Harry Potter: 10 personagens que tiveram atores trocados ao longo dos filmes

Capa da Publicação

Harry Potter: 10 personagens que tiveram atores trocados ao longo dos filmes

Por Gus Fiaux

Mundo Bruxo é uma das maiores franquias de entretenimento de todos os tempos, e todo esse reinado começou há mais de vinte anos, quando a saga de Harry Potter teve seu lançamento nas livrarias e, posteriormente, nos cinemas. De lá para cá, esse universo ajudou a popularizar diversos atores, como Daniel RadcliffeRupert GrintEmma Watson.

Contudo, com o passar dos anos, algumas mudanças foram feitas no elenco dos filmes, e alguns atores foram substituídos por motivos diversos – desde falecimentos a polêmicas fora do set de filmagens. Por isso, aqui reunimos 10 personagens de Harry Potter que tiveram atores trocados ao longo dos filmes!

Claro que, para esta lista, estamos desconsiderando personagens da saga Harry Potter que posteriormente deram as caras em Animais Fantásticos, uma vez que essa mudança de elenco é compreensível já que a nova quintologia do Mundo Bruxo tem início quase 70 anos antes da história do Menino Que Sobreviveu!

Imagem de capa do item

Menção Honrosa: Gerardo Grindelwald

Quem interpretou primeiro: Johnny Depp

Quem substituiu: Mads Mikkelsen

Eu sei, eu sei! O título da lista fala da franquia Harry Potter, mas nós não podíamos deixar de falar de um caso recente envolvendo a série prequel de filmes, Animais Fantásticos. Como muitos sabem, o grande antagonista da nova franquia é Gerardo Grindelwald, um mago que aterrorizou todo o Mundo Bruxo muito antes da ascensão de Voldemort.

Originalmente, Johnny Depp foi escalado para o papel, aparecendo no fim de Animais Fantásticos e Onde Habitam e voltando na sequência, Os Crimes de Grindelwald. Ele foi demitido pela Warner após as polêmicas de seu julgamento por agressão contra sua ex-esposa, e agora o vilão será vivido por Mads Mikkelsen a partir de Os Segredos de Dumbledore.

Imagem de capa do item

Tom, o Estalajadeiro

Quem interpretou primeiro: Derek Deadman

Quem substituiu: Jim Tavare

O Caldeirão Furado é um local bem importante na mitologia de Harry Potter, por ser uma estalagem que dá acesso ao mundo bruxo "escondido" no coração de Londres. No primeiro filme, há uma breve cena onde podemos ver o bartender/estalajadeiro do lugar, chamado de Tom. Porém, pouco tempo depois, o mesmo personagem apareceu de uma forma bem diferente.

Em A Pedra Filosofal, ele é interpretado por Derek Deadman e tem uma breve fala quando Harry Potter chega ao Caldeirão Furado. Depois, em O Prisioneiro de Azkaban, o ator foi substituído por Jim Tavare, que faz uma versão mais cômica do personagem - retratado no filme como um corcunda que dá as boas-vindas a Harry.

Imagem de capa do item

Grampo

Quem interpretou primeiro: Verne Troyer

Quem substituiu: Warwick Davis

Um personagem que ajuda a fechar o ciclo da aventura de Harry é o duende Grampo, que foi apresentado originalmente em Harry Potter e a Pedra Filosofal, como um dos funcionários do banco bruxo, Gringotes. Ele é quem conduz Harry e Hagrid pelos cofres do lugar, mas depois retornou para uma breve participação em As Relíquias da Morte: Parte 1 e 2.

No primeiro filme, Grampo foi vivido por Verne Troyer, um dos poucos atores americanos que já passaram pela franquia original. Quando o sétimo e o oitavo filme chegaram aos cinemas, os produtores decidiram substituí-lo por Warwick Davis, astro que já havia feito o professor Filio Flitwick nos filmes. Curiosamente, Davis também era o responsável pela voz de Grampo no primeiro filme, e não Verne Troyer.

Imagem de capa do item

Mulher Gorda

Quem interpretou primeiro: Elizabeth Spriggs

Quem substituiu: Dawn French

No que diz respeito à grande variedade de moradores da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, uma substituição acrescentou detalhes interessantes. No primeiro filme, a Mulher Gorda - um quadro vivo, que garante acesso à sala comunal da Grifinória - era uma figura calma e comedida, mas isso foi por água abaixo em O Prisioneiro de Azkaban.

E muito se deve ao elenco. Elizabeth Spriggs deu vida ao retrato em A Pedra Filosofal. Porém, quando Alfonso Cuarón chegou para dirigir o terceiro capítulo, ele achou que seria mais interessante colocar uma figura mais energética, cômica e egomaníaca, e assim a personagem foi interpretada por Dawn French. Infelizmente, o quadro nunca mais foi visto depois disso.

Imagem de capa do item

Helena Ravenclaw

Quem interpretou primeiro: Nina Young

Quem substituiu: Kelly Macdonald

Falando em figuras importantes de Hogwarts, não podemos esquecer da Dama Cinzenta, um fantasma que acaba tendo uma grande importância no último filme da saga. Filha de uma das fundadores da escola, Helena Ravenclaw acabou morrendo pelas mãos do homem que a amava, o Barão Sangrento, e os dois continuaram como fantasmas na escola.

Helena aparece pela primeira vez em Harry Potter e a Pedra Filosofal, e é interpretada por Nina Young. Após muitos filmes sem retornar, a Dama Cinzenta acabou voltando em Relíquias da Morte: Parte 2, interpretada por Kelly Macdonald. Não há explicação para a mudança, mas vale citar que os produtores chegaram a oferecer o papel no oitavo filme para Kate Winslet.

Imagem de capa do item

Angelina Johnson

Quem interpretou primeiro: Danielle Tabor

Quem substituiu: Tiana Benjamin

Muitos alunos de Hogwarts passaram por mudanças de elenco ao longo dos filmes, sobretudo personagens menores e/ou figurantes. Esse é o caso de Angelina Johnson, uma das artilheiras do time de Quadribol da Grifinória, que acaba posteriormente se tornando amiga próxima dos Gêmeos Weasley (e inclusive vai para o Baile de Inverno com um deles, no quarto filme).

Originalmente, a personagem era vivida por Danielle Tabor, que fazia uma ou outra participação, geralmente sem falas, nos três primeiros filmes da saga - A Pedra Filosofal, A Câmara Secreta e O Prisioneiro de Azkaban. Por não parecer mais uma adolescente, ela foi trocada por Tiana Benjamin em O Cálice de Fogo, e essa foi a última aparição da personagem nos filmes.

Imagem de capa do item

Parvati e Padma Patil

Quem interpretou primeiro: Sitara Shah (Parvati), Sharon Sandhu (Padma)

Quem substituiu: Shefali Chowdhury (Parvati), Afshan Azad (Padma)

Por serem personagens inseparáveis, não faria sentido colocá-las em tópicos diferentes na lista. As irmãs Parvati e Padma Patil são estudantes da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e possuem um vasto papel ao longo dos livros, inclusive se juntando à Armada de Dumbledore, quando Harry decide ensinar Defesa Contra as Artes das Trevas para seus colegas.

As duas possuem uma participação bem pequena em O Prisioneiro de Azkaban, onde são vividas por Sitara Shah e Sharon Sandhu. Depois, em O Cálice de Fogo, elas foram substituídas por Shefali Chowdhury e Afshan Azad, que mantiveram os papéis - Shefali até O Enigma do Príncipe e Afshan até As Relíquias da Morte: Parte 2.

Imagem de capa do item

Lilá Brown

Quem interpretou primeiro: Kathleen Cauley

Quem substituiu: Jennifer Smith e Jessie Cave

Aqui, temos um caso deveras polêmico envolvendo mudanças no elenco de coadjuvantes de Hogwarts. Quando foi introduzida nos filmes, como uma figurante, Lilá Brown, uma aluna da Grifinória, foi vivida por Kathleen Cauley. Depois, em O Prisioneiro de Azkaban, ela foi substituída por Jennifer Smith, que faz um papel sem falas.

No entanto, quando a personagem se tornou mais importante para a trama, em O Enigma do Príncipe, uma nova atriz foi chamada: Jessie Cave. A mudança foi sentida por alguns fãs, que acharam deveras "estranho" que a personagem de repente fosse retratada como branca, justo quando ganharia um papel mais encorpado e um romance com um dos protagonistas - mesmo que suas duas atrizes anteriores fossem negras retintas.

Imagem de capa do item

Tom Riddle

Quem interpretou primeiro: Christian Coulson

Quem substituiu: Frank Dillane

Muito antes de virar o Lord Voldemort, o jovem Tom Riddle era aluno de Howarts, e sua versão "humana" aparece duas vezes na franquia de filmes, tanto em A Câmara Secreta quanto O Enigma do Príncipe. Em ambas as vezes, vemos Harry tendo contato com fragmentos do passado do vilão, o que ajuda a acrescentar mais detalhes na narrativa.

No segundo filme, Riddle está com dezesseis anos e é vivido por Christian Coulson. No sexto, vemos uma versão bem criança do vilão (interpretado por Hero Fiennes-Tiffin) e uma versão mais jovem, com cerca de dezesseis anos também. Esse novo Tom é vivido por Frank Dillane, e o motivo da troca é evidente: Coulson estava velho demais para viver Riddle adolescente.

Imagem de capa do item

Lord Voldemort

Quem interpretou primeiro: Richard Bremmer

Quem substituiu: Ralph Fiennes

Depois que se tornou adulto, Tom Riddle (agora com um novo nome que causaria terror no coração de muitos, Lord Voldemort) passou por várias mudanças, tornando-se cada vez mais inumano - algo que foi concretizado em sua "ressurreição", em O Cálice de Fogo. Mas antes disso acontecer, outro ator havia dado vida ao bruxo das trevas.

Richard Bremmer, que era famoso por alguns papéis televisivos, deu vida a Voldemort em sua primeira aparição nos filmes - quando o bruxo estava tão fraco que nada mais era que um rosto nas costas do Professor Quirrell, no primeiro capítulo da saga. Depois, quando o feiticeiro se tornou uma ameaça mais física e presente, Ralph Fiennes foi chamado para interpretá-lo.

Imagem de capa do item

Alvo Dumbledore

Quem interpretou primeiro: Richard Harris

Quem substituiu: Michael Gambon

Por fim, temos a substituição mais dolorosa dos filmes. Quando a saga teve início, os produtores procuraram um ator de peso para dar vida a Alvo Dumbledore, o diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Nisso, eles escolheram Richard Harris, que combinava muito com o teor mais calmo e paciente do personagem.

Infelizmente, Harris faleceu algumas semanas antes do lançamento de A Câmara Secreta, por mais que já tivesse concluído seu papel no filme. Quando O Prisioneiro de Azkaban começou sua produção, outro ator foi escalado: o premiado Michael Gambon, que consegue dar vida ao lado mais excêntrico, animado e rígido de Dumbledore.