Halo: Conheça as principais espécies alienígenas da franquia

Capa da Publicação

Halo: Conheça as principais espécies alienígenas da franquia

Por Arthur Eloi

Halo é a principal franquia do Xbox, e uma das maiores sagas dos videogames. Originalmente lançada em 2001, e na ativa até hoje, a série revolucionou os jogos de tiro e estabeleceu o console da Microsoft no meio de acirrada competição. Parte do seu apelo, mesmo depois de 20 anos, são suas belíssimas paisagens, sua jogabilidade precisa e, claro, seus carismáticos inimigos.

Dentro desse universo de ficção científica, no ano de 2525, a humanidade trava uma intensa guerra civil interplanetária, até que é surpreendida por uma poderosa aliança de raças alienígenas conhecida como a Covenant. Quando o primeiro game começa, o conflito já se arrasta por anos, mas os mesmos antagonistas permanecem por boa parte da franquia, salvo pela chegada de outras raças que complicam a guerra para os dois lados.

Quer conhecer mais sobre as espécies alienígenas da franquia Halo? Confira as principais abaixo!

Imagem de capa do item

Grunt (Unggoy)

Os Unggoys, popularmente conhecidos como Grunts, são a raça mais comum de Halo, já que são usados como bucha de canhão para a Covenant. Na organização geral da aliança alienígena, eles são os funcionários de chão de fábrica, e são conhecidos como péssimos combatentes por serem menores e mais fracos do que… praticamente todas as outras espécies do Covenant.

É muito comum encontrá-los em batalhas, geralmente em grandes quantidades. Eles gritam ao ver Master Chief e tentam fugir desesperados caso os alienígenas maiores sejam abatidos em sua frente, mas não os menospreze. Os Grunts não só dão dano significativo, especialmente em grandes números, como também podem liderar investidas suicidas com granadas para cima dos jogadores.

Imagem de capa do item

Elite (Sangheili)

Os inimigos mais icônicos da franquia, os Sangheili são conhecidos como Elites por sua eficiência em combate. Nativa do planeta Sanghelios, é uma espécie de bastante inteligência e habilidade, cuja cultura dá grande ênfase para o conflito e para seus guerreiros, tipo uma versão alienígena dos samurais japoneses - tanto é que a animação Halo: Legends retrata a guerra civil dessa raça justamente com o estilo de anime.

São criaturas altas, com forma mais ou menos humanóide, com impressionante agilidade e agressividade. Consegue tanto usar armas - da Covenant ou dos humanos -, e também são treinados no combate de espadas de energia, capaz de dilacerar inimigos em poucos golpes.

Os Elites são a principal espécie dentro da hierarquia militar da Covenant, responsáveis pelo comando e organização dos exércitos, das invasões e da destruição de planetas inteiros.

Imagem de capa do item

Brutes (Jiralhanae)

Jiralhanae pode parecer um nome estranho, mas Brute é a definição certeira para essas criaturas. Essa espécie alienígena é conhecida por monstros grandes, de dentes afiados e corpo peludo, com força impressionante.

Os Brutes foram a última adição à Covenant, e isso criou todo tipo de atrito com os Elites, com as duas espécies frequentemente se enfrentando. Em dado momento, durante a campanha de Halo 3, os Brutes até mesmo decidem banir os Elites da Covenant e assumir o controle militar. Esse desejo de controle e dominação permanece até os dias de hoje na franquia, com a principal facção pós-Covenant - os Banidos - sendo lideradas por guerreiros da espécie, como Atriox.

Imagem de capa do item

Jackals (Kig-Yar)

Os Kig-Yar são uma espécie de criaturas cuja aparência lembra muito um dinossauro humanoide. São excelentes batedores, mercenários e criminosos por sua agilidade e habilidades como caçadores.

Essa raça tem o apelido popular de Jackals, mas esse varia de acordo com qual versão se encontra no campo de batalha. Os Kig-Yar costumam atuar em extremos: na ofensiva, carregando escudos de energia, ou então completamente recuado, eliminando seus inimigos com rifles de sniper.

Imagem de capa do item

Hunter (Lekgolo)

Se você já precisou enfrentar um Hunter, você com certeza se lembra da experiência. Essas criaturas são, sem dúvidas, as mais fortes e impiedosas de todos os alienígenas da Covenant - mas muito por conta da enorme armadura que usam, e seus poderosos canhões de plasma.

Na verdade, um Hunter é de uma espécie chamada Lekgolo, que nada mais é que uma minhoca inteligente com quase 1,5 metros de comprimento. O problema é que as criaturas conseguem se combinar para tomar a forma de um único monstro gigante, de quase 4 metros de altura (coletivo esse que recebe o nome de Mgalekgolo). Ou seja: um Hunter, além de ameaçador e devastador, também é conceitualmente nojento.

Imagem de capa do item

Flood

Para os não-iniciados, um Halo (do título) é um planeta-anel gigantesco, construído por uma civilização antiga. Ao ritmo que Master Chief e Cortana exploram a instalação, eles descobrem que é, na verdade, uma arma com poder de aniquilar toda a vida inteligente na galáxia caso ativada (que é o objetivo da Covenant). Mas por quê?

O motivo da construção dos Halos é o Flood, nada mais que uma forma de vida parasítica que se alimenta de qualquer criatura viva e as transforma praticamente em zumbis famintos. O Flood aparece pela primeira vez logo na reta final do primeiro game, e dá um toque de terror que ajuda a elevar ainda mais a experiência.

Imagem de capa do item

Prometheans

Mas quem construiu os Halos? A resposta é uma antiga raça alienígena conhecida como Forerunners, que são idolatrados como deuses pela Covenant. Por grande parte da história da franquia, eles eram citados apenas nos livros e HQs do universo expandido, até que ganharam presença nas telas a partir de Halo 4.

No game, o primeiro desenvolvido pela 343 Industries após a saída da Bungie (Destiny), os Forerunners fazem sua estreia. Eles são liderados por uma criatura chamada Didact, mas quem o jogador enfrenta ao longo do caminho são os Prometheans, seja os que se parecem com guerreiros ou cães. Em ambos os casos, são máquinas que misturam metal, energia e tecido orgânico.

Imagem de capa do item

Endless

O recente Halo Infinite promete um retorno às bases da franquia, e por conta disso abre mão dos inimigos Forerunners, que não foram bem aceitos pelos jogadores de Halo 4 e Halo 5: Guardians, para trazer de volta as raças da Covenant. Mesmo assim, na reta final, o game apresenta uma nova espécie alienígena, que promete ser uma ameaça ainda maior que os Forerunners: os Xalanyn, conhecidos também como Endless.

Até o momento, poucos detalhes foram revelados sobre eles. É certo que eles ganham esse nome por conta da sua inusitada capacidade de sobreviver à ativação do Halo, mesmo que sejam uma forma de vida inteligente. Por conta disso, eles travaram uma batalha com os Forerunners, e foram aprisionados na Instalação 07 - o anel em que Infinite se passa. Especula-se que a história dos Endless deve ser expandida numa futura DLC do game, que ainda não foi anunciada.