Guy Gardner: Quem é o Lanterna Verde que vai estar no novo filme do Superman?
Guy Gardner: Quem é o Lanterna Verde que vai estar no novo filme do Superman?
“No dia mais claro, na noite mais escura, nenhum mal escapará a minha presença”
O filme de James Gunn para o Homem de Aço, Superman: Legacy, está ganhando cada vez mais presença na mídia. Com a confirmação de que a história terá diversos personagens da DC Comics, alguns heróis não parecem carregar grandes significados para o público. Incluindo o enigmático Lanterna Verde, Guy Gardner.
Nessa lista, separamos tudo o que você precisa saber sobre esse personagem que já foi descrito como arrogante, violento, instável e, muitas vezes, infantil. Preparado para conhecê-lo?
Primeira aparição
Criado em 1968 por John Broome e Gil Kane, a primeira aparição do herói se deu em Green Lantern Vol. 2 #59 (Lanterna Verde). No quadrinho, o personagem toma o lugar de Hal Jordan como o Lanterna Verde da Terra, mas ao fim, sucumbe a Praga Amarela de Ghera, uma misteriosa e mortal doença sem uma cura. Ao fim, Jordan retorna ao seu cargo como o Lanterna da Terra.
Mesmo trágica, esta introdução de Gardner abriu portas para o mesmo ser usado nos anos 80 por Steve Englehart e Joe Staton. Em uma entrevista para a Back Issue!, Englehart comentou como, na época em que tomou o cargo criativo dos quadrinhos do Lanterna Verde, gostaria que mais de um Lanterna exercesse a função de guardião da Terra.
“[...] então eu me perguntei, ‘Por que não podem existir dois Lanternas?’ O que me levou a, ‘Por que não podem existir mais de dois?’ Eventualmente, chegamos até a Tropa dos Lanternas Verdes, mas antes disso, decidi ressuscitar um antigo Lanterna, Guy Gardner, que havia se tornado um personagem inútil”.
Englehart e Staton, então, o transformaram no personagem caricato que personifica uma ultra masculinidade. Essa última versão se tornou a principal utilizada para escrever o personagem.
Origem
Assim como diversos outros personagens da DC Comics, Guy Gardner possui diversas histórias de origem. A primeira o coloca como filho de Rolland Gardner, um homem abusivo e alcoólatra que vivia batendo em Guy, e Peggy Gardner. Mesmo imerso em uma relação complicada, Guy se esforça para conquistar a atenção e respeito do pai.
Mas, Rolland apenas tem elogios para seu filho mais velho, Mace. Por isso, o único lugar em que Guy se sente confortável é nas páginas dos quadrinhos do General Glory. Depois de sua infância conturbada, o rapaz se torna um delinquente, sendo preso pelo próprio irmão e se tornando um ex-presidiário. Durante um tempo, Guy trabalha como assistente social, ajudando outros ex-presidiários a retomarem suas vidas.
Devido à sua natureza explosiva, Guy deixa esse trabalho para trás e se torna um educador para crianças com necessidades especiais.
Guy Gardner e Hal Jordan
A história de Guy como o Lanterna Verde começa no momento em que Hal Jordan é escolhido pelo anel de Abin Sur. De acordo com um quadrinho do Gladiador Dourado, Guy Gardner e Hal Jordan eram os dois candidatos ao poder do anel na Terra; Porém, um viajante do tempo convenceu Gardner a visitar o seu pai à beira da morte para que Hal fosse o candidato mais próximo ao anel.
Isso porque, de acordo com um supercomputador, a carreira de Guy Gardner seria curta caso se tornasse o Lanterna Verde. Quando Jordan descobre a existência de Gardner, o herói se aproxima dele e, logo, se tornam amigos.
Apesar de não saber da identidade secreta de Jordan, Gardner vira uma espécie de ajudante do Lanterna Verde. Isso até ser atingido por um ônibus durante um terremoto. Guy acaba sendo retirado da lista de possíveis Lanternas, o que coloca John Stewart em seu lugar.
Guy Gardner, o “verdadeiro” Lanterna Verde
Após sua recuperação, Guy Gardner passa por diversas complicações, como ser enviado para a Zona Fantasma enquanto agia como o Lanterna Verde. Guy ainda perde sua namorada para Hal, é torturado pelo General Zod e sofre um dano cerebral que o coloca em coma por anos.
Durante a Crise das Infinitas Terras, os Guardiões do Universo são separados em duas facções. E, por razões desconhecidas, Gardner é trazido de volta por um dos Guardiões renegados. Gardner, então, revela uma nova versão de si mesmo, arrogante, violenta, instável e, muitas vezes, infantil. Ele acredita ser o “verdadeiro” Lanterna Verde, superior a todos, especialmente ao Hal Jordan.
Eventualmente, com o fim da saga, Gardner é preso no planeta Maltus para se redimir com a Tropa dos Lanternas Verdes. O personagem acaba fugindo para a Terra e quase tem seu anel apreendido por Appa Ali Apsa, mas Hal Jordan ajuda o antigo colega, argumentando pela sua liberdade.
Após ser libertado de Maltus, Gardner se tornou um dos membros fundadores da Liga da Justiça Internacional.
Guy Gardner, o “Lanterna Amarelo”
Uma das consequências do fim da Crise das Infinitas Terras foi o fato de que vários Lanternas Verdes perderam seus anéis, o que colocou Jordan em uma jornada para encontrar novos membros da Tropa dos Lanternas. Quando retornou a Terra, o herói precisou lutar contra Gardner para retomar seu posto de guardião do Setor 2814.
Não satisfeito com a mudança, Gardner inicia uma aventura atrás do Anel Amarelo de Siniestro. O personagem chega a se aliar com Lobo e invade a Cripta dos Lanternas Verdes para tirar o artefato das mãos do próprio vilão. Gardner inicia uma nova fase. Com um uniforme similar ao antigo, mas com um anel amarelo em sua mão, o personagem chega a participar de uma formação da Liga da Justiça.
Outros títulos de Guy Gardner
Sempre mudando a fonte de seus poderes, Guy Gardner foi de ajudante para um dos Lanternas; Tomou o poder de um anel amarelo e, até mesmo, foi um guerreiro com um exoesqueleto dado pelo Besouro Azul.
Teve seu DNA de Vuldariano ativado, ganhando poderes de metamorfose por um tempo. Mas os perdeu quando teve seus genes reescritos após o surgimento do vilão Parallax; Se tornou um Lanterna Vermelho e foi o primeiro personagem masculino a carregar o anel da Tropa das Safiras Estrelas.
Poderes e habilidades
Assim como os demais Lanternas, os poderes de Guy Gardner são dados pelo seu anel. O diferencial de Gardner é que o personagem teve múltiplos anéis ao longo dos anos e, em algumas ocasiões, carregou mais de um consigo mesmo. No geral, ele utilizaa a energia dos anéis para voar, projetar energia e criar constructos.
Já na época em que seu DNA Vuldariano foi ativado, Guy ainda adquiriu uma habilidade de metamorfose, o que o permitia criar armas, como lâminas, armas e escudos, através de seu corpo. O personagem ainda tinha força e durabilidade aprimoradas, além de poder de voo, cura acelerada e podia sobreviver no espaço sem proteção ou oxigênio.
As adaptações de Guy Gardner
Até o presente momento, Guy Gardner apenas apareceu em filmes e séries animadas. Algumas de suas principais aparições incluem um episódio de Duck Dodgers, Batman: Bravos e Destemidos, Justiça Jovem e Lanterna Verde: A Série Animada. Além de Lego - Liga da Justiça Vs. Liga Bizarro e Superman: Entre a Foice e o Martelo.
Algo curioso é que Guy Gardner quase deu as caras no filme do Lanterna Verde de 2011. Em um dos primeiros roteiros do filme protagonizado por Ryan Reynolds, Guy apareceria rapidamente como um jogador de futebol e possível candidato ao poder do anel de Abin Sur. Agora, a grande novidade é que Nathan Fillion dará vida ao personagem em Superman: Legacy.
Quem será Guy Gardner no novo filme do Superman?
De acordo com James Gunn, Guy Gardner é um personagem que “se encaixa na história de Superman: Legacy”. O mesmo será vivido por Nathan Fillion que já trabalhou ao lado do roteirista e diretor em Guardiões da Galáxia Vol. 3 e em O Esquadrão Suicida. Porém, Fillion é mais conhecido pela série Firefly e Castle.
Onde ler os quadrinhos de Guy Gardner?
Para conhecer Guy Gardner é preciso desbravar a história da DC Comics, mais especificamente os anos 80 da editora. Para isso, um dos melhores lugares é a coleção Lendas do Universo DC: Liga da Justiça da Panini, em que traz a participação do personagem na equipe.
Já em Lanternas Verdes: Gladiadores Esmeraldas, também vendido pela Panini, temos Gardner, Kilowog e Arísia explorando os setores desconhecidos da galáxia, determinados a iluminar com sua luz os cantos mais escuros. Mas, aqui, Gardner esconde um segredo que o coloca diante do maligno Lanterna Vermelho.
O personagem ainda marca presença em Tropa dos Lanternas Verdes: Eclipse Esmeralda e Lanternas Verdes: A Busca, também disponíveis no Brasil.