Hailee Steinfeld: 8 melhores filmes com a atriz de Gavião Arqueiro

Capa da Publicação

Hailee Steinfeld: 8 melhores filmes com a atriz de Gavião Arqueiro

Por Junno Sena

Como uma das flechas do Gavião Arqueiro, Hailee Steinfeld atingiu o coração dos fãs da Marvel. Kate Bishop já era uma personagem querida pelos leitores dos quadrinhos, mas a atuação animada e o jeito carismático da atriz foram a cereja do bolo para que Clint Barton, finalmente, se tornasse um personagem mais próximo e querido do público. Mesmo que sua carreira pareça recente, a verdade é que a série está longe de ser o primeiro destaque para a atriz.

Nascida em Los Angeles, a jovem tem estado no meio de premiações desde cedo. Estreando nas telonas com Bravura Indômita em 2010 e uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, mas com curtas desde 2008 com Heather: A Fairy Tale, Hailee, com apenas 25 anos, já construiu uma carreira sólida.

Mas, com a sua estreia no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), juntamos essa lista com os 8 melhores filmes de Hailee Steinfeld para você conhecer um pouco mais da carreira da atriz. Levamos em consideração não apenas os impactos positivos dela nos filmes, mas também sua recepção pela crítica especializada e público.

Imagem de capa do item

Mesmo se Nada der Certo (2013)

A comédia romântica sem muitas pretensões marca uma participação rápida, mas simpática da atriz. Hailee faz o papel da adolescente problemática com problemas com o pai, Dan, interpretado por Mark Ruffalo. Mesmo não sendo uma grande produção de Hollywood, em Begin Again, a jovem atriz mostrou que consegue dividir a tela com nomes renomados do cinema e, ainda assim, deixar sua marca na produção.

O elenco do musical ainda conta com nomes como Keira Knightley, Catherine Keener, James Corden, CeeLo Green e mais. Nele, em uma apresentação de bar, Gretta conhece Dan, um produtor musical que se encanta pelo talento da moça. O encontro leva a um convite para gravar um álbum pelas ruas de Nova York. Gretta percebe que também pode ajudar Dan, uma vez que tenta aproximá-lo de sua filha rebelde e guitarrista, Violet.

Onde Assistir: Prime Video.

Imagem de capa do item

Ender’s Game: O Jogo do Exterminador (2013)

Talvez sendo o início da carreira da Hailee com filmes blockbusters, em Ender’s Game, ou o Jogo do Exterminador, seguimos a adaptação do livro escrito por Orson Card. Na trama, Andrew, interpretado por Asa Butterfield, entra em uma guerra contra uma raça alienígena conhecida como Formics. Aos poucos, descobrimos que o que inicialmente era apenas um treinamento em forma de jogo, se torna algo ainda mais sinistro.

Hailee entra na história como uma das forças estratégicas nessa luta pela Terra. O longa marca mais uma produção com grandes nomes ao seu redor, como Harrison Ford e Viola Davis.

Onde Assistir: HBO Max.

Imagem de capa do item

Quase 18 (2016)

O longa protagonizado pela atriz se tornou um dos queridinhos da crítica em 2016. Com 94% de aprovação no Rotten Tomatoes, em Quase 18, percorremos as difíceis questões de Nadine Franklin, uma complicada e confusa colegial, sobre crescer. No limiar da adolescência, mas nova demais para ser tratada como adulta, Hailee destacou o filme para além de um simples coming-of-age.

Nele, Nadine está enfrentando uma difícil situação com sua melhor amiga. Ela está namorando o seu irmão mais velho. Agora, se sentindo mais sozinha do que nunca, ela começa uma amizade com um jovem atencioso. A comédia dramática com poucas pretensões trouxe questões presentes na vida de todo o adolescente, mas com um toque a mais capaz de Haille, fazendo a mesma ser uns dos destaques na trama.

O elenco ainda traz Woody Harrelson e Kyra Sedgwick.

Onde Assistir: Netflix.

Imagem de capa do item

Bravura Indômita (2010)

Trazendo o rosto de uma garota de 13 anos, mas carregando armas e cigarros, Hailee Steinfeld foi um destaques da segunda adaptação de Bravura Indômita. O seu sucesso foi tamanho que dividiu uma indicação do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante com Amy Adams e Helena Bonham Carter. O prêmio ficou para Melissa Leo por O Vencedor, mas Hailee fez história por ser uma das atrizes mais nova a ser indicada ao prêmio.

No filme, narrado pela já adulta Mattie Ross, seguimos a história de uma garota tentando encontrar o assassino de seu pai. Para isso, ela se junta a Rooster Cogburn, interpretado por Jeff Bridges.

Dirigido pelos irmãos Coen, o elenco vai de Matt Damon até Josh Brolin e Domhnall Gleeson.

Onde Assistir: Netflix.

Imagem de capa do item

Bumblebee (2018)

O spin-off de Transformers, Bumblebee, foi uma feliz surpresa, não apenas no currículo de atriz, mas também para a franquia dos robôs alienígenas. Se tornando o primeiro filme da série a ser bem avaliado pela crítica e público, ele possui 92% de aprovação no Rotten Tomatoes e se destaca pela atuação espontânea e divertida de Hailee. Algo que é muito presente em Gavião Arqueiro.

Nele, a adolescente Charlie Watson, prestes a completar 18 anos, encontra um fusca no ferro-velho de seu tio Hank. Ao ligar o rádio, ela recebe um sinal de socorro vindo de fora do planeta. O que começou apenas como um presente de aniversário para si mesma, se tornou uma relação amigável com Bumblebee, o alienígena robô.

Além da atriz, a presença de John Cena, a direção de Travis Knight, o roteiro e os efeitos visuais foram bem avaliados pela crítica. O elenco conta também com o ator Jorge Lendeborg Jr. e até mesmo, Dylan O’Brien como o transformer.

Onde Assistir: Netflix.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)

Indo além de atuar frente às câmeras, Hailee também possui um bom currículo com dublagem de personagens. Além de ter dado voz a Vi na série Arcane e para Anna na versão em inglês de As Memórias de Marnie, Hailee fez parte da expansão do universo do Cabeça de Teia em Homem-Aranha: Através do Aranhaverso.

Não sendo suficiente fazer parte do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), como Kate Bishop, a atriz foi Gwen Stacy na animação protagonizada por Miles Morales. O sucesso do longa e da personagem já lhe rendeu uma participação nas duas sequências, que terão também no elenco de Issa Rae, Oscar Isaac e o retorno de Shameik Moore e Jake Johnson.

Gwen marca mais uma constante na carreira de Hailee: personagens que possuem um ponto de vista bem definido e sabem o que querem. Quase sendo uma assinatura dos papéis que interpreta, Hailee já comentou sobre o assunto: “Eu acho que tanto Gwen Stacy quanto Kate Bishop provam que, se você coloca algo em mente, você pode conquistar grandes coisas”, disse para o The Direct.

Onde Assistir: Telecine.

Imagem de capa do item

Dickinson (2019 até 2021)

Trazendo seu tom jovial e millenial para o século 19, na série Dickinson, seguimos uma Emily Dickinson moderna em um mundo que não consegue acompanhar seus ideais. Tentando escrever o que sente e pensa, nessa produção coming-of-age, o público conhece um pouco mais de uma mulher que só queria ser ela mesma. Hailee Steinfeld deu corpo e profundidade para a produção e, junto, à figura histórica de Dickinson; transformando-a em um sucesso, mesmo para os que não acompanham a Apple TV+.

Com seu tom sarcástico e a quebra da quarta parede, a atriz consegue aproximar seu público de Emily, mantendo a qualidade e o drama. Dickinson marca mais uma característica da carreira de Hailee: a “dramédia”*. Seja no seu relacionamento amoroso ou nos seus encontros com a Morte, o universo deprimente de Emily sempre vem acompanhado de uma leveza que apenas ela seria capaz de dar à personagem.

Mesmo se tratando de uma série, a produção entra nesta lista por se tratar de um destaque na carreira de Hailee, mas também por ter sido finalizada. A sua terceira e última temporada foi lançada dia 24 de dezembro de 2021 e o elenco conta com participação de Ella Hunt, Jane Krakowski, Wiz Khalifa e muito mais.

Onde Assistir: Apple TV+.