegood era a mãe de Luna e morreu em casa, após um acidente com um feitiço.
Professor Quirrell
Já dentro da trama direta dos livros, uma das primeiras mortes é do Professor Quirrell, que oferece seu corpo como hospedeiro para o Lord das Trevas, quando este ainda não tem forças para assumir uma forma física. O ex-professor de Defesa Contra as Artes das Trevas é ferido quando Harry o toca e morre de fato quando Voldemort deixa seu corpo.
Nicolas Flamel
Essa morte não é mostrada, apenas citada: após toda a confusão causada pela Pedra Filosofal, Flamel resolve não utilizar mais seu elixir para se manter vivo e morre de velhice.
Basilisco
Em A Câmara Secreta, Harry mata o basilisco que habitava o local e estava petrificando os alunos na escola de Hogwarts. O garoto consegue fazer isso utilizando a espada de Godric Gryffindor.
Memória de Tom Riddle
Essa é uma morte “pela metade”, mas que vale ser incluída na lista: após derrotar o Basilisco, Harry mata a lembrança de Tom Riddle que habitava o diário escrito por ele em sua época de escola. Sem saber exatamente o que estava fazendo, o Menino Que Sobreviveu destruiu essa Horcrux com uma das únicas coisas capazes disso: o veneno da presa de um basilisco.
Bertha Jorkins
A morte de Bertha Jorkins é citada em segundo plano, mas tem um papel fundamental em O Cálice de Fogo. De férias do Ministério da Magia, Bertha reconhece Pedro Pettigrew na Albânia, embora ele tenha sido declarado morto por Sirius Black anteriormente.
Pedro consegue render Bertha e a leva até Lord Voldemort, que a tortura e lê sua mente, descobrindo o paradeiro de Bartô Crouch Jr, que ainda era leal a ele, e informações sobre o Torneio Tribruxo, que seria realizado em Hogwarts naquele ano. Após torturar Bertha, Voldemort usa sua morte para criar Nagini, sua última Horcrux.
Bartô Crouch Sr
Um dos organizadores do Torneio Tribruxo, Bartô Crouch Sr some misteriosamente de Hogwarts e, posteriormente, seu filho Bartô Crouch Jr confessa que matou o pai (provavelmente com a maldição Avada Kedavra) e transfigurou seu corpo em um osso, para escondê-lo na Floresta Proibida e não levantar suspeitas.
Cedrico Diggory
A morte de Cedrico é um dos pontos mais importantes da saga de Harry Potter: embora a luta contra Voldemort sempre estivesse presente, ela parecia algo distante, que fazia parte do passado e viria no futuro: mas quando Cedrico é morto por Pedro Pettigrew à mando do Lord das Trevas, tudo fica mais intenso, afinal, um aluno de Hogwarts morreu durante o Torneio Tribruxo e essa dor foi sentida por Harry e por toda a escola.
Bartô Crouch Jr
Após ter sua identidade descoberta, é presumido que Bartô Crouch Jr morreu ao receber o Beijo do Dementador.
Sirius Black
Outra morte impactante para os fãs foi a de Sirius Black, padrinho de Harry. Como dito anteriormente, Harry Potter sempre sentiu falta de ter uma família que o amasse e Sirius lhe trouxe essa possibilidade: quando foi salvo, o personagem afirmou que levaria Harry para morar com ele, finalmente o retirando do convívio complicado com os Dursleys.
Sirius é morto por Bellatrix Lestrange quando vai ajudar Harry e os membros da Armada de Dumbledore no Departamento de Mistérios. Ele é atingido pela Maldição da Morte e seu corpo cai no arco que estava no local.
Igor Karkaroff
Personagem presente em O Cálice de Fogo, Igor Karkaroff é um ex-Comensal da Morte, que havia saído dessa vida e se tornado diretor do Instituto Durmstrang. Ele é morto durante O Enigma do Príncipe, quando Lord Voldemort já retornou e foi atrás daqueles que o deixaram após sua “morte” ao atacar Harry ainda bebê.
Aragogue
Quem não se lembra de Aragogue, a aranha que persegue Harry e Rony em A Câmara Secreta? Em O Enigma do Príncipe, a personagem morre de causas naturais e deixa Hagrid muito triste, já que ele - com sua paixão por criaturas monstruosas - foi o responsável por levá-la para Hogwarts ainda filhote.
A morte de Aragogue acontece na noite em que Harry toma a poção Felix Felicis e é após o enterro da criatura que o garoto consegue a confissão do professor Horácio Slughorn sobre o que ele revelou ao jovem Tom Riddle.
Alvo Dumbledore
Quando o livro de Harry Potter e o Enigma do Príncipe foi lançado, esse foi o acontecimento que mais chocou os fãs: a morte do diretor de Hogwarts, muito responsável pela segurança de Harry até ali. Dumbledore era como a última barreira entre Voldemort e Hogwarts e sua morte mudou tudo: Harry, Rony e Hermione decidiram não voltar para o último ano letivo e foram atrás das Horcruxes de Voldemort.
Já a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts passou a ter Snape como diretor e Comensais da Morte em seus corredores. A morte de Dumbledore, de certa forma, também levou sua família mais perto do fim, já que ele não teve herdeiros e seu irmão, Aberforth, também não.
Caridade Burbage
Caridade Burbage era professora de Estudo dos Trouxas em Hogwarts e foi torturada por Voldemort na frente de seus seguidores, já que o Lord das Trevas não acreditava que jovens bruxos devessem aprender ou se relacionar com os trouxas. Ela é morta com a maldição da morte e dada como alimento para Nagini.
Edwiges
Essa é uma das mortes que mais ressoa com os fãs de Harry Potter, especialmente por causa das circunstâncias de como tudo aconteceu. Quando a Ordem da Fênix vai remover Harry após o fim da proteção de sua mãe, Comensais da Morte atacam e Edwiges é morta enquanto tenta proteger Harry de uma maldição. Tudo acontece muito rápido e, por ainda precisar proteger a si mesmo, o garoto não consegue ir atrás do corpo de sua coruja - ela apenas caiu e se perdeu.
No livro, tal momento é muito emotivo para Harry, afinal, ele sofreu mais uma perda e lembra como Edwiges sempre foi seu contato com o mundo bruxo: mesmo quando os Dursleys o tratavam mal, ele tinha a companhia do bichinho de estimação e ela o lembrava que, em alguns meses, ele estaria de volta ao mundo mágico.
Alastor Moody
Neste mesmo ataque, “Olho Tonto” Moody é morto com uma maldição. Assim como aconteceu com Edwiges, o corpo dele não pôde ser resgatado na hora, em prol da segurança dos demais.
Rufus Scrimgeour
Novo Ministro da Magia em As Relíquias da Morte, Rufus Scrimgeour é torturado por Lord Voldemort, que tenta descobrir informações sobre o paradeiro de Harry. Apesar de saber onde o garoto está, Scrimgeour não revela nada, algo que deixa Harry admirado e grato.
Mykew Gregorovitch
Assim como Olivaras, Gregorovitch era um artesão de varinhas, conhecido por fazer artefatos poderosos. Ele é morto por Voldemort, em sua busca por informações sobre a Varinha das Varinhas.
Bathilda Bagshot
Historiadora e autora de vários livros, Bathilda Bagshot foi morta possivelmente por Voldemort ou Nagini - a cobra do Lord das Trevas usa seu corpo para enganar Harry e quase mata o garoto, quando este decide visitar Godric 's Hollow. A morte de Batilda em si não é mostrada.
Ted Tonks
Pai de Ninfadora, Ted Tonks é morto pelos sequestradores que estão procurando foragidos em As Relíquias da Morte. Sua morte não é mostrada, mas citada no Potterwatch, programa de rádio pirata feito pelos membros da resistência contra Voldemort.
Pedro Pettigrew
Também conhecido como Rabicho, o personagem morre por suas próprias mãos. Em O Cálice de Fogo, Rabicho recebe uma mão prateada, ao sacrificar o próprio membro para a volta de Voldemort. Em As Relíquias da Morte, ele ataca Harry, mas se lembra de quando o garoto teve piedade e não deixou que o matassem, em O Prisioneiro de Azkaban. Este rápido momento de pena fez a mão mágica de Rabicho se voltar contra ele, o estrangulando.
Gellert Grindelwald
Bruxo das trevas antes de Voldemort, Grindelwald foi derrotado no passado por Dumbledore e preso. Ele é morto pelo Lord das Trevas, quando este busca o rastro da Varinha das Varinhas.
Dobby
O elfo doméstico mais leal do mundo ajuda Harry, Rony e Hermione a fugirem da mansão dos Malfoy, quando os garotos são sequestrados. No meio de sua aparatação, Bellatrix Lestrange joga uma adaga que acerta o elfo doméstico no peito e o mata.
Vincent Crabbe
Quando a Batalha de Hogwarts começa em As Relíquias da Morte, Crabbe conjura o Fogo Maldito dentro da Sala Precisa. Com o feitiço descontrolado e várias coisas inflamáveis, Crabbe perde o controle e acaba sendo engolido pelo fogo que causou.
Fred Weasley
Quando a batalha no castelo se intensifica, Fred morre por conta de uma explosão causada por Augustus Rookwood. Uma parede cai em cima do gêmeo Weasley e ele não resiste aos ferimentos.
Severo Snape
Fazendo papel duplo há anos, Snape sempre foi considerado leal pelo Lord das Trevas, e isso não mudou nem em sua morte: na crença de que precisa matá-lo para ter a lealdade da Varinha das Varinhas, Voldemort corta o pescoço de Snape e faz Nagini atacá-lo diversas vezes até a morte.
Remo Lupin
O ex-professor de Harry é morto pelo Comensal da Morte Dolohov durante a Batalha de Hogwarts.
Ninfadora Tonks
Na mesma luta, Ninfadora é morta por sua prima, Bellatrix Lestrange. A bruxa das trevas sempre odiou Tonks por se casar com um lobisomem.
Colin Creevey
O jovem que tinha o sonho de ser amigo de Harry em A Câmara Secreta é morto por um Comensal da Morte desconhecido.
Harry Potter
Polêmico? Talvez, mas Harry vai até a floresta se encontrar com Voldemort e se sacrificar para evitar ainda mais mortes. Ainda que o jovem volte depois, dá para considerar que ele ficou morto - nem que seja por alguns minutos.
Nagini
A cobra querida por Voldemort - e uma de suas últimas Horcruxes - é morta por Neville Longbottom, usando a espada da Grifinória.
Bellatrix Lestrange
Após matar Ninfadora, Bellatrix tentou atacar Gina Weasley, que conseguiu se defender, mas isso despertou a ira de Molly Weasley, que não gostou de ver sua filha quase morrer e foi para cima de Bellatrix, vencendo-a em um duelo.
Lord Voldemort
A morte final de Harry Potter e as Relíquias da Morte é a de Lord Voldemort. Após tentar matar Harry (novamente) com a Varinha das Varinhas, o feitiço ricocheteou e se voltou contra ele. Como a lealdade da varinha era de Harry, o objeto não quis atacar seu mestre.
Petúnia e Valter Dursley
De agora em diante, os acontecimentos fazem parte de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, peça que foi lançada também como livro. Na publicação, é mencionado que os tios de Harry já estão mortos, mas as causas não foram divulgadas. É provável que os dois tiveram alguma doença e morreram de causas naturais.
Astoria Malfoy
Esposa de Draco mostrada rapidamente no epílogo de As Relíquias da Morte, Astoria teve uma maldição de sangue e morreu após o nascimento de Scorpius.
Harry Potter
Em uma das linhas do tempo de A Criança Amaldiçoada, Voldemort consegue matar Harry com um Avada Kedavra.
Neville Longbottom
Em outra linha do tempo, Cedrico Diggory se torna um Comensal da Morte e mata Neville na Batalha Final. Por conta disso, Neville nunca matou Nagini e Voldemort não foi derrotado.