Harry Potter: 8 personagens dos livros que foram cortados dos filmes
Harry Potter: 8 personagens dos livros que foram cortados dos filmes
Mesmo sendo importantes na trama, eles foram excluídos das adaptações!
Uma das franquias mais bem-sucedidas de todos os tempos, Harry Potter apresentou personagens muito memoráveis e interessantes, com seus próprios arcos dramáticos ao longo dos sete livros. Porém, quando essa história foi parar nos cinemas, muita coisa se perdeu em prol da adaptação, resumindo algumas ideias e conceitos abordados na saga literária.
E, no meio disso, vários personagens com tramas importantes acabaram ficando de fora dos oito filmes da franquia – figuras essenciais na jornada de Harry, Rony e Hermione. Nesta lista, reunimos 8 personagens dos livros de Harry Potter que foram cortados dos filmes!
Pirraça, o Poltergeist
A Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts conta com vários moradores - além dos professores e dos alunos, temos também os fantasmas, as criaturas mágicas e, é claro, Pirraça, o Poltergeist. O personagem aparece desde o primeiro livro da franquia, como uma entidade travessa e trapaceira que está sempre causando confusão nos corredores e salões comunais.
Diferente dos fantasmas, Pirraça é uma entidade cuja origem nunca foi muito bem explorada. Curiosamente, o personagem chegou a aparecer no roteiro de Harry Potter e a Pedra Filosofal, e teve várias cenas gravadas com o ator Rik Mayall, mas o diretor Chris Columbus decidiu tirar todas as sequências do corte final do filme (e de sua versão estendida).
Professor Binns
Aliás, falando nas assombrações do castelo, não podemos nos esquecer do Professor Cuthbert Binns, o fantasma que leciona a disciplina de História da Magia em Hogwarts. Descrita por Harry e seus amigos (exceto Hermione, é claro) como uma das aulas mais maçantes, muito dessa culpa recaía sobre os ombros de Binns, um professor monótono e desinteressante.
Na história dos livros, Binns era um professor muito apegado à sua profissão - tanto que, certo dia, ele morreu e seu fantasma continuou dando aula. Binns aparece ao longo de vários livros da franquia, a partir do primeiro, mas nunca o vimos nos filmes. Curiosamente, o personagem tem uma participação em Hogwarts Legacy, recente jogo da franquia.
Fineus Nigellus Black
Outro personagem que nunca teve muita chance nos cinemas, mas que deu as caras em Hogwarts Legacy foi Fineus Nigellus Black, que, como o próprio nome indica, é um dos ancestrais de Sirius Black. Nascido de uma família muito bem abastada em 1847, Fineus logo foi estudar em Hogwarts, onde se juntou à Sonserina.
Anos depois de sua formação, ele acabou se tornando o diretor da Escola de Magia e Bruxaria, antecedendo Armando Dippet. Apesar de já ter falecido durante os eventos da saga, Fineus era uma figura recorrente, já que era um dos quadros no escritório de Alvo Dumbledore. Inclusive, era através dele que o lendário bruxo se comunicava com Sirius e a Ordem da Fênix.
Carlinhos Weasley
A Família Weasley é muito grande e cheia de membros, e é também uma das "âncoras emocionais" de Harry Potter no Mundo Bruxo. Ao longo da saga - tanto livros quanto filmes - conhecemos Rony Weasley, seus pais e seus (vários) irmãos, mas uma figura ficou de fora da trama, aparecendo só em uma fotografia em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban.
Trata-se de Carlinhos Weasley, segundo filho de Arthur e Molly. Ele foi mencionado várias vezes ao longo dos livros, e aparece brevemente durante o casamento de seu irmão mais velho, Gui Weasley. Além disso, por ser um cuidador de dragões na Romênia, ele é o responsável por fornecer quatro dragões para o Torneio Tribruxo, e é visto em O Cálice de Fogo.
Ludo Bagman
Aliás, falando de Harry Potter e o Cálice de Fogo, uma outra figura bem curiosa dos livros que acabou nunca ganhando espaço nos filmes foi Ludo Bagman, um funcionário do Ministério da Magia que chegou a chefiar o Departamento de Jogos e Esportes Mágicos. Ex-jogador de Quadribol, ele é apresentado durante a Copa Mundial de Quadribol, no quarto livro.
Bagman apostou com Fred e Jorge Weasley sobre o resultado da Copa e perdeu. Falido, ele tentou pagar os gêmeos com ouro de tolo - e isso fez com que os dois o perseguissem durante meses. Bagman ainda tem um papel no desenvolvimento do Torneio Tribruxo, onde apostou tudo em Harry. Ele nunca mais apareceu após O Cálice de Fogo.
Winky
Outra figura marcante que entra para a história em Harry Potter e o Cálice de Fogo é Winky, uma elfa doméstica que trabalhava para a família de Bartô Crouch. Após ser "demitida" e libertada, Winky perde seu propósito e passa seus dias embriagada de cerveja amanteigada - que tem um efeito bem diferente para elfos domésticos.
Dobby então tenta ajudá-la, inclusive conseguindo um emprego para ela na cozinha de Hogwarts. Winky é uma das peças essenciais para Hermione Granger inaugurar o FALE (o Fundo de Apoio à Libertação dos Elfos), mas como essa trama foi excluída do filme, Winky também nunca aparece ou sequer é citada.
A Família Gaunt
Em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, temos um mergulho profundo na vida e nas memórias de Lord Voldemort, desde sua infância até a vida adulta, quando deixou de ser Tom Riddle para se tornar o Lord das Trevas. Em uma das "viagens" pela Penseira de Dumbledore, conhecemos a Família Gaunt - a família materna de Tom Riddle.
Mérope Gaunt sofria constantes abusos de seu irmão, Morfino, bem como seu próprio pai, Servolo Gaunt. Quando eles foram presos, ela se apaixonou pelo trouxa Tom Riddle e tentou conquistá-lo usando poções do amor - o que levou a uma relação distorcida e cruel, e gerou aquele que se tornaria o grande vilão da saga. Essa história, no entanto, é completamente cortada do filme.
Andrômeda Tonks
Por fim, outra personagem que tem um papel curto, mas importante no fim da saga é Andrômeda Tonks - que, como o nome indica, é a mãe da nossa querida Ninfadora Tonks. Porém, ela tem uma ligação ainda mais curiosa com o resto da franquia, já que também é a irmã de Belatriz Lestrange e Narcisa Malfoy.
Andrômeda foi rejeitada pelas irmãs por se casar com um nascido trouxa, ou "sangue-ruim", Ted Tonks. Ostracizada e isolada, ela pôde criar sua filha no caminho certo e tornou-se uma aliada da Ordem da Fênix, oferecendo abrigo para Harry em As Relíquias da Morte. Infelizmente, ela perde seu marido meses depois, morto por Sequestradores a serviço de Voldemort.