Quase lá: 12 atores que quase conseguiram papéis em Harry Potter
Quase lá: 12 atores que quase conseguiram papéis em Harry Potter
Eles quase conseguiram papéis importantes no Mundo Bruxo!
O Mundo Bruxo – que engloba os filmes de Harry Potter e de Animais Fantásticos – é, sem a menor sombra de dúvidas, uma das franquias mais populares da história do cinema. Ao longo de duas décadas, a saga situada no mundo mágico criado por J.K. Rowling encantou gerações de fãs.
Nos cinemas, a saga se tornou muito disputada por atores e atrizes muito famosos. Contudo, não foram todos que entraram para esse universo mágico – ou, se entraram, acabaram em papéis bem diferentes. E é por isso que aqui você verá 12 atores e atrizes que quase estiveram no Mundo Bruxo!
J.K. Rowling como Lílian Potter
Isso pode parecer uma novidade para muitos, mas a controversa criadora do Mundo Bruxo, J.K. Rowling, quase teve um papel crucial no primeiro capítulo da saga. A escritora teria recebido a proposta de interpretar Lílian Potter em Harry Potter a Pedra Filosofal.
A personagem aparece algumas vezes no filme, tanto em flashbacks que remontam a noite em que os pais de Harry Potter morreram, quanto quando o menino vê sua família no Espelho de Ojesed. Rowling rejeitou a proposta, e o papel acabou passando para Geraldine Somerville.
Tom Felton como Harry Potter
Antes de falar dos atores que não entraram para a saga de jeito nenhum, vamos fazer um parêntese aqui e falar de atores que quase estiveram em papéis bem diferentes. Para começar, podemos citar Tom Felton, famoso por interpretar Draco Malfoy na saga.
Originalmente, Felton fez audições para interpretar o protagonista, Harry Potter. Os produtores da franquia gostaram tanto do teste do garoto que, quando Daniel Radcliffe foi escalado para viver o Menino Que Sobreviveu, decidiram dar a ele outro papel importante, como o grande rival do bruxinho.
Helen McCrory como Belatriz Lestrange
Tal filho, tal mãe. Helen McCrory acabou ficando conhecida por viver a mãe de Draco, Narcisa Malfoy, nos últimos três longas da saga de Harry Potter. Apesar disso, ela originalmente teria sido escalada para interpretar a insana Belatriz Lestrange.
O problema é que a atriz estava grávida durante as gravações, e precisou cancelar o contrato. O papel então foi para Helena Bonham-Carter, que fez uma performance sensacional como a serva mais fiel de Voldemort. Helen posteriormente foi chamada para viver Narcisa, e ganhou destaque.
Eddie Redmayne como Tom Riddle
Muito antes de sonhar em protagonizar sua própria franquia falida no papel do magizoologista Newt Scamander, o astro Eddie Redmayne já tinha um grande interesse na saga do bruxinho adolescente. Na virada do século, o ator chegou a fazer um teste para Harry Potter e a Câmara Secreta.
O astro queria interpretar Tom Riddle, o alter ego de Lord Voldemort, que aparece em vários flashbacks e no grande ato final do longa. Porém, o ator disse recentemente que seu teste foi um "desastre", e por isso não foi chamado. O papel então passou para Christian Coulson.
Matt Smith como Newt Scamander
Por mais que Redmayne tenha assumido o papel de Newt Scamander em Animais Fantásticos e Onde Habitam, outro ator bem importante entrou em destaque na Warner Bros. durante a produção do filme. Trata-se de Matt Smith, famoso por Doctor Who, A Casa do Dragão e Morbius.
O ator chegou a participar de algumas negociações com o estúdio e virou o alvo de uma intensa campanha dos fãs. Infelizmente, ele acabou não sendo escolhido, e o papel passou para Redmayne - que já tinha uma carreira bem mais consolidada na época, tendo ganhado inclusive um Oscar.
Ian McKellen como Alvo Dumbledore
Quando Richard Harris faleceu, pouco antes do lançamento de Harry Potter e a Câmara Secreta, o estúdio começou a pensar em atores que pudessem assumir o papel de Alvo Dumbledore na franquia, ainda mais levando em conta a importância do personagem nos livros posteriores.
Antes de Michael Gambom assumir o papel, um dos atores considerados foi Ian McKellen, que na época estava em alta por suas participações em O Senhor dos Anéis e na franquia dos X-Men. O ator recusou por desavenças com Harris, que havia dito que ele era um "péssimo ator".
Kate Winslet como a Dama Cinzenta
Quando Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 chegou aos cinemas, a franquia já era um grande fenômeno mundial - e não é à toa que o último longa tenha tido a maior bilheteria de toda a saga. Ainda assim, alguns astros optaram por recusar papéis justamente pela escala da saga.
Durante a produção do oitavo filme, Kate Winslet foi procurada para viver a Dama Cinzenta, a fantasma da Corvinal. Um agente da atriz - que era famosa por seu papel em Titanic - acabou recusando a proposta antes mesmo de passar para ela. Curiosamente, Winslet supostamente tinha interesse na saga.
Tilda Swinton como Sibila Trelawney
Poucos atores ou atrizes conseguem passar tão bem a essência de estranheza e excentricidade como Tilda Swinton. Ao longo dos anos, a atriz ganhou reconhecimento por papéis em grandes franquias, como As Crônicas de Nárnia e até o Universo Cinematográfico da Marvel.
Na virada do século, a atriz tinha sido considerada para viver a professora Sibila Trelawney, que fez sua estreia em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Ela recusou o papel por um motivo peculiar: para ela, internatos são "obras do demônio". Então, Emma Thompson assumiu o papel da bruxa.
Hugh Grant como Gilderoy Lockhart
Famoso por papéis em filmes como Wonka, Dungeons and Dragons e Um Lugar Chamado Notting Hill, o galã Hugh Grant entrou na mira dos produtores para viver o arrogante professor Gilderoy Lockhart, que fez sua estreia em Harry Potter e a Câmara Secreta.
O ator chegou a aceitar o papel, mas teve que se retirar da produção pouco tempo antes do início das filmagens por conflitos de agenda. Então, o astro Kenneth Branagh, que era conhecido por seu método shakespeariano de atuação, acabou sendo escalado para o personagem.
Robin Williams como Rúbeo Hagrid
Quando a franquia ainda estava tomando forma, muitos atores foram considerados para os mais diversos papéis. Um caso bem célebre foi o de Robin Williams, o grande comediante que infelizmente não está mais entre nós.
O ator teria sido considerado para o papel do meio-gigante Rúbeo Hagrid - mas foi barrado pela própria criadora da saga, J.K. Rowling, que na época, queria que apenas atores britânicos estivessem ligados ao projeto. O papel então foi oferecido a Robbie Coltrane.
Tim Roth como Severo Snape
Hoje em dia, é impossível pensar em algum ator que pudesse recriar Severo Snape tão perfeitamente quanto Alan Rickman. É por isso mesmo que o falecido astro foi a "primeira escolha" de J.K. Rowling para o papel do misterioso Mestre das Poções.
No entanto, quando Chris Columbus estava organizando a produção, o papel foi oferecido a Tim Roth - que já havia participado de Pulp Fiction: Tempos de Violência. O ator recusou por interesse em outros papéis, e Rickman se eternizou no personagem.
Liam Aiken como Harry Potter
De acordo com a diretora de casting Janet Hirshensom, apenas um ator americano teria feito testes para o papel de Harry Potter. Tratava-se do jovem Liam Aiken, que já havia trabalhado com Chris Columbus no filme Lado a Lado, de 1998.
Apesar de ter ido bem no teste, Aiken acabou sendo rejeitado para o papel, graças à estrita regra de J.K. Rowling para contratar apenas atores vindos da Inglaterra e Reino Unido nos papéis principais. Depois, Aiken acabou ficando famoso por seu papel no filme de Desventuras em Série.