Guardiões da Galáxia: As principais diferenças entre os quadrinhos e os filmes
Guardiões da Galáxia: As principais diferenças entre os quadrinhos e os filmes
Aventureiros épicos ou desajustados espaciais?
Guardiões da Galáxia é uma franquia de sucesso, seja nos quadrinhos da Marvel ou nas adaptações cinematográficas. Graças a James Gunn, a equipe ganhou tração em um mercado dominado pelos super-heróis, sobretudo por seu bom humor, seus personagens muito carismáticos e suas aventuras épicas no espaço.
E por mais que os filmes sejam inspirados nas histórias em quadrinhos, existem algumas diferenças significativas entre as duas mídias, que vão desde a representação de alguns personagens até o tom das narrativas estreladas pelo grupo. Aqui, listamos as 7 maiores diferenças entre os quadrinhos e os filmes dos Guardiões da Galáxia!
A formação original
Nos quadrinhos, a primeira equipe dos Guardiões da Galáxia é composta por personagens diferentes dos apresentados nos filmes. A formação original inclui personagens como Major Vance Astro, Martinex T'Naga, Yondu e o Águia Estelar. Tudo isso mudou apenas em 2008, graças à reformulação do grupo, liderado por Senhor das Estrelas e Nova.
Boa parte dos heróis que vemos nos filmes - como Drax, Gamora, Mantis, Groot e Rocky Racum - já existiam nos quadrinhos, mas só integraram os Guardiões da Galáxia a partir de 2008. Com o lançamento dos filmes, as HQs tiveram uma mudança em seu tom para ficarem ainda mais similares à versão dos filmes, com a mesma formação do MCU.
Origens
Nas HQs, as origens de vários personagens são diferentes das apresentadas nos filmes. Por exemplo, no MCU, Peter Quill é um ser humano que foi abduzido da Terra quando criança. Já nos quadrinhos, ele é o filho de uma princesa alienígena com um astronauta humano. Nebulosa, nos filmes, é uma das filhas adotivas de Thanos, enquanto nas HQs ela é neta do vilão.
A maior diferença, no entanto, fica por conta de Drax, que era um homem humano chamado Arthur Douglas, cuja família é atacada e morta pelo Titã Louco. Mentor e Cronos, respectivamente o pai e avô de Thanos, não só "ressuscitam" Arthur como também o colocam em um novo corpo, para que ele possa ser um campeão para destruir o vilão. Nos filmes, ele é apenas um alienígena cuja origem nunca foi determinada.
Os vilões
Os vilões dos dois primeiros filmes dos Guardiões da Galáxia também são bem diferentes de suas contrapartes cartunescas. Enquanto Ronan era um valoroso guerreiro da raça Kree nos quadrinhos, no primeiro filme ele é tido pelo seu próprio povo como um extremista, que inclusive serve como um capacho para Thanos - algo que o Ronan das HQs jamais faria.
Já Ego é um literal planeta vivo nas HQs, que "nasceu" graças à fusão de um cientista com um planeta, quando o sol desse mesmo planeta entrou em supernova. Já nos filmes, ele é retratado como um ser cósmico que passou a manipular todo um planeta ao seu redor e partiu em busca de novos mundos para colonizar. Ele também é pai biológico de Peter Quill e de Mantis, algo que não acontece nos quadrinhos.
Teor cômico
Uma das principais diferenças entre os quadrinhos e os filmes é a abordagem cômica. Antes da equipe entrar para o MCU, suas histórias eram um pouco mais densas e dramáticas, com muito espaço para ação épica e personagens bem poderosos, mas sem tanto humor. Um exemplo é Aniquilação, saga que serviu de ponto de partida para a reformulação da equipe em 2008.
Os filmes são conhecidos por seu humor irreverente e sarcástico, uma marca registrada de James Gunn que, além de dirigir, também assinou o roteiro dos três longas. No entanto, após a estreia da equipe no MCU, as novas histórias do grupo também passaram a ter mais humor nos quadrinhos, uma prova de como as produções da Marvel Studios influenciam diretamente as HQs.
Tropa Nova
Nos quadrinhos, a Tropa Nova é uma força policial composta por heróis de vários planetas diferentes, com sua sede fixa em Xandar. O membro mais conhecido e amado do grupo é Richard Rider, um humano da Terra que ganha poderes e se torna um integrante importante dos Guardiões da Galáxia.
No MCU, temos uma versão da Tropa introduzida no primeiro Guardiões da Galáxia, mas eles são bem diferentes de sua contraparte das HQs. Para começo de conversa, não há Richard Rider e os membros da Tropa não têm poderes especiais. Em vez disso, eles são pilotos de naves especiais - porém, há rumores de que a Marvel Studios vai apresentar o Nova clássico no futuro.
Adam Warlock
Prestes a ser apresentado em Guardiões da Galáxia Vol. 3, o ser que nós conhecemos como Adam Warlock foi criado para se tornar o "ser humano perfeito", e sua presença é significativa para as histórias da Marvel Comics. O herói já foi detentor das Joias do Infinito, já enfrentou Thanos e é um dos membros mais importantes dos Guardiões.
Para se ter uma ideia, ele é a peça central na trama de Desafio Infinito, a saga que serviu de base em Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato. É ele quem precisa reunir os heróis da Terra e falar sobre a ameaça de Thanos, algo que não aconteceu nas HQs até agora. Além disso, ele tem uma versão maligna vinda do futuro, chamada Magus, que é um dos principais vilões dos Guardiões da Galáxia nos quadrinhos.
O papel de Thanos
Encerrando esta lista, não podíamos deixar de falar de Thanos. O vilão foi uma parte bem importante do Universo Cinematográfico da Marvel, sendo o arquiteto por trás de toda a Saga do Infinito. No entanto, ele só surgiu uma vez nos filmes dos Guardiões da Galáxia - justamente no primeiro, onde o vemos dando ordens a Ronan, Gamora e Nebulosa.
Acontece que, nos quadrinhos, o Titã Louco é uma das principais ameaças da equipe, sendo o astro de vários arcos como Imperativo Thanos e a saga Aniquilação. Ele tem uma rixa pessoal com Drax, o Destruidor, que jurou matá-lo por ter acabado com sua família - e embora, nos cinemas, eles também não se biquem, o herói nunca teve a chance de confrontá-lo como queria.